Filtros de Particulas

De quem? Carros de empresa nem sempre é para quem precisa, mas como complemento de salário. Como toda a gente precisa de um carro, nem que seja para 10km diários....

Para a empresa gasóleo penso que seja melhor por questões de impostos.

Fugindo um pouco ao assunto do tópico queria só concluir o meu raciocínio relativamente à minha afirmação anterior.

Assim:
  1. Baseando-me no exemplo da viatura avariar 5 vezes em tão reduzido espaço de tempo contabilizei como má gestão o tempo perdido pelo utilizador da viatura em deslocações à oficina em prejuízo da sua produtividade.
  2. Sei que normalmente estes tipo de veículos, têm contractos de manutenção e que nada é imputado em matéria de despesas .

E qual a duração média que eles atribuem ao motor, 240.000km?

Gostava de saber donde veio esse valor ...

Má gestão. :sh)

Não tem a ver com gestão. A frota da empresa é basicamente Golfs variant e Passats, todos TDi. Esse meu amigo trabalha a 5km do local onde esta colocado, e o carro faz parte do acordo de contractação. A ele nao lhe interessa. E os problemas foram todos resolvidos pela VW.

Não é uma questão de ser mal entendido, mas eu perceber se foram tidas em conta metricas para o que a Mazda considera vitalicio.

Na sequencia deste topico:
http://forum.autohoje.com/forum-geral/88539-opiniao-um-7-lugares-por-30-000eur.html

Tenho uma duvida mais "existencial"...afinal que problemas/soluções existem nos filtros de particulas...neste forum e outros locais tenho visto um sem numero de situações que me preocupam.

Particularmente em monovolumes que histórias (boas e más) é que há...ja vi por ai o seguinte:

- Na Citroen (c4 GPicasso) aos 80.000 paga mais de 1000EUR pela manutenção
- Na Mazda pode ter de trocar o óleo todos os anos a uns 150EUR por ser um oleo especial
- Na VW acende uma luz e o carro pede para ir "passea" para a autoestrada...e pode ter de fazer isto todas as semanas
- NA ford acende a luz...e mesmo assim são 1400 EUR para trocar o filtro

Isto e historias sobre meios de remover o filtro...ou avarias graves provocadas por ma manutenção...por exemplo nos topicos:
http://forum.autohoje.com/boxes/81550-mudar-filtro-particulas-dpf-ford-focus-onde-2.html
http://forum.autohoje.com/forum-geral/47770-dfp-mazda-6-a.html

Algum palpite (particularmente Citroen, Peugeot e Toyota)?

Quem te contou isso está errado. Os motores HDI já desde 2004 que fazem a manutenção do filtro aos 120.000 ou mais dependendo do motor.

Os de 80.000kms eram os de 1ª geração: 2.0 HDI 110 e o 2.2 HDI 136. ;)

Falaram-me que essa questão do filtro anti-part. dá para tirar o filtro, limpar, meter um líquido próprio...e fica praticamente novo! Talvez por uns 200€! Isto no caso da minha Ford Focus 1.6 TDCI...nos outros não sei!

Apesar de haver, felizmente, utilizadores de Mazda 5 e 6 sem problemas no DPF, basta visitar os fóruns da marca, principalmente espanhois (o maior fórum Mazda português abafa os problemas), e o que se pode ler é um filme de terror.

É precisamente nesta marca que conheço mais problemas de DPF, seja em Mazda 5, 6, modelo GG ou GH 2.0... Se no GH já não há tanto a questão da luz acender (acende quando é para ir à revisão), quem faz cidade vai ver o óleo a chegar ao X num ápice, as trocas podem inclusivamente ser a cada 5000km ou menos.

E os recalls da Mazda não mudaram nada no modo de funcionamento do DPF, simplesmente mexeram com a rotação a que permite regenerar e o espaçamento entre regenerações. O gasóleo por queimar quando se interrompe uma regeneração continua a depositar-se no cárter e a contaminar o óleo. E há a anedótica trocada vareta pela que tem o X, que basicamente diz até onde pode subir o nível do óleo. Casos de motores a desalvorar porque o seu dono não vê o óleo diariamente é aos magotes.

