Febre dos alfa romeo

Só para que não fique qualquer confusão quanto aos bialbero (se é que ela existe), há um motor que ficou conhecido como "bialbero", talvez por ter sido o primeiro (?) ou o mais emblemático, que é esse(s) que o alfamaniaco referiu.

No entanto, bialbero significa dupla árvore de cames e como tal há outros bialbero na Alfa Romeo além daqueles, como por exemplo o novo 1750 Turbo.

Só para que não fique qualquer confusão quanto aos bialbero (se é que ela existe), há um motor que ficou conhecido como "bialbero", talvez por ter sido o primeiro (?) ou o mais emblemático, que é esse(s) que o alfamaniaco referiu.

No entanto, bialbero significa dupla árvore de cames e como tal há outros bialbero na Alfa Romeo além daqueles, como por exemplo o novo 1750 Turbo.

Sim, aqui Bialbero não é o mesmo que Busso.
Bialbero significa "dupla árvore (bi - dois, albero - árvore).
A Fiat também tem motores Bialbero.

Já que estamos numa de motores Alfa Romeo aqui vai um exercicio de pensamento... Imaginemos um motor Boxer do 33 , 145 ou 146... o 1.4cc ou 1.6cc... Se quisermos melhorar esse motor em potencia/desempenho isso é possivel?? Pergunto isto porque li aqui á uns tempos atras num sitio qualquer um artista que tinha um boxer 1.4cc e conseguiu a potencia de 156Cv (penso que andava nestes valores). O que dizem disto?

Mas ser alfista é alguma coisa?
Ainda se fosse motociclista, tudo bem. Implica uma mudança, uma forma de encarar o veículo de outra forma.
Agora alfista...

Pegando na tua frase, substituíndo alfista por outra expressão relacionada com qualquer marca, serviria para criar uma classe para tudo, igual à que os auto proclamados alfistas se convencem que pertencem.

Sem qualquer tipo de sarcasmo, para poderes compreender o que é a cultura alfista e quem a incutiu e cultivou tens este livro aqui, que caso possas e queiras ler, deixo-o como sugestão:

The Alfa Romeo Tradition: Creators of the Legend by Griffith Borgeson [ISBN: 0854298754]

A cultura alfista não nasceu agora, nasceu nos tempos em que a Alfa Romeo era aquilo que a Ferrari é hoje.
É por isso natural que tenha uma legião de seguidores. Ficou isso provado no centenário em Milão onde SEM APOIO OFICIAL DA ALFA ROMEO (é triste mas é verdade), se juntaram mais de 3500carros de todo o MUNDO.
Como deves ainda existe muita gente que viveu os tempos de juventude a olhar para a alfa romeo como uma marca de culto. Isso foi sendo transmitido entre as gerações.
É o mesmo que a Ferrari entre actualmente em crise, deixe de produzir supercarros e passe a comercialiar carros "normais". Os Ferraristas não morrem, certo?!! A lenda continua... e o saudosismo aumenta!!

Last edited:
Já que estamos numa de motores Alfa Romeo aqui vai um exercicio de pensamento... Imaginemos um motor Boxer do 33 , 145 ou 146... o 1.4cc ou 1.6cc... Se quisermos melhorar esse motor em potencia/desempenho isso é possivel?? Pergunto isto porque li aqui á uns tempos atras num sitio qualquer um artista que tinha um boxer 1.4cc e conseguiu a potencia de 156Cv (penso que andava nestes valores). O que dizem disto?

Não percebo bem qual a tua dúvida...

Claro que é possível aumentar a potência do motor... é uma questão de investimento.

Os boxer que têm dado cartas no campeonato de clássicos não têm por certo a potência original. [;)]

Claro que é possível aumentar a potência do motor... é uma questão de investimento.

Os boxer que têm dado cartas no campeonato de clássicos não têm por certo a potência original. [;)]

a base é o 1.2 (não o 1.3) do SUD, e estão neste momento com cerca de 130cv's as 8500!

Mas o sucesso dos carros da Fabrica Italiana TRSport está no chassi muito bem desenvolvido e equilibrado.
Em termos de motor, os BDA's não dão hipotese a concorrência, com os seus cerca de 160cv's! Mas só o motor do Ford (que são comprados em UK) custa o mesmo que o projecto dos alfas e do FIAT 128 totalmente desenvolvido em Portugal, ali pros lados de paços de Ferreira! [;)]
Outro grande carro no nacional é o starlet, mas também esse conta com o apoio da casa "mãe".

Aqui, mais uma vez a FIAT auto Portuguesa faz "ouvidos moucos" ao não dar qualquer tipo de apoio a Fabrica Italiana.
é isto que me deixa triste actualmente do grupo, estão completamente de costas voltadas a competição.
Só interessa é festas com a vipalhada em eventos de "sociais".

