F1 - 2012

Bem que corrida fantástica. Os 3 primeiros estiverem magistrais.

Tb foi uma corrida em que se viu os miseráveis que são os 2.ºs pilotos, principalmente o Webber e o Massa. O primeiro mete-se com o Maldonado e ainda cima faz este ficar bem na fotografia. O Massa qdo era fundamental manter-se à frente do Webber e principalmente do Vettel faz um pião. Enfim uns falhados do pior.

Quanto ao segundo incidente, por mim, não penalizava ng. Incidente de corrida.

Agora para o final do campeonado vai ser extremamente complicado para o Alonso, dado que, ao mesmo nivel do RB só mesmo o McL.

Apenas mais uma palavra para a McL. Já ando desde o inicio do ano a dizer que o Sam Michael é uma nódoa e quanto ele se mantiver lá não vão longe. Este ano tiveram o melhor monolugar na maioria das corridas, e veja-se os lugares em que os respectivos pilotos estao...

Algumas comunicações rádio da equipa Lotus:

Lotus F1 Team : "Remember to keep working all four tyres."
Kimi: "Yes, yes, yes, yes, I'm doing all of that, stop telling me!"
...................
Lotus F1 Team : "Okay, Kimi, the next car behind you is Alonso. Five seconds behind you. I'll keep you updated on the gap."
Kimi : "Leave me alone!" I know what I'm doing!"

Até hoje, a última vitória da Lotus na F1 era deste:

533617_221315551333004_3385932_n.jpg

Corrida fantástica hoje. Houve alguns momentos de cortar a respiração.

Para mim o melhor mundial de sempre (embora apenas F1 de forma séria desde há 9 anos).

Cumprimentos

O Alonso fez uma corrida normal [;)] Sem problemas, sem nada para o incomodar...... logo para mim a fazer apenas o seu dever. [;)]
......bem vamos lá fazer as contas, o Alonso no primeiro treino livre fica em 4º lugar a 1.081 do 1º, no segundo treino livre fica no 7º lugar a 0.836 do 1º lugar, no terceiro treino livre fica em 8º lugar a 1.003 do 1º e por último na qualificação fica em 7º lugar a 0.952 do 1º ,lugar esse em que fica com 2 Red Bull, 2 McLaren, 1 Lotus e 1 Williams há sua frente, sendo o único que na última saída para a pista não consegue melhorar o seu tempo!!!
Na corrida, faz um bom arranque ( de 6º lugar com a penalidade do Vettel), passa para 5º lugar com a ultrapassagem ao Button, faz a melhor ultrapassagem da corrida (ao Webber) passando para 4 º lugar, faz o mesmo ao Maldonado e instala-se no 3º lugar. ( sem desistências à sua frente, sem recuperações na box). Com a desistências do Hamilton( o rapaz deve estar tão farto da McLaren!!?!) passa para um 2º lugar seguro, em que o única vez que esteve "apertado" foi quando recomeçou a corrida (um dos grandes defeitos da Ferrari - teve alguma dificuldade em aquecer os pneus) e o Webber o pressionou durante 3 a 4 voltas. No final acabou em cima do vencedor da corrida, a fazer consecutivamente a volta mais rápida, (sinceramente pareceu-me que o Kimi tinha tudo controlado!)..........ou seja fez apenas o seu dever!!!......eu chamo a "esse" dever, mais uma grande CORRIDA NO BRAÇO DO ALONSO!!!....em que o Ferrari não faz a diferença.
P.S. claro que isso não apaga a grande corrida do Kimi (adoro este gajo não-politicamente-correcto-venha-uma-garrafa-de-Vodka
[:p]), do Vettel (com estrelinha de Campeão) e não esquecer do Hamilton, que sem o problema, era o vencedor da corrida.

Corrida muito boa hoje, sem dúvida.
Dois grandes Campeões, Alonso e Vettel a darem o litro. Agora a corrida correu muuuuuito bem para o Vettel com as duas entradas do Safety Car.
Agora de qualquer maneira, começar do Paddock e acabar no Pódio, é de Campeão! apr:)
Lewis, uma vez mais, não chegou ao fim. Tá mesmo da hora para ele mudar de ares, para ver se arranja um carro que chegue à meta [:D]

Agora sinceramente, se fosse eu a mandar, dava dois títulos de Campeão nesta temporada, um ao Alonso e outro ao Vettel! Fantástico os dois! apr:)

Para mim a melhor corrida da temporada.
Esta corrida teve, para mim, vários pontos distintos em cada equipa

Ponto 1: Equipa McLaren
O Jenson fez uma corrida consistente, começando de 5º lugar (com a descida do Vettel), aproximando-se para terceiro. Teve uma corrida sólida, num ritmo de corrida bom, começando a fragilizar-se no final, dando por concluída a ultrapassagem do Vettel. Para mim, um sério candidato ao título, não tivesse ele aqueles GP mais apagados.
O Lewis teve azar, mais uma vez. Quando a caixa de velocidades já o tinha atraiçoado uma vez, desta foram os problemas eléctricos que o deixaram mal, quando provavelmente seria o vencedor deste GP, merecido com certeza. Tremeu nas 3 primeiras voltas, tendo até aquela saída de pista na curva de saída na 1ª recta do DRS, que serviu para o Kimi se aproximar, quase para o ultrapassar.

