Fórmula 1 2024

Bem, nos ralis a coisa tem estado interessante ...

Sim, tem havido muitos dominios é verdade mas também fruto de varias coisas, poucas marcas/equipas, elevado nível desses mesmos pilotos e sobretudo, muito mais que na F1, se um carro for bem nascido e tiver tido uma boa evolução é mais difícil de o apanhar e só com kit de unhas é que há uma maior competitividade.

Vês como te enganas ...

1988 foi excelente. A cereja no topo do bolo foi a vitória do Berger e o 2º lugar do Alboreto pouco menos de 1 mês após a morte do Enzo Ferrari! Des resto aquilo era sempre uma luta permanente entre 1º e 2º e depois entre os restantes 5/6.

Quanto a 2016 foi apenas mais um ano de dominio quase total da Mercedes, tal como os 2 anteriores e e os seguintes. E tal como os anos de dominio da Red Bull (2010 - 2013) e nos anos mais recentes. 1988 foi muito mais competitivo do que 2016, seja nas posições cimeiras, seja nas seguintes.

Queres um ano bom? 2010. Queres outro? 2003. Ainda outro: 1983... ou já não te lembras deste ano?

A pior coisa que pode acontecer é teres uma equipa dominadora só com 1 piloto, que é completamente diferente de teres uma equipa dominadora com 2 pilotos.

Há equipas que pelo seu ADN tentam sempre ter a melhor dupla possível, caso da McLaren e Mercedes por exemplo.

A Ferrari já não funciona assim e muito menos a Red Bull.

A pior coisa que pode acontecer é teres uma equipa dominadora só com 1 piloto, que é completamente diferente de teres uma equipa dominadora com 2 pilotos.

Há equipas que pelo seu ADN tentam sempre ter a melhor dupla possível, caso da McLaren e Mercedes por exemplo.

A Ferrari já não funciona assim e muito menos a Red Bull.

Acho que a única equipa dominadora com 2 pilotos a conseguirem tirar em simultâneo o máximo partido do carro foi a Mclaren na era Prost-Senna.

A Mercedes simplesmente equivocou-se com a evolução do Rosberg. Nunca lhes passou pela cabeça que ele conseguisse vencer o título de 2016, ou que alguma vez o conseguisse...

A Ferrari se alguma criou vez condições para ambos os pilotos maximizarem o carro foi no tempo do Berger e do Alesi... de resto, andando para trás nem no tempo do Villeneuve-Scheckter as coisas eram iguais. Tal como não são hoje com a dupla Leclerc-Sainz.

Quanto à Red Bull ... condições/carro iguais ou capacidade identica para maximixar o carro? Talvez no tempo de Mark Webber... e nem sempre...

De resto acho que o problema não é um equipa dominadora com 1 piloto ou mesmo com 2 pilotos... O problema é uma equipa dominadora como atualmente Red Bull e como foram antes a Mercedes, a Mclaren, a Williams ...

Se andares para trás de meados da decada de 80 facilmente reparas que existiam sempre 2, 3 ou mais equipas e pilotos a ganhar ao longo do ano. A partir daí isso deixou de acontecer por norma. E o problema é esse aliado ao facto de as equipas por vezes favorecerem um determinado piloto ou esse piloto ter uma maior capacidade de se adaptar ao carro o que aliado a uma elevada apetência natural para maximizar o carro dá os resultados que dá e que as entidades desportivas não têm tido capacidade de contrariar.

Last edited:
Daí terem contratado o Russel... (que outro piloto estás a ver encaixar na Mercedes?)

Na Red Bull podem encaixar variadíssimos pilotos melhores que o Perez, mas ficam quietinhos...

Na Mercedes, em vez do Russell? Tantos ... Os 2 da Alpine, os 2 da Ferrari, Os 2 da Haas, o Ricciardo, os 2 da Mclaren, o Pèrez, o Albon, o Alonso ...

Na Red Bull? Melhores que o Pérez? Não sei se são melhores pois não acho o Pèrez nenhuma nódoa (opiniões ...) mas certamente qualquer um dos que referi antes também encaixava lá bem...
Lembro-me sempre da evolução do Irvine em 1999 sem o Schumacher lá... apenas não foi campeão porque a Ferrari, para não variar muito, não se aplicou devidamente...

Last edited:
418733764_774088178089499_2657153317300414093_n.jpg
.

Na Mercedes, em vez do Russell? Tantos ... Os 2 da Alpine, os 2 da Ferrari, Os 2 da Haas, o Ricciardo, os 2 da Mclaren, o Pèrez, o Albon, o Alonso ...

Na Red Bull? Melhores que o Pérez? Não sei se são melhores pois não acho o Pèrez nenhuma nódoa (opiniões ...) mas certamente qualquer um dos que referi antes também encaixava lá bem...
Lembro-me sempre da evolução do Irvine em 1999 sem o Schumacher lá... apenas não foi campeão porque a Ferrari, para não variar muito, não se aplicou devidamente...