Mas há luz ao fundo do tunel, constou-se que está a ser feito um Giulietta para o WTCC. Só espero sinceramente que não entrem na onda da SEAT e não se ponham a preparar um Giulietta JTDm!! [8b]

Agora imagina que tenho um 146 1.4 com motor boxer (90cv) e que o queria "transformar" para competiçao (sim eu sei que o 146 nao sera uma boa base). Quais serao as primeiras coisas a alterar? Os custos serao demasiado elevados? O motor boxer pode levar turbo?

Peço desculpa pelas perguntas, que poderam parecer um pouco estupidas mas tal como disse vi na net (apesar de agora nao encontrar), um projecto como o que tou a descrever em que o gajo alcançou uma potencia consideravel com o motor 1.4cc...

Agora imagina que tenho um 146 1.4 com motor boxer (90cv) e que o queria "transformar" para competiçao (sim eu sei que o 146 nao sera uma boa base). Quais serao as primeiras coisas a alterar? Os custos serao demasiado elevados? O motor boxer pode levar turbo?

Peço desculpa pelas perguntas, que poderam parecer um pouco estupidas mas tal como disse vi na net (apesar de agora nao encontrar), um projecto como o que tou a descrever em que o gajo alcançou uma potencia consideravel com o motor 1.4cc...

Os custos serão sempre muito elevados, até porque não estamos só a falar do motor em si. Sem turbo e sem aumento de cilindrada os ganhos nunca serão brutais.

No entanto, eu não sou a pessoa indicada para ter dar essas informações.
Pode ser que alguém te consiga esclarecer melhor.

Se tivesses um Boxer carburado era mais fácil aumentar qualquer coisa.
Agra de injecção, há muita coisa, mas os preços não são convidativos.

O 1.4 IE é o 1.5 carburado, não é?
Se assim for é fácil e simples ir até aos 105 cavalos (potência original do 1.5 carburado). A partir daí já é mais complicado.

O 1.4 IE é o 1.5 carburado, não é?
Se assim for é fácil e simples ir até aos 105 cavalos (potência original do 1.5 carburado). A partir daí já é mais complicado.

O 1.5 carburado de que falas é um motor que tinha versão a i.e. e a carburadores. Há aqui quem tenha mais experiência com 33, mas deixo os meus 2 cents.
O 1.5 a i.e. é o motor mais ajuizado a ter num 33 em relação performance/consumos e o 1.5 a carburadores é rapidissimo amsi muito gastarrão.

Não sei que tipo de experiência teve,mas provavelmente não é um bom avaliador ou então a razão prende-se com a posse do 33...

Ser Alfista é bem mais do que pensar que se o é ou o mero acto de possuir um Alfa Romeo. Houveram alguns aqui a tentar fazer-lhe ver a luz,mas nem assim... (e não estou a falar de mim...)

Quanto ao meu registo nada teve a ver com este tópico,por isso descanse.

Posso ser-lhe muito sincero numa coisa? É por pessoas com o seu "estilo" de participação que muitas vezes os "alfistas" levam nas orelhas aqui e noutros lados e são até alvo de chacota.

Se o senhor é realmente apreciador de Alfas, está a prejudicar mais a sua imagem do que a beneficiá-la. Entenda isto como "conselho de amigo"! [;)]

Mas ser alfista é alguma coisa?
Ainda se fosse motociclista, tudo bem. Implica uma mudança, uma forma de encarar o veículo de outra forma.
Agora alfista...

Pegando na tua frase, substituíndo alfista por outra expressão relacionada com qualquer marca, serviria para criar uma classe para tudo, igual à que os auto proclamados alfistas se convencem que pertencem.
A história conta que Henry Ford costumava tirar o chapéu cada vez que via um Alfa Romeo passar...

Enzo Ferrari chorava como um bebé quando a Alfa ganhava uma competição...

A Alfa Romeo atravessou um século de história e muitas das suas páginas memoráveis contribuíram para a alegria de muitos fás e seguidores da marca...

Ser Alfista é mais do que um simples motociclista que vai a concentrações, é tambem uma durável paixão por uma marca só [;)]

Para os mais distraidos eu e o Darth até já trocámos em tempos "galhardetes"...

Contudo ele cresceu e largou a Alfa e eu cresci e vi que havia vida para lá dos Honda...ou seja, somos muito mais felizes agora.

[:)][:)][:)][:)]

CU-MOVENTE!!![:)]

Ou seja, mudaram o traseiro para outro tipo de carros![:D]

Isto de ver carros, ou outra coisa qualquer, com palas laterais não dá com nada!
Mas temos que respeitar todas as opiniões...

No meu caso não.
Só me sinto Alfista quando pego no meu sabre de luz...

View attachment 81083

perdeste a luta [:cool:]

images

CU-MOVENTE!!![:)]

Ou seja, mudaram o traseiro para outro tipo de carros![:D]

Isto de ver carros, ou outra coisa qualquer, com palas laterais não dá com nada!
Mas temos que respeitar todas as opiniões...

Eu não mudei rigorosamente nada....tenho o mesmo carro há 5 anos e ainda por cima é o meu primeiro e único carro até agora...

[:D]

Foi ao lado pah. [:D]

Back