F1 - 2012

Acabou agora a corrida na Sporttv 2, e devo dizer que o suspense de não saber quem tinha ganho e como tinha ficado a tabela valeu a pena!
A vitória do Vettel jáesperava. A surpresa do GP para mim foram o Massa e Kobayashi, que quanto a mim foram os justos 2o e 3o lugar respectivamente. O Schumacher também esteve a altura, contradizendo o mito de que já não corre nada.
Quanto ao Alonso, parece que a estrelinha esta a começar a afastar-se. O acidente no inicio deu-me mais vontade para ver o GP. Agora venha a Coreia

É pá, excelente review!

Vou aproveitá-la para fazer uns comentários também:

Apesar de um GP "relativamente" morno valeu a pena ter acordado cedo[:cool:].

Vitória incontestável do Vettel (que neste momento, atendendo à aparente subida de forma da Red Bull, parece ser o principal candidato ao título), que fez uma corrida calma e certinha.

Concordo. O Red Bull é superior ao Ferrari e, infelizmente para mim, os Mclaren começam a ficar para trás e é cada vez mais uma luta a dois. Parecem ter o melhor carro mas acumulam erros em demasiado e numa altura em que a consistência vai ser tão decisiva não acredito que acompanhem os dois da frente. Quanto ao Kimi, por muito que o gostasse de ver a lutar pelo título, parece-me que a evolução do Lotus estagnou em comparação com os adversários e nesta altura até os Sauber me parecem mais competitivos. Ainda assim, será notável se conseguir um pódio na classificação final.

Excelente (para ele e histórico recente) 2º lugar para o Massa. Corrida certinha, com duas "ultrapassagens" de uma assentada nas boxes e depois o pódio ao fim de (creio eu) 36 corridas. Pelo sorriso dele no fim, por entre perguntas dos jornalistas, acho que ele é bem capaz de já ter sido avisado que fica mais um ano na Scuderia. A seguir com atenção.

Fantástico Kobayshi!!!!! Mais do que merecido!!! Tem tido os seus azares e tem "sofrido" na comparação com o Perez, que na maioria dos gp's tem estado mais eficaz. Corrida eficaz, sempre com pressão (a menor ou maior distância) do Button mas a chegar a um pódio histórico. Para ele e para os japoneses. Agora deixa cá ver se isso o mantém na Sauber ou não. E esta esteve impecável, imiscuindo-se ali entre os big boys (a Mercedes que se cuide que já só são 20 pontos de diferença e o nível actual de andamento parece favorecer claramente os suíços).

Massa e Kobayashi podem hoje ter salvo o lugar para a próxima temporada.

No caso do brasileiro, a exibição de hoje prova que está vivo quando já parecia completamente acabado depois do acidente na Hungria em 2009 e que ainda poderá ser útil à Ferrari.

Já o japonês, apesar de ser um piloto extremamente rápido e combativo (às vezes até demais), parece ainda não ter seguro o seu lugar na Sauber para 2013, talvez por ter ficado um pouco na sombra de Perez esta temporada ou por Peter Sauber precisar de alguém com uma carteira bem recheada. Este pódio não podia ter surgido em melhor corrida, ideal para despertar a loucura dos japoneses e atrair patrocinadores para a equipa. Vamos ver no que dá, era uma pena ter um piloto como o Kamui fora do plantel.

O Button lá fez uma corrida sólida, metendo mais uns pontos no saco. Aquela da caixa de velocidades poderá ser (segundo disse o Whitmarsh à Sky) devido a detritos que terão bloqueado a entrada de ar para os travões traseiros (lado direito). Isso fez com que aquela zona aquecesse demasiado e alguns sensores "fritaram", pelo que a caixa passou a ser "non-seamless". Daí as queixas do Button. Mas depois lá com tweaks de software (indicados pelos engenheiros ao Button), a coisa estabilizou. Mas o problema manteve-se até ao fim, ao ponto do Whitmarsh "brincar" dizendo que no final até estranharam ele não se ter voltado a queixar[:D].

Estava a ver que o homem ia ficar outra vez pelo caminho outra vez por problemas no carro, é que era de ir à bruxa! [:D] Ainda assim esses problemas podem ter-lhe custado um pódio e vamos ver se não deixou mazelas que obriguem a mais uma mudança de caixa até final da temporada. Má colheita de qualquer forma para a Mclaren que com Webber a marcar apenas 2 pontos e Alonso out teve uma boa oportunidade para se aproximar da Red Bull nos Construtores mas ainda se conseguiu afastar.

Daí para baixo, assinalo o Hamilton que fez uma corrida quase anónima (salvou os móveis por assim dizer), o Kimi (anónimo não fosse o incidente na partida e aquela manobra em conjunto com o Hamilton que mostrou uma rapidez de reacção notável do finlandês. Já para não falar da sua noção de "espaço", facto que o Ant se fartou de enaltecer na Sky). Mas lá marcou mais pontos! Ainda assim parece-me que a Lotus está a perder gás.

