Extras...util ou luxo?

Na minha opinião, todos ou quase todos os equipamentos (denomino-os assim, dado que nuns modelos são extras, noutros nem por isso) são interessantes e úteis. Alguns poderão ser úteis muito poucas vezes, daí que me pareça válido questionarmo-nos se vale a pena o investimento que implicam, no entanto, porque não serão úteis? Não somos obrigados a utilizá-los, portanto, incomodar também não incomodam, apenas podem é ajudar (nem que seja uma vez por ano...).

Quanto aos referidos, o espelho electrocromático dá muito jeito, realmente evita que os máximos de quem siga atrás inundem o nosso veículo, eliminando assim a desagradável sensação por isso provocada.

Espelhos rebativeis electricamente têm também a sua utilidade, nomeadamente quando se quer passar por uma zona mais estreita o que implica recolhe-los. Já alguém referiu que manualmente se pode fazer o mesmo serviço em 5 segundos e, ok, é verdade, mas e se tiver a chover? E se estiver a chover torrencialmente? Vamos molhar-nos todos, a nós e ao interior do carro? Aqui, o que ressalvo é que para mim os melhores sistemas são aqueles que de facto rebatem electricamente mas apenas quando pretendemos e não aquele sistema que cada vez que paramos o carro os recolhe de imediato. Parece-me que neste último caso se está a desgastar o componente mais do que é necessário em troco de nenhuma mais valia...

Câmaras de estacionamento nunca tive, mas acredito que dêm jeito, nomeadamente quando o espaço que temos para encaixar o carro é mesmo à conta...nunca ninguém teve que sair do carro para ver quantos centimetros ainda pode andar para trás (ou para a frente)? Assim, já não teremos que o fazer. Mais uma vez, lá está, é uma situação que raramente acontece, mas quando se propicia não darão jeito as camaras?

Sensores de luz e de chuva julgo que dão um jeito enorme... O sensor de luz, enfim, dá jeito, mas não considero tão importante, apesar de nos poupar o ter que acender a luz na garagem para logo a seguir a apagar porque já saimos da garagem ou de evitar que, por exemplo, saiamos do carro com a luz acesa... O sensor de chuva, quanto a mim, é imprescindivel, quem é que tem paciência para estar constantemente no selector a mudar a intensidade do limpa vidros conforme vai variando a intensidade da pluviosidade? Agora no mais rápido, agora no interminente na posição dois, agora no intermédio, agora a chuva cai num determinado compasso em relação ao qual nenhuma das velocidades predefinidas se adequa, levando-nos ora a ficar com o vidro demasiado encharcado antes da actuação das escovas ora com o vidro não encharcado o suficiente, originando a produção do barulho irritante (e prejudicial) das escovas a "raspar" o vidro....

Quanto ao GPS, uso um da Tom Tom, não tenho nem nunca tive nenhum carro com o mesmo incorporado. Não dúvido que no que respeita à eficácia do GPS, na função para a qual foi criado, que os embutidos no próprio carro sejam de qualidade semelhante aos portáteis, julgo que estarão ao mesmo nível. Também não dúvido que para se ter o gps incorporado no carro se gasta consideravelmente mais dinheiro, mas também não dúvido que, podendo, preferiria usar um GPS incorporado...não tem que se montar e desmontar cada vez que se estaciona (roubos...), não tem que se andar com o fio do carregador por isqueiro a abanar na consola central e com o respectivo isqueiro a abanar noutro sitio qualquer, não se tem que usar as inestéticas ventosas para colar ao vidro que, ainda por cima, volta e meia se descolam, fazendo o GPS cair em andamento...

Última edição:
Boas.

Na minha carrinha Focus tenho:

Espelho electrocromatico - muito bom em condução nocturna;
Espelhos rebatíveis electricamente - muito útil;
Sensores estacionamento - grande utilidade;
Sensor de chuva - muito útil;
Sensor de luzes - pouco útil;
Cruise control - pouco útil;
A/C auto - muito bom;

Cumps,
Jorge Teixeira

eu o unico extra que não dispenso num carro e o ar condicionado... ate os vidros eléctricos dispensava se o carro ficasse mais barato e não tivesse nesse momento disponibilidade financeira...

