Filtros de Particulas

Só posso falar pelo que tenho conhecimento e que é :

- conheço mais casos de pessoas satisfeitas e sem problemas nos seus Mazdas com DPF, de que pessoas que tiveram a infelicidade de terem problemas.

Eu não estou aqui a defender a Mazda (ou um fórum da marca ao qual já não vou há imenso tempo) até porque não me pagam para isso[:D].

Limitei-me a referir a minha experiência pessoal com dois carros equipados com DPF até ao dia de hoje.

Uma coisa é certa: quem está a ponderar um carro diesel equipado com filtro de partículas (actualmente já serão todos?) deve pensar muito bem no tipo de utilização que lhe irá dar.
Para poucos kms e a frio partilho da opinião de que não há melhor do que carros a gasolina.

Há uns anos atrás os diesel eram motores que andavam pouco (potência), demoravam uma eternidade a aquecer mas aguentavam imensa tareia.

Actualmente são potentes e menos poluentes mas os cuidados a ter com a utilização são outros.

Independentemente da marca é preciso sorte quando se compra um carro e já agora uma rede de concessionários competentes para o caso das coisas não correrem bem[;)].

Cpts e Viagens Seguras[;)].

Eu não estou aqui a defender a Mazda (ou um fórum da marca ao qual já não vou há imenso tempo) até porque não me pagam para isso[:D].

Limitei-me a referir a minha experiência pessoal com dois carros equipados com DPF até ao dia de hoje.

Uma coisa é certa: quem está a ponderar um carro diesel equipado com filtro de partículas (actualmente já serão todos?) deve pensar muito bem no tipo de utilização que lhe irá dar.
Para poucos kms e a frio partilho da opinião de que não há melhor do que carros a gasolina.

Há uns anos atrás os diesel eram motores que andavam pouco (potência), demoravam uma eternidade a aquecer mas aguentavam imensa tareia.

Actualmente são potentes e menos poluentes mas os cuidados a ter com a utilização são outros.

Independentemente da marca é preciso sorte quando se compra um carro e já agora uma rede de concessionários competentes para o caso das coisas não correrem bem[;)].

Aqui está o ponto de vista que defendo. [;)]

O problema passa também por as pessoas não saberem como agir com o DPF, porque só por carolice e dedicação se vai perceber e aprender como lidar com ele quando regenera, e evitar as consequencias de parar as regenerações a meio.

O cliente comum quer dar á chave e andar, e fazer a manutenção corrente, não está para andar a dar voltas a mais do necessário nem esticar o carro para limpar o filtro quando faz só pequenos trajectos.

Nos fóruns até deve ser o lugar onde aparecem menos casos de problemas de DPF, a maioria das pessoas que participa quer conhecer e aprender sobre os carros, dedica tempo para isso e tem gosto em fazê-lo.

O cliente desapaixonado simplesmente vai dizer mal do carro e marca quando começar a ter problemas sem solução definitiva, seja em que marca for.

Alguns de nós que tem carros com DPF sabe perfeitamente como evitar ter problemas, mas a maioria das pessoas não sabe. Eu já sei que se tiver o ralenti perto das 1000rpm quando chego ao meu destino devo ir dar uma volta até ele estabilizar abaixo das 800.

Nenhum vendedor me ensinou isto, nem sequer vem no manual... um leigo nunca vai saber se não procurar. É neste sentido que digo que as pessoas andam a ser enganadas, a mentalidade de comprar diesel está enraizada sem se ponderarem todos os factores, e depois há quem os use para fazer só trajectos de 5km em cidade e as chatices aparecem. Cabe às marcas serem responsáveis e aconselharem correctamente os clientes no momento da compra.

Com bons argumentos, o cliente que vai para comprar um diesel e anda pouco, se fôr correctamente ajudado e aconselhado, com honestidade, pode trazer o mesmo carro com motor a gasolina. Nem se trata de perder uma venda...

O problema passa também por as pessoas não saberem como agir com o DPF, porque só por carolice e dedicação se vai perceber e aprender como lidar com ele quando regenera, e evitar as consequencias de parar as regenerações a meio.

