Ford Focus

Stockinger

New member
Viva a todos,

Ando de olho no segmento mais cobiçado, e como tal ando a tentar perceber quais as qualidades e defeitos de cada modelo.

Cheguei à conclusão que não desgosto do Focus (e até gosto do seu novo look), mas cheguei também à conclusão que é um carro que sei muito pouco.

Bem sei que temos tópicos no Forum a falarem do mesmo, mas os diários de bordo (1.6 TDCI e 1.8 TDCI) são muito grandes e é complicado extrair deles a informação que pretendo.

Desta forma, e centrando-me na motorização mais vendida 1.6 TDCI, o que há a dizer sobre este carro (prefiro a versão carro, se bem que para a análise global do modelo isso me pareça pouco relevante).

O que é melhor o que é pior, que problemas costumam surgir, que defeitos e feitios existem, qual o conforto, etc etc...

Vejam este tópico como alguém curioso, que pouco sabe sobre este modelo, e que antes de desatar a correr stands e ouvir vendedores e fazer test drive, quer saber mais sobre o carro.

Desde já obrigado [;)]

Sinceramente sempre ovi dizer que o carro globalmente é bom e que a condução é exelente.

Para além disso foi actualizado recentemente e o carro melhorou bastante.

É um carro a considerar, num segmento onde as propostas começam a ser bem tentadoras!

2008_ford_focus.jpg

[;)]

Ora problemas...

Uma das resistências do óculo traseiro foi à vida, tenho que ir ao stand tratar disso. Foi substituído um tubo qualquer no compartimento do motor na 1ª revisão. A versão de 90cv parece-me que tem as 1ªs mudanças demasiado separadas, requer um pouco de habituação, sobretudo nas subidas. Os materiais das portas não são grande coisa, mas pelo preço dele não se pode pedir mais. Em termos de conforto, não é um Renault, mas não é mau.

Viva a todos,

Ando de olho no segmento mais cobiçado, e como tal ando a tentar perceber quais as qualidades e defeitos de cada modelo.

O Focus até pode ser uma viatura bastante jeitosa (gosto do termo viatura!!!), mas daí até pertencer ao segmento mais cobiçado ...

Tá certo !!!!! .......

Depois de ter o Focus I,e ter considerado comprar o II que ja o conheço bem,tenho a certeza que se o comprares nao te vais arrepender.

O restyling fez-lhe maravilhas,o design interior tb gosto bastante e quanto ao comportamento do 1.6 HDi,quer o de 90 cv como o de 109 é 5 estrelas.

Quando disse segmento mais cobiçado, queria dizer segmento mais procurado. É claro que cobiçar a sério, será segmentos de outros valores é certo [:D]

Entretanto, digam-me uma coisa: a iluminação interior do Focus facelift mantem-se verde? Não sei porquê mas acho a cor antiquada, ou se calhar, é do hábito de agora ser tudo laranja, branco, e outras cores mais esotéricas (à moda do Golf, que gosto)...se bem que isto é um pormenor que não tira qualidade ao carro.

Quanto ao conforto, é certo que nunca baterá os franceses.

Em curiosidade: o motor do Focus é o mesmo que o do grupo Peugeot correcto? (TDCI que na realidade é HDI).

Qualidade dos materiais interiores? Como se comporta (e aqui estou a atirar para o 1.6 mais musculado) em subidas e/ou ultrapassagens quando lotado com 4 pessoas e bagagens, por exemplo? Tem genica, ou temos de abrandar o ritmo que o motor é pouco para a carga?

Esta última pergunta, é no sentido, que dentro deste segmento temos várias motorizações que é preciso alguma condução mais tranquila em situações de maior esforço, pois "morrem" um bocado.

Quanto o comportamento nao tenhas duvidas que o 1.6 TDCi 109 cv e mesmo o 90 cv aguenta com isso tudo sem sentires que o carro se esta a arrastar.
Tens aqui tb uma foto do interior para veres a nova iluminaçao

Depois de ter o Focus I,e ter considerado comprar o II que ja o conheço bem,tenho a certeza que se o comprares nao te vais arrepender.

