Fiat Tipo 2016

O Tipo está só a levar um restyle final para daqui a uns dois anos pararem de o vender no mercado europeu.
É essa a intenção da Fiat: acabar com os low-costs na Europa.
É pena se assim for. Eu tenho um e pelo valor o carro está muito bom.

Mas eu não sou daquelas pessoas que pensam em carro para prazer. E para condução mais divertida não acho o Tipo, um bom candidato.

No caso prático, para o que oferece está muito bom!

Depende do que consideras mediano...
Em protecção de ocupantes adultos está em linha com os demais. Peca é nas paneleirices dos sensores para tudo e mais alguma coisa, que aumentam exponencialmente o rating das estrelinhas.

Tenho um conhecido que andava a pensar comprar um carro da gama abaixo (Yaris, Rio,i20, Fiesta, ...) mas depois alguém lhe falou no Tipo.

Eu até tenho ideia de que é um carro razoavelmente bom, mas lendo algumas coisas pela net, meia volta referem que a segurança do Tipo não é assim muito por aí além... à primeira vista parecia-me que se subindo um patamar ele ficaria mais bem servido, mas o que é facto é que os preços no mercado de usados (2/3 anos, a gasolina) andam ela por ela com o tipo de carros que ele pretendia + - com a mesma idade/kms.

Ainda não conseguir perceber claramente porquê...

Boas, digam me uma coisa, por favor
O Tipo tem corrente em vez de correia de distribuição?
Essa corrente qual é o tipo de manutenção (se é que tem)?
Eu nunca ouvi Falar em correntes na distribuição, desconhecia por completo.

Resumidamente quais as vantagens e desvantagens da corrente em relação á correia?

Boas, digam me uma coisa, por favor
O Tipo tem corrente em vez de correia de distribuição?
Essa corrente qual é o tipo de manutenção (se é que tem)?
Eu nunca ouvi Falar em correntes na distribuição, desconhecia por completo.

Resumidamente quais as vantagens e desvantagens da corrente em relação á correia?
Tem corrente!

O motor 1.3 tem corrente. O 1.6 acho que não tem.

Supostamente a partir dos 250 mil kms deve existir uma verificação na corrente e mudar se apresentar desgaste.

Tenho um grande Punto com o motor 1.3 em que a corrente foi mudada aos 260k kms.

A vantagem é que dura mais que a correia e supostamente um custo de manutenção menor a longo prazo.

Mas é o suposto, porque se ouve falar de muitas correntes partidas..

Nunca parti a do Punto, mas um amigo meu partiu. Tenho de realçar que ele gostava de andar a puxar bem pelo carro. Como por exemplo fazia muitas viagens a 160.

Vai depender também da sua utilização.

Esperava valor mais elevado. Parece me ser vantajoso, qual a quantidade de Km que o fabricante preconiza?

Last edited:
Esperava valor mais elevado. Parece me ser vantajoso, qual a quantidade de Km que o fabricante preconiza?
Não preconiza. Algumas pessoas fazem a troca aos 200k por prevenção, apenas. Isto porque é suposto a corrente durar a vida útil do motor.

Mais uma vez; a manutenção a tempo e horas, com mudas de óleo de 10 em 10 mil (ou 15 mil, no máximo) previne desgaste desnecessário em todos os componentes, incluindo as guias da corrente.

As Fiat Tipo sw 1.6 de 120 CV são o melhor negócio da actualidade. Carrinhas de 2018 a rondar os 40.000 km com preços que começam nos 13000 no standvirtual. Muito carro pelo dinheiro. Carros de ubers e tvdes entregues por causa do Covid.

Não sabia que agora os tipos também estavam a vir com estes rádios mais "básicos"!
a6ea0741a6bca7c7abb1384b81469093.jpg

Boas Camaradas,
A minha maria quer comprar um carro e desta vez tem que ser obrigatoriamente automático, diesel e com mais de 110CV. Como eu tenho desconto por ser empregado do grupo fiat, estamos meios inclinados ao fiat tipo hatchback 1.6 diesel com TCT (caixa auto. em seco).

No configurador (España) tem-nos por 20-21mil euros (entrega imediata financiado), este valor bem conversado + o desconto empregado ira para os 12-14mil.

18-19mil custão na versao caixa manual.

O motor sei que é bom q.b, mas esta caixa não me convence do todo. Oxalá fosse como o Giulia com conversor de binário[br:)]

Gostaria de saber se alguém tem um carro com esta configuração e qual foi a experiência e fiabilidade da caixa.

Outro dato interesante é que tem 10 anos de garantia.

Boas Camaradas,
A minha maria quer comprar um carro e desta vez tem que ser obrigatoriamente automático, diesel e com mais de 110CV. Como eu tenho desconto por ser empregado do grupo fiat, estamos meios inclinados ao fiat tipo hatchback 1.6 diesel com TCT (caixa auto. em seco).

No configurador (España) tem-nos por 20-21mil euros (entrega imediata financiado), este valor bem conversado + o desconto empregado ira para os 12-14mil.

18-19mil custão na versao caixa manual.

O motor sei que é bom q.b, mas esta caixa não me convence do todo. Oxalá fosse como o Giulia com conversor de binário[br:)]

Gostaria de saber se alguém tem um carro com esta configuração e qual foi a experiência e fiabilidade da caixa.

Outro dato interesante é que tem 10 anos de garantia.
És empregado da Fiat e não tens este feedback internamente!?

Sou empregado da CNH ou grupo fiat mas num campo totalmente diferente, em nada tem a ver com a FCA. Se souvesse nao perguntava por aqui [;)].

Back