Ford Puma 2020

Já foi mais verdade há uns anos atrás. Atualmente a tecnologia está mais evoluída e se não abusares do pé direito consegue-se consumos muito bons.

Existe um CHR 2.0 na família e raramente passa dos 5.5l e facilmente anda abaixo dos 5l. E não faz cidade alguma.
Nada mau para um 2.0 de 184cv.

Por acaso esta-me a surpreender nesse campo ( sendo um 1.8 e não 2.0). Em cidade e nacionais faz consumos muito interessantes.

Não se pode comparar as coisas só dessa forma. Se fores por aí tens de considerar a desvalorização do focus e do corolla, ao fim de por exemplo 5 anos. E a comparação é com um focus, mas se compares com um golf a coisa já muda de figura em termos de preço de aquisição.
Sim ai tens razão, se for a curto prazo.
Eu não costumo a fazer as contas à desvalorização porque o último carro que tive foi durante 18 anos.
Diria que é um factor a ter em conta até 10 anos, depois disso a desvalorização é tão grande que não importa serem a diesel, híbridos ou carros premium.
Mas também é verdade que um carro comprado hoje em dia dificilmente duram mais de 10 anos, por isso à que ter em conta a desvalorização.
Nunca senti falta de potencia independentemente da carga da bateria (secalhar porque nunca fica a "zero"). Salvo se andares sempre a fundo durante largos km's, coisa que 99,9% dos condutores não o fazem. As novas gerações estão muito apuradas e em modo normal é muito facil andares >50% do tempo em modo elétrico.
Viagens com mais de 100 kms em AE, já fizeste? Também não sentes falta de potência porque é um CHR 2.0 que só o sistema a combustão tem 152cv independente do eletrico.
Vi uma analise do novo yaris cross hibrido da falta de potência assim que a bateria se esgota.
Não sei se existe diferença do sistema hibrido do CHR mas foi referido que se esgota no yaris cross ao andar em estrada de montanha, talvez tenham puxado por ele em modo híbrido a subir e comeu a bateria toda. Depois só o motor 1.5 aspirado com 91cv faltava potência.
é verdade sim, o puma da minha moça, gasta bem mais em autoestrada mesmo a 120 Km/H, deve ser porque o motor eléctrico ( híbrido) não regenera tanto a essas velocidades constantes, logo não poupa muito combustível.
Em cidade realmente as médias do visor são sempre mais baixas, lá está no fim a média é de 5.5, que até nem é muito , pois este puma pesa bem.

A ultima viagem grande que fiz foi na Páscoa fui passar à terra dos sogros (Chaves) e em AE usei o cruise control a 115km/h fez media de 5.2.

Fui de Valongo a Chaves sempre AE, nem sei como fez isso, fiquei impressionante devido a quem conhece a A7 sempre a subir até Ribeira de Pena.
Mas como o @corsadti16v referiu e bem este sistema hibrido no motor ecoboost é mild hibrido ou seja híbrido ligero, não é possível andar com o carro só com o motor eléctrico, na verdade é mais um alternador a 48v que ajuda na aceleração.
É mais um híbrido para dar mais torque.
Tem uma poupança de 0,2 a 0,4 no máximo em comparação aos ecoboosts anteriores.

Eu não costumo a fazer as contas à desvalorização porque o último carro que tive foi durante 18 anos.
Diria que é um factor a ter em conta até 10 anos, depois disso a desvalorização é tão grande que não importa serem a diesel, híbridos ou carros premium.
Mas também é verdade que um carro comprado hoje em dia dificilmente duram mais de 10 anos, por isso à que ter em conta a desvalorização.

Viagens com mais de 100 kms em AE, já fizeste? Também não sentes falta de potência porque é um CHR 2.0 que só o sistema a combustão tem 152cv independente do eletrico.
Vi uma analise do novo yaris cross hibrido da falta de potência assim que a bateria se esgota.
Não sei se existe diferença do sistema hibrido do CHR mas foi referido que se esgota no yaris cross ao andar em estrada de montanha, talvez tenham puxado por ele em modo híbrido a subir e comeu a bateria toda. Depois só o motor 1.5 aspirado com 91cv faltava potência.

A ultima viagem grande que fiz foi na Páscoa fui passar à terra dos sogros (Chaves) e em AE usei o cruise control a 115km/h fez media de 5.2.

Fui de Valongo a Chaves sempre AE, nem sei como fez isso, fiquei impressionante devido a quem conhece a A7 sempre a subir até Ribeira de Pena.
Mas como o @corsadti16v referiu e bem este sistema hibrido no motor ecoboost é mild hibrido ou seja híbrido ligero, não é possível andar com o carro só com o motor eléctrico, na verdade é mais um alternador a 48v que ajuda na aceleração.

