Filtros de Particulas

Sou leigo na matéria, mas a associação que faço entre a qualidade do combustível e o tempo de vida do FAP é que os combustíveis mais baratos serão menos refinados, portanto com mais impurezas que não vão ser queimadas no filtro, vão acumular-se.
Atinge-se o ponto em que a regeneração já não consegue limpar o filtro e aí começam os problemas.
Tal como disse anteriormente, andei quase 6 meses com problemas no filtro até ter começado a meter do gasóleo mais caro... e estive mais de 1 ano sem problemas.

Relativamente à inspecção e ao risco do carro chumbar se se retirar o filtro... posso estar enganado, mas a inspecção apenas mede as emissões de CO2, não mede as impurezas libertadas. Penso que o FAP apenas retém impurezas, não age sobre o CO2.
Daí pensar que a inspecção é passada, sem problemas.

Entretanto encontrei uma casa na Maia que vende o FAP da concorrência para o Focus por menos de 600€, ou seja, 900€ menos do que na FORD.

Já agora, um último comentário para quem se mostrou indignadíssimo sobre o facto das pessoas anularem dispositivos que ajudam o meio ambiente:
O meu FAP custa, na FORD, 1500€, e queriam que eu o tivesse trocado quando o carro tinha menos de 3 anos.
Isso dá um custo de mais de 500€ por ano, só para o FAP, cerca de 50€ por mês.
Se essa pessoa me quiser oferecer 1500€ sou o primeiro a correr para a marca para o trocar, sou todo a favor do meio ambiente.
Mas o que não sou nem admito que sejam é hipócritas... 1500€ de 3 em 3 anos é MUITO dinheiro.
E se é possível resolver o problema DEFINITIVAMENTE por 100 ou 200 euros, então sou a favor.

Cumps para todos.

Porque não compras um a gasolina? com essas contas nunca mais se rentabilizas um diesel. Além de que para as fap's durarem a malta aconselha a usar diesel quase ao preço da gasolina, e os consumos também ajudam nesta teoria.

Entretanto encontrei uma casa na Maia que vende o FAP da concorrência para o Focus por menos de 600€, ou seja, 900€ menos do que na FORD.

Já agora, um último comentário para quem se mostrou indignadíssimo sobre o facto das pessoas anularem dispositivos que ajudam o meio ambiente:
O meu FAP custa, na FORD, 1500€, e queriam que eu o tivesse trocado quando o carro tinha menos de 3 anos.
Isso dá um custo de mais de 500€ por ano, só para o FAP, cerca de 50€ por mês.
Se essa pessoa me quiser oferecer 1500€ sou o primeiro a correr para a marca para o trocar, sou todo a favor do meio ambiente.
Mas o que não sou nem admito que sejam é hipócritas... 1500€ de 3 em 3 anos é MUITO dinheiro.
E se é possível resolver o problema DEFINITIVAMENTE por 100 ou 200 euros, então sou a favor.

Cumps para todos.

Então chegamos à conclusão que a manutenção de um carro a diesel é cara.
O que poupam em combustivel gastam nos FAP, e se calhar as versões a gasolina nem são assim tão descabidas dado que genericamente são mais baratas :rolleyes:

Quanto à hipocrisia, se o carro vem de origem com o FAP é porque sem ele não cumpria as normas ambientais para poder ser vendido.Achas correcto os transeuntes terem de gramar com as particulas que saem do teu carro, ainda para mais sabendo que as mesmas são responsaveis por doenças respiratórias e por cancro do pulmão.

Não é nada contra ti, mas esse tipo de mentalidade tem de mudar senão daqui a meia duzia de anos andamos todos de mascaras nas cidades tal é o nivel de poluição.

Espero que não me interpretes mal, esta questão que vou deixar é interessante;

Então mas afinal o FAP ou DPF não é para reduzir as emissões ??? como se reduz se o carro tem de dar umas voltas extra de vez em quando ??

O funcionamento dum carro Diesel que faz os Km's que é suposto ( porque um carro diesel é feito para andar), a regeneração é feita sempre sem necessidade de dar voltinhas para regenerar.