O cliente comum quer dar á chave e andar, e fazer a manutenção corrente, não está para andar a dar voltas a mais do necessário nem esticar o carro para limpar o filtro quando faz só pequenos trajectos.

Nos fóruns até deve ser o lugar onde aparecem menos casos de problemas de DPF, a maioria das pessoas que participa quer conhecer e aprender sobre os carros, dedica tempo para isso e tem gosto em fazê-lo.

O cliente desapaixonado simplesmente vai dizer mal do carro e marca quando começar a ter problemas sem solução definitiva, seja em que marca for.

Alguns de nós que tem carros com DPF sabe perfeitamente como evitar ter problemas, mas a maioria das pessoas não sabe. Eu já sei que se tiver o ralenti perto das 1000rpm quando chego ao meu destino devo ir dar uma volta até ele estabilizar abaixo das 800.

Nenhum vendedor me ensinou isto, nem sequer vem no manual... um leigo nunca vai saber se não procurar. É neste sentido que digo que as pessoas andam a ser enganadas, a mentalidade de comprar diesel está enraizada sem se ponderarem todos os factores, e depois há quem os use para fazer só trajectos de 5km em cidade e as chatices aparecem. Cabe às marcas serem responsáveis e aconselharem correctamente os clientes no momento da compra.

Com bons argumentos, o cliente que vai para comprar um diesel e anda pouco, se fôr correctamente ajudado e aconselhado, com honestidade, pode trazer o mesmo carro com motor a gasolina. Nem se trata de perder uma venda...

Totalmente de acordoapr:)apr:).

Mas mesmo com tudo o que escrevi atrás, naturalmente o DPF funciona melhor numas marcas que noutras, como tudo na vida...

E creio que um dos elementos fulcrais para se terem ou não problemas são os segmentos, e a sua capacidade de vedar a passagem do gasóleo remanescente da regeneração incompleta.

(...)
Ora bem...eu criei este topico exactamente para me informar ANTES da compra...

O meu uso de carro é mais ou menos 75km por dia...em segmentos de 20/30km...e ao fim de semana devo fazer uns 100km...também em segmentos de 20/30...ocasionalmente (1 vez por mes em média) faço uma viagem de 100/200 seguidos...
A pergunta é...devo evitar um Diesel...ou vale a pena desde que tenha mais cuidado com ele?

O problema da Mazda é muito documentado e eu ja tinha visto o forum...MAS neste momento nem existem Mazdas 5 para venda...e eu queira saber NAS OUTRAS marcas quais os cuidados e problemas...principalmente Peugeot, Citroen e Toyota.
Da Citroen ja disse o que me disseram (manutenção cara entre os 80k e os 120k), Peugeot será igual (certo?) pois a mecânica é a mesma...e Toyota?

Há sistemas com e sem manutenção. Alguns dos sem manutenção implicam a substituição do filtro para cima dos 200000km.

Os trajectos que descreves à partida não serão problema para o DPF, mas continuo a recomendar que, apesar de os trajectos serem compatíveis, se fôr detectada uma regeneração ela deve ser concluída.

Dos sistemas que conheço, o mais problemático é o da Mazda pelas razões que expliquei atrás. O da Peugeot não sei como está agora, mas o 407 1.6HDi há tempos era aditivado, e vai na volta dava problemas. Um amigo meu teve um que aos 150000km teve de levar o filtro novo, só o aditivo não resolveu.

Nos VAG houve problemas com os sensores de diferencial de pressão nos 1ºs filtros, depois de substituidos é o habitual, saturam quando se faz muita cidade e trajectos curtos, e na esmagadora maioria dos casos em que a luz acende, a voltinha em auto estrada para limpeza resolve.

Eles funcionam quase todas da mesma forma, a gestão electrónica é que faz bastante diferença na rotação e periodicidade das regenerações.

