Sou leigo na matéria, mas a associação que faço entre a qualidade do combustível e o tempo de vida do FAP é que os combustíveis mais baratos serão menos refinados, portanto com mais impurezas que não vão ser queimadas no filtro, vão acumular-se.
Atinge-se o ponto em que a regeneração já não consegue limpar o filtro e aí começam os problemas.
Tal como disse anteriormente, andei quase 6 meses com problemas no filtro até ter começado a meter do gasóleo mais caro... e estive mais de 1 ano sem problemas.
Relativamente à inspecção e ao risco do carro chumbar se se retirar o filtro... posso estar enganado, mas a inspecção apenas mede as emissões de CO2, não mede as impurezas libertadas. Penso que o FAP apenas retém impurezas, não age sobre o CO2.
Daí pensar que a inspecção é passada, sem problemas.
Entretanto encontrei uma casa na Maia que vende o FAP da concorrência para o Focus por menos de 600€, ou seja, 900€ menos do que na FORD.
Já agora, um último comentário para quem se mostrou indignadíssimo sobre o facto das pessoas anularem dispositivos que ajudam o meio ambiente:
O meu FAP custa, na FORD, 1500€, e queriam que eu o tivesse trocado quando o carro tinha menos de 3 anos.
Isso dá um custo de mais de 500€ por ano, só para o FAP, cerca de 50€ por mês.
Se essa pessoa me quiser oferecer 1500€ sou o primeiro a correr para a marca para o trocar, sou todo a favor do meio ambiente.
Mas o que não sou nem admito que sejam é hipócritas... 1500€ de 3 em 3 anos é MUITO dinheiro.
E se é possível resolver o problema DEFINITIVAMENTE por 100 ou 200 euros, então sou a favor.
Cumps para todos.
Porque não compras um a gasolina? com essas contas nunca mais se rentabilizas um diesel. Além de que para as fap's durarem a malta aconselha a usar diesel quase ao preço da gasolina, e os consumos também ajudam nesta teoria.