Fiat freemont

Podemos afirmar que o Freemont é um restyling mais aprofundado do Journey. Novo interior, novas motorizações diesel, chassis com novo setup e uns toques na estética para acomodar o novo símbolo.

A % de veículos Alemães vendidos na Alemanha não é maior do que a % de veículos Italianos vendidos em Itália?
E qual a % de veículos Franceses vendidos em França?.

São estes 3 países que contam, uma vez que a Inglaterra perdeu o "barco"... são mais clientes.

A Lancia só vende em Itália? Hum... parece-me que vende em França também.

O que vende o Renault Twingo fora de França?

Se as pessoas souberem interpretar o que é efectivamente dito...não se perdia tempo em acessórios.

Limitei-me a justificar que o mercado italiano é bastante chauvinista (isso não quer dizer que outros não sejam...), e usei o exemplo da Lancia pelo facto de, no contexto do seu total produtivo, a esmagadora parte ser vendida no mercado italiano.

Podes dar as voltas que quiseres mas não há outras marcas europeias que basicamente sobrevivam apenas do seu mercado de origem.

As marcas alemãs podem vender muito na Alemanha...

...mas vendem muito também fora da Alemanha.

O mesmo para as francesas. Podem vender muito em França mas vendem também bastante fora de França.

Nenhuma outra marca europeia vende 90% da sua produção no mercado de origem como a Lancia. Isto é irrefutável.

Ainda a que se aproxima mais de tal dependência do mercado interno é a Seat.

E isto é representativo de um mercado chauvinista...quer se queira quer se não queira.

Mais, nem é só a Lancia, a Lancia é apenas o exemplo máximo de uma marca inteira que apenas quase existe para o seu mercado interno.

Se formos correr as vendas de alguns modelos Fiat, há vários cujas vendas se fazem/fizeram de forma quase total no mercado italiano: Bravo, Croma, Multipla, Ulysse,... Ou visto de outro modo, a Fiat acaba por ter apenas 3 modelos com representatividade extra-Itália: Panda, 500 e Punto. Tudo o resto praticamente "não existia" na Europa se não fosse o mercado próprio.

Tudo isto não é uma afronta para amantes da Fiat. É a realidade e convém ter os pés assentes na terra até para poder...mudar as coisas...e evoluir [:p]

Última edição:
Essa dependência é altamente prejudicial para o grupo Fiat, querem por em pratica novos projectos e melhores e estão de pernas cortadas porque vender maioritariamente só num mercado muitos dos seus produtos não lhes dá margens para grandes investimentos até porque depois não têm feedback dos mercados para poder arriscar mais e saber já que podem contar com um dado numero de clientes da casa.

Por exemplo a VW não sendo a mais vendida em todos os países europeus consegue sempre estar na média ou acima dela por isso conseguem ter uma vendas somadas elevadas, mesmo que na Alemanha as vendas do Golf troquem as contas todas ao panorama fora eles também se mantêm no pelotão com alguma uniformidade.

A Fiat Portugal a meu ver tem um comportamento péssimo para a projecção da marca e para atrair mais variedade de clientes, desde não terem cá versões que ajudam a dar confiança, modelos que levam pouca atenção ou até modelos que não são cá vendidos.

Quando comprei o GP a intenção era ser o 1.4 T-Jet 120, por mais ridículo que possa parecer só havia o Starjet 1.4 95!? Mesmo agora não temos o 1.6 Mjet 120.
Com esta falta de aposta muitos clientes que querem um GP Sport mas com potencia acima de 100cv esquece logo o produto.
Na altura o carro foi para a minha mãe porque se fosse para mim duvido que tivesse ficado na situação de comer com o 1.3 mjet 90, ou teria ido buscar o carro a Espanha ou comprava outro produto.

Eu acho o interior 100x mais inspirado que o do journey. Está um carro mais europeu.

Há aqui alguma confusão! O journey sofreu um rystiling nos States, no entanto, não chegou cá ou melhor, chegou mas com o logotipo da FIAT!

