Eu estou
em consultoria e lá também é como tu dizes. Fato escuro, camisas claras e engomadas e sem "inventar".
Eu não uso nenhuma t-shirt por baixo pois acho que sempre se nota um pouco. Para além disso, para quem trabalha num escritório com ar condicionado não vejo necessidade.
Tudo depende do business attire da empresa. Na minha empresa está instituído o casual friday no escritório. Se tiveres com o cliente apenas deves ir de casual friday se ele também adoptar essa prática.
E sinceramente acho bem a obrigatoriedade do uso de fato quando se lida diariamente com clientes, em alguns sectores. O fato nunca compromete e as probabilidades de errar diminuem.
Isto tudo porque falta bom-senso em algumas pessoas e abusam. Nos primeiros tempos de casual friday, houve pessoal que passou a ir de t-shirt (!) com ténis do tipo timberland, calças de ganga deslavadas, etc. Claro que fica cool para um fim-de-semana mas quando vais trabalhar e queres promover rigor, eficiência, seriedade, etc junto do cliente???? Sinceramente não me parece adequado.
E porque as pessoas abusaram, a empresa cortou o mal pela raiz. A definição de casual friday agora é "usar fato, mas sem gravata".
Um dos managers mais azedos do meu escritório uma vez perguntou a junior se ia lavar pratos por estar de mangas arregaçadas! [

][

]