O Bluetooth é muito útil e dificilmente os sistemas de alta-voz dos telemóveis conseguem ser tão eficazes, excepto a velocidades muito baixas. Além disso, farto-me de ver N pessoas com o telemóvel em alta voz, mas a segurá-lo a 20cm de distância da cara... vá-se perceber. A única desvantagem do bluetooth é que a conversa é ouvida em todo o habitáculo, e nem sempre isso é positivo. Para carros sem BT uso o auricular.

Concordo. Não são tão eficazes, principalmente pelo microfone do telemóvel que faz com que as pessoas tenham que os aproximar da cara de modo a que os outros o percebam[;)]

Realmente o bluetooth dá jeito. No meu caso acabo por não usar muito (só em viagens) porque tenho que estar sempre a ligar e desligar o bluetooth no telemóvel. Se ficar sempre ligado a bateria vai num instante[;)]

Besugo:

Está provado que à medida que a temperatura sobe, também sobe a taxa de erro. Vários estudos foram feitos àcerca disso, e quem trabalhava com máquinas em locais onde a temperatura era de mais de 23 graus, errava mais vezes do que os que trabalhavam em locais com 18-20. é só transpor essa realidade para o carro....

talvez seja porque o calor induza sonolência, ou porque [a mim acontece] nos torne mais irritáveis.
O que eu sei é que com muito calor não consigo manter a concentração, porque o corpo está mais interessado em manter-se fresco. E já nem falo nos riscos de andar com o braço fora das janelas, nomeadamente as crianças.

Em relação ao GPS, não concordas que os GPS nómadas, aqueles que custam 100 150 euros valem o que custam?
Já fiz grandes viagens pela europa, apoiado em GPS e em Mapa, e pelo menos a mim parece que o GPS paga-se só naquilo que se poupa em combustível por não andar às voltas enganado. Além de ser muito mais simples.

Quanto ao AC... desconhecia os estudos, mas não era dificil de prever...
Simplesmente não é coisa que note muito (ou se calhar não tinha pensado nisso), mas uma coisa é certa, quando estou cheio de calor só consigo pensar em refrescar-me[:D]

Quanto ao GPS... referia-me aos montados de fábrica (que são, de longe, superiores em qualidade, precisão, etc) e não aos tom tom's e afins.

Tenho (no carro da "maria") um GPS portátil da Route 66 e não tem nem de perto a precisão do meu "original". Antes desse ofereci-lhe um tom tom e era bem pior, tanto que devolvi e paguei um pouco mais pelo route 66.

Ainda à dias estive na África do sul para a final do mundial e aluguei um carro para ir ver leões. Como não conheço nada daquilo trouxe também um gps tom tom alugado. Só tenho uma palavra para o descrever... mas o fórum não deixa escrever[8b]
Acabei por resolver tudo com um mapa de papel que esse não se engana[:)]

São tudo opiniões... vivências... etc... Cada caso é um caso[;)]

É do tipo de coisa que só é capricho quando não temos. Depois deixa de ser capricho e passa a ser útil.

Estou 100% de acordo. No meu caso todos esses extras faziam parte de um Pack e nunca me arrependi do dinheiro que dei por ele. Avarias, até agora, nenhuma.

"Extras" que considero muito úteis: apr:)

- Câmara e sensores de ajuda ao estacionamento
- Entrada sem chave e botão Start/Stop (muito bom)
- Um bom sistema de som com tomada para leitor de MP3/USB
- A/C automático e bancos refrigerados (normalmente os bancos são só aquecidos, o que para o nosso país não tem muita utilidade, mas entrar no carro que está ao sol e ligar a refrigeração dos bancos ou em viagens longas em dias de muito calor, sabe mesmo bem)
- Comandos no volante
- GPS incorporado na consola
- Faróis de xénon
- Sensores de chuva
- Bluetooth (devia ser obrigatório)

"Extras" que uso pouco: :confused:
- Comandos por voz
- Ajuste eléctrico dos bancos com memórias
- Sensores de luz

Cumps

sou um gajo muito simples no que toca a extras, os únicos que não dispenso são:

ac automático
volante em pele
rádio com leitor de cds
jll (se considerares extras 'de fora')

Epá hoje em dia rádio sem leitor de Cds já nao se pode considerar um extra [:D]

Dos mencionados tenho todos à excepção de camera de estacionamento; o que mais valorizo são os sensores traseiros e dianteiros, não é que necessite deles para efectuar um estacionamento em condições mas permite uma leitura mas precisa do que o tradicional golpe de vista, especialmente em carros com mais de quatro metros.

