Falta de Potência em baixas - 2.0HDI

RuiBarata

New member
Boas.

Tenho este motor, na versão 110Cv, num Citroen Xantia. O carro conta actualmente com 125.000 Km, e está nas minhas mãos desde Março de 2007, quando o comprei com 85.000Km.

Até ao momento não tenho tido problemas nenhum, apenas manutenção (óleos, filtros, pastilhas, correias, lâmpadas, etc).

De referir que coloquei um filtro K&N pouco Km's depois de comprar o carro.
Desde então nunca efectuei a limpeza do filtro.

O carro sempre se mexeu muito bem, no entanto, nos últimos dias tenho notado alguma falta de potência abaixo das 2750 RPM. Ou seja, o motor desenvolve bem mais lentamente até esta faixa de rotação, e depois "parece que dispara" e começa a evoluir bem.

Relativamente a fumo, não faz mais do que o normal que já fazia (pelo menos assim me parece).

Relativamente ao óleo do motor, conta actualmente com 15.000KM desde a última mudança. Tenho mudado o óleo de 20 em 20 mil, mantendo a recomendação da marca. O óleo que coloquei nas 2 vezes que mudei foi sempre o mesmo BP VISCO 7000 Turbo Diesel 0W40. O nível está dentro do normal e nunca precisei de adicionar óleo entre mudanças. O carro não aquece, ficando a temperatura normalmente entre os 80º e os 90º.

Assim de repente, o que me passa pela cabeça que possa ser é:
  • Filtro do ar a precisar de limpeza
  • Óleo do motor já com muitos km?!?
  • MAF nas couves??
  • Edit: Costumo colocar combustível num hipermercado. Poderá ser o filtro do gasóleo? (Mudei-o quando tinha uns 90k km) Injectores sujos?

Venham de lá esses bitaites! [:cool:] [;)]

Last edited:
Porque é que compras-te um filtro reutilizavel ? see nunca o lavas-te...

Pq na caixa diz para limpar ao fim de 60 ou 70k km, não me lembro bem...

O tipo de utilização do carro, grande parte dos Km em auto estrada, penso que não necessite de limpeza antes de tempo.

Last edited:
????

quanto muito na caixa diz de quantos em quantos tem de se limpar. é por esse razão que se compra um filtro reutilizavel, para se poupar dinheiro em filtros a cada revisão.

se a marca que faz o filtro diz para se efectuar a limpeza a X ou Y km ou de X em X tempo é porque de certeza que sabe o que diz.

Na caixa concerteza tens indicação dos produtos de limpeza para os filtros.

a mim parece-me que é o filtro sujo, se dizes que o compras-te pouco depois de teres o carro e ja tens 45mil km em cima sem o lavar deve estar lindo.

????

quanto muito na caixa diz de quantos em quantos tem de se limpar. é por esse razão que se compra um filtro reutilizavel, para se poupar dinheiro em filtros a cada revisão.

se a marca que faz o filtro diz para se efectuar a limpeza a X ou Y km ou de X em X tempo é porque de certeza que sabe o que diz.

Na caixa concerteza tens indicação dos produtos de limpeza para os filtros.

a mim parece-me que é o filtro sujo, se dizes que o compras-te pouco depois de teres o carro e ja tens 45mil km em cima sem o lavar deve estar lindo.

[:D] [:D] [:D]

Calma rapaz...!!

É claro que eu sei que é para limpar de tantos em tantos Km. E tb sei para que serve um filtro reutilizável, se é que há alguém que não perceba dado o nome...

Mas tal como disse, na caixa refere um intervalo de limpeza na ordem dos 60 ou 70k KM. Se ainda só fiz 40k km com este filtro, talvez não seja este o principal causador da falta de potência.

No entanto, pelo sim pelo não, tenciono comprar o kit de limpeza e limpar o filtro este fds.

[:D] [:D] [:D]

Calma rapaz...!!

É claro que eu sei que é para limpar de tantos em tantos Km. E tb sei para que serve um filtro reutilizável, se é que há alguém que não perceba dado o nome...

Mas tal como disse, na caixa refere um intervalo de limpeza na ordem dos 60 ou 70k KM. Se ainda só fiz 40k km com este filtro, talvez não seja este o principal causador da falta de potência.

No entanto, pelo sim pelo não, tenciono comprar o kit de limpeza e limpar o filtro este fds.

nao interpretes as minha palavras como ofensivas, nao é nada disso.

mas trabalhando directamente com esses motores nao encontro nenhuma anomalia com esses sintomas pelo que acho muito estranho um intervalo tao grande entre manutenções do filtro.

Basicamente deve-se limpar o filtro na altura em que a marca preconiza a sua substituição. ou X Km ou Y anos...

Tambem tenho K&N e a cada 10.000km lavo-o...

se fosse a MAF ele entrava-te em SAFE-MODE e nao passava das 3000rpm normal nos hdi, ou entao uma qualquer anomalia anti-poluição...mas isso so indo á mquina.

nao interpretes as minha palavras como ofensivas, nao é nada disso.

mas trabalhando directamente com esses motores nao encontro nenhuma anomalia com esses sintomas pelo que acho muito estranho um intervalo tao grande entre manutenções do filtro.

Basicamente deve-se limpar o filtro na altura em que a marca preconiza a sua substituição. ou X Km ou Y anos...