O meu carro senti-o regenerar umas 3 vezes. Numa delas tive de ir dar uma volta para a concluir, e há alguns 4000km que não noto nada, porque quando ocorrem em andamento nem se percebe quando regenera. Mas eu faço pouca cidade e raramente faço trajectos inferiores a 5km.

Ora bem...eu criei este topico exactamente para me informar ANTES da compra...

É com esse intuito que estamos a participar nele e a relatar as nossas experiências[;)].

O meu uso de carro é mais ou menos 75km por dia...em segmentos de 20/30km...e ao fim de semana devo fazer uns 100km...também em segmentos de 20/30...ocasionalmente (1 vez por mes em média) faço uma viagem de 100/200 seguidos...
A pergunta é...devo evitar um Diesel...ou vale a pena desde que tenha mais cuidado com ele?

Faço menos do que isso nos dias úteis a não ser que necessite de sair para Albufeira, Portimão e ocasionalmente Loulé/Faro. De vez em quando levam uma estirada até Lisboa e regresso ao Algarve[:D].

Apesar do trajecto casa-trabalho ser bastante curto, não apanho trânsito e circulo numa nacional que me permite andar a velocidades mais elevadas e o carro aquece. De vez em quando estico mais as mudanças, em AE também tenho alguns cuidados, quando chego ao destino não desligo logo o carro etc. Para além disso, gosto de pegar no 6 e ir para uma estrada de serra limpar o filtro [:)].

O problema da Mazda é muito documentado e eu ja tinha visto o forum...MAS neste momento nem existem Mazdas 5 para venda...e eu queira saber NAS OUTRAS marcas quais os cuidados e problemas...principalmente Peugeot, Citroen e Toyota.
Da Citroen ja disse o que me disseram (manutenção cara entre os 80k e os 120k), Peugeot será igual (certo?) pois a mecânica é a mesma...e Toyota?

Quanto às outras marcas só quem os tem/conduz poderá falar delas.

É esperar que apareçam...

Last edited:
Os trajectos que descreves à partida não serão problema para o DPF, mas continuo a recomendar que, apesar de os trajectos serem compatíveis, se fôr detectada uma regeneração ela deve ser concluída.
Como se detecta...e quanto tempo leva a concluir...e pode concluir em ponto morto?

E com que frequência ocorre?

Eu já sei que se tiver o ralenti perto das 1000rpm quando chego ao meu destino devo ir dar uma volta até ele estabilizar abaixo das 800.

se depois de comprar um carro é preciso andar com esses cuidados todos......mais vale andar a pé, não ha duvidas que num diesel actual, é preciso esperar que se acalme depois de uma estirada (esperar que o turbo acalme), não apertar com ele a frio (pode danificar turbo e injectores), agora se estiver a fazer a regeneração é preciso dar mais uma voltinha com ele?
a seguir vem o quê? lavar o carter com agua de malvas?[:D]

Como se detecta...e quanto tempo leva a concluir...e pode concluir em ponto morto?

E com que frequência ocorre?

Pode concluír ao ralenti em alguns carros, mas demora mais do que se fores dar uma volta. Quanto aconteceu no meu demorou uns 5 minutos a acalmar.

Detecta-se pelo som do trabalhar e por ter o ralenti mais alto que o habitual.

E como disse, aconteceu-me uma vez em 10000km ter de ir dar esta volta.

Afcivic, pois eu também considero uma limitação à utilização, nada obriga a dar a voltinha higiénica, mas se é para o carro durar aconselho a não descurar isso quando estiver a regenerar. E também não é uma coisa que faça a toda a hora, o meu há muito tempo que nem dou por ele.

só acho que são cuidados a mais para quem compra, será que isso vem tudo no manual? não estou a ver o pessoal com carros de empresas ou alugados a ter esses cuidados, claro que daqui a um ano ou dois o mercado de usados estará inundado de carros com os fap's nas couves, certo?

só acho que são cuidados a mais para quem compra, será que isso vem tudo no manual? não estou a ver o pessoal com carros de empresas ou alugados a ter esses cuidados, claro que daqui a um ano ou dois o mercado de usados estará inundado de carros com os fap's nas couves, certo?

