F1 2011

devias rever a tua TV

Eu vejo ele a ir por cima do corrector, atirando-se para um espaço quanto muito tinha espaço para meio carro, tanto é que foi empurrando o massa para fora, que deu cabo da parte lateral do ferrari..
Mesmo na outra situação, ele mete o carro cortando a curva e não a fazendo como está meio desenhada/com relevo/pintada..

se todos fizessem o mesmo era lindo

A minha TV está optima. Vejo tanto SPTV como BBC em HD para ver melhor.

À frente do Hamilton claramente uma enorme aberta como tinha o Schumacher quando o passou. Excelente oportunidade para aproveitar o Massa preso atrás do Webber, para ficar lado a lado no gancho.
hvsm01.jpg

O Toro Rosso e o Red Bull do Webber nas trajectórias normais. O que está o Massa aqui a fazer??
hvsm02.jpg

Hamilton forçado a travar e a fechar para cima do corrector (agora sim está quase em cima do corrector!!) mesmo assim a existir contacto, pq Massa continua a apertar.
hvsm03.jpg

Ham não consegue puxar mais para a esquerda e vai sendo empurrado pelo Massa. Mais uma vez repare-se nas trajectórias!!
hvsm04.jpg

A seguir vão dizer que as fotos são "shopadas" [:D]

O Maldonado nem vale a pena colocar, pq nesse caso nem há hipótese de duvidas, pq se aqui há a dificuldade da brecagem, e passando o apex o que está pelo lado exterior, tem que deixar espaço, na curva 1 há espaço para dois carros fazerem a curva na totalidade lado a lado, como aqui:

Isto são corridas!! Não são Track-Days! Nos TDs é que se dá a prioridade aos mais lentos.

Last edited:
Pelo video não consigo perceber bem quando é que o Hamilton se tenta defender. Só sei que comparando um video e outro, o Schumacher ganhou efectivamente posição antes da curva, ao contrário do Hamilton. Se o Hamilton não se defendeu quando o Schumacher tinha só uma unha ao lado foi porque foi apanhado de surpresa ou não quis, porque podia fazê-lo.
Não concordo que penalizar manobras destas seja desincentivar as ultrapassagens. Porque ultrapassar na F1 para mim é ultrapassar de forma limpa. Ser audaz e agressivo mas medindo as distâncias para não estragar nem a corrida nem o espectáculo. Porque da forma como o Hamilton actua, a luta é de pouca dura. Ou vai ou racha. Há carros partidos que ficam na pista (entrada do SC...) ou precisarão de ir à box. Sendo correcto (não estragar a corrida de ninguém), a luta continua até que a manobra seja consumada como deve ser. É preciso é paciência que é coisa que o Hamilton não tem nada (não confundir paciência com não aproveitar oportunidades reais) .
Tu que és a favor do espectáculo, não achas que é melhor uma luta durante várias voltas como estava a acontecer com o trio da frente até à última entrada do SC do que uma manobra como a que o Hamilton fez que acabou logo com tudo? Se o Button ou o Alonso tivessem actuado logo como o Hamilton, não tinhamos assistido a nenhuma luta com suspense como aconteceu durante várias voltas.

O Hamilton podia ter feito o que os outros fizeram... pq aparentemente é quem ultrapassa que é penalizado lol Mas por outro lado corria o risco de acabar a corrida logo ali com a colisão. O ser limpo tem que vir de ambas as partes, pq nestes moldes, então deixa-se de arriscar, ou faz-se uma corrida inteira a cheirar uns escapes à espera de um grande erro. Isso é uma seca!!

Não percebo muito de F1 mas a mim parece-me que há "falta de fair play". Acho que a partir dos tempos do Senna vs Prost se alimentou a conversa do "se não lutas por um espaço até ao fim não és corredor de F1". A questão é que os pilotos de hoje em dia são mais sujos. O que me parece é que os pilotos fazem trajectórias absurdas nas ultrapassagens para obrigar os pilotos ultrapassados a abrandar. O Hamilton por exemplo, no Mónaco, contra o Massa aproveitou o espaço, mas a manobra do Massa é perfeitamente legítima porque a mim me parece que fez a curva relativamente bem feita. Deixou pouco espaço de manobra ao Hamilton, claro, mas isso todos o fariam. A questão é que depois da manobra o Hamilton procura explorar uma trajectória ideal que implica bater no Massa. Um piloto inteligente abrandava aí e não punha em questão a corrida como o fez Hamilton. Sou da opinião que há pilotos na F1 que exageram na pressão pós-ultrapassagem. Se tiverem que acelerar e ter uma trajectória que empurra o ultrapassado ao muro, fazem-no sem pensar duas vezes... e isso a mim faz-me confusão.