O meu nunca o senti a regenerar sequer, e nc fui dar voltinha nenhuma a lado nenhum para fazer regenerações. E ate hj sem problemas. Conheço tb um com 115mil km que tb nc teve de dar voltinhas nenhumas, pq faz AE todos os dias. No problems.

Por isso a questão que pões não se põe. [;)]

Abraço

Espero que não me interpretes mal, esta questão que vou deixar é interessante;

Então mas afinal o FAP ou DPF não é para reduzir as emissões ???

a FAP não reduz emissões, simplesmente acumula e depois deita fora de uma só vez.

Ou seja ter FAP ou não ter, é igual para o meio ambiente, apenas fica bem porque o carro não deita fumo

a FAP não reduz emissões, simplesmente acumula e depois deita fora de uma só vez.

Ou seja ter FAP ou não ter, é igual para o meio ambiente, apenas fica bem porque o carro não deita fumo

Interessante [;)]

Então faz isso tudo e nem reduz as emissões nem é melhor para o ambiente? [:D][:D]

Ah, ok, é só para não fazer fumo [:)][:)][:)]

sem problemas.

Se por acaso alguma vez ficares mt tempo sem as tais viagens grandes e ele queixar-se, levas o gajo à AE esticar um bocado e o gajo fica limpinho.

No worries [;)]

então isto é ficção?

é o que eu acho também, pois não consegui ainda chegar a outra conclusão.

Então mas tanta coisa para ser igual, não será também por causa das partículas.

Interessante [;)]

Então faz isso tudo e nem reduz as emissões nem é melhor para o ambiente? [:D][:D]

Ah, ok, é só para não fazer fumo [:)][:)][:)]

então isto é ficção?

é o que eu acho também, pois não consegui ainda chegar a outra conclusão.

Não estejam a alimentar confusão inventando sobre algo que não percebem.

Se forem a um website chamado Google, e pesquisarem Filtro anti particulas encontram imensos outros websites que explicam como funciona o filtro anti particulas.

Assim já não dizem disparates [;)]

Resumindo, a FAP acumula particulas largadas na emissão de gazes resultantes da combustão de Gasoleo. Depois de acumular certas doses destas particulas, usa o Calor do motor para poder incinerar estas particulas (Ciclo de regeneração) queimando assim estas particulas.

Portanto o que disseram encontra-se incorrecto, e as particulas não são "deitadas fora de uma só vez".

Afcivic, eu sei que gostas de alimentar polémicas e tentar entrar em confrontos com outros users, eu incluindo, mas neste caso estás a detorpar o que eu disse.

Digo isto de modo amigavel: Explicarei apenas uma vez, e se entrares em conflito à mesma, irei ignorar as tuas tentativas.

O que eu disse, e face às preocupações do user que criou este topico, é que se em alguma situação extraordinaria, tiveres que fazer percursos pequenos durante algum tempo, e a FAP encher, que o recomendado pelas marcas é ir à AE para que o ciclo de regeneração entre e limpe o filtro incenerando as particulas.
Esta é uma situação extraordinaria, uma vez que os carros diesel não sao feitos para serem usados numa situação de pequenos percursos citadinos tipo 5 km por dia.

Espero que tenha sido claro,
Abraço

Não estejam a alimentar confusão inventando sobre algo que não percebem.

Se forem a um website chamado Google, e pesquisarem Filtro anti particulas encontram imensos outros websites que explicam como funciona o filtro anti particulas.

Assim já não dizem disparates [;)]

Resumindo, a FAP acumula particulas largadas na emissão de gazes resultantes da combustão de Gasoleo. Depois de acumular certas doses destas particulas, usa o Calor do motor para poder incinerar estas particulas (Ciclo de regeneração) queimando assim estas particulas.

Portanto o que disseram encontra-se incorrecto, e as particulas não são "deitadas fora de uma só vez".

Afcivic, eu sei que gostas de alimentar polémicas e tentar entrar em confrontos com outros users, eu incluindo, mas neste caso estás a detorpar o que eu disse.

Digo isto de modo amigavel: Explicarei apenas uma vez, e se entrares em conflito à mesma, irei ignorar as tuas tentativas.

