Eu vou estacionar nos lugares p deficientes! E taxis...

os parques são privados, ninguém pode ser multado lá dentro...
não existe código da estrada :P

Como?!:sh)
Claro que pode e é multado!
Desde quando é que não se aplica o codigo da estrada a parques de acesso publico?!
Queres ver que é um espaço aberto ao publico, mas sem lei?!

Na cidade do Porto, de repente, os lugares p deficientes começaram a aparecer nos passeios como cogumelos! Já tinha reparado em diversas ruas onde, de 200 em 200m há um lugar e por vezes dos 2 lados da rua...
Hoje, na Rua Alfredo Magalhães e na paralela Rua de Camões, num raio de 300m contei 6 lugares p estacionar só p deficientes!

Sendo que a unica instituição publica naquela zona é o Inem, não há finanças, tribunal, CSaude, sei lá, algo que exija bastantes lugares p pessoas com limitações, e sendo que em toda a rua os parquimetros dominam...será que há assim tantos deficientes motorizados p estacionar? É que raramente vejo carros adaptados e mto menos com simbolo ou cartão...

Hoje estava cheio de pressa e apeteceu-me mesmo lá deixar o carro já que todos os outros lugares estavam ocupados. Tive que deixar o carro na Praça da Republica e desci a remoer...

É uma hipocrisia! Os tribunais podem não ter rampa, as finanças podem não ter elevador, os autocarros podem não estar adaptados mas, em zonas de dificil estacionamento, toca a meter lugares vazios de 100 em 100m para um deficiente escolher onde estacionar! Haja pachorra!
Enquanto existirem mentlidades destas, não passamos de país de selvagens[:vm)]

eu nem queria acreditar no que li no primeiro post.....mas pronto, vou fazer de conta que não vi nada ...e dizer apenas umas palavrinhas

Tu enquanto homem são podes parar o carro 500m acima, abaixo, á esquerda, á direita....

enquanto deficiente, tens tantos obstáculos fisicos no teu dia a dia......que o minimo que a sociedade pode fazer para minimizar essa diferença, é voluntarizar-se com o seu sacrificio para algumas coisas....

deixar o o deficiente que passa no vermelho, acabar de passar a rua.........., dar lhe o lugar na fila, dar o banco........dar um lugar de estacionamento.......etc

se tiveres ou algum dia tiveres (espero que não sinceramente) alguém nessas condições por perto..........vais perceber a infantilidade do teu tópico[;)]

Um dia aconteceu-me uma engraçada, ia a caminho do algarve com uns amigos, e na estação de serviço vejo um "tia" no seu mercedes cabrio a
estacionar directamente no lugar de deficientes com muitos disponíveis.

Ela teve azar que eu tava animado e disse a plenos pulmões:
- Esta nota-se bem que é deficiente.

na minha antiga morada costumava estacionar num lugar para deficiente durante a noite toda

pois o lugar so era usado durante o dia, o homen trabalhava numa empresa
la da zona

tb costumava usar o lugar dele durante a hora de almoço do deficiente :D

ate certo ponto compreendo a questao levantada pela pessoa q criou a thread...
nos centros comerciais tb sou da opniao q ha demasiados lugares para deficientes...isto porque todos os lugares perto dos acessos mais rapidos sao reservados para deficientes, sem sequer ser usado outro tipo de criterio....

por exemplo num centro comercial como o colombo onde ha muitos acessos do estacionamento ao centro comercial...sao criados em todos eles varios lugares para deficientes, isto multiplicado pelo numero de acessos e pelo numero de pisos de parqueamento...cria-se um numero exagerado e desnecessario de lugares para deficientes(incluindo idosos e mulheres gravidas CONDUTORES) porque se essas pessoas idosas e mulheres gravidas nao sao os condutores pode-se muito bem deixar a pessoa idosa ou/e gravida junto a um acesso e o condutor "normal" ir estacionar o carro num lugar vago/disponivel!

Última edição:
Eu compreendo ambos os pontos de vista aqui expostos. Por um lado, há quem ache que há lugares de deficientes a mais, por outro, há quem ache que nunca são demais.

Eu sou daqueles que acha que as cidades têm que ser pensadas a servir as pessoas e não os carros. E também acho que as cidades têm que proteger os mais frágeis, nomeadamente, peões e deficientes.