Tambem tenho K&N e a cada 10.000km lavo-o...

se fosse a MAF ele entrava-te em SAFE-MODE e nao passava das 3000rpm normal nos hdi, ou entao uma qualquer anomalia anti-poluição...mas isso so indo á mquina.

OK.

Relativamente à limpeza do filtro vou passar a fazê-la + regularmente.
Relativamente ao SAFE MODE, penso que não se trate disso visto que não acende qq luz de stop e também pq neste momento é a partir das 3000 que anda melhor. Ainda ontem fui a Coimbra e o carro em auto estrada andou sempre muito bem, ou seja, mantive o carro sempre na ordem das 3000RPM -3500RPM e o carro respondia muito bem.

Boas, tenho um xantia activa 2.0 hdi de 110 cv e já tive exactamente esses sintomas isso é maf nas couves de certeza a minha também berrou por essa altura neste momento já tem 303mil km.abraço

Boas, tenho um xantia activa 2.0 hdi de 110 cv e já tive exactamente esses sintomas isso é maf nas couves de certeza a minha também berrou por essa altura neste momento já tem 303mil km.abraço

OK.

Obrigado pela resposta. Já calculava pelos sintomas que não fosse apenas o filtro do ar sujo.

Já agora, ainda de lembras de quanto pagaste? Foi na Citroen ou noutra oficina?

Tks.

Não quero mandar palpites sem ter dados concretos, mas eu se fosse a ti, antes de começar a mexer na mecanica fazia 2 ou 3 depositos de gasoleo "normal". BP por exemplo...

É medidor de massa de ar de certeza ... o meu fazia exactamente o mesmo tipo só desenvolvia apartir das 30000 dava um esticão...na altura paguei 125euros numa bosch car service e voltei a ter um motor impecável em baixas bem rapido...

Boas.

Este fim de semana estive a limpar o filtro K&N com o kit de limpeza para estes filtros. O filtro estava um pouco sujo, mas nada de muito assinalável. A limpeza do filtro não trouxe qualquer diferença no problema de falta de potência em baixas.

Depois de algumas pesquisas pela net, li muita coisa sobre MAF's e EGR's. Acabei por experimentar desligar a MAF para ver se tinha algum efeito. Fui dar uma volta, mas como foi sempre em terreno direito, não notei grandes diferenças. De referir que ontem foi quando senti a maior falta de potência. O carro vinha com a mala carregada e com 3 pessoas. Numa determinada subida chegou ao ponto de não passar dos 100-120Km/h, por mais que acelerasse, não fazia qualquer efeito.

Como tal, dados os sintomas e as experiências que li de outros casos semelhantes, trata-se mesmo da MAF.

Já agora deixo aqui algumas questões:
- Num Bosch Car Service, ligam o carro à máquina para detectar todas as avarias? Tal como fazem num concessionário?
- Será que me levam alguma coisa para fazerem um diagnóstico de avarias?

Cumps.

Será que te levam alguma coisa para fazer o diagnostico??
Estás a brincar não imaginas o preço dos equipamentos e software/actualizações das maquinas de diagnostico ..é claro que te levam. boa sorte

Será que te levam alguma coisa para fazer o diagnostico??
Estás a brincar não imaginas o preço dos equipamentos e software/actualizações das maquinas de diagnostico ..é claro que te levam. boa sorte

Pelo que tenho lido em alguns foruns, há vários locais que fazem o diagnóstico sem cobrarem, mas provavelmente fazem-no se posteriormente eu faça lá algum serviço.

A questão é: eu vou desmontar a MAF e a válvula EGR e vou limpá-las ambas. Vou ver como responde o carro em baixas, e caso o problema fique resolvido, eu gostaria de ligá-lo à máquina na mesma para verificar se havia alguma outra anomalia. Caso não fosse detectado nada, será que eles me cobram na mesma?

Encontrei esta MAF à venda no ebay. É exactamente o modelo do 2.0HDI Siemens 5WK9621. Acham que vale a pena? Esta com portes fica em 48€. Quanto custará uma nova por cá?

Encontrei esta MAF à venda no ebay. É exactamente o modelo do 2.0HDI Siemens 5WK9621. Acham que vale a pena? Esta com portes fica em 48€. Quanto custará uma nova por cá?
As MAF da Bosch custam geralmente à volta dos €200 por cá. Não faço ideia qual o preço das da Siemens.
A MAF é um sensor muito delicado e cuja falta de precisão afecta directamente o desempenho e consumos.
. Nâo recomendo a compra fora do representante.

Michael

As MAF da Bosch custam geralmente à volta dos €200 por cá. Não faço ideia qual o preço das da Siemens.
A MAF é um sensor muito delicado e cuja falta de precisão afecta directamente o desempenho e consumos.
. Nâo recomendo a compra fora do representante.

Michael

Uma coisa é certa, pior que está actualmente não ficará de certeza. Caso daqui a uns tempos verifique que o fucnionamento, isto é, digamos consumos e desempenho, não estão dentro daquilo a que estava habituado, então talvez opte por uma original. Mas parece-me que dado o preço desta MAF, a percentagem de sucesso do vendedor e também a quantidade de material vendido, não terei muito a perder. A ver vamos. [:D]

Back