citação:
Originalmente colocada por AceleraDemais
citação:
Originalmente colocada por Peugeot_sales
citação:
Originalmente colocada por AceleraDemais
citação:Originalmente colocada por Peugeot_sales
Mas de certeza que vai haver mais gente a ver o filme que a ler o livro...e de certeza gente que nao gostou do livro e vai gostar do filme....quer se queira quer não...a 7º arte é a arte mais......facil...um livro obriga-te a puxar pela cabeça e depois muita gente não percebe...isso a maior parte dos filmes não faz...esta tudo meio escarrapachado...
E como se isso não bastasse....ainda colocam os actores a dizer o que tu estas a ver sem precisares que eles digam...ou seja....passam a vida a chamar-te estupido...
Não é que o cinema seja uma arte menor...mas que cada vez mais é uma arte disprovida de conteudo e mais virada para massas é...
Para mim todo este teu texto, não tem qualquer razão de ser, mas é a tua opinião...e só tenho é que aceitar, apesar de estar em desacordo na sua quase totalidade!
Justifica então
Simples!
Nessa exposição tentas mostrar uma suposta superioridade intelectual, de valores, etc. da literatura sobre o cinema...mas baseias-te em livros puramente ficcionais cujo o único objectivo deles é tornarem-se best sellers...com leituras fáceis, que qualquer pessoa entende! Se querias mostrar o que quer que fosse, não deverias usar esses exemplos!
Outro argumento...existe muito má literatura e a percentagem de maus livros que são publicados deve ser bem maior que a percentagem de maus filmes que são editados...
Na minha opinião, não faz qualquer sentido comparar o cinema com a literatura...da maneira que tu a comparas!
Para mim são "artes" muito diferentes e em alguns casos complementares! Podes ver um filme e ficar com curiosidade de ler um livro sobre o tema ou ler o livro que lhe deu origem, etc...
O mesmo acontece com os livros podes ficar com a vontade de ler o livro que deu origem ao filme...
O cinema sempre foi e sempre será um entreternimento de massas e para as massas!
Primeiro que tudo gostava que não me interpretasses mal,não foi isso que tentei transmitir, ate porque enquanto apaixonado de cinema que sou desde pequeno, o que posteriormente levou a que a minha formação fosse essa mesmo uns anos mais tarde, nunca poderia deixar de defender o cinema quer enquanto arte quer como conteudo...critico sim o estado do cinema, a mensagem que passa e os tipo de conteudo que apresenta.
No entanto não gostava de deixar algumas coisas que dizes. Primeiro ponto, referes que o cinema era e será uma industria de massas...permite me que discorde!!! O cinema após a sua invencção pelos irmãos Lumiere começou a ser exibido em pequenas salas privadas para um publico muito pequeno, habitualmente gente de classe alta, que se começou a sentir fascinada por aquele novo mundo...evoluiu e passados uns anos já não havia festa de glamour que passasse sem a sua projecção...e assim foi durante decadas, sendo uma arte que so os ricos tinham acesso e podiam pagar. Tnato que o cinema so se tornou acessivel a população em geral em finais dos anos 40 em pequenas salas chamadas de "Nickelodeon's" ( nome que mais tarde deu origem a uma produtora de filmes para crianças. Aí sim...mais gente podia ver a fantastica arte que era o cinema...mas ainda assim muito longe do que é o cinema nas decadas de 70, 80 e 90...por isso....é e será talvez....sempre foi....talvez não.Tenho tambem a certeza que te lembras de um videoclip muito conhecido dos Smashing Punpkins chamado "Tonight, Tonight" que é a recriação de um filme da decada de 20 sobre " a viagem á lua"...
Segundo ponto, apresentas aí uma contadição, referires que falo em livros faceis que se tornaram best-sellers. Repara eu não quer deixar a impressão que a leitura é superior intelectualmente ao cinema...no entanto o cinema é preferido á grande maioria das pessoas...e porquê á grande maioria...? Porque é de mais facil interpretação...num livro tens de puxar pela cabeça...imaginar aquilo que estas a ler...num filme, na maior parte, dos casos não...está tudo ali...á tua frente, na palma da tua mão...não te obriga a pensar, imaginar interpretar...tudo isso é interessante...!!!Repara o conceito de dificil não significa qualidade...nem o facil a ausencia dela...no enatnto cada vez mais a industria cinematografica previligia o cinema facil em detrimento do bom cinema...não digo que seja arte...mas pelo menos...com qualidade...queres exemplos de maus filmes e bons filmes...??
Maus: Tomb raider, Fast & Furious,A Mascara de Zorro, Cronicas de Narnia,Oliver Twist,Uma sogra de fugir,Into The Blue,War of the Worlds,Catwoman,Troy, Kingdom of Heaven,Eletra,Daredevil,Anaconda,Alien Vs Predator,Garfield,Torque,Terminator 3, O Dia Depois de Amanhã.....etc , etc ,etc, etc...ficava aqui toda a noite a falar destes filmes...
Bons: American Beauty,Sin City,Mar Adentro, Saraband, Colisão ( Crash ), Closer, Charlie & Chocolate Factory, Broken Flowers,Garden State, A Noiva cadaver,Hero,cinderella Man....
Agora diz-me...que diferenças vês entre os maus e os bons ??...foram todos publicitados, foram todos comerciais são todos relativamente simples...não estou aqui a colocar filmes dificeis como Mulhond Drive....então o que varia....a qualidade de cada um...
E como se mede a qualidade....pela realização, sem cortes abruptos, sem saltos de eixo, sem falhas de racord, sem desacertos de montagem, sem falhas de ritmo, pela imagem de marca de cada plano...pelo argumento e pelo guião, pela direcção de fotografia,pela sonoplastia...etc etc etc....por tudo aquilo que marca a diferença...são esses os bons filmes...que tem isto tudo...e que têm ainda algo de especial...
Nada tem haver com o intelecto de cada um...e eu continuo a preferir achar que se apresentarem qualidade as pessoas vêm e gostam...
Quanto ao numero de filmes editado em comparação com livros editados, devo dizer que estas francamente enganado, basta dizer que apenas estreiam em Portugal um em cada dez filmes dos Estados Unidos...dado que mais realiza filmes e mais faz estrear por todo o mundo...imagina a diferença de um para dez !!! E estamos a falar apenas de um país...