Ponto 2: Equipa RedBull
Depois de uma qualificação bastante bem conseguida por parte do Webber, a corrida foi para esquecer! Uma corrida bastante apagada, com um início para esquecer, onde foi logo ultrapassado pelo Kimi. O Kers atraiçoou-o outra vez, e no final uma mistura explosiva do Grosjean e do Perez, que levou ao abandono prematuro da corrida.
O Vettel foi o ponto alto da corrida. Partindo do pit lane, depois de um erro fulcral da equipa devido à gasolina presente no depósito, Vettel não os deixou ficar mal. Teve também uma estrelinha no céu a cuidar dele, pois os dois SC foram importantes para a sua posição final. No início, teve tudo contra ele, com a asa dianteira partida, a ida à boxe na volta 13 devido ao break-test feito pelo Ricciardo, enfim! Recuperou duas vezes desde o último lugar. Para mim, o verdadeiro candidato ao título deste ano.

Ponto 3: Equipa Lotus-Renault
Passados 25 anos, desde Ayrton Senna, conseguiram o 1º lugar no pódio. Há muito tempo vinha a ser comentado a excelente forma de Kimi Raikkonen, com pódios e resultados bastante positivos, revelando-se o 3º lugar no campeonato. Faltava um bocadinho "assim" para a vitória. Bem, hoje foi o dia! Excelente condução do finlandês, com a equipa a "melgar-lhe" o juízo e ele com uma pressão enorme sobre o ombros, pois já não subia ao pódio desde Spa 2009. Talvez se houvesse mais 5 voltas, o Alonso o ultrapassasse, ou não.. nunca saberemos.
O Grosjean teve uma corrida normal (coisa esquisita nos tempos de hoje), tendo o infortúnio do acidente, que ao início até pensei ser culpa dele.

Ponto 4: Equipa Ferrari
O Alonso mantém o ritmo. Boa prova do espanhol, dando na parte final trabalho ao Kimi. Subiu 4 lugares na grid, o que foi positivo.
O Massa teve um pouco de azar, fazendo uns drifts jeitosos. Mais uma vez, pairou no ar se o Massa estará apto para mais um ano de F1.

Ponto 5: Williams Renault
Para mim, a equipa que mais se destacou. Excelente posição dos pilotos da Williams, com Maldonado a fazer uma corrida limpa, segura e consistente, acabando num merecido 5º lugar.
O Bruno Senna também fez uma corrida bastante produtiva, ascendendo a um pontuável 8º lugar, que a maioria das pessoas não esperava.

Ponto 6: Force India
A Force India teve um fim-de-semana para esquecer. O abandono do Hulkenberg logo na 1ª curva, e a posição final do Di Resta fizeram-me pensar: "Mas quem é esta equipa?"

Ponto 7: Sauber Ferrari e Mercedes AMG Petronas
A Sauber manteve-se discreta, sendo de assinalar os erros de Perez na ultima parte da corrida, custando-lhe a merecida Stop penalty de 10seg na linha da boxe. Boa recuperação do Kobayashi, para um merecido 6º lugar.
A Mercedes teve um GP apagado, não pontuando. O Rosberg teve o infortúnio do acidente com o Karthikeyan, que poderia ter corrido muito pior para ambos os lados. O Schumacher teve uma corrida bastante apagada, permanecendo nos lugares não pontuáveis.

No final deste GP, vemos todos os campeões mundiais presentes com uma vitória, exceptuando Schumacher. Será que se vai revelar em Austin? Espero que sim.
Uma coisa que gostaria de ver também é o campeonato decidido na última curva do campeonato, ou seja um revés do que aconteceu em Interlagos, em 2008.

Última edição:
Para mim talvez a melhor corrida do ano (a par com a de Valência)!!

