Factor Paixao?

A questão aqui nem é ser alfista ou bêémista ou seja lá o que for. A questão é que anda muita gente a comprar carro à espera de alguma afirmação pessoal ou aquisição de "status" no seu meio social e mete de lado as suas necessidades ou os seus gostos e vai pelo que os amigos pensam. Depois existem os outros, quando alguém compra algo diferente começam a disparatar...

Eu tenho orgulho no carro que conduzo, porque é um carro que gosto e com que me identifico. Sinto que foi uma boa compra porque vai de acordo com o que procuro (e procurava na altura da compra) para um automóvel para meu uso.

Se é um francês feito em itália ou se é um alemão feito no japão tanto me faz, o que me interessa é que quando me sento atrás do volante fico com um sorriso de orelha a orelha e não penso "porra, outra viagem...", é mais "ena, mais uma viagem...".

Seja ele híbrido, a pilhas, a gpl, a gasóleo, cada um compra o que quer (ou pode), o que gosta e o que vai de acordo com as suas necessidades.

O que os outros conduzem ou pensam do que conduzo tanto me faz. O que me interessa é chegar ao fim do dia satisfeito e não andar à procura de argumentos que possam justificar a minha compra.

Nem mais...apr:)

E tens toda a razão quanto a isso ! Aliás deixa-me dizer-te que não compreendo a atitude fanática em relação a uma marca seja ela qual for. Existem produtos maus em todas as marcas e todas as marcas, sem excepção, estão sujeitas a avarias por isso não compreendo a atitude de quase fanatismo religioso em relação a uma marca.
Pela primeira vez comprei um Alfa ( e sim já sabia da má fama da marca ) e até agora (também ainda só passaram 2 meses) estou mais que satisfeito com o carro. Também ponderei comprar um Scirocco em vez deste, mas apesar de ter achado o carro espectacular a primeira vez que o vi, com o passar do tempo deixei de lhe achar tanta graça. O Alfa ainda hoje fico com um sorriso quando olho para ele. Comprei o carro que mais mexia comigo em termos estéticos e de condução. Ou seja comprei o carro que queria e que me satisfaz, dentro das minhas possibilidades económicas claro, porque se fosse milionário teria provavelmente comprado um Aston Martin [:D].
Aos comentários seguintes ao teu eu não vou responder pois são exemplo do tal fanatismo que referi.

Aos outros peço desculpa pelo off topic, mas não resisti a um comentário feito por alguém apenas no seu 4º post feito neste forum.

O que estás a dizer da tua definição de paixão por uma marca é ser cego por essa marca ou modelo. Não podia estar mais em desacordo! Então um alfista não podia comprar outro carro caso esse custe o mesmo? Então e se ele achar que os alfas de hoje são meros portadores de emblemas???

Geralmente as pessoas não gostam de marcas, mas sim de filosofias, e talvez por isso a alfa tenha perdido tantos aficionados nos ultimos 20 anos.

Os maiores alfistas (e unicos!) que conheço tem alfas de 70 e 80 (e ainda mais antigos)... não são os que tem os actuais.

Muito sinceramente, hoje em dia, é bonito dizer-se que é alfista... mas 90% das pessoas que se dizem alfista fazem os verdadeiros alfistas dar voltas ao estomago! Estes 90% nem sabem o que raio estão a dizer... mas é giro... é chique!
A mesma coisa para quem diz que é alfista a partir do momento que tem um alfa... lol. Esses é que é de rir!

Diga-se, um verdadeiro alfista nunca dirá que é alfista. Os outros é que dirão que ele o é. Quando vejo alguém a defender uma marca com unhas e dentes (e por aqui há "alfistas" que defendem a alfa sem saber o que raio dizem), e dando logicas macabras para a defender... é mais um que não é aficionado de uma marca ou filosofia, é mais um produto fast food que hoje fala dessa marca, mas "amanhã" falará de outro!

Em conclusão, e usando a lógica do paragrafo anterior, e usando este forum como exemplo... há muito amante fast food por aí... Então de alfas é que é...

Nota: Neste forum há alguns alfistas. E diria que a minoria não tem, nem tiveram um alfa.

