Estás em forma?

• Thread starter Thread starter Pastis
  • Start date Start date

Estás em forma?

• Estou 100%

Votes: 113 21.0%
  • Muito bem mas chego a 6ª feira cansado

Votes: 46 8.5%
  • Regular com altos e baixo

Votes: 181 33.6%
  • Um pouco cansado a precisar de descanso

Votes: 65 12.1%
  • Bastante cansado

Votes: 27 5.0%
  • Exausto fisica e mentalmente.

Votes: 107 19.9%

• Total voters
    539
Depois da adaptação uma pessoa anda sempre saciada e até é prático porque conjuga-se bem com jejum intermitente ou poucas refeições ao dia (deixamos de ser "escravos" das fluctuações de glicose e as refeições à base de proteína e gordura tendem a digerir mais lentamente). Mas também tem desvantagens, a questão dos desejos é ainda pior e nem toda a gente consegue funcionar a 100% sem glicose.

Eu sou uma dessas pessoas, daí ter dito quem aguenta a sintomatologia. Fi-lo apenas uma vez, e ia "morrendo". Creio, no entanto, que seja questão de hábito.

Mas eu, que já sou rabugento com hidratos, o que fará sem eles. :sh):sh)

Tenho 26 feitos este ano.

devo andar nos 12/13%. Nao faço abdominais regularmente. Por norma 1x por semana e nao mais que 3 exercicios com 12x3.

La para Fim de Abril começo a preparar a fase verão [:D]

Visualmente aparentas menos que 12/13%

Aliás, menos que isso tenho eu e não sou tão traçado.

Também não te dava 26. Deve ser o cabelo rapado e a barba feita. [:D]

Continua com o excelente trabalho.

Eu sou uma dessas pessoas, daí ter dito quem aguenta a sintomatologia. Fi-lo apenas uma vez, e ia "morrendo". Creio, no entanto, que seja questão de hábito.
Mas eu, que já sou rabugento com hidratos, o que fará sem eles. :sh):sh)

A fase de transição é que custa, e custa mais da primeira vez. Aqueles primeiros dias em que o corpo continua a pedir hidratos, e quando eles estão a zero pede mesmo e um gajo anda mal disposto, sem vontade de fazer nada, com dores de cabeça etc. Ao fim de uma semanita lá desiste e começa a papar lípidos a 100%, que é isso ou morrer de fome [:D]

O máximo que andei assim seguido foi para aí dois meses. Já andava normal, mas a energia e o rendimento no ginásio nunca chegaram ser o que eram dantes, não era propriamente uma sensação de cansaço mas parecia que andava sempre em "standby", sempre um bocado apático. E não podia ver o raio de um pão com manteiga à frente sem me salivar todo! [:)]É impressionante como se começa a dar valor a coisas simples a que normalmente nem ligamos muito. E já nem os ovos mexidos com bacon e queijo ao pequeno almoço "tapavam" o buraco.

Last edited:
Olha que acontece.
Acredites ou não é mais fácil e mais saudável emagrecer, comendo mais, do que comer menos.

Eu quando estou em fase de "cortar" a cada 2-3 horas estou a comer frango/peixe/carne de vaca com batata doce/arroz/massa e legumes. E apenas sinto fome na altura da próxima refeição.

Isto tem um efeito termogénico natural no corpo, o que ajuda a "queimar" calorias.

Como se costuma dizer... é preferível perder um dia de treino do que uma refeição!

Existe a fome e a vontade de comer... Basicamente eu ficaria sem fome a comer 600 calorias de piza e ficaria com fome a comer peixe com batata doce e couves... Aliás, se calhar até ficava sem fome mas com uma sensação de saciedade e satisfação muito reduzida. Basicamente acabava por comer isso e só pensava em comer uma mousse de chocolate por cima.[br:)] Chama-se a isto gula, há pessoas que não têm gula. Eu tenho e não é pouca, gosto de coisas boas, que hei-de fazer?...

