Filtros de Particulas

Afcivic, Quantas EGR não andam fechadas com juntas cegas para não se babarem de óleo...

Com os FAP vai ser igual, já existem supressores de FAP para alguns modelos, e cada vez vão haver mais.

Ok, é uma alteração ao carro e suas características, anula a função destes equipamentos, mas faz-se e vai-se continuar a fazer...

sim, eu sei que se tiram egr's e catalizadores, mas isso é apenas por uma questão de potência, pois a sua utilização não acarreta custos extra como acontece nos fap, que por serem filtros têm manutenção ou substituição. embora eu ache que não tardará que as inspecções periodicas contemplem estes orgãos também, aí será um problema para quem os suprimir ou não querer fazer manutenção.
para não falar de que carros sem egr ou catalizador não há, mas sem fap.....

Last edited:
Já estou a ficar algo preocupado com esta historia dos DPF´s...:sh)

É que estou em vias de receber um carro com DPF e faço uns 10 Km´s por dia com ele[:D]

É certo, que uma vez por mês faço 1000 Km´s e duas vezes por semana vai fazer AE (uns 30-40 KM´s)!

Será que chega para regenerar o DPF?:confused:

É que estou em vias de receber um carro com DPF e faço uns 10 Km´s por dia com ele[:D]

É certo, que uma vez por mês faço 1000 Km´s e duas vezes por semana vai fazer AE (uns 30-40 KM´s)!

sem problemas.

Se por acaso alguma vez ficares mt tempo sem as tais viagens grandes e ele queixar-se, levas o gajo à AE esticar um bocado e o gajo fica limpinho.

No worries [;)]

12000 km's ano justificam um diesel?

12000 km's ano justificam um diesel?

Talvez não (ou não mesmo) mas existem muitas condicionantes na minha vida que fazem pender a escolha para o diesel[;)]

Agora faço 10 Km´s dia (grosso modo), mas pode passar para 40, 50, etc entendes?

Além disso, gosto de viajar e não é nada raro fazer mais de 1000 Km´s de rajada num FDS[:D]

Além disso, todas as hipoteses a gasolina (que gostava) ficavam-me sempre mais caras (de manter e usar) que o diesel:(

então com essas viagens pelo meio não terás problemas com o fap.....digo eu.[;)] mas o pessoal não costuma fazer contas a tudo, por norma os concessionários nem comentam muito o facto da manutenção\substituição do filtro aquando da venda.

então com essas viagens pelo meio não terás problemas com o fap.....digo eu.[;)] mas o pessoal não costuma fazer contas a tudo, por norma os concessionários nem comentam muito o facto da manutenção\substituição do filtro aquando da venda.

Eu fiz bem as contas acredita[;)]

No meu caso, tinha de ser mesmo algo diesel e de baixa cilindrada (infelizmente)[:D]:sh)

Para quem diz que basta dar uma utilização ao fim de semana em AE que não vão ter problemas com o filtro:

Possuo um Ford Focus e faço 3 mil Km por mês, 70% deles em AE.
Aos 100mil Km tive bastantes problemas com o filtro de partículas, tive que o levar várias vezes à marca para forçar o ciclo de regeneração, o carro entrou em modo de segurança, etc.
No entanto, como me pediam 1500 euros para o trocar mandei-os às favas e tenho aguentado essa troca até hoje.
Passado um ano e meio, com 157 mil km, começou novamente a soluçar e começo a ficar preocupado.

De referir que deste os 100 mil km só meto gasóleo do mais caro, enquanto antes ia ao Leclerc abastecer.
Penso que este pormenor teve grande influência no tempo de vida do filtro.

O que me aflige agora é arranjar um filtro mais barato, ou pura e simplesmente desactivá-lo.
Já procurei em vários sítios, mas ainda não encontrei um local onde fizessem bypass ao filtro com reprogramação da centralina devido à injecção do líquido.