O espelho monocromático confesso que nao me aquece nem arrefece mas como vinha de série não me queixei claro está...

Os espelhos rebatíveis também dão algum jeito, principalmente quando temos de passar nalgum lugar mais estreito ou até para sabermos ao longe que o carro está fechado.

É como já foi referido, depois de se ter alguns destes extras dificilmente abrimos mão de os ter num automóvel. [;)]

Lembrei-me de mais um "extra" que considero muito útil.. Espelho retrovisor do lado do pendura que, ao selecionar marcha-atrás, "aponta" para o passeio de modo a conseguirmos saber a que distância da roda este está.

Sempre dá para estacionar melhor (mais junto ao passeio) e poupar as jantes.

Não tenho este equipamento, mas está no carro da "maria"..

Até hoje nunca tive de mexer no espelho interior para não ser encadeado pelos carros que vêm atrás. Pelo que considero o espelho electrocromático dispensável. Também está no carro da "maria".[;)]

Lembrei-me de mais um "extra" que considero muito útil.. Espelho retrovisor do lado do pendura que, ao selecionar marcha-atrás, "aponta" para o passeio de modo a conseguirmos saber a que distância da roda este está.

Ora aí está algo que também valorizo e muito, o espelho apontar para baixo (apesar de no meu caso não ser automático) permitindo estacionar o mais possível junto ao passeio sem haver o risco de riscar as jantes... [:cool:]

Até hoje nunca tive de mexer no espelho interior para não ser encadeado pelos carros que vêm atrás. Pelo que considero o espelho electrocromático dispensável. Também está no carro da "maria".[;)]

ena, esse primeiro nunca vi mas deve ser mesmo jeitoso :)

Quanto ao espelho electrocromático não é só pelo encandear.. mesmo não levando com uns máximos é muito mais cansativo.

Depois de uns 1000km com o carro novo com alguns extras que nunca tinha tido...a minha opinião:

AC
: Ter AC é hoje em dia imprescindivel...então com miúdos no carro é fundamental. Tive sempre versão manual, e agora tenho um automatico e recomendo para longas viagens. É muito mais silencioso e facil de ajustar...no manual está-se constantemente a mexer naquilo (aumentar e diminuir a temperatura/velocidade)...no auto é ligar e já está (muito de vez em quando mexe-se na temperatura). E a capacidade "dual-zone" tem cumprido...acabaram as "guerras" para regular a temperatura...eu tenho o meu, ela tem o dela.

Sensores de chuva e luz: Dão jeito, principalmente o de chuva quando esta está "variável"...sem ele um gajo passa a vida a ligar e desligar, ou a pedir uma limpeza...em auto ele resolve tudo (quase) sozinho...muito de vez em quando é preciso pedir uma limpeza extra.

Computador de Bordo: Optimo para controlar consumos e para saber quanto podemos andar antes de abastecer. (Concordo a 100%)

Bancos Aquecidos, de couro e com regulação electrica: Eu até evito...não gosto da sensação da pele...e com crianças pior ainda...manchas...

Sensores de estacionamento: MUITO util, particularmente em carros grandes e/ou com angulos mortos...não só permitem ir buscar mais uns cm a cada manobra (reduzindo o tempo de estacinamento ou inversão de marcha em locais apertados), como nos avisam de obstaculos que não vimos...ambas as coisas já aconteceram. O unico problema é que de vez em quando apitam quando andamos devagar (mas podem ser desligados).

GPS: Acho um equipamento essencial. Mas prefiro um portatil que posso substituir e actualizar facilmente e passar de carro para carro...

Pintura metalizada: É um gosto...mas não faço questão...

