Boa tarde como aqui já referi adquiri o Fiat Tipo 1.4 95 cv a Gasolina atualmente tem 1100 km. Ora no dia 20 decidi esticar a mudanças a fundo inclusive ir até ao red-line. Conclusão luz do motor acesa direção oficina. (diagnostico motor em alta rotações). Agora vem a minha duvida e pedido de ajuda aos membros. Desde o fim de semana e inclusive hoje verifiquei que no CB a média de L/kms está completamente alterado. Assim que o coloca a trabalhar vai logo para as 1500 RPM quando antes se mantinha sempre nas 1000 RPM.A média começa logo a subir e a descer mesmo parado chegando mesmo a ir até ao 10L/100Kms parado!!!Assim que começo a iniciar a marcha, a media começa a mudar loucamente para os 5.4 e de repente no espaço de 30 segundos sobe para os 9 em vez de manter estável, quando antes conseguia controlar a média e andava sempre entre os 7.4-7.7L/100kms. ( Atenção que não falo no consumo instantâneo porque esse sim é deve oscilar constantemente e rapidamente).Agardeço a quem me consiga explicar o que posso fazer. Obrigado
Porquê não trocar pelo 1.2Mjet 95 cv??
Desculpa a franqueza mas que confusão... no meio disso tudo a tua dúvida é a média do CB ?!
1. Não sei o que o manual do carro diz mas com 1100km fazer redline não sei se é recomendado
2. Independentemente disso, porque raio acendeu a luz do motor ? É que esse "diagnóstico" não me convence, a menos que seja protecção do ponto 1, acho isso estranho.
3. O facto de no arranque agora ficar com o relenti às 1500 é que é estranho, ou nunca tinhas reparado por causa da média?
4. A Média parada não quer dizer nada, possivelmente fizeram reset ao contador daí essas maiores variações
Em relação ao relenti Às 1500 sempre reparei antes do dia 20 e estavam sempre nas 1000RPM e a luz do motor acendeu porque foi após essas acelerações até as 5500 que ela ascendeu.
A média deveria manter estável e não instavel constantemente, ainda hoje após chegar ao trabalho e estacionar o carro aparecia media de 7.7L , ficou a trabalhar por 1 minuto no relenti e começou a subir até 10L/100 quando antes isso não acontecia poderia subir mais um pouco mas nunca mais 2L/100KM parado. A uma semana cheguei andar 150 km em cidade e a media vacilava entre 7.5/7.7 e nunca como agora que oscila entre os 5.4 e 10L em 2 minutos e 10 kms percorridos
Esquece isso da média, isso é irrelevante considerando 2 coisas muito mais importantes.
Levas o carro ao redline acende a luz do motor, vais À oficina e o diagnóstico é "rotação a mais" ?!
O ralenti subiu sem razão aparente (não está frio)
Como disse, a média variar muito em 2 minutos, basta terem-te feito reset aos contadores de kms da média.
Imagina em 150 km fazeres 1 km a gastar 15L/100 não mexe nada, em 5 km fazeres 1km a 15l/100 aumenta muito.
Nesse caso o mais grave é o carro em frio deveria estar nas 1000 RPM e não nas 1500 RPM coreto?
O diagnostico foi que o motor esteve sujeito a rotações muito elevadas por isso é que ascendeu a luz de controlo de motor. Isso é que está incorreto se bem que é isso que percebi.
Não os motores podem temporariamente subir de rotação para aquecer. Esse em específico não sei o comportamento "normal", mas isso pode ser sintoma da questão principal:
O que eu acho, é que isso das "rotações elevadas" não é desculpa plausível para acender a luz do motor.
Nenhum motor deve dar erro por puxar umas mudanças. Não estiveste vários minutos no redline em contínuo certo?!
Algo se passou, ou faltou óleo, ou aqueceu, ou algum sensor estava com defeito ou deu um erro qualquer...
Isso é que era importante saber, para saber se o comportamento de agora é normal ou dantes é que era normal.
Obrigado está correto não estive no Red line por varios minutos apenas estiquei a 1ª, 2ª, 3ª e 4ª até as 6000 RPM e depois como não estou
habituado com este carro em vez de reduzir de 4ª para 3ª , reduzi de 4ª para 2ª foi nessa altura que ascendeu a luz.
Ok, ocultaste esse "pormenor" que faz toda a diferença...
Isso sim pode provocar rotação excessiva, e inclusivamente destruir um motor.
Importante é saber o que fizeram efectivamente ao carro na oficina, limparam o erro apenas?
E se sabem disso mesmo, nota que podem anular a garantia com justa causa. Mas a alternativa e arriscar problemas maiores no futuro.
Pode-se ter danificado algum componente importante daí o comportamento diferente do motor
Essa informação que te deram que acendeu por estar a rotação a mais, disseram te já sabendo o que tinhas feito?Obrigado está correto não estive no Red line por varios minutos apenas estiquei a 1ª, 2ª, 3ª e 4ª até as 6000 RPM e depois como não estou
habituado com este carro em vez de reduzir de 4ª para 3ª , reduzi de 4ª para 2ª foi nessa altura que ascendeu a luz.
Sim limparam apenas o erro porque disseram que não apareceu mais nada na maquina.
Essa informação que te deram que acendeu por estar a rotação a mais, disseram te já sabendo o que tinhas feito?
Informaste da redução de 4ª para 2ª ?
(normalmente é para 1ª o que é ainda pior)
Informaste das rotações mais altas agora?
Nesse caso o mais grave é o carro em frio deveria estar nas 1000 RPM e não nas 1500 RPM coreto?
O diagnostico foi que o motor esteve sujeito a rotações muito elevadas por isso é que ascendeu a luz de controlo de motor. Isso é que está incorreto se bem que é isso que percebi.
Acho que seu qual o teu problema, és um cêpo em mecanica, pelas perguntas que fazes e trocas tudo..
Não o carro a frio deve estar a 1500, após aquecer é que deve passar para as 1000.
Dar uma tempera dessas a um motor novo, é estupido, para mais se o fizes-te a frio, isso é muita bom para as valvulas e dá um desgaste muita bom tambem.
Continua, que logo ficas a pé... lol
Eu no teu caso metia isso noutra oficina para eles verem o que foi isso da luz e do ralenti....
Acho que seu qual o teu problema, és um cêpo em mecanica, pelas perguntas que fazes e trocas tudo..
Não o carro a frio deve estar a 1500, após aquecer é que deve passar para as 1000.
Dar uma tempera dessas a um motor novo é estupido, para mais se o fizes-te a frio, isso é muita bom para as valvulas e dá um desgaste muita bom tambem.
Continua, que logo ficas a pé... lol
Eu no teu caso metia isso noutra oficina para eles verem o que foi isso da luz e do ralenti....
ps: 4ª para 2ª.... lol
Boa sorte tu tens, a caixa aguentar e não ter cuspido nenhum segmento.