A questão aqui nem é ser alfista ou bêémista ou seja lá o que for. A questão é que anda muita gente a comprar carro à espera de alguma afirmação pessoal ou aquisição de "status" no seu meio social e mete de lado as suas necessidades ou os seus gostos e vai pelo que os amigos pensam. Depois existem os outros, quando alguém compra algo diferente começam a disparatar...

Eu tenho orgulho no carro que conduzo, porque é um carro que gosto e com que me identifico. Sinto que foi uma boa compra porque vai de acordo com o que procuro (e procurava na altura da compra) para um automóvel para meu uso.

Se é um francês feito em itália ou se é um alemão feito no japão tanto me faz, o que me interessa é que quando me sento atrás do volante fico com um sorriso de orelha a orelha e não penso "porra, outra viagem...", é mais "ena, mais uma viagem...".

Seja ele híbrido, a pilhas, a gpl, a gasóleo, cada um compra o que quer (ou pode), o que gosta e o que vai de acordo com as suas necessidades.

O que os outros conduzem ou pensam do que conduzo tanto me faz. O que me interessa é chegar ao fim do dia satisfeito e não andar à procura de argumentos que possam justificar a minha compra.

Está tudo dito em 3 posts.
Eu apr:)apr:)apr:)apr:)

Cumprimentos.

Negritos por Rui_Soad.

Até me sinto mal por me rotularem como "alfista vergonhoso".

Temos de dar a mão á palmatória ás vezes...

1º Sou alfista, lancista e fiatista.

Quantos carros dessas marcas ja tiveste se não é descrição ?

Aqui em casa:
Actualmente uma fiat brava de 1997. Antes desse um Fiat UNO. Que me recorde é isto. tenho 21 anos

2º Para mim alfa é uma marca de topo, quero com isto dizer que o que procuro num carro a alfa tem.

3º A alfa não é efectivamente uma marca de topo, os padrões germanicos de qualidade são mais elevados

Pegando nos dois ultimos ponto deduzo então que te contentas com qualidade QB...se pelo mesmo preço tens Alta qualidade.

Exactamente. A qualidade alfa para mim é suficiente. Dou preferencia ao design e ao "ser diferente".

4º Não disse que preferia alfa em todos os segmentos, prefiro alfa nos segmentos em que acho que a alfa está bem servido. Tal como outros alfistas, acho que a alfa está muito mal servida no segmento C e por isso NUNCA, mas NUNCA aconselho o 147 a ninguém. Por outro lado acho que a alfa esta muito bem servida no segmento D com o 159 e noutros (peço desculpa por nao saber o nome) com o Brera, Spider e tambem o MiTo (se alguem estiver mesmo disposto a dar o que custa por um carro do segmento B).

Quanto ao 147 não o aconcelhas porquê ?? Má expriência, o produto é mau ? Porquê?

Produto mau. Está velho, nem dentro dos aficionados o design é concensual.
Dou bastante valor ao design, e para mim este 147 é Feio.

5º Não me chamam de fanático...o MAfioso e o farfus esses parecem-me fanáticos. Eu nao me escondo atras das mafs e turbos partidas, mas tambem nao me calo quando vejo comentários alfa = oficina.

Então quais são os teus argumentos válidos para contrapôr ? A estética ? A fiabilidade ? Motores ?

A estética é o unico ponto em que a Alfa me parece superior à concorrencia.
Qualidade de materiais, construçao, conforto, etc...é apenas mediana.
Motores e fiabilidade é apenas boa.

6º Peço desculpa aos alfistas que embaraço com os meus posts, LOL espero que nao sejam muitos.
A minha maneira de ver um alfista é esta...se voces são alfistas e pensam comprar um Serie 3 ou um Classe C ou audi a4, nao vos repreendo por isso, apenas acho que não são verdadeiros aficionados como eu...

Então pronto és fanático...se não consegues ver que há imensos produtos no mercado que oferecem algo que um Alfa não ofereçe é porque é fanático.

Não sou fanático...lol sou aficionado. Há muito melhor no mercado...ver ponto 7º.