Não percebo muito de F1 mas a mim parece-me que há "falta de fair play". Acho que a partir dos tempos do Senna vs Prost se alimentou a conversa do "se não lutas por um espaço até ao fim não és corredor de F1". A questão é que os pilotos de hoje em dia são mais sujos. O que me parece é que os pilotos fazem trajectórias absurdas nas ultrapassagens para obrigar os pilotos ultrapassados a abrandar. O Hamilton por exemplo, no Mónaco, contra o Massa aproveitou o espaço, mas a manobra do Massa é perfeitamente legítima porque a mim me parece que fez a curva relativamente bem feita. Deixou pouco espaço de manobra ao Hamilton, claro, mas isso todos o fariam. A questão é que depois da manobra o Hamilton procura explorar uma trajectória ideal que implica bater no Massa. Um piloto inteligente abrandava aí e não punha em questão a corrida como o fez Hamilton. Sou da opinião que há pilotos na F1 que exageram na pressão pós-ultrapassagem. Se tiverem que acelerar e ter uma trajectória que empurra o ultrapassado ao muro, fazem-no sem pensar duas vezes... e isso a mim faz-me confusão.

O Hamilton por duas vezes fez "TT" por cima de correctores, pq o empurraram, e o Hamilton é que encosta os outros aos muros... tá certo...

Não sou fã de nenhum piloto de F1, e já vi o Hamilton ser beneficiado. Mas este ódio pelo Ham, começa a toldar as vistas a muita gente.

O Hamilton por duas vezes fez "TT" por cima de correctores, pq o empurraram, e o Hamilton é que encosta os outros aos muros... tá certo...

Não sou fã de nenhum piloto de F1, e já vi o Hamilton ser beneficiado. Mas este ódio pelo Ham, começa a toldar as vistas a muita gente.

Mas ele não está a fazer uma manobra de ultrapassagem?! Se os outros lhe cortam o caminho ele tem que abrandar. Eu diria que uma boa ultrapassagem é uma manobra em que o ultrapassado não tem sequer hipótese de cortar caminho ao adversário sem lhe desfazer o carro quando ele já passou. A mim parece-me que o Hamilton nos dois acidentes ainda estava atrás. Foi o tudo ou nada e 2 vezes com ele... eu suponho que não seja coincidência.

Não sou contra o Hamilton, apenas comentei os incidentes. Parece-me que criticar os outros pilotos como ele o fez não é nada bonito. Se há alguém que não consigo ver à frente da F1 é o Alonso, apenas devido à típica arrogância espanhola (a triplicar) que ele apresenta. Apesar de achar que o Vettel e o Hamilton são produtos completamente moldados para campeões de F1, e por isso não ir particularmente com a cara deles, (tomara o nosso Parente ter 0.1% das oportunidades que eles tiveram na carreira) estou a gostar de ver o Alonso perder.

Mas ele não está a fazer uma manobra de ultrapassagem?! Se os outros lhe cortam o caminho ele tem que abrandar. Eu diria que uma boa ultrapassagem é uma manobra em que o ultrapassado não tem sequer hipótese de cortar caminho ao adversário sem lhe desfazer o carro quando ele já passou. A mim parece-me que o Hamilton nos dois acidentes ainda estava atrás. Foi o tudo ou nada e 2 vezes com ele... eu suponho que não seja coincidência.

Não sou contra o Hamilton, apenas comentei os incidentes. Parece-me que criticar os outros pilotos como ele o fez não é nada bonito. Se há alguém que não consigo ver à frente da F1 é o Alonso, apenas devido à típica arrogância espanhola (a triplicar) que ele apresenta. Apesar de achar que o Vettel e o Hamilton são produtos completamente moldados para campeões de F1, e por isso não ir particularmente com a cara deles, (tomara o nosso Parente ter 0.1% das oportunidades que eles tiveram na carreira) estou a gostar de ver o Alonso perder.
O que tu dizes não faz qq sentido. Um piloto só pode cortar outro, quando este ainda não se encontrar ao seu lado, seja uma roda, uma asa, o carro inteiro. E essa mudança de direcção só pode ser efectuada uma única vez.

