Filtro de ar

Os filtros de caixa não se ouvem do exterior. Alem disso o ganho de rendimento é pouco significativo.
Agora os filtros exteriores, esses sim, fazem um som mair racing e notas um acrescimo de rendimento extra nas acelerações.
Mas atenção que requerem uma manutenção constante ou a medio prazo poderá causar danos no motor.

Errado! Tirando as admissões especificas ou induzidas, o melhor que podes fazer é mesmo montar um filtro de caixa...dependendo dos motores os rendimentos variam. Com a vantagem de os filtros de caixa estarem protegidos contra o calor...e ja se sabe,ar quente é igual e menos rendimento! Basta ires a um track day e é aos pontapés os que montam filtros de caixa,caixa de ressonancia fora,e puxada de ar fresco ao choques...fica um mimo nos Honda. Eu tenho assim no meu,e ja tive conico montado. O som é quase igual,Grita que se farta,pois não tenho a caixa de ressonancia que impede o motor de fazer barulho,e ao mesmo tempo apanha todo o ar fresco que quer. O filtro especifico de caixa tem todas as vantagem em relação a um conico ao Deus dará.
E quem acha que os ganhos são sempre minimos, as admissões trofeu dos Cups/GTI fazem pequenos milagres aquele motor,mas também não eram nada baratas

Estamos a falar de um filtro de caixa no sitio original.
Claro que metendo um filtro externo numa zona aonde respire o ar quente do motor, ai tem mais ar mas menos densidade.
Os filtro externos não foram feitos para tirar a caixa e espetaro filtro na MAF.
Há que instalar o filtro numa zona aonde respire ar fresco e limpo, mesmo que se tenha que se proceder á instalação de tubagens de ligação.
Agora, um filtro de ar de rendimento numa caixa original não aumenta significativamente o ruido, excepto se a insonorização da zona do motor for deficiente.

No meu VTI aumenta e bastante em relação ao normal. Mas isso é porque os Honda veem equipados com uma caixa de ressonacia atrás do parachoques para reduzir este ruido.
E posso te garantir que 80% dos Honda que ouves a roncar por aí teem montados filtros de caixa e com puxadas de ar e sem caixas de ressonancia.Tá provado que esta é a solução que tem melhor compromisso entre Preço/ganhos.Há quem ponha os conicos dentro do parachoques com CAI...mas dps apanham as poças...entra a agua e agarram os motores...diz que é azar depois.
Se ele quer rendimento sem chatices...é K&N de caixa, e retirar todas as tubagens anexas a caixa e fazer uma puxada a um lugar onde apanhe bastante ar com um tubo de esquentador. É o melhor.

Se retirares a caixa de ressonância, já lhe dás um "berro" diferente...

Eu no meu honda tinha uma admissão directa da ram-air, utilizada no trofeu civic, e foi a única (de três ou quatro directas que testei) que realmente se notava algo, mas em altas. Contudo não comprometia as baixas/médias.

Agora que o vendi, montei a caixa de origem, com o filtro de papel de origem, mas sem a caixa de ressonância, e o carro tinha um berro ainda mais grave em baixas/médias, mas em altas não é a mesma coisa ; )

Resumindo, se é só "ronco" que queres, tira a caixa de ressonância ; )

Cump.

Eu não quero ronco tipo admissão directa! queria só mais um cheirinho...como tinha no primera!!!

tenho que ver se o xantia tem essa tal caixa de ressonancia!!![;)]

diferênças no filtro de ar

diferênças no filtro de ar

quais são as difrenças significativas na montagem de um filtro de caixa em relação ao original?consumos,acelaração,etc...supostamente isto seria melhor,mas na realidade ou seja na prática isso constata-se?

Last edited:
A diferença do filtro normal para o tal de caixa que tu lhe chamas,que eu suponho que seja os KN é o material...os normais...Papel...os KN...algodão...
E como os de algodão deixam passar melhor o ar,sem comprometer a filtragem então terás um motor a respirar melhor.Há ganhos nas acelerações e nos consumo,e sentes o carro mais solto.mas nunca nada de bastante significativo.Notas mais a diferença se andares durante uns tempos com um destes filtros e depois voltares para um normal...
O que compensa realmente o investimento é o facto de estes filtros terem garantias de 1 000 000 kms e serem lavaveis...ou seja, gastas 50/60€ num filtro que nunca mais vais ter de mudar...a não ser que andes de 190d talvez...