A solução é só uma: tentar perceber quando o carro está a regenerar, e se estiver a fazê-lo na chegada ao destino, ir dar uma voltinha higiénica até acabar a regeneração. E ver o óleo diariamente...

Nos VAG é fácil, detecta-se pela rotação a que está o ralenti. E neste grupo, só em casos de utilização consecutiva em cidade em trajectos muito pequenos conheço casos, que se resolvem na maioria das vezes com a voltinha higiénica em auto estrada.

Os vendedores nada dizem disto, e as pessoas que fazem muita cidade são enganadas, pois só vão poder ler o manual do carro depois de o comprarem...

Apesar de haver, felizmente, utilizadores de Mazda 5 e 6 sem problemas no DPF, basta visitar os fóruns da marca, principalmente espanhois (o maior fórum Mazda português abafa os problemas), e o que se pode ler é um filme de terror.

Não partilho da tua opinião quanto ao forum Mazdapt.com .

E se procuras no google encontraras relatos/videos de Audi, VW, BMW, Merceders, etc, etc com o mesmo problema e com o tal desalvorar do motor.

Quanto à Mazda desde o ultimo recall, não tenho tido conhecimento de questões relacionadas com o DPF como até então iam acontecendo.

Não partilho da tua opinião quanto ao forum Mazdapt.com

Quanto à Mazda desde o ultimo recall, não tenho tido conhecimento de questões relacionadas com o DPF como até então iam acontecendo.

Procura no fórum mazda, que vais encontrar, se ainda não apagaram os posts. Falo, pelo menos, de uma 5 de 2009 e um 6 GH deste ano.

Este com 1900kms o dono já não o pode ver à frente:

Tenho um Mazda 6 com cerca de 1900km, quando o comprei já tinha ouvido falar dos dpf mas quando disse ao vendedor que faço 30km diários 15 de manha 15 de regresso a uma velocidade media de 30km/hora, ele respondeu que só tinha de ter cuidado quando a luz acendesse, deveria então fazer alguns km a uma velocidade constate até ela apagar, mesmo isso achei ridículo, pois andar as voltas a gastar gasóleo e perder tempo (sabe lá quando a porcaria da luz vai acender).

Agora constato que o sistema também faz com que o gasóleo se misture com o óleo estragando os dois, (e baratos que eles são).

Se o carro não é compatível com pequenos trajectos o vendedor deveria ter desaconselhado, porque é que a mazda não faz como as outra marcas é introduz um quinto injector no escape para evitar a contaminação do óleo,mas deve ser por razões meramente economicistas.

Todos os carros deveriam funcionar bem em qualquer que seja o uso que lhe é dado.

Mazda 5 de 2009:

Então começa assim, vou tentar resumir!