Para quem diz que basta dar uma utilização ao fim de semana em AE que não vão ter problemas com o filtro:

Possuo um Ford Focus e faço 3 mil Km por mês, 70% deles em AE.
Aos 100mil Km tive bastantes problemas com o filtro de partículas, tive que o levar várias vezes à marca para forçar o ciclo de regeneração, o carro entrou em modo de segurança, etc.
No entanto, como me pediam 1500 euros para o trocar mandei-os às favas e tenho aguentado essa troca até hoje.
Passado um ano e meio, com 157 mil km, começou novamente a soluçar e começo a ficar preocupado.

De referir que deste os 100 mil km só meto gasóleo do mais caro, enquanto antes ia ao Leclerc abastecer.

O que me aflige agora é arranjar um filtro mais barato, ou pura e simplesmente desactivá-lo.
Já procurei em vários sítios, mas ainda não encontrei um local onde fizessem bypass ao filtro com reprogramação da centralina devido à injecção do líquido.

Mais que a qualidade do gasóleo, tenham muito cuidado com a qualidade dos óleos que metem no motor.

Quanto ao filtro, podes comprar um filtro no mercado de substituição.

Pergunta idiota...... o que é que o filtro particulas tem a ver com o combustivel que metes? Dizes que o gasoleo do Eleclerc faz mais particulas que o de marcas tipo BT, Golp e Repsil?

Outra questão. 100 mil km é a media de km em que o filtro se avaria(portanto tempo media de vida do filtro).... o que é que isso tem a ver com fazeres auto estrada ou cidade? uma coisa é o filtro entupir por nunca conseguires fazer mais que x km por dia e assim nao activares a regeneração da FAP, outra coisa é passado 100 mil km o filtro ir com os porcos....

Pergunta idiota...... o que é que o filtro particulas tem a ver com o combustivel que metes? Dizes que o gasoleo do Eleclerc faz mais particulas que o de marcas tipo BT, Golp e Repsil?

Outra questão. 100 mil km é a media de km em que o filtro se avaria(portanto tempo media de vida do filtro).... o que é que isso tem a ver com fazeres auto estrada ou cidade? uma coisa é o filtro entupir por nunca conseguires fazer mais que x km por dia e assim nao activares a regeneração da FAP, outra coisa é passado 100 mil km o filtro ir com os porcos....

A duração do filtro está ligada ao tipo de condução do carro.
Um carro que faça AE constantemente dura muitíssimo mais que um filtro que só faça cidade ou pequenos percursos.
O problema dos filtros é o entupimento por partículas, que se acumulam e solidificam dentro dos favos, tapando assim a passagem dos gases.
Muitas das vezes isso consegue ser limpo pela regeneração mas quando a quantidade é muita, nem a regeneração consegue ser eficaz na sua limpeza, tendo assim de se trocar o filtro por um novo.

A duração do filtro está ligada ao tipo de condução do carro.
Um carro que faça AE constantemente dura muitíssimo mais que um filtro que só faça cidade ou pequenos percursos.
O problema dos filtros é o entupimento por partículas, que se acumulam e solidificam dentro dos favos, tapando assim a passagem dos gases.
Muitas das vezes isso consegue ser limpo pela regeneração mas quando a quantidade é muita, nem a regeneração consegue ser eficaz na sua limpeza, tendo assim de se trocar o filtro por um novo.

Eu conheço bem o funcionamento dos filtros.

A questão é que também ja se viu que muitas vezes é uma questão de sorte. Conheço um caso dum representante de uma entidade farmaceutica, que corre o País duma ponta a outra fazendo diariamente toneladas de auto estrada, e no seu carro, aos 80 mil km, puff la se foi a FAP. No outro lado do espectro conheço casos de malta que chega aos 150 mil sem problemas nenhuns, com utilizações grandes de cidade... Por vezes é sorte. Agora é perfeitamente normal uma fap utilizada em AE pifar aos 100 mil km, está dentro da media. Era so isso que estava a referir. [;)]

Eu conheço bem o funcionamento dos filtros.

A questão é que também ja se viu que muitas vezes é uma questão de sorte. Conheço um caso dum representante de uma entidade farmaceutica, que corre o País duma ponta a outra fazendo diariamente toneladas de auto estrada, e no seu carro, aos 80 mil km, puff la se foi a FAP. No outro lado do espectro conheço casos de malta que chega aos 150 mil sem problemas nenhuns, com utilizações grandes de cidade... Por vezes é sorte. Agora é perfeitamente normal uma fap utilizada em AE pifar aos 100 mil km, está dentro da media. Era so isso que estava a referir. [;)]

Entao se bem percebi...em TODAS as marcas o filtro tem de ser trocado...pode é variar o quando...certo?