Por outras palavras este interior é igual neste momento ao journey q se vende nos states!

A adaptação que eu considero mais infeliz foi a grelha da frente! Sofreu uma boa actualização no journey que se vende nos states, mas a FIAT decidiu fazer ali una ajustes devido ao seu logotipo não ser igual ao da Dodge q na mha opinião saiu para pior! No entanto, não deixa de estar boa!

Há aqui alguma confusão! O journey sofreu um rystiling nos States, no entanto, não chegou cá ou melhor, chegou mas com o logotipo da FIAT!

Por outras palavras este interior é igual neste momento ao journey q se vende nos states!

A adaptação que eu considero mais infeliz foi a grelha da frente! Sofreu uma boa actualização no journey que se vende nos states, mas a FIAT decidiu fazer ali una ajustes devido ao seu logotipo não ser igual ao da Dodge q na mha opinião saiu para pior! No entanto, não deixa de estar boa!

Sim mas esse restyling nunca chegou à europa. Passámos directamente do velho journey para o freemont. Mas vai dar ao mesmo..

Se as pessoas souberem interpretar o que é efectivamente dito...não se perdia tempo em acessórios.

Limitei-me a justificar que o mercado italiano é bastante chauvinista (isso não quer dizer que outros não sejam...),

Ah OK, agora já falas de outra maneira, complementas a ideia...

é que tinhas dito falado em "mercado chauvinista como o italiano"...

e é bom que quem nos lê saiba que o mercado Alemão, Francês ou Japonês são mais Chauvinistas do que o Italiano.

Se o Freemont vai vender alguma coisa? Ou só vende em Itália?
Não sei.
Eu não o compro de certeza que é um tipo de veículo pelo qual não tenho qualquer interesse.

Mas parece que estão a gostar do carro e que é um bom produto.

para já o freemont está acima de todas as expectativas da marca.

vai ter de ser reforçada a produção no méxico.(mais 1000 carros/mês)

80% das vendas na europa são italia, portanto o padrão mantém-se.

mais importante é que 80% dos clientes são novos na Fiat. o que é muito bom.

para já o freemont está acima de todas as expectativas da marca.

vai ter de ser reforçada a produção no méxico.(mais 1000 carros/mês)

80% das vendas na europa são italia, portanto o padrão mantém-se.

mais importante é que 80% dos clientes são novos na Fiat. o que é muito bom.

Quanto mais não seja por ser rebadge, é um produto diferente do que a fiat apresenta. Com outro tipo de linhas, por exemplo..

Numa primeira análise, eu que até fui a um stand da Dodge ver um journey, acho que este freemont consegue o melhor dos 2 mundos.

A qualidade perceptivel evoluiu BRUTALMENTE, o design interior melhorou BRUTALMENTE, o design exterior sofreu alguns retoques que, na minha opinião, conseguiram melhorar o conjunto e ainda há o premiozinho de conseguir reduzir o preço para 34000euros.

As propostas que obtive num stand da Santogal... não baixavam dos 4x.xxx€... No essencial, estamos a falar de exactamente o mesmo produto com um motor muito melhor e com uma qualidade de construção e de materias melhores.

Conclusão quem comprou o Journey deve estar com melão... [:p]

Según cuenta Automotive News, Fiat se ha visto obligada a apretar a la planta de Toluca, México, para que aumente la producción del Freemont, tras comprobar que la demanda superaba las expectativas claramente en Europa. Y es que Fiat ya acumula 15.700 pedidos, cuando la asignación de producción de este 2011 era de sólo 13.000.

El mercado que se está tragando todo los Freemont de momento es el italiano, con un 80% del total de encargos, algo por otra parte esperable, conociendo cómo de fuerte es el Grupo Fiat en su mercado local. Será interesante ver cómo se comparan sus ventas con las del Journey, técnicamente desaparecido tras la salida de Dodge de Europa.