Para mim aqueles alfistas que defendem a alfa mas que efectivamente no seu caso preferiam comprar um concorrente melhor e mais caro.....opá, cada um sabe de si e eu nao estou aqui para repreender ninguem.

7º Para quem não é alfista, não questiono a compra de Audis, BMW's, MERC's etc...pois sao efectivamente melhores...e jamais disse o contrario.

Aqui estas em contradição tendo em conta o ponto 5...e com o ponto 6.

Não sei porque estou em contradiçao. Para mim é assim:

Alfa é pior que BMW, Audi, MERC, etc
Alfa é suficiente para mim (em certos produtos...o 147 está completamente de fora)

No ponto 6º digo que os alfistas deveriam pensar como eu "alfa é suficiente para mim" ( certos produtos)
No ponto 5º digo que nao sou fanático porque ao contrário de outros que dizem que alfa é mais fiavel que VW, audi, bmw, merc, etc...eu não o digo...para mim é tudo igual (gosto de pensar assim...a fiabilidade não é algo que tenho em conta na compra de um carro. Como já li muitas vezes aqui "é uma questão de sorte")

8º Peço desculpa aos alfistas do forum, mas continuarei a defender os meus ideais.

...mesmo que não tenha razão !

Exacto...por isso é que são ideais...senão eram certezas.

9º Não sou alfista "dos 7 costados"

Cumps

Última edição:
Negritos por Rui_Soad.

Até me sinto mal por me rotularem como "alfista vergonhoso".

Temos de dar a mão á palmatória ás vezes...

1º Sou alfista, lancista e fiatista.

Quantos carros dessas marcas ja tiveste se não é descrição ?

Aqui em casa:
Actualmente uma fiat brava de 1997. Antes desse um Fiat UNO. Que me recorde é isto. tenho 21 anos

2º Para mim alfa é uma marca de topo, quero com isto dizer que o que procuro num carro a alfa tem.

3º A alfa não é efectivamente uma marca de topo, os padrões germanicos de qualidade são mais elevados

Pegando nos dois ultimos ponto deduzo então que te contentas com qualidade QB...se pelo mesmo preço tens Alta qualidade.

Exactamente. A qualidade alfa para mim é suficiente. Dou preferencia ao design e ao "ser diferente".

4º Não disse que preferia alfa em todos os segmentos, prefiro alfa nos segmentos em que acho que a alfa está bem servido. Tal como outros alfistas, acho que a alfa está muito mal servida no segmento C e por isso NUNCA, mas NUNCA aconselho o 147 a ninguém. Por outro lado acho que a alfa esta muito bem servida no segmento D com o 159 e noutros (peço desculpa por nao saber o nome) com o Brera, Spider e tambem o MiTo (se alguem estiver mesmo disposto a dar o que custa por um carro do segmento B).

Quanto ao 147 não o aconcelhas porquê ?? Má expriência, o produto é mau ? Porquê?

Produto mau. Está velho, nem dentro dos aficionados o design é concensual.
Dou bastante valor ao design, e para mim este 147 é Feio.

5º Não me chamam de fanático...o MAfioso e o farfus esses parecem-me fanáticos. Eu nao me escondo atras das mafs e turbos partidas, mas tambem nao me calo quando vejo comentários alfa = oficina.

Então quais são os teus argumentos válidos para contrapôr ? A estética ? A fiabilidade ? Motores ?

A estética é o unico ponto em que a Alfa me parece superior à concorrencia.
Qualidade de materiais, construçao, conforto, etc...é apenas mediana.
Motores e fiabilidade é apenas boa.

6º Peço desculpa aos alfistas que embaraço com os meus posts, LOL espero que nao sejam muitos.
A minha maneira de ver um alfista é esta...se voces são alfistas e pensam comprar um Serie 3 ou um Classe C ou audi a4, nao vos repreendo por isso, apenas acho que não são verdadeiros aficionados como eu...

Então pronto és fanático...se não consegues ver que há imensos produtos no mercado que oferecem algo que um Alfa não ofereçe é porque é fanático.

Não sou fanático...lol sou aficionado. Há muito melhor no mercado...ver ponto 7º.

