F1 - 2012

Até ouvi aqui os japoneses!
Esperava mais do Raikkonen a seguir àquela manobra com o Hamilton. O Schumacher também não encontrou sitio para passar o Ricciardo.
Grande resultado do Massa e do Kobayashi. apr:)

400948_161095467365284_1051348144_n.jpg

Apesar de um GP "relativamente" morno valeu a pena ter acordado cedo[:cool:].

Vitória incontestável do Vettel (que neste momento, atendendo à aparente subida de forma da Red Bull, parece ser o principal candidato ao título), que fez uma corrida calma e certinha.

Excelente (para ele e histórico recente) 2º lugar para o Massa. Corrida certinha, com duas "ultrapassagens" de uma assentada nas boxes e depois o pódio ao fim de (creio eu) 36 corridas. Pelo sorriso dele no fim, por entre perguntas dos jornalistas, acho que ele é bem capaz de já ter sido avisado que fica mais um ano na Scuderia. A seguir com atenção.

Fantástico Kobayshi!!!!! Mais do que merecido!!! Tem tido os seus azares e tem "sofrido" na comparação com o Perez, que na maioria dos gp's tem estado mais eficaz. Corrida eficaz, sempre com pressão (a menor ou maior distância) do Button mas a chegar a um pódio histórico. Para ele e para os japoneses. Agora deixa cá ver se isso o mantém na Sauber ou não. E esta esteve impecável, imiscuindo-se ali entre os big boys (a Mercedes que se cuide que já só são 20 pontos de diferença e o nível actual de andamento parece favorecer claramente os suíços).

O Button lá fez uma corrida sólida, metendo mais uns pontos no saco. Aquela da caixa de velocidades poderá ser (segundo disse o Whitmarsh à Sky) devido a detritos que terão bloqueado a entrada de ar para os travões traseiros (lado direito). Isso fez com que aquela zona aquecesse demasiado e alguns sensores "fritaram", pelo que a caixa passou a ser "non-seamless". Daí as queixas do Button. Mas depois lá com tweaks de software (indicados pelos engenheiros ao Button), a coisa estabilizou. Mas o problema manteve-se até ao fim, ao ponto do Whitmarsh "brincar" dizendo que no final até estranharam ele não se ter voltado a queixar[:D].

Daí para baixo, assinalo o Hamilton que fez uma corrida quase anónima (salvou os móveis por assim dizer), o Kimi (anónimo não fosse o incidente na partida e aquela manobra em conjunto com o Hamilton que mostrou uma rapidez de reacção notável do finlandês. Já para não falar da sua noção de "espaço", facto que o Ant se fartou de enaltecer na Sky). Mas lá marcou mais pontos! Ainda assim parece-me que a Lotus está a perder gás.

Boa corrida do Hulk e até do Maldonado, que não tendo um carro muito rápido, andou "sossegadinho" e voltou a pontuar. De assinalar a boa recuperação do Webber. Para trás dele boa recuperação também para o Schumi, que mostrou que velhos são os trapos mas com aquele Mercedes não dá para muito mais.

Já a rapaziada que hoje esteve menos bem é alguma. Começando pelo Alonso. Ali não lhe dou a culpa de caras mas ele também não devia estar à espera que o Kimi "desaparecesse". E este ainda foi bem à relva mas ao 2º apertão tocaram-se e lá se foi o pneu do asturiano. Claro que no fim se queixou do finlandês mas pronto. Compreendo o azedume pois ele sabe que hoje ficou a jeito do Vettel e em rapidez e eficácia pura o Red Bull é superior ao Ferrari. E o trend parece favorecer ainda mais os austríacos neste final de temporada. E com a Ferrari a ter problemas de desenvolvimento (túnel de vento em Maranello com problemas e a usar o da Toyota), agora vai ser preciso mais do que talento e sorte para safar o Alonso. E ele (e a equipa) sabem disso. Não está fácil para aquelas bandas (e achava eu que este título estava no saco deles).