É que algumas marcas dão a entender que o filtro não tem de ser trocado...por exemplo, na Mazda disseram-me que o filtro "passa" as particulas para o oleo do carro SE não conseguir regenerar...e que o que tera de ser trocado é o oleo e não o filtro...

E ja agora...os custos são sempre de 1000EUR ou mais...ou ha filtros "mais em conta"?

Entao se bem percebi...em TODAS as marcas o filtro tem de ser trocado...pode é variar o quando...certo?

É que algumas marcas dão a entender que o filtro não tem de ser trocado...por exemplo, na Mazda disseram-me que o filtro "passa" as particulas para o oleo do carro SE não conseguir regenerar...e que o que tera de ser trocado é o oleo e não o filtro...

E ja agora...os custos são sempre de 1000EUR ou mais...ou ha filtros "mais em conta"?

Pelo que percebi ha muitas marcas a afirmar muitas coisas, e ao mesmo tempo ha muita gente a afirmar o contrario.

Pela mazda nao me irei pernunciar, mas sei de outras marcas que afirmam que a cena de trocar de FAP é praticamente improvavel, no entanto casos existem.

O que se diz também, é que com a introdução de FAP's marca branca no mercado, as marcas serão forçadas a baixar preços.. acho que por enquanto ainda nao se verifica. Diziam o mesmo dos catalizadores quando apareceram, e a verdade é que aconteceu... hoje consegues catalizadores relativamente baratos.

Outra coisa que ja se está a ver actualmente com maior frequencia, é oficinas a retirar a fap e reprogramar a centralina. Portanto esse procedimento também há-de se tornar mais generico...

Por enquanto os preços sao esses. No futuro, logo se verá [;)]

Outra coisa que ja se está a ver actualmente com maior frequencia, é oficinas a retirar a fap e reprogramar a centralina. Portanto esse procedimento também há-de se tornar mais generico...
Se bem percebi (noutro topico), isto é de "legalidade" duvidosa...e portanto dificil de encontrar quem faça...e ao mesmo tempo implicara uma perda da garantia...certo?

Por outro lado...comprando carro agora, provavelmente as coisas já estarão mais "estaveis" daqui a uns 3/4 anos que é quando o problema se deverá por (80.000km).

Se bem percebi (noutro topico), isto é de "legalidade" duvidosa...e portanto dificil de encontrar quem faça...e ao mesmo tempo implicara uma perda da garantia...certo?

Por outro lado...comprando carro agora, provavelmente as coisas já estarão mais "estaveis" daqui a uns 3/4 anos que é quando o problema se deverá por (80.000km).

É com isso que estou a contar. Comprei o meu com FAP à coisa de 2 meses, e estou esperançado que um dia que a fap desista, ja esteja a cena mais estabilizada no que toca a preços.

No que dizes de retirar o conteudo da fap e reprogramar a centralina, é obviamente "nao recomendado". No entanto deixando la a capa da fap, e retirando o conteudo, creio que nao irá gerar problemas nas inspecções.

Por habito nunca digo nunca, mas nunca hei-de o fazer, uma vez que eu acredito que as vantagens da FAP ultrapassam em muito as desvantagens, pelo que se tiver hipoteses (AKA: €€€€), e se tiver que a substituir, assim o farei.

Quando se fala em PSA ...

O que é PSA ?

Sou uma mulher que só sabe dar e chave e meter gasoleo ! [:D]

PSA é um grupo que engloba a Peugeot e Citröen.

Car manufacturer - PSA Peugeot Citroen

Para além destas duas, há partilha de componentes com outras marcas como é, por exemplo, o caso dos motores 1.6 diesel, equipados com filtros de partículas, que estão presentes nos Peugeot e Citröen (1.6 HDI), Ford (1.6 TDCI) e Mazda (1.6 MZ-CD).

Cpts e Viagens Seguras[;)].

Back