Para mim aqueles alfistas que defendem a alfa mas que efectivamente no seu caso preferiam comprar um concorrente melhor e mais caro.....opá, cada um sabe de si e eu nao estou aqui para repreender ninguem.

7º Para quem não é alfista, não questiono a compra de Audis, BMW's, MERC's etc...pois sao efectivamente melhores...e jamais disse o contrario.

Aqui estas em contradição tendo em conta o ponto 5...e com o ponto 6.

Não sei porque estou em contradiçao. Para mim é assim:

Alfa é pior que BMW, Audi, MERC, etc
Alfa é suficiente para mim (em certos produtos...o 147 está completamente de fora)

No ponto 6º digo que os alfistas deveriam pensar como eu "alfa é suficiente para mim" ( certos produtos)
No ponto 5º digo que nao sou fanático porque ao contrário de outros que dizem que alfa é mais fiavel que VW, audi, bmw, merc, etc...eu não o digo...para mim é tudo igual (gosto de pensar assim...a fiabilidade não é algo que tenho em conta na compra de um carro. Como já li muitas vezes aqui "é uma questão de sorte")

8º Peço desculpa aos alfistas do forum, mas continuarei a defender os meus ideais.

...mesmo que não tenha razão !

Exacto...por isso é que são ideais...senão eram certezas.

9º Não sou alfista "dos 7 costados"

Cumps

Então vou por partes :

1º Tens que carro comprado por ti ?

2º Tens 21 anos e muito ainda para aprender no que ao mundo Automóvel diz respeito. Quanto apareci por aqui tinha essa mentalidade reduzida...mas por outra marca que não Alfa. Hoje vejo as coisas de uma forma muito diferente. Fruto da expriência que se ganha com os anos...e não tenho muitos mais que tu. Continuo a gostar da marca que ja defendi, mas aberto a novas expriências sem qualquer problema.

3º Quando dizes que a qualidade Alfa para ti é suficiente dizes isso convicto certo ? Ja estiveste dentro de todos os outros concorrentes ?

4º Outra questão que acho pertinente, é alguem que não tem um Alfa defender afincadamente a marca. Ou seja argumentação baseada e fundamentada é nula...é basicamente o diz que disse. É isso tal como não ter carta de condução e falar da dinâmica dos modelos da Alfa. É ridiculo. Para se ter opinião ao menos que seja fundamentada, e de preferência com expriência própria.

5º Um FANÁTICO não compra nem põe a hipotese de comprar outro carro de outra marca. Tu és fanático portanto.

6º A fiabilidade é uma caracterisitca que provem da qualidade do produto. Se o produto não for bom, não há fiabilidade....é preciso sorte ? na grande minoria sim. Na restane percentagem é porque o produto é bom. Quando existe negligência por parte do utilizador, não se pode pôr em causa a fiabilidade.

Resumindo...
Fiquei admirado com o teu post. Jurava que desse lado estava alguem com mais expriência no que toca ao mundo Automóvel...e nomeadamente á Alfa, marca que defendes com unhas e dentes. No final das contas a expriência que tens é proveniente do quê ?

Última edição:
Então vou por partes :

1º Tens que carro comprado por ti ?

nenhum, não tenho carro meu

2º Tens 21 anos e muito ainda para aprender no que ao mundo Automóvel diz respeito. Quanto apareci por aqui tinha essa mentalidade reduzida...mas por outra marca que nºao Alfa. Hoje vejo as coisas de uma forma muito diferente. Fruto da expriência que se ganha com os anos...e não tenho muitos mais que tu. Continuo a gostar da marca que ja defendi, mas aberto a novas expriências sem qualquer problema.

3º Quando dizes que a qualidade Alfa para ti é suficiente dizes isso convicto certo ? Ja estiveste dentro de todos os outros concorrentes ?

já, em a4, serie3 e classe C

4º Outra questão que acho pertinente, é alguem que não tem um Alfa defender afincadamente a marca. Ou seja argumentação baseada e fundamentada é nula...é basicamente o diz que disse. É isso tal como não ter carta de condução e falar da dinâmica dos modelos da Alfa. É ridiculo. Para se ter opinião ao menos que seja fundamentada, e de preferência com expriência própria.