1- Aquisição de M5 na Nipauto em Faro a 2 de Abril de 2009 (com parrott e sensores)
2- Após 70km (1ª regeneração dpf) a carrinha parada no semáforo começa a abanar e parece que a qualquer momento vai abaixo (3 cilindros),
3- Contacto imediatamente vendedor da Nipauto e diz é só dar um pouco de calor que deixa de abanar...?? (eu na santa ignorância DPF), dei um pouco de calor e passou. média consumos 9,5L
4- Como faço 100km por dia na A22 e depressinha (160, 180) não notei nada de especial durante 1,5 meses. (sem A/C ligado)
5- Em Maio durante o fds senti outra vez a carroceria a abanar mas à séria (a minha filha até me perguntou "papá quem está a abanar o carro?), saí e vi o bloco quase a bater dos lados, literalmente.
6- Contacto Nipauto e vamos testar, guerra com carro de substituição (conto de outra vez OK?)
7- Carro entregue carro igual, mais 4 ou 5 visitas de testes e nada carro igual, aquí a coisa azedou, Julho-Hotelaria-carro parado- contactei a Mazda Motor Portugal (MMP), e expliquei, vamos falar com a Nipauto. total cerca de 40 mails e 4 cartas registadas.
8- Setembro 2009, 15.000km mais 2 X na Nipauto e népia, contacto Mazda Motor Europe (MME), falo D fluentemente..(depois digo-vos o que diz o forum D é fantástico!). atenciosos e contactam MMP, engº vem de LX e testa 500km.
9- Resposta MMP- A vibração do motor que relata, aquando da regeneração automática do DPF somente acontece com A/C connectado, não sendo um defeito mas uma carecteristica comum a todos M5 e que no seu caso é mais acentuada". Passei-me compro um carro e não posso ligar o A/C?? No Algarve??
10- Passado 2 meses tento negociar a venda, aí meu santo.... proposta de retoma inacreditável!! (conto noutro tópico OK)
11- O carro àlem de abanar com AC começa tambem a fazê-lo com luzes ligadas, fechar abrir vidros, travar. Até que começõu a ir abaixo em aproximação de rotundas, aí reação imediata MMP
12- Visita novamente Engº de LX e fiz test drive 350km, e mostrei-lhe todos os pontos fracos da M5 que eu notava. depois relato OK

Last edited:
Não é uma questão de ser mal entendido, mas eu perceber se foram tidas em conta metricas para o que a Mazda considera vitalicio.

Isso foi o que eu questionei antes.

Mas seria interessante perceber qual a duração real que eles atribuem ao DPF. Em termos de idade tenho a ideia máxima de 10 anos, mas em 10 anos (que duvido que dure...) tanto se podem fazer 50.000km como 500.000km...

Mas pelo que tenho lido sobre os casos da Mazda, agora reforçados pelo post do 5k2tbm, diria que a Mazda tem esta questão fora de controlo...

Procura no fórum mazda, que vais encontrar, se ainda não apagaram os posts. Falo, pelo menos, de uma 5 de 2009 e um 6 GH deste ano.

Este com 1900kms o dono já não o pode ver à frente:

Não preciso de procurar, sou membro e antigo moderador do mesmo.
E o que afirmas quanto a ocultação de tais problemas não corresponde à verdade.

Quanto ao caso do 6 que mencionas, penso que o problema está no tipo de utilização dada à viatura em tudo semelhante ao caso do VW Golf apresentado e que resulta nas mesmas anomalias relativamente aos filtros de particulas.

Um carro a gasoleo equipado com filtro de particulas não é o veiculo ideal para percorrer meia duzia de kms diariamente, seja ele de que marca fôr.

Isso foi o que eu questionei antes.

Mas seria interessante perceber qual a duração real que eles atribuem ao DPF. Em termos de idade tenho a ideia máxima de 10 anos, mas em 10 anos (que duvido que dure...) tanto se podem fazer 50.000km como 500.000km...

Mas pelo que tenho lido sobre os casos da Mazda, agora reforçados pelo post do 5k2tbm, diria que a Mazda tem esta questão fora de controlo...

Não partilho da tua opinião.

E a 5 de 2009, Que está farta de comer material e está na mesma? O Homem até consta que faz muita auto estrada.

E a 5 de 2009, Que está farta de comer material e está na mesma? O Homem até consta que faz muita auto estrada.

Volto a afirmar, não é problema exclusiva Mazda.
Não pintem a Mazda como besta, todas as marcas tem tido questões com os filtros de particulas.

Quanto ao caso da 5 que mencionas, o individuo também teve azar com a assistência onde foi realizada a intervenção.

Infelizmente o destaque das coisas más é superior as das coisas boas, pois um forum automovel normalmente é visto como uma ferramenta para procurar ajuda nas questões que afectam as nossas viaturas.

Basta procuras em forums de outras marcas que existem relatos de casos em tudo similares.

Há cerca de 10 anos tive um Renault Clio 1.4 que passou 1 mês numa oficina oficial e quando de lá saiu estava bom, sendo que passados uns dias voltou à mesma com um consumo de 15 litros e o motor a tremer por todo lado.

