Mad, o meu objectivo indo buscar o 124, foi apenas para dar o exemplo de que é um carro que tal como o 33 que tanto se fala pode também ser especial, respondendo a uma questão anterior que o Rui Soad colocou de que se o 33 seria mais especial do que qualquer outro carro. Com isso quis dizer que nós temos um sentimento especial com o carro que conduzimos e com as sensaçoes e momentos em que o mesmo está presente. Para mim o 124 esteve presente em muita coisa e ao olhar para o banco do pendura lembro-me de 30 mil momentos, ao olhar para o carro por fora lembro-me de momentos, ao conduzi-lo lembro-me quando atropelamos o coelho x a vir de uma viagem de 400 km, etc. Se é que me comrpeendes e deverás compreender quis dizer que um carro não se torna especial por ser novo ou recente mas sim por aquilo que nos faz passar. Daí tentar chegar ao ponto de que o alfa 33 não é mais especial que qualquer outro.. poderá ser para os donos.
Quanto ao facto de ir visitar foruns de pessoas com 33, não é por aí que o carro passará a ser bom, porque também arranjo milhares de pessoas contentes com o seu citroen saxo pela internet fora, ou com o seu peugeot 205, com o seu corsa A, etc e outros carros de "trampa". Assim como raramente oiço poucas pessoas a falar mal destes carros e muita gente esconde os problemas dos mesmos.
Coisa que tenho vindo a notar é que há uma granda "febre" de alfa neste forum, vejo bastantes posts a falar de alfa e da beleza dos seus boxer que na verdade são motores bêbados e etc etc... já quando andava aí o chavalo do 146 1.7 boxer que não havia outro carro melhor.
Agarrei somente no teu exemplo e espero que não leves a mal, por a tal história/critica que li tua acerca do ibiza 1.4tdi... ser o pior carro à face da terra, mas na verdade é um carro mais seguro que um 33, mais económico, menos problemático, mais bonito, etc.. perde para o prazer de condução? Talvez não digo, já andei num manco destes e sinceramente também prefiro disparo, sonoridade e o resto das virtudes do otto.
Avantgarde220, eu não levo nada a mal.[

]
Eu sou dos que defendo que todos os carros podem ser apaixonantes. Basta que tenhamos criado laços com eles (como bem disseste).
Ou é porque foi o carro do nosso pai e nós em pequenos viajamos nele e temos boas recordações, ou porque foi o primeiro carro comprado com o nosso dinheiro, etc.
Isto são amores que são construidos, mesmo partindo dum pão sem sal, passo a expressão.
Depois existem as aptidões que certos carros têm para nos conquistar. São carros que à nascença já não são pães sem sal e que facilmente provocam sentimentos de desejo mais facilmente.
O 33 é um deles.
Correndo o risco de me repetir, o 33 não é de todo o melhor carro do segmento, nem sequer o era na sua época.
Analisando o conjunto, o 33 é talvez mediano.
O "problema" do 33 é que tem meia dúzia de coisas que para os amantes dos automóveis é um gosto: a ode de ter 2 carburadores duplos com consequência no som impecável da admissão; o facto de ter um motor de cilindros opostos, o que lhe confere uma sonoridade mais rouca e poderosa e números muitissimo interessantes, mesmo nos dias de hoje.
Deois tem um sem fim de defeitos e feitios "chatos".
Não é confortável (apesar de ter alguns gadjets interessantes para a época), não é bem construido, gasta que é uma coisa doida e ainda por cima os mecãnicos não gostam dele (e vice versa).:sh)
Eu como dono dum 33, que nunca em 23 anos de idade tinha conduzido um, levei cerca de 3 anos a procurar um 33.
No meio destes 3 anos, ainda deu tempo para restaurar e andar com o meu carro anterior mais de ano e meio.
Como é que se explica que eu, bem como tantos outros, tenham a paixão do 33 mesmo antes de o conduzir? Pelos relatos de quem os teve (é aí que entra a parteem que te disse para leres nos foruns).
Se tiveres oportunidade de conduzir um e partindo do principio que é um amante de automóveis, não me acredito que não vás gostar e que não te fique um bichinho.
Acredito também que apesar de te ficar o bichinho, não seja suficiente para comprares um, mas isso já tem a ver com as nossas prioridades.
Eu não sou um fanático pelo 33, até porque quem me conhece sabe que o 33 não era a minha primeira escolha. Mas no que o 33 se propõe melhor a fazer, que e´divertir-nos, não tenho dúvida que é o melhor que existia na época e como hoje a capacidade de diversão nos carros actuais é genericamente ainda é menor, o 33 é talvez dos melhores neste capítulo no seu segmento nos últimos 30 anos.
O 33 não pode ser encarado como meio de transporte, mas não em acredito que os amantes de automóveis só vejam isto relativamente a automóveis.
PS - se fores do Norte podemos combinar qualquer coisa. A melhor forma de saberes o que é um 33 é andando num. Fiarmo-nos pelas palavras só ficamos a metade.
PS2 - RuiSoad, é fácil sermos o sácristão, não é? Só é pena ficar-te tão mal, senão até era engraçado.