Fiat Tipo 2016

IMG_20160208_WA0000.jpg

Basta olhar para os concorrentes.
Um fiat, neste momento, ou é muito bonito e cativa as pessoas nesse ponto, ou tem de ser muito barato.
Este tipo de bonito não tem nada!

Também não tem nada de feio. Definitivamente mais bonito que um Nissan Pulsar ou um Skoda, Dacia ou Citroen mas não tão marcante como um 308, Focus ou Mégane.
Mas vai ser muito barato...

Estes carrinhos estão muito interessantes, mas é uma pena que a versão hatchback não recupere por exemplo o terceiro vidro lateral do primeiro tipo, como forma de criar alguma ligação entre gerações.
Há algum tempo atrás, e por brincadeira, fiz uns rabiscos de um hipotético tipo, sendo este um suv tipo qashqai, paralelo à gama bravo, com grandes grupos opticos traseiros e o prolongar da superficie vidrada lateral pela traseira, um pouco à imagem do Evoque. Se encontrar esses desenhos ainda os ponho aqui.

Bem, isto tudo para dizer, que ao mesmo tempo preferia ver a continuidade do Bravo no segmento, como forma de cimentar a marca. Parece-me que há sempre alterações de estratégia...

Bem, isto tudo para dizer, que ao mesmo tempo preferia ver a continuidade do Bravo no segmento, como forma de cimentar a marca. Parece-me que há sempre alterações de estratégia...

O Bravo é um bom produto (posso dizê-lo pois sou proprietário de um) e com linhas tipicamente italianas, no entanto, foi tudo menos um sucesso comercial, daí a necessidade da Fiat em mudar de estratégia.
De qualquer forma penso que esse insucesso do Bravo, não teve tanto que ver com a qualidade do produto (ou falta dela), mas mais com a estratégia gizada pela marca para este modelo, no qual apostou muito pouco, deixando-o definhar até à saída do mercado.

Uma única verão hatchback, pouco investimento no marketing, cada vez menos motores disponíveis (pelo menos em Portugal assim foi), etc. Um pouco à semelhança do que aconteceu com o Delta, um automóvel belíssimo (na minha opinião) e mais um excelente produto sem o retorno comercial esperado...

O Bravo é um bom produto (posso dizê-lo pois sou proprietário de um) e com linhas tipicamente italianas, no entanto, foi tudo menos um sucesso comercial, daí a necessidade da Fiat em mudar de estratégia.
De qualquer forma penso que esse insucesso do Bravo, não teve tanto que ver com a qualidade do produto (ou falta dela), mas mais com a estratégia gizada pela marca para este modelo, no qual apostou muito pouco, deixando-o definhar até à saída do mercado.

Uma única verão hatchback, pouco investimento no marketing, cada vez menos motores disponíveis (pelo menos em Portugal assim foi), etc. Um pouco à semelhança do que aconteceu com o Delta, um automóvel belíssimo (na minha opinião) e mais um excelente produto sem o retorno comercial esperado...

Pois, é uma pena que tenha sido assim com o Bravo, o Delta, o Stilo...

Pois, é uma pena que tenha sido assim com o Bravo, o Delta, o Stilo...

O Stilo teve 3 carroçarias: carro, carrinha e 3 Portas "coupé".

E nova vaga quando passou de 1.9 JTD 8v 115cv para 16v 140cv (e muito raro por cá 150cv).
Assim como o 1.4 95cv substituiu o 1.2 80cv; mas neste caso em Portugal perdeu interesse comercial relativo em relação ao 1.2; se bem que o 1.4 também 6 Speed é evidentemente melhor e sem gastar mais.

Pelo que vi colocaram inicialmente o Tipo 1.6 120cv abaixo de 20.000 €

E fazendo uma pesquisa rápida até aos 20.000 € familiares Diesel há pouca concorrência.
Para a que há o Tipo parece mais interessante.

Tipo 1.6: 120 cv - 320 Nm - 199 km/h - 9,7 s
C-Elysée 1.6: 100 cv - 254 Nm - 180 km/h - 12,4 s
Rapid 1.4: 90 cv - 230 Nm - 185 km/h - 11,7 s
(Tipo 1.3: 95 cv - 200 Nm - 180 km/h - 11,7 s)

Há outro tipo de veículos até 20.000 € que podem "concorrer":

Duster 4x2 1.5: 110 cv - 260 Nm - 169 km/h - 11,8 s
Note 1.5: 90 cv - 200 Nm - 179 km/h - 11,9 s
2008 1.6: 75 cv - 230 Nm - 165 km/h - 13,5 s

Depois uma série de segmentos B tradicionais: Clio, Punto, Corsa, Ibiza, etc.

Faz perfeito sentido. O design da frente do carro adequava-se perfeitamente á grelha da Dodge tal como já tinha especulado.
Onde encontraste essa imagem?
Já encontrei.

Resta ver se também lançam o carro nos EUA. Fazia sentido como sucessor do Dart, sendo bastante mais leve e provavelmente com melhores margens ou um preço competitivo.

Última edição:
Voltar
Superior