O Perez não esteve mal. Antes pelo contrário. Parecia muito confortável e era bem capaz de se chegar aos que lutaram ali pelo 2, 3 e 4º lugares finais. Passou o Hamilton no "braço" mas depois já não correu tão bem perante a defesa do inglês, que se meteu bem no meio da pista e terá travado um pouco mais cedo. Não passou de um acidente de corrida e a luta teve a sua graça por ser entre quem sai da McLaren e quem o vai substituir.

Para terminar, claro que falo do Grosjean. O figurão da corrida. Já vai com 7 (!!!) incidentes / acidentes na partida de GP's este ano! Vem de um race ban e fez aquilo. Enfim, uma coisa é azar. Outra coisa é meter-se sempre nestas coisas. Ali o tipo "cegou" e só ligou ao Perez por fora e quando se fez à curva o Webber estava ali mesmo à frente. Segundo os tipos da Sky o Webber parece mais lento do que o normal ali, naquele momento, no entanto parecia também a um ritmo semelhante aos carros que iam à sua frente. Enfim, mais uma corrida estragada para o francês, mais uma corrida de terceiros que ele estragou, mais uma penalização, mais pontos que ele e a equipa perderam, mais despesa e um paddock que começa a falar bem alto contra ele, entre críticas sérias e a mais perfeita chacota. A rever por parte dele e da Lotus, pois este rol de erros já passa os limites do razoável.

Venha o GP da Coreia!!!!apr:)

Última edição:
Flyingsauce os teus comentários resumo de corrida são impecáveisapr:)[;)]

Só tenho um comentário adicional, vou ser mais duro c/o Grosjean... tem de avaliar (ou ser avaliado) a sua participação na F1 pois já não é coincidência ou azar.

Flyingsauce os teus comentários resumo de corrida são impecáveisapr:)[;)]

Só tenho um comentário adicional, vou ser mais duro c/o Grosjean... tem de avaliar (ou ser avaliado) a sua participação na F1 pois já não é coincidência ou azar.
Obrigado Dias. Apesar do "exagero" da tua análise, agradeço[;)]. Há aqui users que fazem excelentes reviews e, mais tarde ou mais cedo, aparecem por aqui[:D].

A questão do Grosjean é capaz de dar que falar. E só não dará mais porque ele atingiu o Webber. Se tem sido um piloto assim mais "mediático", a coisa devia estar mais complicada para o francês. Ainda assim estou para ver se vai haver comentário ou castigo público por parte da FIA.

No final da corrida, na Sky, o Herbert chegou mesmo a defender que a Lotus devia despedi-lo, com base na quantidade de erros e pontos que perdeu. Já o Brundle não foi tão radical mas também disse que não sabia o que se poderia fazer para ele não cometer estes erros em que parece que não tem noção do espaço e do movimento dos outros carros à sua volta.

Já o Withmarsh, quando instado a comentar, riu-se e disse "...desta vez nós não temos do que nos queixar relativamente ao Grosjean...", ou seja, parece que alguns já acham que não ter um dos seus carros atingidos pelo francês é algo de que que se podem gabar![:D]

E eu que há duas corridas dava o Alonso como campeão. :sh)

Como tudo muda em pouco tempo, ainda bem.
Tu e eu (mesmo não estando a torcer por ele)! Os outros iam fazendo cag*das ou tendo problemas e o gajo sempre a amealhar pontos. Não tendo o carro mais rápido, tinha o mais fiável. Depois juntando à sorte o seu enorme talento e eis que estava no topo.

É o tal "bag of magic dust" que a rapaziada da Sky fala. Eles hoje diziam, em jeito de brincadeira, que o Vettel deve ter "roubado" o "Alonso's bag of magic dust"[:D][:D].

Mas o Alonso também o disse (no tweeter e no final) que ainda há várias corridas e que se hoje foi com ele, na próximo pode ser com o Vettel. Aliás, este, no final, também o referiu. E olhando à forma como as corridas e o campeonato têm tido tantas nuances, acho que vamos estar aqui agarrados às televisões (e computadores[:D]) até à última corrida. E que bom que vai ser!!

Voltar
Superior