Rádio com comandos no volante e ligação MP3: No meu os comandos são POR BAIXO do volante...e prefiro...a guiar não arrisco a carregar num comando sem querer, gosto mais do volante e rapidamente se automatiza o uso sem olhar para o comando. MP3 por USB é fundamental para mim...os CDs avariam frequentemente, e é mais flexivel ter 2/3 pens com tudo o que se quer...e ainda por cima consigo trazer programas de radio que gosto (podcasts da TSF) sem ter de andar a gravar CDs.

Bluetooth: Fundamental...nunca tive um acidente, mas ja apanhei sustos a operar o telemovel ou mesmo a procurar o auricular...nos dias de hoje recebe-se montes de chamadas a conduzir e é muito mais seguro e funcional. NO meu caso funciona bem, mas tem algumas coisas que podiam ser melhoradas...receber chamadas OK, mas fazer é complicado pois importa TODA a lista de contactos e não permite fazer uma lista mais curta. E també dava jeito se afixasse as SMS no display do carro...

Espelhos: Quem quiser electrocromáticos fica avisado que aquilo é "diferente"...é muito eficiente, MAS não dá para desligar. Se tivermos muitos carros atrás durante a noite fica uma imagem algo escura...e não dá para regular/desligar...experimentem antes de comprar. Os espelhos rebativeis dão jeito...mas gostava que desse para ligar/desligar o rebatimento automatico...prefiro escolher quando rebater, há alturas em que vou ao carro várias vezes (por compras ou assim) e de cada vez aquilo abre e fecha...espero que não avarie.

Depois de uns 1000km com o carro novo com alguns extras que nunca tinha tido...a minha opinião:

AC
: Ter AC é hoje em dia imprescindivel...então com miúdos no carro é fundamental. Tive sempre versão manual, e agora tenho um automatico e recomendo para longas viagens. É muito mais silencioso e facil de ajustar...no manual está-se constantemente a mexer naquilo (aumentar e diminuir a temperatura/velocidade)...no auto é ligar e já está (muito de vez em quando mexe-se na temperatura). E a capacidade "dual-zone" tem cumprido...acabaram as "guerras" para regular a temperatura...eu tenho o meu, ela tem o dela.

Sensores de chuva e luz: Dão jeito, principalmente o de chuva quando esta está "variável"...sem ele um gajo passa a vida a ligar e desligar, ou a pedir uma limpeza...em auto ele resolve tudo (quase) sozinho...muito de vez em quando é preciso pedir uma limpeza extra.

Computador de Bordo: Optimo para controlar consumos e para saber quanto podemos andar antes de abastecer. (Concordo a 100%)

Bancos Aquecidos, de couro e com regulação electrica: Eu até evito...não gosto da sensação da pele...e com crianças pior ainda...manchas...

Sensores de estacionamento: MUITO util, particularmente em carros grandes e/ou com angulos mortos...não só permitem ir buscar mais uns cm a cada manobra (reduzindo o tempo de estacinamento ou inversão de marcha em locais apertados), como nos avisam de obstaculos que não vimos...ambas as coisas já aconteceram. O unico problema é que de vez em quando apitam quando andamos devagar (mas podem ser desligados).

GPS: Acho um equipamento essencial. Mas prefiro um portatil que posso substituir e actualizar facilmente e passar de carro para carro...

Pintura metalizada: É um gosto...mas não faço questão...

Rádio com comandos no volante e ligação MP3: No meu os comandos são POR BAIXO do volante...e prefiro...a guiar não arrisco a carregar num comando sem querer, gosto mais do volante e rapidamente se automatiza o uso sem olhar para o comando. MP3 por USB é fundamental para mim...os CDs avariam frequentemente, e é mais flexivel ter 2/3 pens com tudo o que se quer...e ainda por cima consigo trazer programas de radio que gosto (podcasts da TSF) sem ter de andar a gravar CDs.

Bluetooth: Fundamental...nunca tive um acidente, mas ja apanhei sustos a operar o telemovel ou mesmo a procurar o auricular...nos dias de hoje recebe-se montes de chamadas a conduzir e é muito mais seguro e funcional. NO meu caso funciona bem, mas tem algumas coisas que podiam ser melhoradas...receber chamadas OK, mas fazer é complicado pois importa TODA a lista de contactos e não permite fazer uma lista mais curta. E també dava jeito se afixasse as SMS no display do carro...

