Febre dos alfa romeo

Para os meus gostos o 33 sempre esteve tapado pelo Sprint, pelo que nunca foi um carro pelo qual tivesse interesse; pelo Sprint tive e muito.
(As mecânicas dos dois são equivalentes e não só).

Mas é injusta a tareia que aqui se tem dado no 33, relatando uma série de defeitos dos carros, quase como se não tivesse nada de bom.

Ora uma coisa tinha (a até hoje tem) de bom; e factual.
É facto que por largos largos anos o motor dos ALFA's do segmento C na classe 1300/1400 era de longe o mais potente.
Quem não se lembra eu recordo: era comparável aos 1600 da concorrência e com bons resultados.
Logo no início dos anos 80 mandar cá para fora 86cv era obra, pois a concorrência andava em 60/70 cv.
Havia ainda nessa altura muitos 1600 de 75cv por exemplo.

Agora claro... gastava? Gastava.

O primeiro a desafiar a ALFA verdadeiramente foi o motor Honda 1400 no Civic à entrada dos anos 90.
Conseguia prestações idênticas ao 1300 da ALFA, mas com consumos muito económicos mesmo.

Hoje (já usados) o 33 já tem interesse para mim como clássico ou "pré", pois o Sprint vale (€€€€€) várias vezes mais, pelo que é puxado comprar um.
33 1300 e 1500 arranjam-se a menos de 1000 €

Sprint 1300 a menos de 3000 € é muito difícil, bem como um 1500 QV a menos de 5000 €.

um 147/156 com o 1.6, não gasta menos de 10 a andar normal.

Ou seja cidade e auto-estrada com a.c.

Eu sei que há user´s, que gastam muito pouco, e que são carros pouco gastadores mas a minha experiência diz exactamente o contrário.
Isso tudo depende do pé...

Eu, ainda sem estar a GPL, conseguia consumos de 7,5 / 8 no meu ex-147 1.6 TS com 225/45 17 nesse tipo de andamento...

Ir e vir para o trabalho em AE fazia médias de 90km/h, por exemplo...

Claro que quando me apetecia fazer o gosto ao pé também me mandava para os 14L/100...

Só depende do pé, assumindo um carro em boas condições... [;)]

Para os meus gostos o 33 sempre esteve tapado pelo Sprint, pelo que nunca foi um carro pelo qual tivesse interesse; pelo Sprint tive e muito.
(As mecânicas dos dois são equivalentes e não só).

Mas é injusta a tareia que aqui se tem dado no 33, relatando uma série de defeitos dos carros, quase como se não tivesse nada de bom.

Ora uma coisa tinha (a até hoje tem) de bom; e factual.
É facto que por largos largos anos o motor dos ALFA's do segmento C na classe 1300/1400 era de longe o mais potente.
Quem não se lembra eu recordo: era comparável aos 1600 da concorrência e com bons resultados.
Logo no início dos anos 80 mandar cá para fora 86cv era obra, pois a concorrência andava em 60/70 cv.
Havia ainda nessa altura muitos 1600 de 75cv por exemplo.

Agora claro... gastava? Gastava.

O primeiro a desafiar a ALFA verdadeiramente foi o motor Honda 1400 no Civic à entrada dos anos 90.
Conseguia prestações idênticas ao 1300 da ALFA, mas com consumos muito económicos mesmo.

O Sprint foi durante uns tempos o meu alvo, mas o €€€€ ainda era demasiado.
Mas aquilo é praticamente um 33.
De qualquer forma, estou muito contente com o 33 porque a melhor forma de se começar na Alfa deve ser nos Boxer.

Estou a falar de:
33 1300 S e Sprint 1300
33 1500 Ti e Sprint 1500 QV [kiss]

Para quem como eu sempre preferiu carros de 3 Portas e não precisa de 5 Portas, é óbvio que o Sprint puxa mais.