O restyling fez-lhe maravilhas,o design interior tb gosto bastante e quanto ao comportamento do 1.6 HDi,quer o de 90 cv como o de 109 é 5 estrelas.

Não vejo quais as maravilhas, não trocava a minha Focus S pelo pós-restyling... ainda por cima o meu AC auto e o rádio mp3 são os mesmos da versão pós-restyling..

Não vejo quais as maravilhas, não trocava a minha Focus S pelo pós-restyling... ainda por cima o meu AC auto e o rádio mp3 são os mesmos da versão pós-restyling..

Gostos nao se discutem mas pessoalmente acho bem melhor o Focus exteriormente agora do que antes do restyling.

Embora a traseira nao tenha ficado nada demais,a frente ficou muito porreira[;)]

O restyling tb lhe fez maravilhas pois o preço ficou melhorzito.hehe

Quanto o comportamento nao tenhas duvidas que o 1.6 TDCi 109 cv e mesmo o 90 cv aguenta com isso tudo sem sentires que o carro se esta a arrastar.
Tens aqui tb uma foto do interior para veres a nova iluminaçao

Igual ao que vi no stand, muito porreiro o carro, os estofos em pele/tecido dão um toque especial ao conjunto. O interior é bastante acolhedor.

Dentro do segmento está lá em cima em termos de apresentação, gostei bastante do que vi. :)

Se não é a melhor proposta do segmento dele neste momento é uma das melhores...isso te garanto[;)] . Na relação performance/prazer de condução/conforto/construção/materiais/preço não encontras muito melhor.

Gostos nao se discutem mas pessoalmente acho bem melhor o Focus exteriormente agora do que antes do restyling.

Embora a traseira nao tenha ficado nada demais,a frente ficou muito porreira[;)]

O restyling tb lhe fez maravilhas pois o preço ficou melhorzito.hehe

Sim o preço baixou mas eu também aproveitei a campanha promocional que na altura havia no Ford options..

Quanto à estética propriamente dita, os pára-choques da minha Focus S, as jantes de 17' de 5 braços e o spoiler traseiro dão-lhe um ar impecável :)

Se não é a melhor proposta do segmento dele neste momento é uma das melhores...isso te garanto[;)] . Na relação performance/prazer de condução/conforto/construção/materiais/preço não encontras muito melhor.

És capaz de encontrar um Kia Ceed ou um Hyundai i30 [:)]

Eu às vezes acho piada neste fórum compararem esses carros dessas marcas "chinesas" com carros de marcas como a Ford... Mas alguém no seu juízo todo equacionaria a diferença de qualidade/comportamento/conforto entre um e outro??

Eu às vezes acho piada neste fórum compararem esses carros dessas marcas "chinesas" com carros de marcas como a Ford... Mas alguém no seu juízo todo equacionaria a diferença de qualidade/comportamento/conforto entre um e outro??

[:D][:D][:D] Joke of the day...

Da China para a Coreia ainda há alguma distancia, e automobilisticamente falando, a distância é de anos luz! Só quem nunca andou num Ceed ou I30, ou só quem nunca conviveu com um Hyundai (como eu, que tive um Getz) é que pode dizer uma "barbaridade" dessas! Pois para mim, quer o Ceed quer o I30 metem no Focus num cantinho

Da China para a Coreia ainda há alguma distancia, e automobilisticamente falando, a distância é de anos luz! Só quem nunca andou num Ceed ou I30, ou só quem nunca conviveu com um Hyundai (como eu, que tive um Getz) é que pode dizer uma "barbaridade" dessas! Pois para mim, quer o Ceed quer o I30 metem no Focus num cantinho

Essa tua frase final é a piada, não do dia nem da semana, mas do século [:)]

Vivemos em democracia e cada um faz o que quer mas se era eu que ia deixar o meu dinheirinho num Hyundai ou num Kia! E sim, já tive oportunidade de guiar vários "chineses"... Kia Sportage, Hyundai Getz, Hyundai Santa Fé e todos eles estão bastante abaixo dos patamares de qualidade da maioria dos carros europeus.

Voltar
Superior