Oh carlos.....eu não gosto de ser assim[:D]

mas repara-me só nisto

a tua afirmação há dias Posted by Carlos Pinto "estranho é ver metade dos tópicos da multimédia serem todos repost e nenhum moderador fazer nada em relação a isso,a qualidade deste forum está seriamente em vias de extinção![s)]"

"(...)não é nada interessante abrir a multimédia e ver 10 tópicos que já passaram aqui e aliás foram bastante comentados!"

(Secção Multimédia, tópico "saxo......qualidade citroen")

e agora vê

http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=17874&highlight=filtro+ar

Conico

"(...) Tens um ganho de potencia e binario. (Cerca de 2/3 cv...) Para mim a melhor vantegem é que o carro torna-se mais rapido a subir de regime. Melhor ainda é que baixa um pouco os consumos. Pessoalmente acho que é boa cena (principalmente se for um conico). (...)"

http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=2766&highlight=filtro+ar

Caixa

" assim,em termos gerais o de caixa não é tão performante como o cónico, mas no teu caso o cónico deve ser praticamente tão perfomante como o de caixa ...

e pelo menos nao ficas com o carro a uivar quando metes o pé a fundo...ao seres passado por uma velhinha de fiesta!ehehehe

mete um de caixa sim, em principio deverá ser especifico....e deve custar á volta de 50 € um pouco mais ou pouco menos....

será lavável, o que significa que provavelmente vai te acompanhar o resto da vida do carro (presumindo que faças até uns 80 mil ou 100) .....

tens de comprar o kit de limpeza depois....e antes de instalares o filtro de caixa, limpa a caixa por dentro com um pano humido!!!

Mas sinceramente se o filtro original do teu carro for baratuxo como o do meu R9 era, se eu fosse a ti nao gastava dinheiro nisso!!

comprei um de caixa para o meu primera porque o original e nao reutilizavel do meu primera custa quase 40 € e o k&n custa 60 e é lavável!

se o teu original ou marca branca custar 15 € nao sei se compensará!

lembra te que os ganhos vao ser praticamente nulos ....
"

"Se substituirmos o filtro original por um que permita que entre mais ar no motor, garantindo a filtragem, então o motor produzirá mais potência, embora os ganhos não sejam muito grandes e andarão à volta dos 2cv dependendo do carro. Existem várias marcas a propor filtros de substituição e que permitem esse maior fluxo de ar para o motor. Para além disso estes filtros são reutilizáveis e laváveis, o que permite que possam ser usados durante praticamente toda a vida útil do automóvel. Isto compensa o investimento que se faz neste filtro. Estes filtros de substituição são ou de fibras de algodão embebidas em óleo ou de espuma com uma ou várias camadas. Os primeiros têm como vantagem em relação aos de espuma o terem uma superfície cerca de 5 vezes maior. Nos filtros de algodão, as partículas de poeira são paradas pelas fibras de algodão cruzadas e retidas pelo óleo. Nos de espuma, várias camadas de poliuretano criam uma rede que serve para agarrar as partículas de pó. A duração destes últimos é maior do que os de algodão.

À medida que o filtro vai ficando sujo a influencia no fluxo de ar é menor porque os orifícios não ficam bloqueados. Com um produto de limpeza específico e água limpam-se todas as impurezas, deixa-se secar e aplica-se novamente o óleo. O filtro fica pronto para mais uns 15000 km. No caso do filtro ser de espuma o intervalo entre lavagens pode ir até 30000km e a lavagem apenas é feita com água.. Ao contrário do que se possa pensar esta alteração não afecta a garantia do automóvel.
Com a alteração do filtro de ar nota-se um aumento ligeiro no binário e na potência do automóvel e uma diminuição ligeira nos consumos. A resposta do acelerador também fica ligeiramente melhor.
"

mais um http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=15353&highlight=filtro+ar

outro http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=14381&highlight=filtro+ar

e ainda outro http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=11275&highlight=filtro+ar

one more http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=8941&highlight=filtro+ar

"
Isto é apenas um teste de alguns filtros de ar, entre eles o filtro de papel (equipamento original) e os chamados filtros de rendimento (seja em algodão ou espuma): http://www.bobistheoilguy.com/airfilter/airtest1.htm

É um artigo grande, pode ser maçudo para quem só gosta de ver tudo publicado numa simples tabela e que não demore muito tempo a ler. Para outros poderá ser muito interessante. Para mim, foi!

Nomeadamente isto, o pozinho que passa para lá dos filtros: http://www.bobistheoilguy.com/airfilter/airtest3.htm

E isto, a perda de pressão imposta por cada filtro e até sem filtro nenhum: http://www.bobistheoilguy.com/airfilter/airtest2.htm

No entanto, trata-se apenas de um teste. Outros ensaios poderão revelar resultados ligeiramente diferentes, mas penso que basicamente se chegarão às mesmas conclusões.

