F1 - 2016

Está bem, a Mclaren é uma equipa rasca sem passado nem futuro e a Honda vai-se dedicar a carrinhos de relva. Haja pacência para tanta sapiência.

Está bem, a Mclaren é uma equipa rasca sem passado nem futuro e a Honda vai-se dedicar a carrinhos de relva. Haja pacência para tanta sapiência.

É sempre melhor a ironia que a argumentação...sobretudo mais fácil....mas mesmo assim ganhas um apr:)

F1 - 2016

Nao percebo onde está a duvida.

Há 4 ou 5 equipas que sao sempre candidatas a vencer, a McLaren é a que está mais fraca. Porque carga de agua é que é a favorita? Lol

Enfim..

A serio o Alonso continua com esta?

Eu acho que mais que convencer alguém ele quer é ver se consegue convencer a quem ele vê frente ao espelho...

"After Mercedes, someone has to lead the sport, and if you look at all the other teams and manufacturers, I don't think anyone is in a better position than McLaren-Honda for the future."

A mim custa-me ver a Mclaren no estado em que está, a nível desportivo não está nada competitiva e depois a nível de pilotos não são aqueles que eu gostaria de ver lá (ok, aqui é opinião pessoal).
Não sei quando é esse futuro de que o Alonso fala, mas se eles não derem o salto já para 2017 com algumas mudanças nos regulamentos que estão previstas, só quando esse ciclo acabar, o que vai demorar mais alguns anos.

A mim custa-me ver a Mclaren no estado em que está, a nível desportivo não está nada competitiva e depois a nível de pilotos não são aqueles que eu gostaria de ver lá (ok, aqui é opinião pessoal).
Não sei quando é esse futuro de que o Alonso fala, mas se eles não derem o salto já para 2017 com algumas mudanças nos regulamentos que estão previstas, só quando esse ciclo acabar, o que vai demorar mais alguns anos.

Não morro de amores pelo Alonso...mas tendo em conta a experiência dos dois pilotos...não vejo que outros poderiam fazer melhor trabalho para evoluir a "coisa"....o que me parece é um canto do cisne com pouca gloria para dois pilotos com talento.

Sim...2017 terá de ser o tudo ou nada...porque este ano...foi mais um em branco. Quem sabe (a esperança é a ultima a morrer) já estão a trabalhar para 2017...mas os problemas da Mclaren não são (apenas) a nível aerodinamico e essas são as principais alterações para o próximo ano.

A Mclaren não é uma equipa "rasca" nunca disse isso nem nunca diria...mas a Williams tb não é e teve a sua LONGA travessia pelo deserto...até agora...onde está melhor mas nada do que era antes. A Mclaren é uma equipa com apoio oficial da Honda...certo...mas de que serve?

A Force India não deverá ser uma prioridade para a Mercedes (haverá mais interesse na Williams) e está a fazer uma grande época com uma parte do orçamento da Mclaren.

Naaaoooooo. Ser gabarolas é que está a dar!

Não ves no euro? os gabarolas arrumam logo todos... Portugal safou-se por uma unha negra! E parece que já aprenderam a lição.

Naaaoooooo. Ser gabarolas é que está a dar!

Não ves no euro? os gabarolas arrumam logo todos... Portugal safou-se por uma unha negra! E parece que já aprenderam a lição.
Tem a ver com a cultura...generalizando claro está...o japonês é humilde...e não tem essa atitude de eu sou o rei do Mundo como o Ron...

Viste eles a perder as 24 horas de Le Mans com as camaras no focinho e nem sequer demonstrar que estavam chateados?

Fosse um italiano tinhas que colocar "piiis" mesmo que a imagem não tivesse som ambiente :D

Isso não e bem verdade Semilha o Arai fartou-se de fazer promessas o ano passado, até pódios no final da temporada vislumbrava... O Hasegawa por oposição já se sabia que teria de adoptar uma postura muito mais comedida e realista.

Pois...por isso o Arai já não está. Não, não é apenas por prometer e não cumprir mas sobretudo (acredito eu) que se ele disse isso e os resultados não chegaram isso não iria cair no esquecimento...e teria consequências.

O problema é esse, parece que a Mclaren quer pressionar a Honda a cumprir para, se não o fizer, usar a Honda como único culpado do fracasso.

Teria muita curiosidade em saber que tão eficiente é a aerodinamica da Mclaren...e tendo em conta os circuitos onde a RB foi forte (mesmo sabendo que o Re...logio não é de grandes potências) arrisco a dizer que a aerodinâmica da Mclaren tb não será perfeita mas obviamente que fica tudo para segundo plano tendo em conta os problemas da Honda.

Daquilo que tenho ideia o chassi da Mclaren é na pior das hipóteses o terceiro melhor a par do Ferrari. O melhor é claramente o RB e o Mercedes talvez em segunda, mas nem sei... desconfio que aquele motor aguenta a carga aerodinâmica que eles bem desejarem...

