Fiat Punto ..... problemas? .....

Não é suposto perder água. Se perde água, é porque há fuga algures e tem que ser reparada rapidamente.

A utilização da "chauffage" ("sofagem") também não provoca qualquer perda.

Humm... estou a ver que tenho mesmo de ir ao mecânico, eu não queria era gastar muito €, pois estou mesmo a pensar comprar um carrito novo mais adequado para o futuro tamanho da família :)

Se for a bomba de água isso é um arranjo muito caro?

Eu tinha medo era que fosse a junta .... mas pelo que tenho falado com algum pessoal (dito mais entendido, mas pelos vistos nem tanto assim ) não me parecia que fosse, pois o carro continua com um bom rendimento, corresponde bem quando se puxa por ele, não aquece (pelo menos agora que tem água ....)

O que eu acho mais estranho é que depois de ter colocado água (já lá vai uma semana e cerca de 220 Km e o nível não desceu .....

O que raio terá sido aquilo?

citação:Originalmente colocada por ClioII

Pode também acontecer que seja simplesmente o termóstato preso e o carro deite água fora em andamento. verifica isso com um mecânico. Substituir um termóstato é fácil, barato e poupas muitas dores de cabeça futuras.

Deve ser isso que se passa com o meu punto, pois ele deita a agua fora pela tampa do radiador:(.

citação:Originalmente colocada por Zero

Humm... estou a ver que tenho mesmo de ir ao mecânico, eu não queria era gastar muito €, pois estou mesmo a pensar comprar um carrito novo mais adequado para o futuro tamanho da família :)

Se for a bomba de água isso é um arranjo muito caro?

Eu tinha medo era que fosse a junta .... mas pelo que tenho falado com algum pessoal (dito mais entendido, mas pelos vistos nem tanto assim ) não me parecia que fosse, pois o carro continua com um bom rendimento, corresponde bem quando se puxa por ele, não aquece (pelo menos agora que tem água ....)

O que eu acho mais estranho é que depois de ter colocado água (já lá vai uma semana e cerca de 220 Km e o nível não desceu .....

O que raio terá sido aquilo?
O problema é que tu provavelmente nem te recordas da última vez que viste o nível da água. Á prioi podes ter resolvido o problema, mas caso as coisas tivessem dado para o torto só tinham acontecido por má utilização tua.
Isso é daquele tipo de coisas que todos devemos meia volta ver nos nossos carros. Eu tenho um igual ao teu com quase 100.000kms e até agora tem sido excelente e dá gozo puxar por ele.

citação:Originalmente colocada por jomaso
O problema é que tu provavelmente nem te recordas da última vez que viste o nível da água. Á prioi podes ter resolvido o problema, mas caso as coisas tivessem dado para o torto só tinham acontecido por má utilização tua.
Isso é daquele tipo de coisas que todos devemos meia volta ver nos nossos carros. Eu tenho um igual ao teu com quase 100.000kms e até agora tem sido excelente e dá gozo puxar por ele.
[/quote]

Embora não seja totalmente verdade o que dizes também não posso deixar de te dar razão.

Como é lógico o facto de o radiador ter estado com pouca água a culpa foi minha, pois devia ter ido verificar o nível da água depois da tal viagem ao Minho, no entanto, não o fiz, pois este carro nunca me deu problema nenhum, e como tal uma pessoa acaba por se "esquecer" de alguns pormenores .....[8][:0]

Mas a questão já não era essa, a minha pergunta inicial era a de tentar perceber o que se teria passado para a água ter desaparecido .......

Fiat Punto - Pedido de ajuda

Fiat Punto - Pedido de ajuda

Olá pessoal,

Tenho um Fiat Punto 1.2 16V (Março de 1999), a luz que ilumina os manómetros do depósito da gasolina e temperatura do motor avariou-se, pelo que de noite não se consegue ver grande coisa ....

Alguém me sabe dizer se é simples substituir a tal luzinha? E já agora como devo proceder para o efectuar.

Mais uma vez obrigado

Olá novamente pessoal,

Entretanto já fiz mais 1000 km com o carro e o carro continua sem gastar água (o nível permanece inalterado.

Aconteceu no entanto uma coisa estranha, que passarei a relatar:
Como vos disse, depois do último relato o carro já fez mais de 1000km e a água não desapareceu, no entanto, no outro dia estava a chover muito e os vidros estavam muito embaciados, e tive de ligar a saufage (não sei se é assim que se escreve ???) para o ar quente, e noteique o carro aqueceu um pouco .....

No outro dia fui ver o nível da água e estava ligeiramente mais baixo (quase 1/2 cm ....).

No entanto, se ligar a saufage apenas para o frio nada disto acontece.

Poderá ser pelo sistema de aquecimento que o carro está a perder água ???????
E porque o carro (motor) aquece um pouco mais quando se liga o ar quente?????