Sim já é sabido que se deve comer de 3 em 3 horas, que aumenta o metabolismo, gastam-se mais calorias e bla bla bla... [;)]

A fase de transição é que custa, e custa mais da primeira vez. Aqueles primeiros dias em que o corpo continua a pedir hidratos, e quando eles estão a zero pede mesmo e um gajo anda mal disposto, sem vontade de fazer nada, com dores de cabeça etc. Ao fim de uma semanita lá desiste e começa a papar lípidos a 100%, que é isso ou morrer de fome [:D]

O máximo que andei assim seguido foi para aí dois meses. Já andava normal, mas a energia e o rendimento no ginásio nunca chegaram ser o que eram dantes, não era propriamente uma sensação de cansaço mas parecia que andava sempre em "standby", sempre um bocado apático. E não podia ver o raio de um pão com manteiga à frente sem me salivar todo! [:)]É impressionante como se começa a dar valor a coisas simples a que normalmente nem ligamos muito. E já nem os ovos mexidos com bacon e queijo ao pequeno almoço "tapavam" o buraco.

Mas aí, entra uma parte da importância da suplementação (bem feita).

Podes crer, mas eu como só como uma vez por semana, tenho mais prazer em comer uma vez a cada x dias, do que quando comia regularmente.

Mas aí, entra uma parte da importância da suplementação (bem feita).

Podes crer, mas eu como só como uma vez por semana, tenho mais prazer em comer uma vez a cada x dias, do que quando comia regularmente.
A suplementação não faz milagres. Viver a cafeína funciona nos primeiros dias, depois o corpo adapta-se e é preciso ir aumentando sempre a dose.

Comes uma vez por semana? :sh)

Eu também não sou da opinião que se deve cortar os hidratos a 100%, nem inclusivamente à noite. Há que ter noção que o cérebro só funciona na presença de hidratos. Se a última coisa que eu me sujeitaria era sujeitar o meu cérebro a entrar em falência. Ok, dá resultado, mas há coisas que têm mais valor... E com tempo (e mais saúde) tudo se consegue. A não ser que estejamos a entrar em grandes extremos tipo competições, aí vale tudo. [:D]

Eu também não sou da opinião que se deve cortar os hidratos a 100%, nem inclusivamente à noite. Há que ter noção que o cérebro só funciona na presença de hidratos. Se a última coisa que eu me sujeitaria era sujeitar o meu cérebro a entrar em falência. Ok, dá resultado, mas há coisas que têm mais valor... E com tempo (e mais saúde) tudo se consegue. A não ser que estejamos a entrar em grandes extremos tipo competições, aí vale tudo. [:D]

Eu também acreditava nisso. É verdade que sem hidratos, é dificil o cérebro obter energia (de relembrar que tens sempre glicose em circulação, já que há aminoácidos glucogénicos), até ver que há pessoas que seguem uma dieta do paleolítico, sem hidratos, portanto, e têm um cérebro muito melhor que a maioria dos carbs addicted.

SRLA, tiveste sem hidratos quanto tempo...?
O máximo seguido, cerca de dois meses. Já tinha tentado outras vezes mas desistido muito mais cedo [:D]

O objectivo do organismo entrar em cetose é precisamente para alimentar o cérebro, os ácidos gordos normais não conseguem chegar aos neurónios mas corpos cetónicos (mais voláteis) já chegam. Em cetose o cérebro alimenta-se quase inteiramente destes compostos, resta um consumo basal de glicose que o fígado consegue cumprir convertendo aminoácidos.

Eu também acreditava nisso. É verdade que sem hidratos, é dificil o cérebro obter energia (de relembrar que tens sempre glicose em circulação, já que há aminoácidos glucogénicos), até ver que há pessoas que seguem uma dieta do paleolítico, sem hidratos, portanto, e têm um cérebro muito melhor que a maioria dos carbs addicted.

Dieta paleo significa 0 hidratos onde?! Paleo significa hidratos com baixo índice glicémico... Mas os hidratos estão lá.

O máximo seguido, cerca de dois meses. Já tinha tentado outras vezes mas desistido muito mais cedo [:D]

O objectivo do organismo entrar em cetose é precisamente para alimentar o cérebro, os ácidos gordos normais não conseguem chegar aos neurónios mas corpos cetónicos (mais voláteis) já chegam. Em cetose o cérebro alimenta-se quase inteiramente destes compostos, resta um consumo basal de glicose que o fígado consegue cumprir convertendo aminoácidos.

Pois o corpo tem sempre formas extraordinárias de dar voltas às coisas, mesmo em casos mais extremos como cancro, etc. Mas sujeitar o corpo a isso é, na minha opinião e sem qualquer tipo de ofensa, uma parvoíce...

2 meses sem hidratos? OMFG! Bem seja como for... Os resultados, como foram?