A Mercedes não ía pagar uma fortuna para contratar um piloto que fosse tão bom como o Russel, quando tinha o inglês ali à mercê.

Além disso, eles tinham os dados dele da Williams, sabiam com o que contar, e a sua estreia no monolugar do Hamilton (que estava com Covid) foi o cheque-mate, tinha qualidade como piloto para estar numa grande equipa, só fazia sentido colocá-lo lá, e não o perder para outras equipas.

O Ricciardo na altura custava muito e como se viu, a sua história com a McLaren manchou-lhe o currículo.

Na Red Bull o Ricciardo se for para lá fará certamente melhor figura que o mexicano, mas lá está, qualquer piloto que vá para lá tem à partida as pernas cortadas se tiver alguma expectativa de competir com o holandês, a equipa faz questão de colocar os pontos nos is... aquilo é um cemitério para quem quiser guiar o segundo carro.

Em 1999 o Ferrari era o melhor monolugar, se o Shumacher não tivesse partido a perna seria campeão facilmente, daí até o Irvine ter lutado pelo campeonato, quando estava a milhas do alemão.

Acho que a única equipa dominadora com 2 pilotos a conseguirem tirar em simultâneo o máximo partido do carro foi a Mclaren na era Prost-Senna.

Os números são f0didos para contrariar "wishful thinking"

Em 4 anos Bottas conseguiu 7 vitórias, Perez em 3 anos fez 5 vitórias. Ou seja Perez em 66 corridas como colega do MAX ganha 5, Bottas com Hamilton em 107 corridas ganha 7. É só fazer as contas! [:p]

Barrichelo nos tempos aureos da Ferrari conseguiu 9 vitórias em 4 anos, enquanto Shumacher conquistou 5 titulos de F1 consecutivos (!)

Moral da história, sempre que houve dois galos para o mesmo poleiro numa equipa nunca houve dominio continuado dessa equipa. Veja-se o exemplo com a dupla Rosberg /Hamilton, ou Hamilton/Alonso, ou Vettel/Webber em 2010, só para citar estes exemplos....

A Mercedes não ía pagar uma fortuna para contratar um piloto que fosse tão bom como o Russel, quando tinha o inglês ali à mercê.

Além disso, eles tinham os dados dele da Williams, sabiam com o que contar, e a sua estreia no monolugar do Hamilton (que estava com Covid) foi o cheque-mate, tinha qualidade como piloto para estar numa grande equipa, só fazia sentido colocá-lo lá, e não o perder para outras equipas.

O Ricciardo na altura custava muito e como se viu, a sua história com a McLaren manchou-lhe o currículo.

Na Red Bull o Ricciardo se for para lá fará certamente melhor figura que o mexicano, mas lá está, qualquer piloto que vá para lá tem à partida as pernas cortadas se tiver alguma expectativa de competir com o holandês, a equipa faz questão de colocar os pontos nos is... aquilo é um cemitério para quem quiser guiar o segundo carro.

Em 1999 o Ferrari era o melhor monolugar, se o Shumacher não tivesse partido a perna seria campeão facilmente, daí até o Irvine ter lutado pelo campeonato, quando estava a milhas do alemão.

A Mercedes fez a opção lógica com o Russell.

O Ricciardo, tenho sérias dúvidas que volte a ser competitivo seja onde for, embora lhe deseje a melhor das sortes.

O Irvine quando chegou à F1 foi um dos muitos pilotos acerca de quem havia altas expectativas. Mas tal como outros, optou pelo prestigio de ir para a F€rrari como 2º piloto, ao invés de apostar numa equipa que lhe desse reais perspetivas de evoluir.

mas lá está, qualquer piloto que vá para lá tem à partida as pernas cortadas se tiver alguma expectativa de competir com o holandês, a equipa faz questão de colocar os pontos nos is... aquilo é um cemitério para quem quiser guiar o segundo carro.

Segundo palavras do Albon, estás errado.

Segundo palavras do Albon, estás errado.
A entrevista do Albon por acaso está muito boa e desmonta esse mito se uma forma muito clara. Seja como for parece-me claro que o Max nunca teve um companheiro á altura.

Max was faster than all of his teammates expect Dani Ric in 2016 in his the first year in the RedBull. 

🟢2015: 0.011s faster than Sainz

🟢2016: 0.093s faster than Sainz

🔴2016: 0.161s slower than Ricciardo

🟢2017: 0.040s faster than Ricciardo

🟢2018: 0.174s faster than Ricciardo

🟢2019: 0.409s faster than Gasly

🟢2019: 0.560s faster than Albon

🟢2020: 0.486s faster than Albon

🟢2021: 0.455s faster than Pérez

🟢2022: 0.350s faster than Pérez

🟢2023: 0.514s faster than Pérez

VIA: [Big_Data_Master]