A volta higiénica vem nos manuais, mas só quando acende a luz... pode ser tarde, entrar em safe mode, e depois ter de ir à oficina regenerar ligado à máquina.

O que eu faço por minha iniciativa é não dar a mínima hipótese ao filtro de me vir a dar problemas, porque sei que é um sistema "chato", e eu não quero chatices.

Eu sou bastante maricas com o meu carro, qualquer ligeiro barulho assusta-me, mas dps percebo ser um buraco ou qq coisa do genero [:D]

Disse isto apenas para referir que no meu carro, e ao fim de 5000km feitos, nunca, mas nunca o ouvi a regenerar o filtro... é obvio que ja o fez diversas vezes, senao ja tinha ido à oficina multiplas vezes esvazia-lo... A questão é que nao noto, nem nunca notei.

Por isso essa historia de reparar no filtro a fazer regeneraçao, e ir dar uma volta com ele ate acabar para mim é de todo impossivel.

AVSF, queres a minha opinião sinsera? não terás qualquer problema com um carro a diesel com FAP face ao tipo de utilização que anuncias.

Nunca tive nenhum problema com o meu, e nunca reparei em regenerações de abanar o capacete nem problemas nenhuns. Se me dissessem que o meu carro nem tem FAP, eu acreditava [;)]

De facto esses mazdas têm dado probs ate mais não, o meu Focus ate agora, Impec! [;)]

Afcivic o que não falta por aí é pessoal que anda com os carros até rebentar sem qualquer cuidado. Há quem não faça sequer as revisões anuais com as mudanças de óleo, etc.

Sempre ouvi dizer que quem estima tem e como o € custa a ganhar e os carros custam muitos € creio que é preferível ter alguns cuidados com o mesmo.

O mesmo se passa noutras áreas, a evolução tem um preço e neste caso traduzir-se-à em alguma limitação ou cuidados a ter por parte do utilizador.

Até os pequenos motores a gasolina vão recorrendo ao turbo (TCE, TSI etc.) como forma de aumentar a potência. Quais serão as desvantagens?

No meu caso e com a utilização que faço ainda não senti transtornos.

FAP é daquelas coisas que ninguem quer ter, mas que acham muito bem que exista xD LOL

Um pouco como a EGR, o catalisador, etc. (são coisas amigas do ambiente mas inimigas da nossa carteira)

A PSA mudas as fap's aos 120 mil???? ou faz regeneração?? Mais de 1000 euros a revisão de manutenção da fap??

Não coincidirá com a mudança da distribuição e por isso foi esse valor??

Pensava que se fazia tratamento á FAP por volta dos 100 mil e talvez se mudasse aos 200 mil. Agora meter FAP's a cada 120 mil é puxadote :/

Temos uma C4 Grand Picasso 1.6 HDI lá em casa com 30.000 km e 3 anos. Faz maioritariamente percursos citadinos e nunca tivemos problemas com a FAP, nem sequer uma luz de aviso!

Sei que é necessário adicionar um aditivo lá para os 120.000 km, mas não creio que uma revisão custe 1.000 € só por esse motivo.

Os FAP aditivados não dão problemas em utilização citadina, porque o processo de incineração é químico e não térmico, como nos que não têm aditivação.

FAP é daquelas coisas que ninguem quer ter, mas que acham muito bem que exista xD LOL

Um pouco como a EGR, o catalisador, etc. (são coisas amigas do ambiente mas inimigas da nossa carteira)

A PSA mudas as fap's aos 120 mil???? ou faz regeneração?? Mais de 1000 euros a revisão de manutenção da fap??

Não coincidirá com a mudança da distribuição e por isso foi esse valor??

Pensava que se fazia tratamento á FAP por volta dos 100 mil e talvez se mudasse aos 200 mil. Agora meter FAP's a cada 120 mil é puxadote :/

sim, só que a egr ou o catalizador tira cavalos mas não entra na carteira, já o fap.....alem dos problemas que daí podem vir, já nem digo nada acerca do mercado dos usados com fap.

Back