Tens várias variantes. A mais radical, nem fruta podes comer, apenas legumes. Entras em cetose à mesma.

Se a variante da dieta paleo é não poder comer frutas (incluindo as secas) então não é paleo mas sim uma dieta low-carb....

Há que ter simplesmente a ideia do seguinte: a dieta paleo é baseada na dieta do paleolítico. Não se pode colocar essa variante nessa dieta visto que naquele tempo, e eu eu tenho a certezinha absoluta porque vivi nesses tempos ([:)]), eles comiam imensas frutas. Aliás, era a ocupação das mulheres... Apanhar fruta enquanto os homens caçavam. Vejam os macacos, por exemplo. São doidos por fruta.

Last edited:
Uma pessoa que encara treinos como obrigação simplesmente desiste do ginasio ao fim de uns tempos..

Treino todos os dias, fora os que nao ha mesmo vontade ou o corpo precisa de descanso mas nao deixo de ter outros prazeres da vida [;)]

para ja estou assim.

View attachment 120653

Só para ter ideia, tens quantos anos de treino?

Tens que altura e peso?

Digo-te já que tens o fisico que 90% dos miudos que andam no ginasio querem atingir

Se a variante da dieta paleo é não poder comer frutas (incluindo os secos) então não é paleo mas sim uma dieta low-carb....

Não. Grande parte dos frutos que podes comer, são os frutos, ou secos, ou silvestres. Aliás, encontras montes de artigos, onde uma das premissas das dietas paleo, é obter energia pela conversão de gordura.

Depois tens variantes de pessoas que seguem uma paleo diet, com batata doce, menos restrição em frutas, etc.

EDIT: http://www.eat-real-food-paleodietitian.com/paleo-diet-and-ketosis.html

Pois o corpo tem sempre formas extraordinárias de dar voltas às coisas, mesmo em casos mais extremos como cancro, etc. Mas sujeitar o corpo a isso é, na minha opinião e sem qualquer tipo de ofensa, uma parvoíce...

2 meses sem hidratos? OMFG! Bem seja como for... Os resultados, como foram?
Para emagrecer é bom. É fácil ter um consumo de proteínas alto (a maioria dos alimentos ricos em gordura são ricos em proteínas, ao contrário dos ricos em hidratos) o que ajuda a preservar massa magra, e assim que o corpo se "habitua" a recorrer a lípidos como a principal fonte de energia é muito fácil ajustar a dieta para queimar mais ou menos gordura, podes cortar umas centenas de calorias ao teu dia sem sequer notar em termos de energia ou fome (quando numa dieta à base de hidratos há logo a quebra de glicose e insulina, consumo de glicogénio etc e sente-se logo).

Também é uma dieta muito "seca", perdes rapidamente muita retenção de líquidos associada ao consumo de hidratos e não volta (a não ser que voltes aos hidratos, claro), o que mesmo não sendo gordura também dá mais definição e firmeza em todo o lado.

E depois é sempre engraçada a cara das pessoas quando dizemos que andamos de dieta para emagrecer e nos fartamos de enfardar comidas gordas [:D]

Não é obrigatório ir mesmo a zero hidratos, basta serem baixos o suficiente (a quantidade exacta depende de cada um, da quantidade de exercício praticado etc). Nos primeiros tempos convém para acelerar a transição, mas depois eu consumia alguns hidratos antes e após o treino. Poucos, para aí 50g ou isso, e mantinha-me em cetose porque eram logo todos chupadinhos para os músculos, nem dava tempo de alterar o metabolismo. Mesmo assim notava perda de rendimento no ginásio.

Para quem faça sobretudo exercício aeróbico imagino que passe bem mesmo a zero (ou próximo, que não ingerir hidratos nenhuns é difícil, há sempre umas gramas perdidas nos alimentos). Também há quem prefira ter um dia por semana de hidratos e os outros todos a zero, a meu ver o pior dos dois mundos porque os hidratos consumidos não vão durar muito tempo (no primeiro e se calhar segundo treino ainda rendem mas a meio da semana já se foram) mas por outro lado tem que se passar pela transição todas as semanas o que não é nada agradável.

Há umas tiras para diabéticos que se vendem nas farmácias e que dão jeito para saber quando se está em cetose (boas para encontrar o nível de hidratos que se pode consumir sem saltar fora).

Back