Para além disso andava muito num Sprint 1300 de 1984 [:p]

:eek:
WTF?!?!?!?!?!?!?!?!
:confused:

Qualquer motor a gasolina é uma boa entrada na Alfa Romeo.
Apenas quanto aos diesel acaba por ser uma entrada "pela porta do cavalo". Mas ainda assim, não falta gente que começou pelos fumarolas e a partir daí foi descobrindo os TS, os boxers, os V6, os "bialbero", etc.

Não importa muito por onde se começa, o que importa é começar! [:D]

Qualquer motor a gasolina é uma boa entrada na Alfa Romeo.
Apenas quanto aos diesel acaba por ser uma entrada "pela porta do cavalo". Mas ainda assim, não falta gente que começou pelos fumarolas e a partir daí foi descobrindo os TS, os boxers, os V6, os "bialbero", etc.

Não importa muito por onde se começa, o que importa é começar! [:D]

Pois...
Acho que, aquilo dos boxer ser o melhor para começar, é um pouco descabido.

Estou a falar de:
33 1300 S e Sprint 1300
33 1500 Ti e Sprint 1500 QV [kiss]

Para quem como eu sempre preferiu carros de 3 Portas e não precisa de 5 Portas, é óbvio que o Sprint puxa mais.

Para além disso andava muito num Sprint 1300 de 1984 [:p]

Eu também gosto mais de 3 portas e se houvessem 33 de 3 portas lá ia eu.[:D]

É claro que comprar certos Alfas, o coração até pode pender para eles mas acabamos por comprar outra coisa que geralmente até é na generalidade melhor.

3 anos atrás ainda estive para comprar um 33, sinceramente acho piada ao carro por aquilo ele é e até pelo que lhe falta, acabei por escolher outro no entanto guardo sempre uma simpatia pelo 33. Se voltava a ter escolhido o outro, sem qualquer duvida, se deixei de apreciar o 33, isso não deixei.

Em resumo e o mad vai-me desculpar, o 33 é um granda chaço, mesmo atendendo à época não é aquilo que se pode chamar de um carro muito bom, mas tem um certo carisma especial. É possível ficar irritado com o carro, mas nunca aborrecido. Percebo perfeitamente quando dizem que um 33 não é para todos, imaginem alguém que precisa fazer 100km dia entre cidades, o 33 até pode cumprir o serviço mas outros haverá muito mais indicados.
Agora se o objectivo é fazer meia dúzia de kms a assapar, poucos pelo mesmo dinheiro darão o mesmo gozo. A piada do 33 é muito essa.
Alem de que todos os "defeitos" ou a atenção que exigem do condutor acabem por relação com o proprietário, principalmente para pessoas que gostam de se entreter e tiram gozo ao mexer na mecânica nos carros.

Já disse que não têm que pedir desculpa por dizerem mal do 33.[:D]
Só queria era dizer uma coisa: na época do 33, ele não estava assim tão abaixo doa concorrência.
Estava abaixo mas já no final de carreira.
É como já disse no meu DB. O 33 surpreendeu-me pois estava à espera de entrar para algo mais "básico".

Já disse que não têm que pedir desculpa por dizerem mal do 33.[:D]
Só queria era dizer uma coisa: na época do 33, ele não estava assim tão abaixo doa concorrência.
Estava abaixo mas já no final de carreira.
É como já disse no meu DB. O 33 surpreendeu-me pois estava à espera de entrar para algo mais "básico".
Sim, isso também é muito verdade, geralmente quando falo do 33 lembro me apenas do MK3. Nesta época a concorrência já era bem mais evoluída.

Entretanto ando com umas ideias malucas de arranjar um Sprint guardar o motor original e fazer lhe um swap para o 1.7 16v :P

Sim, isso também é muito verdade, geralmente quando falo do 33 lembro me apenas do MK3. Nesta época a concorrência já era bem mais evoluída.

Entretanto ando com umas ideias malucas de arranjar um Sprint guardar o motor original e fazer lhe um swap para o 1.7 16v :P

O Sprint, esse sim, é mais básico no interior.[;)]
Quero ver isso a ir para a frente, pah.[:cool:]

Voltar
Superior