Para mim talvez a melhor corrida do ano (a par com a de Valência)!!
Começando pelo Kimi, fez uma corrida quase perfeita. Partiu bem e teve sempre um bom ritmo. Após os safety car teve sempre um ritmo alto, ritmo esse que terá sido vital para construir uma diferença que o Alonso não anulou na totalidade. O Kimi pilotou de forma limpa e rápida como bem se lhe conhece. Depois deu-nos verdadeiras "pérolas" com aqueles diálogos com o seu engenheiro[

]. Típico dele ainda que...pronto...ok...não é assim lá muito abonatório do seu nível de profissionalismo. Mas este é muito alto pois ele faz (muito) bem o seu trabalho e hoje isso viu-se. Fico contente com esta vitória pois tem sido o piloto que eu tenho apoiado desde o início desta temporada. Hoje deve haver festa da grande lá pelas bandas da Lotus[

]. Agora como vai ser a cena do álcool para o Kimi, pois não sei[

].
Atrás dele o Alonso fez uma corrida segura, sem erros e sempre com um ritmo elevado. Não tendo o carro mais rápido, ele e o seu talento natural e race kraft, fazem do Ferrari um monolugar bastante competitivo. Quiçá mais umas voltas e ele podia chegar mais alto.
O Vettel fez uma excelente corrida mas já se sabia que ele o poderia fazer pois é rápido, tem um excelente monolugar (que só peca pela velocidade de ponta ainda que hoje o setup do mesmo estivesse virado para uma maior velocidade de ponta) e muitos dos pilotos da 2ª metade do pelotão não iriam dificultar a sua passagem. Mas não nos podemos esquecer que os dois safety car tiveram muita importância no resultado pois permitiu-lhe parar sem perder tanto tempo (aquando da mudança da asa da frente) e sem perder tantas posições (aquando da sua segunda paragem). No final, como estava com pneus mais "frescos", esse factor ainda lhe deu melhores armas para o resultado final. Nada está ganho mas acho que tem o título bem encaminhado.
O Button voltou a fazer uma boa corrida mas no final não tinha pneus para o Vettel. Acho que, mais uma vez, o melhor monolugar nesta prova era o dos rapazes de Woking mas, também mais uma vez, não aproveitaram a oportunidade. A falta de fiabilidade começa a ser muito preocupante e hoje o Ham voltou a parar quando estava na frente de uma corrida que dominava a seu belo-prazer. A ver vamos se ainda ganham este ano pois a luta pelo segundo lugar nos construtores está encarniçada (contra a Ferrari).
Um destaque especial ao Pastor. Deu-nos bons momentos e até se "engalfinhou" com mais um concorrente, desta feita o Webber, ainda que sem culpa (manobra muito optimista do australiano). Ainda pareceu que se estava a afundar no final do primeiro stint mas depois lá recuperou ritmo e deu um belo resultado à Williams, pois não tinha Kers desde o primeiro safety car. Ainda na Williams tenho de destacar o Bruno, pois partia de um distante 15º, foi tocado na primeira curva, envolveu-se com o Vettel e ainda conseguiu chegar a 8º, provando que o Williams estava bom nesta pista.
Boa prova do Kamui, que mesmo com um Kers manhoso e problemas de caixa, conseguiu um resultado aceitável. Pena que deve ter sido uma das últimas vezes que o vimos na F1.
Agora os destaques negativos, que foram alguns. Começando pelo Webber, que partiu mal, menosprezou a posição do Pastor (acabou com o seu pião) e ainda entrou na pista assim meio "à doida" aquando daquela luta, roda com roda, com o Massa. Depois para colocar a cereja no topo do bolo, naquela confusão de vários carros, terá calculado mal o espaço para o Grosjean e acabou ali a corrida. O mesmo para o Massa, que andou sempre no final do top ten e sem grandes argumentos. Depois naquela luta com o Webber parece ter-se assustado com a entrada (no limite é certo) deste na pista e fez um pião, quando o seu principal objectivo deveria ser tentar que o Vettel perdesse tempo atrás de si, pois tinha um carro mais rápido em velocidade de ponta.
Nos menos bem também falo do Perez, que ou por azar ou por desconcentração após a sua assinatura com a McLaren, tem acumulado erros que não lhe eram muito comuns. A Mercedes também sai mal desta prova. Ok que foi vítima de problemas alheios mas lá está, partem mais para trás e aí muita coisa pode acontecer. E tem acontecido, infelizmente para os lados deles.
Agora, após a prova, o meu destaque vai para dois pontos. Espero que tenhamos campeonato até à última prova!
Por outro lado faço votos que o Félix da Costa tenha um excelente rookie test (esta semana no Yas Marina) com a Red Bull e que isso seja mais um passo para ele levar o seu imenso talento à Fórmula 1 dentro em breve.