O que eu disse, e face às preocupações do user que criou este topico, é que se em alguma situação extraordinaria, tiveres que fazer percursos pequenos durante algum tempo, e a FAP encher, que o recomendado pelas marcas é ir à AE para que o ciclo de regeneração entre e limpe o filtro incenerando as particulas.
Esta é uma situação extraordinaria, uma vez que os carros diesel não sao feitos para serem usados numa situação de pequenos percursos citadinos tipo 5 km por dia.

Espero que tenha sido claro,
Abraço

Será que quem compra um diesel sabe disto.

deturpar como? é uma citação tua, foste tu que escreves-te aquilo.
e quanto mais procuro no google, mais me convenço (até mesmo em discussões que tive neste forum) que o fap é uma tanga, pois o que ele faz é reter as particulas, e na sua regeneração, queima-as transformando as particulas compostas por carbono no estado solido em co2 (carbono no estado gasoso aliado ao oxigenio), o problema é que as tais substâncias nocivas que o gasoleo contem......nenhuma referencia a elas, porque será? estarei a ver mal o filme?

Alem de que vem bem documentado em imensos sites das marcas, nomeadamente nas Niponicas e nas Francesas.

Quando andava pa comprar carro, investiguei aprofundadamente sobre as Faps, e nomeadamente no site da Peugeot vinha um artigo sobre as Faps muito interessante e completo.

Quando introduziram os catalizadores tb houve um bocado de confusão inicial, porque nomeadamente a sua substituição era cara pa caraças ( alias ainda é cara agora, se bem que mt mais barato que na altura), e no entanto agora ng estranha os catalizadores nos seus carros.

É normal, o ser humano é averso a mudança [;)]

a grande diferença é que um catalizador não é nenhum filtro, não tem manutenção nem substituição, isso só pode ocorrer por avaria.

Ah e ultima coisa, numa das Marcas que na altura procurei quando andava para comprar carro, havia inclusivamente folhetos dispostos no stand sobre a FAP, para o cliente tirar as suas duvidas.

Abraço

Ah e ultima coisa, numa das Marcas que na altura procurei quando andava para comprar carro, havia inclusivamente folhetos dispostos no stand sobre a FAP, para o cliente tirar as suas duvidas.

Abraço

Acho que não percebes-te o que disse, a minha afirmação era se os clientes sabem que os diesel são para percursos maiores.

deturpar como? é uma citação tua, foste tu que escreves-te aquilo.
e quanto mais procuro no google, mais me convenço (até mesmo em discussões que tive neste forum) que o fap é uma tanga, pois o que ele faz é reter as particulas, e na sua regeneração, queima-as transformando as particulas compostas por carbono no estado solido em co2 (carbono no estado gasoso aliado ao oxigenio), o problema é que as tais substâncias nocivas que o gasoleo contem......nenhuma referencia a elas, porque será? estarei a ver mal o filme?

Então as partículas emitidas pelos motores a gasóleo não são nocivas? :eek::eek::eek: [:)][:)][:)]

Então as partículas emitidas pelos motores a gasóleo não são nocivas? :eek::eek::eek: [:)][:)][:)]

exactamente, nelas existem dezenas de compostos cancerisnos, acontece que no fap aquando a regeneração transforma o carbono dessas particulas em co2, e os resto dos compostos? nunca vi referencia a eles, alem de que se transforma o carbono em co2....aumenta as emissões de co2, certo?:confused::confused:

exactamente, nelas existem dezenas de compostos cancerisnos, acontece que no fap aquando a regeneração transforma o carbono dessas particulas em co2, e os resto dos compostos? nunca vi referencia a eles, alem de que se transforma o carbono em co2....aumenta as emissões de co2, certo?:confused::confused:

O CO2 produzido é muito menos prejudicial que as partículas emitidas pelos motores diesel. É um mal menor [;)]

pois, mas a bandeira dos diesel é o co2, também contabilizam esse? é que pelas contas, é contabilizado apenas o do gasoleo consumido.
e os compostos cancerisnos? onde estão?

Back