Boas,
Vou deixar aqui a minha experiência, que vale o que vale, contudo julgo ser interessante pelo espaço temporal que abarca.
Sou de Lx e comecei a ir ao ginásio por volta de 1987/1988.
Sempre fui 1 rapaz com tendência assim para o osso e quando comecei era magriço.
Nos 1ºs anos devido à juventude a necessidade de "Crescer" era obrigatório, todavia no mercado havia uma oferta muito limitada de ginásios, quanto mais de produtos.
Lá se arranjava uma proteinazinha e 1 gainer, mais uns aminoáçidos e viva o velho.
Passado uns anos apareceu a creatina, etc, etc.
Hoje em dia é tudo à vontade do freguês, com todo o tipo de sabores, preparações, etc, etc.
Passado uns anitos à pala de 1 gainer de chocolate apanhei uma caganeira que ia morerendo e a partir dai parei com os suplementos.
Posso adiantar que hoje em dia continuo a fazer o meu ginásio 5 vezes por semana e estabelizei a minha força e a minha forma fisica num patamar que dali já não passa, contudo tem o reverso da medalha que é o facto de se estiver 15 dias sem treinar, não desapareço com 5 kg como vejo frequentemente acontecer a outros parceiros.
Porquê?
Porque 27 anos de treino, não são 2 ou 3 e os ganhos que adquiri, praticamente todos frutos de uma grande regularidade mantem-se com mais consistência do que 5 Kg ganhos em 2 meses à pala da creatina por exemplo.
Como podem calcular durante estes anos todos já vi de tudo, pois teinei durante anos a fio no ginásio do maior culturista português de sempre e privei com ele diáriamente.
Assim assisti ao simples rapaz que entrou no ginásio normal, saiu monstruoso e voltou escanzelado.
Assisti a problemas de saúde muito graves, com mortes pelo meio.
Assisti a depressões, problemas tão paranoicos que havia gajos que como não estavam como já tinham estado iam para praias diferentes, etc, etc.
Enfim julgo que isto se torna 1 modo de vida, e para se tornar 1 modo de vida tem que ser uma actividade de longo prazo e para ser uma actividade de longo prazo tem que haver muita ponderação e paciência.
Bons teinos.