Uma das maneiras de se evitar o sobreaquecimento em caso de emergencia e precisamente ligando o aquecimento do carro.

Uma pergunta: O vaso de expansao do teu carro esta todo enlameado ou esta limpo?

citação:Originalmente colocada por ingles

e uma junta de cabeça , nao será ? se for prepara te !!!

Mas se fosse a junta de cabeça o aquecimento e a perda de água não seria geral?, isto é, não existiria perda de água sempre que o carro anda.

Eu depois dauqle atesto do radiador já andei mais de 1200 km (já fui a espanha e tudo) sem qualquer sobre aquecimento e sem qualquer perda de água. No entanto, quando liguei o ar quente para desembaciar os vidros o carro perdeu alguma água.

:([8)] o que será?

citação:Eu depois dauqle atesto do radiador já andei mais de 1200 km (já fui a espanha e tudo) sem qualquer sobre aquecimento e sem qualquer perda de água. No entanto, quando liguei o ar quente para desembaciar os vidros o carro perdeu alguma água.

o que será?

Quando seleccionas ar quente na sofagem, o circuito fica um pouco maior, porque passa a passar pelo radiador da sofagem.

Se esse decréscimo da àgua no radiador só aconteceu uma vez, talvez não seja nada de especial.

citação:Originalmente colocada por rca33

citação:Eu depois dauqle atesto do radiador já andei mais de 1200 km (já fui a espanha e tudo) sem qualquer sobre aquecimento e sem qualquer perda de água. No entanto, quando liguei o ar quente para desembaciar os vidros o carro perdeu alguma água.

o que será?

Quando seleccionas ar quente na sofagem, o circuito fica um pouco maior, porque passa a passar pelo radiador da sofagem.

Se esse decréscimo da àgua no radiador só aconteceu uma vez, talvez não seja nada de especial.

Poderá ser o caso de existir uma fuga de água no circuito da sofagem?

Epá só para dizer que no carro do meu irmão (GOLF II GTD) está a acontecer exactamente o mesmo!!! No outro dia à conversa com ele, ele disse-me que o carro estava a perder água (houve um dia teve mesmo que parar). Á pouco mais de uma semana, ele disse que era quando o carro ficava inclinado que perdia água!! Achei estranho... disse-lhe que não podia ser!! Só que agora com este tempo mais frio e com muita chuva, ele usa muito a sofagem, para desembaciar os vidros!!! E não é que quando foi ver o nivel de água ela já estava em baixo outra vez? Vai agora levá-lo ao mecânico para ver o que pode ser. Se entretanto souber alguma coisa, posto aqui! Pode ser que te ajude...

citação:Originalmente colocada por Diablo1986

Epá só para dizer que no carro do meu irmão (GOLF II GTD) está a acontecer exactamente o mesmo!!! No outro dia à conversa com ele, ele disse-me que o carro estava a perder água (houve um dia teve mesmo que parar). Á pouco mais de uma semana, ele disse que era quando o carro ficava inclinado que perdia água!! Achei estranho... disse-lhe que não podia ser!! Só que agora com este tempo mais frio e com muita chuva, ele usa muito a sofagem, para desembaciar os vidros!!! E não é que quando foi ver o nivel de água ela já estava em baixo outra vez? Vai agora levá-lo ao mecânico para ver o que pode ser. Se entretanto souber alguma coisa, posto aqui! Pode ser que te ajude...

Ok, eu agradeço e fico a aguardar notícias do carro do seu irmão ....

... eu cá vou continuando com bastante atenção ao nível da água e à temperatura do motor ....... e tudo continua na mesma ....... (ou seja até ver tudo está bem)???????

Pois é pessoal tal como desconfiava o problema da fuga de água estava na sofagem .......

Enfim, nada que não se resolva. :)

Ontem levei o meu lindo pópó à Inspecção Periódica Obrigatória (a partir de agora tem de ir todos os anos ...) e passou (quase con destinção) apr:) apr:) apr:)

Teve apenas duas anotaçõesitas:
- Chapas de matrícula "desbotadas" :sh) (O amarelo do ano já estava branco)
- Direcção ligeiramente desalinhada (mas nada de grave).

Agora preciso da vossa ajuda, uma vez que já não quero voltar a levar o meu carrito à inspecção, pois para o final do ano já espero andar de carrito novo (embora tenha a certeza que ainda vou ter bastantes saudades do meu puntinho cabrio [s)] - é que, podem não acreditar, mas eu adoro este carrinho[s)] ), e como tal não queria gastar muito dinheiro com o arranjo.

Não me poderão dizer onde poderei mandar alinhar a direcção (em Lisboa) e mandar fazer um par de matrículas novas a gastar o menos possível.

Obrigado a todos.

Voltar
Superior