5º Um FANÁTICO não compra nem põe a hipotese de comprar outro carro de outra marca. Tu és fanático portanto.

6º A fiabilidade é uma caracterisitca que provem da qualidade do produto. Se o produto não for bom, não há fiabilidade....é preciso sorte ? na grande minoria sim. Na restane percentagem é porque o produto é bom. Quando existe negligência por parte do utilizador, não se pode pôr em causa a fiabilidade.

Resumindo...
Fiquei admirado com o teu post. Jurava que desse lado estava alguem com mais expriência no que toca ao munda Automóvel...e nomeadamente á Alfa, marca que defendes com unhas e dentes. No final das contas a expriência que tens é proveniente do quê ?

Defendo Alfa, tal como lância por serem os irmãos da minha amada FIAT...

Com o tempo passei mesmo a gostar destas duas marcas, em especial Alfa romeo e a "paixão" irracional sem qualquer sentido passou a gosto pelo design e exclusividade, nunca tive nenhum, só andei em 3 (que me lembre). (já me sentei em todos na FIL xD)

Não tenho nenhuma experiencia com a marca, mas espero ter :)

Última edição:
Ok...

Assim torna-se mais facil, aquando destes tópicos...perceber-mos certas e determinadas posições.

E não me leves a mal no que vou dizer, mas desta forma fica-se a saber quais os comentários e opiniões a que se pode realmente dar o devido valor.

Porque entre a opinião de uma pessoa que ja vai no seu 5º 6º ou 7º carro da mesma marca, que tem toda uma história com a marca, e uma pessoa que nunca conduzio um, que nunca sequer teve um, e sabe-se lá quando irá ter...temos de reconhecer a credibilidade ou a falta dela em determinados assunto. [;)]

O fanatismo é algo que é evitável, tanto pró qualquer coisa como contra qq coisa.

Em alguns tópicos tenho tido alguns posts mais cáusticos, mas não passa de ironia, e muita brincadeira à mistura acima de tudo. Há uma classe de supostos fanáticos que acaba por ter alguma piada meter-me com eles, mas nada mais que isso, não sou anti nem pró nada.

Quanto a paixões confesso que tenho pela minha mulher, por automóveis tenho grande simpatia e há marcas (e modelos acima de tudo) que me despertam mais emoções!

Há marcas soberbas, em historial, performances, valor etc. Falo de uma Ferrari, Lambo, Aston e claro a Porsche! Enquanto as outras fazem parte do imaginário dos sonhos quase inatingíveis, a última - a Porsche - faz parte do sonho, mas já masi palpável; isto porque já se consegue comprar um 996 por menos de 50k por exemplo, com manutenção com valores aceitáveis, com fiabilidade comprovada etc. Claro que se pudesse compraria um 8C, mas para além de o preço proibitivo, a manutenção depressa me levaria à falência. Portanto de tenho alguma preferência a sério (leia-se o sonho de vir a ter um) será pela Porsche.

No entanto em marcas generalistas tenho os meus gostos, mas não sou fiel a nenhuma marca. Hoje tenho BMW, mas amanhã posso ter Mercedes, como já tive Jeep, Mazda, VW, Opel, Peugeot e Seat.

É mais ou menos público que estive para comprar (escolher) uma 159 2.4JTD-m e não o fiz por uma série de factores.
Mas da mesma maneira que ponderei um AR, ponderei tb um MB Classe C, acabando por escolher bimmer. Aliás tirando o BMW que escolhi apenas fiz test-drive ao 159, os outros nem fui conduzir.

Confesso que acho estranho e até caricato, haver fanáticos pela AR com os modelos de hoje (exceptuando o Alfa 8C Ferrari/ Maserati), é que tirando o design acima da média, os carros são banalíssimos, e convenhamos um furo abaixo da concorrência. Mas banalíssimos tb são os BMW por exemplo, tirando as versões M por razões que toda a gente entende. A diferença é que a BMW se esforça para ser a melhor (ou das melhores) em determinados campos, como as motorizações e prazer de conduzir... para além de uma qualidade de construção e de materiais acima da média.