Espelhos: Quem quiser electrocromáticos fica avisado que aquilo é "diferente"...é muito eficiente, MAS não dá para desligar. Se tivermos muitos carros atrás durante a noite fica uma imagem algo escura...e não dá para regular/desligar...experimentem antes de comprar. Os espelhos rebativeis dão jeito...mas gostava que desse para ligar/desligar o rebatimento automatico...prefiro escolher quando rebater, há alturas em que vou ao carro várias vezes (por compras ou assim) e de cada vez aquilo abre e fecha...espero que não avarie.

Os Audi (por exemplo) têm um botão que permite desligar o sistema.

A maior parte dos Audi também só rebate os espelhos pelo botão interior, ao fechar o carro não se fecham.

Boas,

Na sequencia da minha escolha de um carro novo, tenho notado que existem agora alguns "extras" dos quais tenho duvidas...nomeadamente nos espelhos.

Um espelho electrocormatico...funciona bem? Estou "habituado" a ter de mudar a orientação do espelho de noite quando me aparece um gajo de "maximos" atrás...este tipo de espelhos elimina este problema? Quem tem, esta satisfeito?

Espelhos rebativeis automaticamente...sempre fugi um pouco disto...primeiro porque me parece que qualquer "toque" nos espelhos fica de arranjo muito mais caro...e depois porque são relativamente frequentes relatos de mau funcionamento do sistema...ou estou a pensar mal...e é uma "ajuda" util?

E um pouco ao lado...as camaras de estacionamento...ajudam? Ou é algo para mostrar aos amigos, mas que depois não se usa...e ja agora é mais pratico ou menos pratico do que os sensores sonoros...ou ambos são inuteis SE SE SOUBER ESTACIONAR?

Obrigado desde já a quem souber opinar...

Só uma nota em relação aos espelhos electrocormaticos, se tiverem vidros escurecidos estes espelhos deixam de ser assim tão necessários

Quanto ao espelho, eu acho muito útil. Não que raio de espelhos têm os vosso carros, mas o do S40 é fantástico, e desde que passei para o pólo que é uma dor de cabeça ter um carro colado a mim.

Infelizmente nem como opcional o vou poder por no Fabia.

Os Audi (por exemplo) têm um botão que permite desligar o sistema.

A maior parte dos Audi também só rebate os espelhos pelo botão interior, ao fechar o carro não se fecham.

No meu, ceed, só o espelho interior é electrocromatico e dá para desligar e os exteriores só rebatem pelo botão interior.

Os extras são sempre úteis. Agora, se são necessários? A maioria não é.

O único que considero necessário é o ar condicionado, e é só para evitar sonolência no verão. Felizmente já é de série, mesmo nas gamas mais baixas.

Dispenso a instalação de GPS de uma lista de opcionais, a não ser que tenha ecrã de toque e que o software seja intuitivo.

A única verdade que posso dizer é que não dispenso nenhum extra que vier de série com o carro. Se forem opcionais, depende do que a carteira aguentar.

Mas a maior parte dos carros de hoje já vêm com o essencial (por exemplo AC,VE,RCD, airbags, ABS, ESP em certos casos). E se o carro não for de marca premium, vêm com carradas de equipamento de série.

tenho um astra gtc e apenas meti pós compra dois:

Um útil: sensores traseiros
Um luxo: Cruise Control

Quanto ao AC já vinha de série, por isso não conta.
sensores de luz e chuva: não colocava
Gps: não colocava
Comp bordo: já vinha de série, por isso não conta.
Bancos aquecidos e pele: Apenas poderia pensar na pele pela questão de limpeza..os de tecido sujam-se muito
Bluutooth: não colocava
Pintura metalizada:já vinha de série, por isso não conta.
Rádio com comandos no volante e ligação MP3: já vinha de série, mas mp3 dispenso
Faróis de xénon: não colocava

Tudo o que falaram, se vier de origem é bem vindo!

Pagar como extra? Nem pensar[:D]

Talvez, sensores de estacionamento à frente, foi o melhor investimento que fiz até agora[;)]

Voltar
Superior