O que não invalida que alguns destes filtros possam ser benéficos em alguns motores, permitindo melhorar a respiração (mas veja-se quanto!) e até eliminar alguns "poços" de potência/binário em alguns regimes de rotação bem definidos. Se compensa? Depende do que cada um de nós pretende para esse motor em particular e qual o preço que está disposto a dar em troca, e não estou a falar no preço dos filtros nem dos agentes de limpeza. :)"

Já ficas a saber que não devemos "cuspir para o ar", nem ser hipócritas nas coisas que dizemos e fazemos![;)]

Oh carlos.....eu não gosto de ser assim[:D]

mas repara-me só nisto

a tua afirmação há dias Posted by Carlos Pinto "estranho é ver metade dos tópicos da multimédia serem todos repost e nenhum moderador fazer nada em relação a isso,a qualidade deste forum está seriamente em vias de extinção![s)]"

"(...)não é nada interessante abrir a multimédia e ver 10 tópicos que já passaram aqui e aliás foram bastante comentados!"

(Secção Multimédia, tópico "saxo......qualidade citroen")

e agora vê

http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=17874&highlight=filtro+ar

Conico

"(...) Tens um ganho de potencia e binario. (Cerca de 2/3 cv...) Para mim a melhor vantegem é que o carro torna-se mais rapido a subir de regime. Melhor ainda é que baixa um pouco os consumos. Pessoalmente acho que é boa cena (principalmente se for um conico). (...)"

http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=2766&highlight=filtro+ar

Caixa

" assim,em termos gerais o de caixa não é tão performante como o cónico, mas no teu caso o cónico deve ser praticamente tão perfomante como o de caixa ...

e pelo menos nao ficas com o carro a uivar quando metes o pé a fundo...ao seres passado por uma velhinha de fiesta!ehehehe

mete um de caixa sim, em principio deverá ser especifico....e deve custar á volta de 50 € um pouco mais ou pouco menos....

será lavável, o que significa que provavelmente vai te acompanhar o resto da vida do carro (presumindo que faças até uns 80 mil ou 100) .....

tens de comprar o kit de limpeza depois....e antes de instalares o filtro de caixa, limpa a caixa por dentro com um pano humido!!!

Mas sinceramente se o filtro original do teu carro for baratuxo como o do meu R9 era, se eu fosse a ti nao gastava dinheiro nisso!!

comprei um de caixa para o meu primera porque o original e nao reutilizavel do meu primera custa quase 40 € e o k&n custa 60 e é lavável!

se o teu original ou marca branca custar 15 € nao sei se compensará!

lembra te que os ganhos vao ser praticamente nulos ....
"

"Se substituirmos o filtro original por um que permita que entre mais ar no motor, garantindo a filtragem, então o motor produzirá mais potência, embora os ganhos não sejam muito grandes e andarão à volta dos 2cv dependendo do carro. Existem várias marcas a propor filtros de substituição e que permitem esse maior fluxo de ar para o motor. Para além disso estes filtros são reutilizáveis e laváveis, o que permite que possam ser usados durante praticamente toda a vida útil do automóvel. Isto compensa o investimento que se faz neste filtro. Estes filtros de substituição são ou de fibras de algodão embebidas em óleo ou de espuma com uma ou várias camadas. Os primeiros têm como vantagem em relação aos de espuma o terem uma superfície cerca de 5 vezes maior. Nos filtros de algodão, as partículas de poeira são paradas pelas fibras de algodão cruzadas e retidas pelo óleo. Nos de espuma, várias camadas de poliuretano criam uma rede que serve para agarrar as partículas de pó. A duração destes últimos é maior do que os de algodão.

À medida que o filtro vai ficando sujo a influencia no fluxo de ar é menor porque os orifícios não ficam bloqueados. Com um produto de limpeza específico e água limpam-se todas as impurezas, deixa-se secar e aplica-se novamente o óleo. O filtro fica pronto para mais uns 15000 km. No caso do filtro ser de espuma o intervalo entre lavagens pode ir até 30000km e a lavagem apenas é feita com água.. Ao contrário do que se possa pensar esta alteração não afecta a garantia do automóvel.
Com a alteração do filtro de ar nota-se um aumento ligeiro no binário e na potência do automóvel e uma diminuição ligeira nos consumos. A resposta do acelerador também fica ligeiramente melhor.
"

mais um http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=15353&highlight=filtro+ar

outro http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=14381&highlight=filtro+ar

e ainda outro http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=11275&highlight=filtro+ar

one more http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=8941&highlight=filtro+ar

"
Isto é apenas um teste de alguns filtros de ar, entre eles o filtro de papel (equipamento original) e os chamados filtros de rendimento (seja em algodão ou espuma): http://www.bobistheoilguy.com/airfilter/airtest1.htm

É um artigo grande, pode ser maçudo para quem só gosta de ver tudo publicado numa simples tabela e que não demore muito tempo a ler. Para outros poderá ser muito interessante. Para mim, foi!