Nem quem vai ultrapassar pode meter o carro a tal ponto que só consiga travar colidindo com o outro, nem o ultrapassado pode simplesmente atirar-se para cima do outro esperando que este assim de repente se esfume.

o pessoal está sempre a dizer que no antigamente é que era bom... os motores 1.5 litros turbo fora durante DÉCADAS permitidos e usados na F1.

Durante décadas, os carros diesel foram máquinas de trabalho lentas e barulhentas. Hoje são objectos de status.
Eu pessoalmente não sou assim tão contra a baixa de cilindrada. O que me faz confusão é que a F1 é suposto ser uma montra tecnológica e um motor de 4 cilindros que faz 12000rpm não enche as medidas.

Da minha parte não é ódio por ninguém. É simplesmente ter uma opinião sobre o que é correcto e não é, que não é igual à tua. Tu defendes que uma ponta de uma asa ao lado do adversário, dá direito a espaço para fazer a ultrapassagem, ou seja, a partir desse momento, o atacado não se pode defender. A minha opinião é que esse espaço só se conquista tendo uma porção maior do carro ao lado. Até lá, quem está a atacar tem de contar com as defesas do atacado. Se não o faz, para mim, ou é inexperiente ou procura o contacto propositadamente. É só isso.

Já agora, as imagens que faltam para comparar às tuas:

MasHam1.JPG

MasHam2.JPG

MasHam3.JPG

MasHam4.JPG

MasHam5.JPG

MasHam6.JPG

MasHam7.JPG

MasHam8.JPG

MasHam9.JPG

MasHam10.JPG

Schum1.JPG

Acho que as imagens falam por si. Não tenho nada a acrescentar ao que já disse.

Last edited:
Da minha parte não é ódio por ninguém. É simplesmente ter uma opinião sobre o que é correcto e não é, que não é igual à tua. Tu defendes que uma ponta de uma asa ao lado do adversário, dá direito a espaço para fazer a ultrapassagem, ou seja, a partir desse momento, o atacado não se pode defender. A minha opinião é que esse espaço só se conquista tendo uma porção maior do carro ao lado. Até lá, quem está a atacar tem de contar com as defesas do atacado. Se não o faz, para mim, ou é inexperiente ou procura o contacto propositadamente. É só isso.

Já agora, as imagens que faltam para comparar às tuas:

View attachment 100180

View attachment 100181

View attachment 100182

View attachment 100183

View attachment 100184

View attachment 100185

View attachment 100186

View attachment 100187

View attachment 100188

View attachment 100189

View attachment 100190

Acho que as imagens falam por si. Não tenho nada a acrescentar ao que já disse.

É algo elementar e comprovado tb pelas tuas imagens. Se eu me mover para o lado, onde já se encontra um objecto, vou colidir com ele. Não sei como possa haver discussão com isto.

É algo elementar e comprovado tb pelas tuas imagens. Se eu me mover para o lado, onde já se encontra um objecto, vou colidir com ele. Não sei como possa haver discussão com isto.

A questão é que ele não estava "ao lado" quando o Massa se começa a chegar. Bateram porque o Massa se chegou e ele insistiu que tinha de fazer a manobra, desse por onde desse.

A questão é que ele não estava "ao lado" quando o Massa se começa a chegar. Bateram porque o Massa se chegou e ele insistiu que tinha de fazer a manobra, desse por onde desse.

Chamam-se corridas. E se o pé está a calçar a porta, já se perdeu a oportunidade de a fechar. Ainda recentemente em Sepang viu-se diversas vezes, sequências de curvas a serem disputadas. Curvas não têm dono.

Chamam-se corridas. E se o pé está a calçar a porta, já se perdeu a oportunidade de a fechar. Ainda recentemente em Sepang viu-se diversas vezes, sequências de curvas a serem disputadas. Curvas não têm dono.

É claro que isso serve tanto para quem ataca como para quem se defende.

Neste caso, uma porta pode não fechar-se num momento e noutro já. É a diferença que faz as coisas estarem em movimento.

Last edited:
Back