Dou um exemplo, gostei de conduzir a 159 SW 2.4jtd (Q4), o som é de facto fantástico para um diesel (dio, estou ctg), mas achei o carro demasiado rijo e senti o excesso de peso, e com pouca interacção, logo o prazer de condução não saíu beneficiado. No entanto era impossível provocar o animal, nunca perde a compostura, uma verdadeira lapa no alcatrão! Por outro lado, conduzo um paquiderme (520d) e apesar do peso (penso que é do mesmo peso do 159 ou tvz ligeiramente mais leve), dá imenso prazer de condução, o carro é banalíssimo - apesar de ter muita qualidade -mas tem a dinâmica muito apurada e é bastante interactivo.

Passados 6 meses de ter recebido a Touring ainda olho para uma 159 2.4jtd com alguma pena de não a ter escolhido, mas com a certeza de ter feita a escolha certa para mim, no entanto confesso que entendo a escolha de uma 159 e concordo com as razões dessa escolha!

daqui a 3 anos, qdo trocar o 5, espero que haja um 167 e qua as gestoras de frota não penalizem em demasia a AR [;)]

Diga-se, um verdadeiro alfista nunca dirá que é alfista. Os outros é que dirão que ele o é.

Estou de acordo com muitas das coisas que disseste. Principalmente
com a que citei.

Acrescento apenas o seguinte:

Não considero ALFISTA quem diga que os actuais ALFA's são meros
portadores de símbolos.

Os modelos actuais (comerciais, excluindo os 8C) podem não ter o mesmo
carisma e panache dos modelos dos anos 1910, 1920, etc., mas não
envergonham a marca. Antes pelo contrário.

São modelos tão dignificantes da marca como os modelos dos anos 50,
60 e 70.

Mais:

Tanto assim é que, daqui a 50 anos, os actuais modelos serão tão
emblemáticos quanto os modelos dos anos 50 o são actualmente.

Um 156 será um belo clássico. Um GTV também. Um BRERA não será
menos que isso. Os SPIDER estarão ao lado dos demais SPIDER.

Aliás, aquilo que faz um ALFA diferente do resto da concorrência não é
o tempo dos 0-100, nem a capacidade de curvar, nem nenhuma outra
coisa mensurável.

Aquilo que faz um ALFA é paixão colocada nos carros por quem os desenha,
por quem os projecta, mas principalmente por quem os conduz. São
carros diferentes (não melhores nem piores) apenas porque são carros
de paixão, desde que nascem até que morrem. Paixão pela condução.

com a que citei.

portadores de símbolos.

60 e 70.

Mais:

coisa mensurável.

Foi dito num ou dois posts atras uma coisa com a qual concordo. Excluindo o design, a alfa tem carros banalissimos e em muitos pontos, inferiores a concorrência (leia-se alemães premium e vw saab volvo e lexus). Se nos abstrairmos do design que realmente é muito agradável temos um bom carro mas nada mais que isso. Paixão pela condução? Isso tem-se por um bimmer (falando de generalistas) por causa da dinamica e das performances agora por um alfa, o que se pode ter é uma paixão pela contemplação apenas por causa do design. E para isso sempre há as mulheres. lol.

com a que citei.

portadores de símbolos.

60 e 70.

Mais:

coisa mensurável.

Os classicos de amanhã, serão os classicos de hoje.

Daqui a 40 anos um carro qualquer de hoje em dia (falo dos ditos normais) nunca serão classicos na verdadeira essencia.

A alfa ainda hoje é uma marca que se preocupa com a condução, com o feeling... mas em comparação com o antigamente, é uma diferença enorme.

É claro que a Alfa tem que pensar primeiro na sua subsistencia, e se o mercado dá valor a outras coisas, e vende mais desta forma, que continue assim. Ainda assim é das poucas marcas diferentes (apesar de achar que as marcas hoje em dia apesar das diferenças mais atenuadas, tem as suas diferenças), ainda assim gostaria de a ver ainda mais diferente.

Os classicos de amanhã, serão os classicos de hoje.