Nomeadamente isto, o pozinho que passa para lá dos filtros: http://www.bobistheoilguy.com/airfilter/airtest3.htm

E isto, a perda de pressão imposta por cada filtro e até sem filtro nenhum: http://www.bobistheoilguy.com/airfilter/airtest2.htm

No entanto, trata-se apenas de um teste. Outros ensaios poderão revelar resultados ligeiramente diferentes, mas penso que basicamente se chegarão às mesmas conclusões.

O que não invalida que alguns destes filtros possam ser benéficos em alguns motores, permitindo melhorar a respiração (mas veja-se quanto!) e até eliminar alguns "poços" de potência/binário em alguns regimes de rotação bem definidos. Se compensa? Depende do que cada um de nós pretende para esse motor em particular e qual o preço que está disposto a dar em troca, e não estou a falar no preço dos filtros nem dos agentes de limpeza. :)"

Já ficas a saber que não devemos "cuspir para o ar", nem ser hipócritas nas coisas que dizemos e fazemos![;)]

Ouch!!!![:D] [:D] [:D]

Paulo, mas ele estava a perguntar sobre filtros de habitáculo...

:sh) :sh) :sh)

[:)] [:)] [:)] [:)] [:)]

acho que não (para quem sabe ler é claro)

a não ser que tenham descoberto que um filtro de habitáculo dê mais aceleração e melhores consumos![:D]

[:)] [:)] [:)] [:)] [:)]

a não ser que tenham descoberto que um filtro de habitáculo dê mais aceleração e melhores consumos![:D]

Basta ter 2 dedos de testa e pensar... um filtro de habitáculo de rendimento melhora a aerodinâmica!

O ar penetra nas grelhas de ventilação exteriores (normalmente por baixo do pára-brisas), passa pelo filtro de habitáculo de alta indução sendo menos travado, e sai a maior velocidade pelas saídas de ventilação interiores, oferecendo menos atrito aerodinâmico, logo maior performance e melhores consumos. É uma questão de física.[:)][:)]

[:)] [:)] [:)] [:)]

[:)] [:)]

eu bem tentei safar o rapaz...não tinha reparado nessa dos consumos e aceleração[:)]

Basta ter 2 dedos de testa e pensar... um filtro de habitáculo de rendimento melhora a aerodinâmica!

O ar penetra nas grelhas de ventilação exteriores (normalmente por baixo do pára-brisas), passa pelo filtro de habitáculo de alta indução sendo menos travado, e sai a maior velocidade pelas saídas de ventilação interiores, oferecendo menos atrito aerodinâmico, logo maior performance e melhores consumos. É uma questão de física.[:)][:)]

lá que um gajo deve ficar com um penteado mais aerodinamico nao discordo [:)]

Mas aumentando o caudal da entrada do ar pelo filtro que ganho é que poderá dar se não houve um ajustamento na saída de ar, nomeadamente no catalizador?
Tenho lido muito sobre isso e vários "experts" dizem que de nada adianta em filtros se não se mexer no catalizador!
Ou acham que mesmo não se mexendo poderá haver algumas melhorias?[;)]

Mas aumentando o caudal da entrada do ar pelo filtro que ganho é que poderá dar se não houve um ajustamento na saída de ar, nomeadamente no catalizador?
Tenho lido muito sobre isso e vários "experts" dizem que de nada adianta em filtros se não se mexer no catalizador!
Ou acham que mesmo não se mexendo poderá haver algumas melhorias?[;)]

como chegamos a conclusao em muitos dos outros topicos, cada caso é um caso![;)]

e já agora para o catalisador funcionar correctamente, reduzindo as emissões , é necessário que a relação entre a quantidade de ar e de combustível admitidos para dentro dos cilindros seja perfeitamente controlada

ó paulo,eu não tenho de me defender dessas acusacões porque não me sinto atacado,felizmente sei o que sou e hipócrita ainda aí não chegei![;)]

em relação ao filtro,o titulo nada tem a ver com os posts qu referiste,o que eu quero saber são as diferenças do filtro original e do de caixa ESPECÍFICO para oc arro em questão já que ,não se sabes difere o rendimento de um veiculo para outro.[;)]

Back