Fará sentido? CL600 inside...

Por acaso o CL600 é um V12!!!
Pronto que sejam 2 6L, ou 3 3L.

Aplica-se na mesma.

É um motor sobrealimentado com menos de 100cv/l e até é SOHC.

Não tivesse tantos cilindros e com uma configuração tão focada para condução em baixas era facilmente confundido com um motor utilitário económico destes pequenos turbinados de última geração.

Desculpem-me se não vejo mística nenhuma numa coisa que apenas tem tamanho. Não é precisamente isso que costumam criticar nos motores americanos, que a única coisa que têm de bom é serem grandes? Ah pois, este é Mercedes, é completamente diferente...

Last edited:
Para mim, o dono do Mercedes colocou-o a GPL para ver se ele "explode" e reclamar o dinheiro de volta ao seguro depois de se gozar uns tempos do carro!

Para mim, o dono do Mercedes colocou-o a GPL para ver se ele "explode" e reclamar o dinheiro de volta ao seguro depois de se gozar uns tempos do carro!

Não percebi... porque é que é necessário colocar um carro a GPL para ele explodir?

Só consigo dizer uma coisa:

- ridículo.

Mandar uma garantia de um V12 para as urtigas para poupar-se um par de milhares de euros, quando o poderia protelar por 2 ou 4 anos (consoante tenha ou não extensão).

Para mim não faz sentido, seja de que ponto de vista for.

Parece então que não é consensual. No plano abstracto talvez faça algum sentido mas objectivando as coisas se calhar nem tanto...
A ideia do tópico era fazer um brain-storm sobre as motivações do dono e parece que foi conseguido.
Era engraçado saber quem é, e porque o fez.

Mas os defensores do GPL, não conseguem ver que uma coisa é comprar um carro de 200.000€ a GPL e ter uma rede de abastecimento "idêntica" à Gasolina ou Gasóleo, que não deixa de ser mais uma opção de combustível e que comparando (se assim fosse) autonomia e economia, poderia ser melhor opção e mais racional, MESMO A GASTAR 200 milhas !

Outra é ter 200.000€ para gastar e dois meses depois gastar mais uns trocos desvirtuando o carro, para POUPAR !!

Vou aqui repetir:

Em Portugal temos muito a mania de que para poupar se compra um 320d de 40.000€ que gasta 5,0lts/100 de gasóleo em vez de um Honda Jazz de 15.000€ que gasta 5,5lts/100 de gasolina.

EU DISSE PARA POUPAR, que é o argumento que me dão, pois os carros nem sequer são comparáveis, ok ?

Para ti, tem dinheiro para gastar 200.000€ num carro ja nao pode pensar me poupar combustivel? Isso têm logica?

Para mim nao tem logica é como o GPL diz, ter um carro deste para usar so ao fim de semana, pagar milhares de € de seguro, imposto e manutença, para que? Estar na garagem? Ele foi é esperto, gastou 200.000€, poupa no final do ano quase 3000€ em combustivel e usufriu do balurio que gastou.

Ja agora, o que é desvirtuar um carro? Para mim isso é ele meter uns neons por baixo do carro, um sistema de som, umas bufadeiras em forma de escape, meter o Jay-Z (nada contra o senhor, serve de exemplo) e um Boné e andar a passear com a sua suspensao hibraulica aos saltos na avenida da liberdade a apitar as senhoras jeitosas. Meter GPL é um sinal de esperteza, com o que poupa dá para intervençoes na MB fora da garantia e ainda lhe sobra uma boa quantia para uma jantarada com os amigos.

Resumindo, entre colocar GPL com 4 meses, aproveitar o motor ou deixar o carro na garagem gastar 30.000€ num Golf para poupar e gastar uma fortuna no seguro, manutençao, IUC para um carro parado, sem duvida que metia GPL. Ou entao gastava 200.000€ num classico, nao num ''simples'' CL600 para estar na garagem.

Last edited:
Para mim é confuso, especialmente porque ele perdeu grande parte da mala do carro e cada vêz que a abre tem lá o depósito, que não é assim uma coisa muito bonita.