Daqui a 40 anos um carro qualquer de hoje em dia (falo dos ditos normais) nunca serão classicos na verdadeira essencia.

A alfa ainda hoje é uma marca que se preocupa com a condução, com o feeling... mas em comparação com o antigamente, é uma diferença enorme.

É claro que a Alfa tem que pensar primeiro na sua subsistencia, e se o mercado dá valor a outras coisas, e vende mais desta forma, que continue assim. Ainda assim é das poucas marcas diferentes (apesar de achar que as marcas hoje em dia apesar das diferenças mais atenuadas, tem as suas diferenças), ainda assim gostaria de a ver ainda mais diferente.

Infelizmente, e como "Alfista" (embora muito pouco ferrenho), tenho que concordar.

A Alfa já não tem motores 100% Alfa, como o eram o V6 Busso, ou o Twin Spark de 8v.
Por ex, o Twin Spark do meu 155 é bloco Fiat.

Falta-lhes a componente desportiva tão bem defendida pela correcta distribuição de peso, pela tracção traseira (por vezes conjugada com diferencial autoblocante), pela arquitectura transaxle, etc...

Mas espero que ainda encontre o caminho certo...

Foi dito num ou dois posts atras uma coisa com a qual concordo. Excluindo o design, a alfa tem carros banalissimos e em muitos pontos, inferiores a concorrência (leia-se alemães premium e vw saab volvo e lexus). Se nos abstrairmos do design que realmente é muito agradável temos um bom carro mas nada mais que isso. Paixão pela condução? Isso tem-se por um bimmer (falando de generalistas) por causa da dinamica e das performances agora por um alfa, o que se pode ter é uma paixão pela contemplação apenas por causa do design. E para isso sempre há as mulheres. lol.

Quantos ALFA's já conduziste?

Por tudo aquilo que dizes, só posso concluir uma coisa:

Não gostas de carros.

Duvido que exista uma pessoa à face da Terra, que goste de carros, e que
considere os ALFA como banais. Mesmo retirando a estética.

Para além da tal "paixão", que admito possa ser muito subjectiva para
quem nunca foi "picado" pelo "vírus", a ALFA tem algo que as demais
concorrentes não têm.

Passo a explicar:

Na ALFA existe uma preocupação CONSTANTE para a demarcar das outras
marcas do grupo, e para manter uma certa "linhagem" coerente com o
seu passado (embora no passado existissem mais 8C's em paralelo com
os familiares, coupés e spiders).
Tanto assim é que a DESPORTIVIDADE na ALFA não é um OPCIONAL. Mesmo
as versões de mais baixa cilindrada incorporam as sensações das versões
mais musculadas.
Exemplo:
Direcção directa (2 voltas de volante de extremo a extremo) e com
"resposta" (o sentir da estrada e do carro), geometria adequada à
condução desportiva, etc.

Talvez seja um pouco difícil de entender isto, por isso dou um exemplo:

Aqui há muitos anos, no fórum do tuningpt (estão a ver há quantos anos
isto foi), houve uma discussão semelhante.
Um dos posters tinha um IMPREZA. Eu tinha um 156 1.6 TS. É claro que
não há comparação possível entre estes dois carros. Mas 2 carros não
fazem uma marca, e era a marca que estava (tal como agora está aqui)
em discussão.

Bastou uma questão:

«Se a SUBARU não tivesse o IMPREZA WRC, que outro carro da SUBARU
é que compravas?»

A realidade para mim é óbvia:

Eu não me importava de ter (na altura) um 147, um 156 JTD, um 166, um
GTV, ou um SPIDER, tal como agora não me importava de ter um MITO,
147, 159, BRERA ou SPIDER... mesmo nas motorizações mais RANHOSAS!!!

Isto define uma marca.
Um carro, ou mesmo meia-dúzia, não definem uma marca.

Por isso mesmo é que, apesar de eu ser um ALFISTA (ou não... depende
se alguém acha que sou [;)]) eu gosto da BMW. Gosto da FERRARI. Gosto
da ASTON MARTIN. Gosto da MASERATI. Gosto da CITROËN.