Agora, o motor Renault, principalmente desde a sua evolução em Barcelona, chega a ser bem melhor que o Honda! O Honda com o TC no meio do V veio a provar ser uma fórmula péssima que só com um redesenho completo conseguirão tentar fazer frente aos restantes construtores.

Cumprimentos

Daquilo que tenho ideia o chassi da Mclaren é na pior das hipóteses o terceiro melhor a par do Ferrari. O melhor é claramente o RB e o Mercedes talvez em segunda, mas nem sei... desconfio que aquele motor aguenta a carga aerodinâmica que eles bem desejarem...

Agora, o motor Renault, principalmente desde a sua evolução em Barcelona, chega a ser bem melhor que o Honda! O Honda com o TC no meio do V veio a provar ser uma fórmula péssima que só com um redesenho completo conseguirão tentar fazer frente aos restantes construtores.

Cumprimentos

Já há uns tempos falou-se aqui nesse assunto e continuo a não perceber onde vais buscar essa ideia da qualidade do chassis da McLaren a não ser à tua própria paixão pela McLaren.
Não há quaisquer provas que o chassis da Mclaren permite fechar o gap de potência nos circuitos de maior carga aerodinâmica, em relação aos de menor carga. A diferença nos circuitos em que o motor é menos importante é realmente menor, mas isso não poderá ser simplesmente porque há menos espaço para acelerar?
Se o chassis da McLaren é o 3º melhor porque é que foi o Perez a chegar ao pódio do Mónaco e não o Alonso? E a Toro Rosso, que anda com um Ferrari do ano passado e anda quase sempre nos pontos? E a Haas, que marcou pontos logo na primeira corrida da época num circuito de aerodinâmica?
Eu não digo que o chassis da McLaren não possa ser o 3º, 2º, ou mesmo o melhor!!! O problema é que tu nãos provas nenhumas para insistir tanto no "macaco" [;)]

É verdade não tenho provas, é tudo uma conjetura com base em informações mais ou menos fidedignas que recolho de várias fontes... aquilo em que mais me baseio é mesmo nas informações de potência dos motores. Aparentemente o Honda tem um défice de cerca de 100cv para o Mercedes.

Já passou por aqui?

Descoberto o «truque» da Mercedes na F1

http://www.autoportal.iol.pt/desporto/formula-1/descoberto-o-truque-da-mercedes-na-f1/

• Pirelli mandates tire's start pressures higher than ever, because teams are able to reduce it when driving
  • The smaller the pressure, the bigger the contact between tire and road -> more grip and more durability
  • Mercedes take a tire test bench to each race to test the stiffness of the tires
  • One PSI less equals one tenth of a second less per lap
  • Mercedes has the best solution and their advantage is grows with higher starting pressures and air temperature
  • the boosting process (heating of the tire in the blankets) is regulated (e.g. at Baku they could heat the tires for 2 hours at 80°C and 1 hour at 110 °C maximum)
  • Teams control pressure using the rim; normally brake disc temperature goes into the rim and this heats the tire: The hotter the tire the bigger the pressure
  • Mercedes heats the wheel carriers, the axles, the brakes to 200°C; after reaching the grid they take of the tires and cover everything with a special carbon construction and apply heated air to the brake cooling
  • Ferrari and Red Bull are still very far away from that approach (with Red Bull being better)
  • When the tires are fitted often the pressure grows by one psi; when pirelli is then measuring the pressure teams are allowed to deflate them.
  • When the Mercedes is moving the temperature rapidly falls by about 100 °C (about 1 PSI)
  • pressure does not grow when driving at the limit (more degrading, less rubber, less movement -> less heat); this applies to all teams, but with that trick a team is starting lower
  • Mercedes is not scared about rule changes; maybe they already have something else up their sleeves. Force India would be happy: all the tricks cost a fortune.

Yes, they also heat the uprights assembly, and when they bolt on the wheels this heat radiates into the tyre and increase the pressure. This is the time when the FIA arrives to check the mandated pressures, and the Mercedes guys are allowed to reduce the pressure right to the limit. Minutes into the race, the upright has cooled, the rim has cooled, the air inside the tyre has cooled a bit, and so the pressure has dropped a little (1 PSI approx according to OP) and that's enough to gain a substantial advantage.
    Thinking about it, there is no rocket science involved here. The hardest part seems to be about timing the heating and bolting the wheels on at the right time so the max temperature inside the tyre is reached when the FIA comes to measure the pressure.

Last edited:
Não acho que seja só esse o 'truque', a Mercedes não tem apenas 1/10s de vantagem sobre as outras equipas.

É mais um truque.

Poderá estar ligado aos problemas de travões que costumam ter.

Não ha truques! É engenharia e já passou por aqui um video que explicava o sistema de injecção deles. Esta sim, a verdadeira vantagem e inovação da Mercedes.

.. faz-me lembrar a lotus quando usava as bainhas de lado para o efeito solo mas nas box tapava a zona do motor para desviar atenções.

Back