Começando pelo Kimi, fez uma corrida quase perfeita. Partiu bem e teve sempre um bom ritmo. Após os safety car teve sempre um ritmo alto, ritmo esse que terá sido vital para construir uma diferença que o Alonso não anulou na totalidade. O Kimi pilotou de forma limpa e rápida como bem se lhe conhece. Depois deu-nos verdadeiras "pérolas" com aqueles diálogos com o seu engenheiro[:D]. Típico dele ainda que...pronto...ok...não é assim lá muito abonatório do seu nível de profissionalismo. Mas este é muito alto pois ele faz (muito) bem o seu trabalho e hoje isso viu-se. Fico contente com esta vitória pois tem sido o piloto que eu tenho apoiado desde o início desta temporada. Hoje deve haver festa da grande lá pelas bandas da Lotus[:cool:]. Agora como vai ser a cena do álcool para o Kimi, pois não sei[:D].

Atrás dele o Alonso fez uma corrida segura, sem erros e sempre com um ritmo elevado. Não tendo o carro mais rápido, ele e o seu talento natural e race kraft, fazem do Ferrari um monolugar bastante competitivo. Quiçá mais umas voltas e ele podia chegar mais alto.

O Vettel fez uma excelente corrida mas já se sabia que ele o poderia fazer pois é rápido, tem um excelente monolugar (que só peca pela velocidade de ponta ainda que hoje o setup do mesmo estivesse virado para uma maior velocidade de ponta) e muitos dos pilotos da 2ª metade do pelotão não iriam dificultar a sua passagem. Mas não nos podemos esquecer que os dois safety car tiveram muita importância no resultado pois permitiu-lhe parar sem perder tanto tempo (aquando da mudança da asa da frente) e sem perder tantas posições (aquando da sua segunda paragem). No final, como estava com pneus mais "frescos", esse factor ainda lhe deu melhores armas para o resultado final. Nada está ganho mas acho que tem o título bem encaminhado.

O Button voltou a fazer uma boa corrida mas no final não tinha pneus para o Vettel. Acho que, mais uma vez, o melhor monolugar nesta prova era o dos rapazes de Woking mas, também mais uma vez, não aproveitaram a oportunidade. A falta de fiabilidade começa a ser muito preocupante e hoje o Ham voltou a parar quando estava na frente de uma corrida que dominava a seu belo-prazer. A ver vamos se ainda ganham este ano pois a luta pelo segundo lugar nos construtores está encarniçada (contra a Ferrari).

Um destaque especial ao Pastor. Deu-nos bons momentos e até se "engalfinhou" com mais um concorrente, desta feita o Webber, ainda que sem culpa (manobra muito optimista do australiano). Ainda pareceu que se estava a afundar no final do primeiro stint mas depois lá recuperou ritmo e deu um belo resultado à Williams, pois não tinha Kers desde o primeiro safety car. Ainda na Williams tenho de destacar o Bruno, pois partia de um distante 15º, foi tocado na primeira curva, envolveu-se com o Vettel e ainda conseguiu chegar a 8º, provando que o Williams estava bom nesta pista.

Boa prova do Kamui, que mesmo com um Kers manhoso e problemas de caixa, conseguiu um resultado aceitável. Pena que deve ter sido uma das últimas vezes que o vimos na F1.

Agora os destaques negativos, que foram alguns. Começando pelo Webber, que partiu mal, menosprezou a posição do Pastor (acabou com o seu pião) e ainda entrou na pista assim meio "à doida" aquando daquela luta, roda com roda, com o Massa. Depois para colocar a cereja no topo do bolo, naquela confusão de vários carros, terá calculado mal o espaço para o Grosjean e acabou ali a corrida. O mesmo para o Massa, que andou sempre no final do top ten e sem grandes argumentos. Depois naquela luta com o Webber parece ter-se assustado com a entrada (no limite é certo) deste na pista e fez um pião, quando o seu principal objectivo deveria ser tentar que o Vettel perdesse tempo atrás de si, pois tinha um carro mais rápido em velocidade de ponta.

Nos menos bem também falo do Perez, que ou por azar ou por desconcentração após a sua assinatura com a McLaren, tem acumulado erros que não lhe eram muito comuns. A Mercedes também sai mal desta prova. Ok que foi vítima de problemas alheios mas lá está, partem mais para trás e aí muita coisa pode acontecer. E tem acontecido, infelizmente para os lados deles.

Agora, após a prova, o meu destaque vai para dois pontos. Espero que tenhamos campeonato até à última prova!

Por outro lado faço votos que o Félix da Costa tenha um excelente rookie test (esta semana no Yas Marina) com a Red Bull e que isso seja mais um passo para ele levar o seu imenso talento à Fórmula 1 dentro em breve.

Algo me diz que o Alonso vai ser campeão, está com muita sorte, tem "muitos ventos" a favor e em Interlagos com aquela gente tão aferroada a pela Ferrari a ajudar ele vai dar o golpe.

Mas por mim que ganhe qualquer um menos ele, não escondo que fico contente se não ganhar.

Voltar
Superior