Mas também me reservo ao direito de não gostar de outras (enquanto
marcas, não quer dizer que não goste pontualmente de um ou outro carro).

Antigamente havia mais "8C's". Espero que a ALFA faça mais "8C's" de
uma forma mais regular, tal como no passado. O último "8C" foi o SZ e
RZ (il mostro), e mesmo assim deveria ter sido mais ambicioso.

Ainda assim, não acho que os "normais" familiares, coupés e spiders
actuais estejam assim tão longe dos mais antigos. Penso que o GTV
e o BRERA serão uns clássicos do mesmo modo que os GT junior e GT
veloce o são. Mesmo sem o RWD.

Antigamente havia mais "8C's". Espero que a ALFA faça mais "8C's" de
uma forma mais regular, tal como no passado. O último "8C" foi o SZ e
RZ (il mostro), e mesmo assim deveria ter sido mais ambicioso.

Ainda assim, não acho que os "normais" familiares, coupés e spiders
actuais estejam assim tão longe dos mais antigos. Penso que o GTV
e o BRERA serão uns clássicos do mesmo modo que os GT junior e GT
veloce o são. Mesmo sem o RWD.
A conversa dos classicos é outra.

Não vejo carros de nenhuma marca generalista a ser um classico... não vejo ninguém a ter vontade de reconstruir um 156, tal como um serie 3 ou um classe C... simplesmente são carros de massas, e só para restaurar um tablier, com aqueles plasticos todos... que filme!

Quanto a falares que a alfa tem uma preocupação com a condução, tem sim. É obvia, mas tal como a alfa, muitas outras marcas no passado tiveram e perderam-se... a alfa e a bmw por exemplo, perderam-se... a bmw de antigamente nada tem a ver com a actual! Tal como a alfa. Se fazem carros bons? É claro... mas daí a ficar contente com o que oferecem... ainda vai uma distancia.
Penso que era esta a ideia do topico, a paixao pelos carros.
Eu não limito a paixao a uma marca... são várias, e tenho a dizer que todas elas, por força do mercado, perderam muito do seu carisma.

A alfa, é para mim das que perdeu mais... talvez por ter tanto carisma no passado... não implica que faça carros maus!

Sinceramente, não acho que o RWD faça assim tanta falta na
caracterização da ALFA. Em certos modelos concordo. Generalizar a todos
os modelos já não concordo.

Sim, é verdade, eu não fiz essa ressalva necessária pelo menos para o segmento B, em que a adopção de tracção traseira iria acabar com o espaço interior no banco de trás.

Mas a partir do segmento C ou, principalmente, D já acho importante.

Mas pronto, eu até tenho um Alfa do segmento D com tracção dianteira, por isso nem devia estar a dizer mal [:D]
Pena o meu não ter essa direcção quick-rack. O meu é 1.6 16v, e isso só vinha nos 1.8 e 2.0 Sport.
Ao menos tenho uma nota de escape entusiasmante [br:)] [:p]

A conversa dos classicos é outra.

Não vejo carros de nenhuma marca generalista a ser um classico... não vejo ninguém a ter vontade de reconstruir um 156, tal como um serie 3 ou um classe C... simplesmente são carros de massas, e só para restaurar um tablier, com aqueles plasticos todos... que filme!

Quanto a falares que a alfa tem uma preocupação com a condução, tem sim. É obvia, mas tal como a alfa, muitas outras marcas no passado tiveram e perderam-se... a alfa e a bmw por exemplo, perderam-se... a bmw de antigamente nada tem a ver com a actual! Tal como a alfa. Se fazem carros bons? É claro... mas daí a ficar contente com o que oferecem... ainda vai uma distancia.
Penso que era esta a ideia do topico, a paixao pelos carros.
Eu não limito a paixao a uma marca... são várias, e tenho a dizer que todas elas, por força do mercado, perderam muito do seu carisma.

A alfa, é para mim das que perdeu mais... talvez por ter tanto carisma no passado... não implica que faça carros maus!

Exacto, o passado da marca, cheio de carisma, faz com que as expectativas sejam muito altas e que, por isso, saiam por vezes defraudadas...

Voltar
Superior