Para mim nao tem logica é como o GPL diz, ter um carro deste para usar so ao fim de semana, pagar milhares de € de seguro, imposto e manutença, para que? Estar na garagem? Ele foi é esperto, gastou 200.000€, poupa no final do ano quase 3000€ em combustivel e usufriu do balurio que gastou.

...

Resumindo, entre colocar GPL com 4 meses, aproveitar o motor ou deixar o carro na garagem gastar 30.000€ num Golf para poupar e gastar uma fortuna no seguro, manutençao, IUC para um carro parado, sem duvida que metia GPL. Ou entao gastava 200.000€ num classico, nao num ''simples'' CL600 para estar na garagem.

Basicamente isto é mesmo o foco da questão, conheço muitos que adoram esta política.
Só me vem à cabeça: "gandas malucos"...

Gastar dinheiro (e não é pouco) num Golf novo e em todos os impostos (e combustível, porque andar a gasóleo não é andar a água) para poupar no combustível com o carro de caviar que só se mostra ao fim de semana?
Entendo que andar de Gallardo ou de 911 Turbo à semana pode não ser o mais prático, esses sim adaptam-se pelas suas características a carros de fim-de-semana.
Agora um CL600 não é carro que se desfrute todos os dias? E um CLS 350 CDI já é carro de semana porque apesar de estupidamente caro na mesma gasta menos? Enfim.

Volto a frisar aquilo que já disse mais atrás e que o BotaBaixo reforçou, o tipo se calhar nem perdeu a garantia do carro.

O dinheiro é dele, faz o que lhe apetecer. Às vezes os ricos são os mais poupados, conheço muitos que preferem andar em carros humildes mesmo que tenham 1 milhão no banco.
Deixem lá o homem poupar, grão a grão enche a galinha o papo. Ainda venho doente de ter metido mesmo agora 10 euros de gasolina 95 no Jumbo a 1.60€ litro.
Por muito rico que se seja manter a gasolina 98 é de loucos, especialmente se fizer muita cidade onde os consumos do V12 galgam bem.
Os ricos são os primeiros a evitar perdas. Até agora pouparam com o gasóleo mas lentamente começam a descobrir que ainda se poupa mais com o GPL.
De contas percebem eles.

GPL tu preferias ......

nós isso já sabemos. Mas tu és um teso (não tem mal nenhum, eu também sou), o que não é própriamente o caso do comprador deste Mercedes.

e é uma coisa realmente estranha por muito que isso te possa deixar satisfeito.

Vocês esquecem-se que o GPL não só poupa a carteira mas também a vida útil do motor.
Não fossem haver poucos postos (comparativamente com os convencionais) e roubar espaço à mala qualquer milionário que goste e queira o carro bem tratado metia GPL.

Vocês esquecem-se que o GPL não só poupa a carteira mas também a vida útil do motor.
Não fossem haver poucos postos (comparativamente com os convencionais) e roubar espaço à mala qualquer milionário que goste e queira o carro bem tratado metia GPL.

Já ouvi as 2 versões, que poupa e que estraga.

Só que a versão que estraga ouvi-a da boca de um excelente mecânico que tinha um motor de um BMW 520i aberto à sua frente e que trabalhava nele.

Isso será tudo menos uma informação objectiva.

Custa-me ouvir falar em poupar quando alguém deliberadamente abdicou da garantia sobre um bem de +/- 250'000€, V12, biturbo (salvo erro).

Não acredito, nem por sombras, que aquilo que irá poupar após ter abatido o investimento inicial, uma vez um kit GPL para um V12 não é a mesma coisa que para um 4 cilindros, compense a factura que terá de pagar se o carro der problemas nos próximos anos.

É preciso perceber que este é um cenário completamente diferente do:

- 1.4 / 1.6 ou 1.8 otto que vão ser gaseificados com 3, 4 ou 5 anos de idade para andarem mais 100 ou 200'000km.

- 6, 8, 10, 12 cilindros que vem gaseificado do stand com a garantia da marca intocável ou, pelo menos, com uma garantia desse próprio stand.

