F1 - 2018

Havia um senhor em tempos chamado Ayrton Senna que sacava demónios de um McLaren-Honda V10, batendo-se taco a taco com os mais pujantes Ferrari V12.

Mas isso foram outros tempos e outros casamentos...
O exagero de sempre. O endeusamento do Senna. Os motores Honda V10 dessa altura foram sempre superiores ao V12 da Ferrari. Já depois quando a Honda lançou o V12, a referência já eram os V10 da Renault.

Mas qual o sentido ? se calhar uns ajustes e para a proxima temporada poderiam ser ainda mais competitivos ... agora vao passar a conduzir um formula indy?

Nao é experiencia a mais para algo que parece solido e comprovado?? ou o dinheiro falou mais alto de alguma forma?

não eram os V10, era a suspensão, caixa e o controlo de tração

E o Mansell, esqueceste-te do Mansell! [:D]

Sobre a Renault eu nem vou falar dos turbos, e da sua contribuição nesta tecnologia, porque senão seria ir um pouco atrás, e estamos a falar de motores atmosféricos.
Caso não saibas quase a única forma de aumentar a potência em motores atmosféricos, é através do aumento das rotações.
A corrida pela potência na era atmosférica, era a corrida por RPM.
Como disse que dos turbos não ia falar, vou referir apenas outra contribuição da Renault nesta área:

Until the mid-1980s Formula One engines were limited to around 12,000 rpm due to the traditional metal valve springs used to close the valves. The speed required to operate the engine valves at a higher rpm called for ever stiffer springs, which increased the power loss to drive the camshaft and the valves to the point where the loss nearly offset the power gain through the increase in rpm. They were replaced by pneumatic valve springs introduced by Renault,

Assim à entrada da época de 1991, eram mais ou menos estes os níveis de potência:

Honda was still leading the 1991 Formula One season in Senna's McLaren with a 710 hp (529 kW) at 13,000 rpm 60° V12 RA121E, just ahead of the Renault RS3 powered Williams benefiting from 700 hp (520 kW) at 12,500 rpm. Ferrari was behind with its Tipo 037, a new 65° V12 giving 710 hp (529 kW) at 13,800 rpm

Apenas 10 CV separavam os 3 motores. Acontece que a Honda não evoluiu com mais intensidade o seu V12, porque ia-se retirar no ano seguinte, a Renault desenvolveu e bastante o seu V10. De 92 a 97 eram os motores mais poderosos.

Renault was the dominant engine supplier between 1991 and 1997, winning five world championships with Williams and Benetton.

Aliás foi um dos motivos da ida do Senna para a Williams. Tinham a suspensão ativa? Tinham controlo de tração? ABS? CVT?
Não, pois não?! Mas tudo isso foi testado e/ou utilizado pela Williams...
Em 96 a Ferrari lá chegou à conclusão que tinha motores potentes, os V12, mas pouco fiáveis e gastadores e pesados. Entrou nos V10 com uns anos de atraso.
Veio a era Mercedes. A Ferrari só voltou a ser referência em motores a partir do novo século.

Não partilho de algum pessimismo no casamento entre a Red Bull e a Honda. Se a Red Bull não pensasse que podem pelo menos manter o mesmo nivel de competitividade não mudavam. Ainda por cima depois desta decisão não podem esperar que este ano a Renault faça qualquer esforço extra para os manterem na crista, isto depois de já terem 2 GP's no papo.

Tendo em conta a fonte... estará feito...mas admito a surpresa confesso. Não porque o miúdo não tenha talento que tem mas porque se calhar acho algo cedo...por outro lado tenho curiosidade em saber como será a relação com o Vet...

Será um Hamilton / Alonso...na Mclaren...? Não me parece...mas que o Vet terá oposição lá isso terá...por outro lado a Ferrari irá poupar umas liras....

https://www.autosport.com/f1/news/136898/ferrari-ready-to-replace-raikkonen-with-leclerc

Sendo assim e tendo em conta a época do Bottas...o Ricky deverá ficar na RB....

Quando é o dia das petas lá nos UKs? Custa-me acreditar nisso... quero dizer... custa-me acreditar que tenham trabalhado assim tanto...porque resultados....

Por isso...e vão bem com esse chocolate! Devia ser um rebuçado daqueles que dão nos cafés!

Quando é o dia das petas lá nos UKs? Custa-me acreditar nisso... quero dizer... custa-me acreditar que tenham trabalhado assim tanto...porque resultados....

Por isso...e vão bem com esse chocolate! Devia ser um rebuçado daqueles que dão nos cafés!
Quando me mandaram isso até fui ver se não era notícia do Inimigo Público lá do sítio.

Segundo a TV espanhola, estão 10km de fila para aceder aos treinos livres! Algumas pessoas já estão a pedir devolução do dinheiro. Sinceramente acho pouco aceitável não estarem prevenidos para isto e terem previsto e evitado estas situações.

Uma questão... Para quem viu a FP1 e o acidente do Marcus Ericsson, questiono se não seria melhor as escapatórias serem em gravilha na parte final para abrandar o carro, pois mesmo em pião deu-me ideia que o carro não desacelerou quase nada naquela escapatória enormíssima e teve um impacto final algo forte.

Estilo sóbrio:

36121234_2124219324326051_5986679520038486016_n.jpg

A malta da Williams está mesmo mal...o Troll teve um ataque na FP2...e o russo...imitou o Button ao parar na pitbox errada...

Back