Se por um lado, acho os lugares de deficientes essenciais, acho que criar um excesso de lugares de deficientes pode incentivar indirectamente o seu desrespeito. [;)] Um pouco como os limites de velocidades nas nacionais. Quando vamos na IC1 para o Algarve, põe-se um limite de 50km/h por causa de uma bomba de gasolina, um restaurante e umas mesas de piquenique que estão a 50 metros da via. Isto para não falar de casos piores, como as localidades que existem apenas administrativamente. :sh) O resultado é as pessoas começarem a desrespeitar massivamente os sinais de 50km/h e actualmente sermos campeões europeus em taxas de atropelamento! Claro que as causas de atropelamentos não são exclusivamente a velocidade, mas é uma grande ajuda. [;)]

Acho que já me expliquei. [;)] Como se costuma dizer, nem tanto ao mar nem tanto à terra. Temos que ser razoáveis e racionais.

Eu moro no Porto e sinceramente não concordo com o excesso de estacionamentos para deficientes motores. Acho é que os mesmos estão normalmente localizados em sitio completamente absurdos, isto é, o cidadão deficiente estaciona e depois fica completamente condicionado na sua locomoção, dado que os passeios são demasiado estreitos, existem ecopontos em cima do passeio impedindo a sua passagem, etc.

Sinceramente acho que no Porto (e um pouco por todo o país ) existem é pouco civismo.

manucas, vais desculpar-me mas o teu post, simplesmente é um post sem sentido, nem um apelo á indignação poderá ser dou o beneficio da duvida, pois foi elaborado numa altura menos boa[;)]

O meu abraço de solidariedade ao verdadeiro deficiente e á sua verdadeira força de vontade para "andar" nesta sociedade [;)]

[:vm)] Ao tipo que utiliza a sua diferença para aproveitamento monetário e depois exige que seja tratado como igual [8b]

[:vm)] Ao tipo que se aproveita das benesses que a sociedade lhe proporciona, e disso faz tábua raza[8b]

[8b] ( Dando como exemplo um individuo que tem uma deficiencia num braço, e utiliza ou detém um lugar de estacionamento exclusivo, porquê :confused: )[:vm)]

NENHUM lugar de estacionamento para deficientes é a mais.

Ainda por cima no nosso país que já prejudica o suficiente a vida destas pessoas: passeios mal-feitos, estacionamento abusivo nos mesmos, falta de rampas, multibancos demasiado altos, falta de elevadores com dimensões suficientes etc..

Agora é que disseste uma grande verdade!

Quando necessitares de estacionar num lugar desses pelo motivo da placa, irás entender.

A minha mãe é deficiente motora e tem o carro adaptado para ela. Já perdemos a conta a quantos tipos como tu estacionam nos lugares reservados e acham-se donos da razão.

Ah, e já tive uma quase cena de pugilismo devido a um espertinho desses, ao afirmar que a minha mãe não tinha direito a estacionar num lugar reservado a ela

O que queres dizer "tipos como tu"? Viste-me dizer que estacionei? Não me digas que não se pode ter a tentação qd andas voltas e voltas à procura de lugar, estás com pressa (por acaso até ia trabalhar p Inem...será que o beneficio de estar a trabalhar num local de apoio medico a horas não é superior a ocupar um lugar num fim de semana onde existem mais 6 à volta no espaço de algumas centenas de metros? Ou será que iria haver um congresso de deficientes naquele local e aquela hora?)
Nem todos podem ser como alguns useres no qual te incluo, ter grandes ideiais e nobreza ao ponto de não cair em tentação, como eu fiz... a carne é fraca. Pelo menos a minha...

Ainda por cima no nosso país que já prejudica o suficiente a vida destas pessoas: passeios mal-feitos, estacionamento abusivo nos mesmos, falta de rampas, multibancos demasiado altos, falta de elevadores com dimensões suficientes etc..
sim mas vejo mais malta a ser multada (e com razão!) por estacionar nesses locais de deficientes do que quem estaciona em cima de passeios, fazem obras em passeios sem colocar protecções e tal...será que só é importante o deficiente arranjar onde estacionar? E o resto? Lá está, demagogia pura e simples...

Estou a ver que os valores e moralidade são elevados e todos estão mto chocados pela minha confissão...podem ficar com os vossos moralismos... gostava de ver moralidade na estrada, a conduzir, a tratar os outros c respeito e não ver a barbaridade que vejo quando chego a locais de acidentes...
mas claro, como estou a falar de um lugar de uma pessoa com incapacidade motora, cai logo o carmo e a trindade. Se fosse outro "normal" já se pode dizer que se apetece fazer e acontecer quando veem uma ilegalidade...pois pois..