Acho que o fanatismo pró GPL de alguns por aqui está a impedi-los de ter uma visão mais pragmática.

a menos que o carro pertença ao próprio instalador (ou alguem do ramo) e queira fazer dele um showcase, não faz sentido nenhum

Trek

Bom dia

Eu li o tópico um bocado por alto, por isso se a resposta à minha pergunta já foi dada, desde já as minhas desculpas.

Um carro destes ao ser convertido a GPL vai perder performance ??

Cumprimentos

Perdendo a garantia ou não, eu não acho que tenha sido a melhor solução.

O maior custo neste carro será sempre a desvalorização do mesmo.. mais de 100000 euros ao fim de 4 anos e ~200000€ ao fim de 10 anos

Isso da gasolina são "peanuts". Deixem a bilha de gas para o segundo dono que tiver a comprar o carro com 10 anos, que bem irá precisar de poupar para ter dinheiro para a manutenção.
Há uma serie de carros à venda nos sites habituais com motores de 8 e mais cilindros que levaram 80000kms-100000kms de gasolina sem chumbo 98 em 3 anos

Daqui a pouco a parvoice chega a dizer que o melhor é começar a por gpl nos Ferraris

O dono não deve estar a considerar fazer viagens muito longas com o carro. O CL tem uma mala grande mas mesmo assim fica bastante debilitada com o depósito de GPL.

Custa-me ouvir falar em poupar quando alguém deliberadamente abdicou da garantia sobre um bem de +/- 250'000€, V12, biturbo (salvo erro).

Não acredito, nem por sombras, que aquilo que irá poupar após ter abatido o investimento inicial, uma vez um kit GPL para um V12 não é a mesma coisa que para um 4 cilindros, compense a factura que terá de pagar se o carro der problemas nos próximos anos.

É preciso perceber que este é um cenário completamente diferente do:

- 1.4 / 1.6 ou 1.8 otto que vão ser gaseificados com 3, 4 ou 5 anos de idade para andarem mais 100 ou 200'000km.

- 6, 8, 10, 12 cilindros que vem gaseificado do stand com a garantia da marca intocável ou, pelo menos, com uma garantia desse próprio stand.

Acho que o fanatismo pró GPL de alguns por aqui está a impedi-los de ter uma visão mais pragmática.

Bem, pelas minhas contas assim por alto, em 3 ou 4 anos ja tem o investimento do GPL pago, e entretanto anda a abastecer a metade do preço da gasolina.

Pode ate nem ser uma decisao coerente, mas é melhor que gastar 200.000€ e so andar com o carro ao fim de semana, isso para mim é que é deitar dinheiro a rua.

Nao esquecer que o carro desvaloriza e bem mesmo sem GPL, em 3 anos ja vale metade do que custou novo.

Bem, pelas minhas contas assim por alto, em 3 ou 4 anos ja tem o investimento do GPL pago, e entretanto anda a abastecer a metade do preço da gasolina.

Pode ate nem ser uma decisao coerente, mas é melhor que gastar 200.000€ e so andar com o carro ao fim de semana, isso para mim é que é deitar dinheiro a rua.

Nao esquecer que o carro desvaloriza e bem mesmo sem GPL, em 3 anos ja vale metade do que custou novo.

Mas a incoerência mantém-se, mesmo visto por esse prisma.

Se ele precisa, ou quer, meter GPL num carro novo para poder andar despreocupado com os tostões para a gasolina, qualquer avaria irá fazer-lhe tremer a carteira e, aqui sim, deitar-lhe dinheiro à rua.

Para mim é a mesma coisa que alguém escolher entre dar um tiro no pé esquerdo ou no pé direito, quando a hipótese óbvia é nem pegar na arma.

PS - começo a dar razão a quem diz que o gás das botijas vai para às sinapses do sistema nervoso. [:D]

"para poder andar despreocupado com os tostões para a gasolina, qualquer avaria irá fazer-lhe tremer a carteira"
Quem compra um Cl600 não vai estar muito preocupado com os tostões da gasolina nem que ela vá para os 2€/l, nem com o preço das reparações.

Já pesaram que ele pode ter apostado com alguém que ia meter um V12 a GPL.[:D]

Back