Boa corrida do Hulk e até do Maldonado, que não tendo um carro muito rápido, andou "sossegadinho" e voltou a pontuar. De assinalar a boa recuperação do Webber. Para trás dele boa recuperação também para o Schumi, que mostrou que velhos são os trapos mas com aquele Mercedes não dá para muito mais.

O Maldonado deve estar a ver se bate alguma espécie de record, são os primeiros pontos dele após a vitória em Espanha! Há 10 corridas que não marcava um único ponto e também só pontuou uma vez para o Mundial para além de hoje e de Barcelona. Faz-lhe bem acalmar um pouco os ânimos.

Já a rapaziada que hoje esteve menos bem é alguma. Começando pelo Alonso. Ali não lhe dou a culpa de caras mas ele também não devia estar à espera que o Kimi "desaparecesse". E este ainda foi bem à relva mas ao 2º apertão tocaram-se e lá se foi o pneu do asturiano. Claro que no fim se queixou do finlandês mas pronto. Compreendo o azedume pois ele sabe que hoje ficou a jeito do Vettel e em rapidez e eficácia pura o Red Bull é superior ao Ferrari. E o trend parece favorecer ainda mais os austríacos neste final de temporada. E com a Ferrari a ter problemas de desenvolvimento (túnel de vento em Maranello com problemas e a usar o da Toyota), agora vai ser preciso mais do que talento e sorte para safar o Alonso. E ele (e a equipa) sabem disso. Não está fácil para aquelas bandas (e achava eu que este título estava no saco deles).

O Perez não esteve mal. Antes pelo contrário. Parecia muito confortável e era bem capaz de se chegar aos que lutaram ali pelo 2, 3 e 4º lugares finais. Passou o Hamilton no "braço" mas depois já não correu tão bem perante a defesa do inglês, que se meteu bem no meio da pista e terá travado um pouco mais cedo. Não passou de um acidente de corrida e a luta teve a sua graça por ser entre quem sai da McLaren e quem o vai substituir.

Para terminar, claro que falo do Grosjean. O figurão da corrida. Já vai com 7 (!!!) incidentes / acidentes na partida de GP's este ano! Vem de um race ban e fez aquilo. Enfim, uma coisa é azar. Outra coisa é meter-se sempre nestas coisas. Ali o tipo "cegou" e só ligou ao Perez por fora e quando se fez à curva o Webber estava ali mesmo à frente. Segundo os tipos da Sky o Webber parece mais lento do que o normal ali, naquele momento, no entanto parecia também a um ritmo semelhante aos carros que iam à sua frente. Enfim, mais uma corrida estragada para o francês, mais uma corrida de terceiros que ele estragou, mais uma penalização, mais pontos que ele e a equipa perderam, mais despesa e um paddock que começa a falar bem alto contra ele, entre críticas sérias e a mais perfeita chacota. A rever por parte dele e da Lotus, pois este rol de erros já passa os limites do razoável.

Venha o GP da Coreia!!!!apr:)

E, para terminar, o Grosjean. Não se admite num piloto da elite mundial uma sucessão tão grande de erros que custam pontos a ele, custam pontos à equipa, custam pontos aos adversários e até já chegaram a por a integridade física destes em risco (e por falar em integridade física em risco - e desta vez sem estar relacionado com o Grosjean - o Alonso hoje tem que agradecer a todos os santos por não ter sido atingido por ninguém quando fez o peão, o carro dele ficou mesmo na linha de fogo e por milagre não se passou mais nada). Mas, voltando a Grosjean, penso que só não foi encostado pela equipa pela rapidez que mostra quando não está em modo kamikaze e pela bandeira que tem junto ao nome. O homem é rápido mas a quantidade de erros que tem cometido roça o inadmissível. Está a precisar de umas férias para por as ideias no sítio, já que pelos vistos a férias em Monza não chegaram.

E agora, venha a Coreia!

Última edição:
76239_485082411525034_2058658280_n.jpg

Hoje não vi a corrida, mas quando me levantei, lá para as 9h fui directo para a televisão.

Estavam no pódio... Assim que vi alguém de vermelho em 2º pensei: "O Alonso lá se safou, é bem!" :sh):sh):sh)

Cumprimentos

[:)][:)]

Nos dias de hoje ver o Massa a lutar pelos primeiros lugares é algo anormal. Mas para bem dele e da Ferrari que comece a subir de forma e a lutar pelos primeiros lugares todas as corridas.

Quanto ao Alonso já esteve mais perto, continua na frente mas um mau resultado pode acabar com uma época.

Voltar
Superior