Em Fiat -- Autoblog Español

Ou seja, em Julho já tem 15700 encomendas quando estavam previstas só 13000 vendas em 2011!

Quero apenas referir que o carro foi lançado muito mais tarde nos outros mercados europeus, portanto é normal que a maioria das vendas esteja a ser feita no mercado doméstico! Por exemplo em PT só à duas semanas um colega conseguiu fazer o test-drive no IMV e ficou...siderado! Desde os acabamentos e materiais (sim, sim, é favor ver ao vivo antes de fazer comentários depreciativos), passando pelo equipamento, espaço e motor (JTDm 170cv) está tudo excelente! E por 34.000€ (preço de lançamento), comparando com os rivais (por exemplo o Orlando como tem sido referido nas revistas da especialidade), está num excelente nível de relação preço\qualidade!

O calcanhar de Aquiles do Freemont em PT é que o consumidor provavelmente continuará a comparar o Freemont com coisas como o Q5, X1\X3 ou Freelander (e não se importam de dar mais 10.000€ por isso...)e não tanto com coisas como o Captiva, Sorento, Tiguan ou Santa Fé, que são os seus concorrentes naturais.[s)]

Em Portugal não faço ideia de como resultará.

Vender muito nunca venderá.
Nem será um produto que pesará na FIAT Portugal.

Será que vende mais do que o Journey vendeu (foi pouco)?

...

Lá fora, para além das vendas que está a ter, parece importante por mostrar que afinal um rebadge* pode funcionar.

* apesar de em termos práticos o modelo estar rejuvenescido em relação ao Journey, nomeadamente com aspecto exterior "limado", interior mais refinado e motor 2 litros Multijet de créditos e desempenho firmados.

Já os novos Thema e Flaminia, principalmente o 2º não sei se vão ter sucesso.

Tive hoje a oportunidade de ver e entrar num Freemont de matricula portuguesa (do stand). apr:)
É de facto corpulento, faz lembrar as suas raízes americanas.
"Experimentei" os interiores, e é de facto um grande melhoramento em relação ao velho Journey. Muito bem equipado, e com um interior bem mais "europeu" que o Journey, com bons materiais.
Vem equipado com um leitor de DVD da Panasonic com ecrã que dá para as filas de trás. Vem também equipado com um GPS da TomTom.
Tem bons 7 Lugares, mas tem um senão... para transportar 7 pessoas tem que se prescindir da bagageira, que fica quase do tamanho da bagageira do Cinquecento com os bancos para cima. Com a ultima fila de lugares baixa, o caso muda de figura, tendo quase o dobro do espaço de bagageira de uma SW normal.
Esta unidade vinha equipada com o 2.0 Multijet de 170 cv, e pelo que me disseram (não andei nele),mexe-se bem, mas nota-se o peso do carro.

Á conclusão... Gostei bastante do Freemont, apesar de ser de um segmento que não aprecio muito. É um produto muito equilibrado e oferece bom equipamento para o preço. Pena o pormenor da bagageira quando tem a ultima fila "montada".

Última edição:
Baptista: sendo a montagem de interiores um ponto onde costumam aparecer criticas aos FIAT, Lancia, ALFA... este FIAT-Dodge Made in México, revisto pela FIAT achas que está bom nesse aspecto da montagem?

Baptista: sendo a montagem de interiores um ponto onde costumam aparecer criticas aos FIAT, Lancia, ALFA... este FIAT-Dodge Made in México, revisto pela FIAT achas que está bom nesse aspecto da montagem?
A nível de montagem de interiores, posso até comparar este Freemont ao Alfa Giulietta, que tem uma qualidade de montagem e de materiais bastante boa.
O design é bastante mais "adequado" ao mercado europeu, que no antigo Journey. Nota-se bem que teve a mão da Fiat a esse nível, e na minha opinião, está muito bem conseguido.

Estive dentro de um hoje na expofacic. Realmente, em termos de qualidade de interiores, etc..nem parece um fiat. Muito bom, na minha opinião.

Voltar
Superior