Faço muitas vezes esse percurso de Valongo- Chaves ou Valongo-Valpaços

Last edited:

Esse ensaio que comentas também o vi, mas como muitas vezes acontece os jornalistas não sabem o que dizem.
O yaris cross carrega a bateria em 2km mesmo a subir. O motor a gasolina faz de gerador nessas situações.
O problema do Yaris cross é que mesmo com 116cv é limitado para esse tipo de andamentos/percursos.

Bem o que posso dizer da minha primeira semana com o puma. Carro é confortável, agradável de se conduzir e muito silencioso nem noto o trabalhar do carro. Em auto estrada ando a fazer bons consumos (na casa dos 5/5.5) mas em cidade upa upa 6 e picos

Alguém me pode dizer se dá para definir o modo de condução logo que ligo o carro, sem estar sempre a mudar os modos.

Pela A7 (subir até Ribeira de Pena)?
Que medias fazes, em que carro?

Infelizmente não.
Seria preferível o selector do modo de condução ser um roda, ai já dava.

Nem sempre vou pela A7. Ultimamente Tinho ido pelo Marão.
Normalmente é de Lexus rc200t ou de puma.
O Lexus á ida faz 9l o puma 6l. No regresso o Lexus faz 6.5l e o puma 5l

Last edited:
Boas, Rodei mais ou menos 200 km nele este fim de semana, cada vez gosto mais do Puma, sem duvida muito agradável e com excelentes prestações (consumo geral baixou uma décima 5.4 L/100 Km's).

Afinal a cor em branco não é de todo a pior, vi um em preto e não ficava nada bem, não realça as linhas do carro.

(P.S. Não gosto de branco porque a maioria dos veículos das empresas que conduzi eram e são brancos, mas o Puma em preto é bem pior....)

Boas, Rodei mais ou menos 200 km nele este fim de semana, cada vez gosto mais do Puma, sem duvida muito agradável e com excelentes prestações (consumo geral baixou uma décima 5.4 L/100 Km's).

Afinal a cor em branco não é de todo a pior, vi um em preto e não ficava nada bem, não realça as linhas do carro.

(P.S. Não gosto de branco porque a maioria dos veículos das empresas que conduzi eram e são brancos, mas o Puma em preto é bem pior....)

O preto st line sim, agora se vires a versão titanium talvez mudes de opinião.
A grelha frontal em alumínio da-lhe um bom contraste.
Já a cor que menos gosto é o Grey, nem parece o mesmo carro.

Desde ontem que o felino tb mora cá em casa.

No meu caso é um 155cv de caixa manual com o pack ST-Line mas com alguns extras: pack driver, pack tech, tecto de abrir panorâmico. Acabei de comprar um de 2021 com 15.000km, porque foi o que mais perto do que queria ficava.

Para já estou a gostar muito da condução, achei apenas a embraiagem um pouco pesada. Não gosto daquelas que parecem manteiga num dia de 30 graus, mas esta do puma tem alguma resistência.

De resto com o pack driver e tech o carro acaba por ter “tudo”. Só falta a mala elétrica e a abertura das portas sem chave, mas não se pode ter tudo e a procura do unicórnio estava complicada.

Para os outros domadores de felinos fica aqui uma dúvida. A tampa do depósito é suposto trancar? A minha está sempre “aberta”, mesmo com o carro fechado.

Desde ontem que o felino tb mora cá em casa.

No meu caso é um 155cv de caixa manual com o pack ST-Line mas com alguns extras: pack driver, pack tech, tecto de abrir panorâmico. Acabei de comprar um de 2021 com 15.000km, porque foi o que mais perto do que queria ficava.

Para já estou a gostar muito da condução, achei apenas a embraiagem um pouco pesada. Não gosto daquelas que parecem manteiga num dia de 30 graus, mas esta do puma tem alguma resistência.

De resto com o pack driver e tech o carro acaba por ter “tudo”. Só falta a mala elétrica e a abertura das portas sem chave, mas não se pode ter tudo e a procura do unicórnio estava complicada.

Para os outros domadores de felinos fica aqui uma dúvida. A tampa do depósito é suposto trancar? A minha está sempre “aberta”, mesmo com o carro fechado.

O meu também não há nada que tranque. Acho que é geral tampa do depósito sempre aberta. É possível roubar a gasolina? Podem meter algo para dentro do depósito

Se for como no Fiesta, não há tampa de depósito, é meter e tirar a pistola.

Sim, não tem a tampa de dentro. Mas a tampa de fora não tranca. Ou seja, diria que dá para roubar combustível, e ao preço a que está vale mais que os catalisadores

O meu também não há nada que tranque. Acho que é geral tampa do depósito sempre aberta. É possível roubar a gasolina? Podem meter algo para dentro do depósito

Não é possível roubar combustível com o sistema Easy Fuel.

286653291_349618650609909_7705767401730493820_n.jpg

De facto é parvo não trancar com o carro :sh) . Mesma tontaria no Focus, portanto, geral na Ford. Só dei por ela após esta conversa [:D]

Back