Estou a ver que os valores e moralidade são elevados e todos estão mto chocados pela minha confissão...podem ficar com os vossos moralismos... gostava de ver moralidade na estrada, a conduzir, a tratar os outros c respeito e não ver a barbaridade que vejo quando chego a locais de acidentes...
mas claro, como estou a falar de um lugar de uma pessoa com incapacidade motora, cai logo o carmo e a trindade. Se fosse outro "normal" já se pode dizer que se apetece fazer e acontecer quando veem uma ilegalidade...pois pois..

não confundas as coisas [;)]

os fisicamente incapacitados são pessoas normais.......mas com uma debilidade motora, portanto não têm um poder de mobilidade ao nivel de todos os outros..........

se não consegues entender isso.....já é um problema!

assim muito rudemente e saloiamente falando a ver se consegues entender..............vai um exemplo:

tratas de igual forma um deficiente motor e uma pessoa plena das suas capacidades motoras? (no sentido de aguentar a porta para a pessoa passar, ajudar a passar a rua........a subir uma rampa, etc?)

eu penso que não.......

desde que soube que quando duas pessoas com igual formação concorrem a um emprego do estado, e que se uma delas é deficiente, a pessoa com deficiência fica com o emprego à frente do outro, tão só e apenas porque é deficiente... deixei de ter pena.
se não querem ser discriminados (com razão!) então não discriminem as pessoas "normais".

Parece-me que ninguém aqui é contra os lugares para deficientes, e não é isso que o post inicial quer abordar.
O que se passa é que há uns chicos espertos que obtêm uma declaração a dizer que têm uma incapacidade qualquer (quando na verdade devem ter uma unha encravada ou coisa no género) e solicitam um lugar de estacionamento à portinha de casa ou do trabalho. O problema é este e não o estacionamento dos "verdadeiros" deficientes.

Eu compreendo ambos os pontos de vista aqui expostos. Por um lado, há quem ache que há lugares de deficientes a mais, por outro, há quem ache que nunca são demais.

Eu sou daqueles que acha que as cidades têm que ser pensadas a servir as pessoas e não os carros. E também acho que as cidades têm que proteger os mais frágeis, nomeadamente, peões e deficientes.

Se por um lado, acho os lugares de deficientes essenciais, acho que criar um excesso de lugares de deficientes pode incentivar indirectamente o seu desrespeito. [;)] Um pouco como os limites de velocidades nas nacionais. Quando vamos na IC1 para o Algarve, põe-se um limite de 50km/h por causa de uma bomba de gasolina, um restaurante e umas mesas de piquenique que estão a 50 metros da via. Isto para não falar de casos piores, como as localidades que existem apenas administrativamente. :sh) O resultado é as pessoas começarem a desrespeitar massivamente os sinais de 50km/h e actualmente sermos campeões europeus em taxas de atropelamento! Claro que as causas de atropelamentos não são exclusivamente a velocidade, mas é uma grande ajuda. [;)]

Acho que já me expliquei. [;)] Como se costuma dizer, nem tanto ao mar nem tanto à terra. Temos que ser razoáveis e racionais.

apr:) Alguém que vê as coisas como elas devem ser neste caso: com moderação.

desde que soube que quando duas pessoas com igual formação concorrem a um emprego do estado, e que se uma delas é deficiente, a pessoa com deficiência fica com o emprego à frente do outro, tão só e apenas porque é deficiente... deixei de ter pena.
se não querem ser discriminados (com razão!) então não discriminem as pessoas "normais".

Se no privado ninguém os quer, se não for o Estado a olhar pelos deficientes quem olhará?

Queria-te ver sem uma perna á procura de trabalho.

Oxalá, nunca venhas a precisar de um lugar desses...[;)]

Ora nem mais!!

Concordo.
Acho que se pudermos facilitar a vida a estas pessoas o devemos fazer. Nunca sabemos o futuro, e se fosse connosco acho que gostariamos de ter - neste caso- lugar onde estacionar o carro quando necessário. Concordo que por vezes o numero de lugares pode ser exagerado, mas mais vale a mais do que a menos.

Voltar
Superior