A Renault na altura pediu-me 700 contos de arranjo, barafustei como é obvio e acabei somente por pagar a despesa da Mão de Obra e oleos.

Há unidades dentro do mesmo modelo de viatura que saem com defeito, para isso é que existe a garantia.

Não se esqueçam que quem concebe um automovel é um ser humano e este não é perfeito. [;)]

Eu conheço fóruns de outras marcas e sei bem que há problemas de DPF, eu vejo é um racio de unidades vendidas/problemáticas muito mais alto na Mazda.

Um Mazda 5 vende muito menos que um Golf ou Passat, e vejo mais histórias do 5, se é que me faço entender.

Agora marca que tenha DPF e zero problemas penso que ainda não existe, mas com alguma sensibilidade aprende-se a lidar com ele.

No meu tem sido zero chatisses.

Eu conheço fóruns de outras marcas e sei bem que há problemas de DPF, eu vejo é um racio de unidades vendidas/problemáticas muito mais alto na Mazda.

Um Mazda 5 vende muito menos que um Golf ou Passat, e vejo mais histórias do 5, se é que me faço entender.

Agora marca que tenha DPF e zero problemas penso que ainda não existe, mas com alguma sensibilidade aprende-se a lidar com ele.

No meu tem sido zero chatisses.

Essas estatisticas a "olho" têm que se diga. [;)]

Nesse mesmo forum Mazda vês concerteza mais unidades de Mazdas sem problemas de DPF de que as que tiveram problemas.

Por isso é como disse anteriormente, dá-se maior ênfase às coisas negativas do que às positivas.

Essas estatisticas a "olho" têm que se diga. [;)]

Nesse mesmo forum Mazda vês concerteza mais unidades de Mazdas sem problemas de DPF de que as que tiveram problemas.

Por isso é como disse anteriormente, dá-se maior ênfase às coisas negativas do que às positivas.

Questionas as tabelas de vendas? É óbvio que existem muito mais unidades com DPF da VW do que da Mazda, isso é evidente, e se fores aos fóruns da marca encontras talvez menos casos que na Mazda.

A minha opinião não vem do nada, apesar de nunca me ter registado no fórum dos Mazdas.

Durante algum tempo andei lá a ler sobre o 3, quando andava a ver carros, por influência de um amigo meu registado lá e que me relatou e mostrou diversos casos de ocultação de problemas.

Há inclusivamente um user que teve de vender a 5 dele, porque simplesmente não havia solução.

Last edited:
Questionas as tabelas de vendas? É óbvio que existem muito mais unidades com DPF da VW do que da Mazda, isso é evidente, e se fores aos fóruns da marca encontras talvez menos casos que na Mazda.

A minha opinião não vem do nada, apesar de nunca me ter registado no fórum dos Mazdas.

Durante algum tempo andei lá a ler sobre o 3, quando andava a ver carros, por influência de um amigo meu registado lá e que me relatou e mostrou diversos casos de ocultação de problemas.

Há inclusivamente um user que teve de vender a 5 dele, porque simplesmente não havia solução.

Não me questiono sobre o numero de vendas, mas sim sobre o numero de avarias reportados / conhecidos.

Isto do disse que disse tem destas coisas.

Volto a frisar que ovelhas negras há em todas as marcas, o que é preciso é sorte.

na minha opinião o fap, é apenas a maior farsa da industria automovel, pois aquilo é um filtro de particulas que as acumula, queima e larga para a atmosfera, como podem as marcas dizer que os seus carros emitem 0 (zero) particulas? e a fumaça que deitam quando fazem incineração? aquilo é o quê?
acho apenas que servem para dar muito dinheiro às marcas e tapar os olhos de quem gere as emissões poluentes, apenas isso.

HugoSantos:

Existem ovelhas negras em todo o lado, mas quando as ovelhas começam a ser algumas há que admitir que algo está mal.

Back