Fórmula 1 2024

GHrwWjgWAAA-DY8
.

Pelo que li até agora, a situação na Red Bull parece ser esta.

Vou tentar resumir aqui por pontos:

- Marko é um segundo pai para o Max;
- Foi o Marko que o levou para a Alpha Tauri;
- Mais tarde, contra a vontade do Horner, foi o Marko que conseguiu que o teenager Max subisse à equipa principal, a Red Bull;
- A Red Bull é detida por duas famílias: uma tailandesa que detém 51% e uma austríaca com 49%;
- Quando estavam a negociar com a Porsche, a parte austríaca queria vender, para garantir o futuro da equipa de F1, apoiada pela família Verstappen e pelo Marko;
- Horner não tinha interesse neste negócio e convenceu o lado tailandês a não vender;
- Esta situação piorou as relações internas entre ambas as partes;
- Com a morte de Masteschitz (que apesar de representar 49% apenas, tinha uma procuração dos tailandeses não-sucessória, que o permitia gerir sozinho), Horner aproximou-se mais da família tailandesa e tentou ocupar o espaço deixado pelo falecido, ganhando mais força nas contratações com os juniores e nas decisões principais da equipa;
- O lado austríaco e principalmente o Marko não gostaram;
- Mais tarde o Horner tentou mesmo retirar o Marko da equipa;
- O Max mostrou à família tailandesa que é absolutamente fiel ao Marko e se este sair, o Max também sai da equipa;
- Marko ficou mas as relações pioraram;
- Entretanto este leak do Horner aconteceu e foi uma oportunidade/desculpa para se tornarem públicas as relações internas.

É uma verdadeira novela. No fundo quem manda é uma família oriental que apoia o Horner, que está praticamente isolado dentro da equipa.

Custa-me acreditar nisto tudo mas também nunca pensei que o Jos viesse dizer o que disse sobre o Horner publicamente.

Última edição:
Se não se entenderem, o Toto vai acabar por levar o Marko (este até se pode reformar) e a família Verstappen para a Mercedes e fica o Horner apoiado pelos tailandeses na Red Bull!

Creio que as coisas se devem manter até ao fim de 2025.

E isto:

"The Verstappens, unlike other superstars in Formula 1 history, are not primarily interested in fame and wealth.

Max Verstappen wants to race cars successfully because he enjoys it, and as a global superstar, he has not forgotten who he owes his career to.

Meanwhile, as other media report, Adrian Newey has also distanced himself from Horner. Newey was one of those who made a statement to the investigating lawyer.

And everyone who knows a bit about the Grand Prix circus knows that Newey and Verstappen are the true "Golden Boys" in Red Bull's Formula 1 program."

O fim da Red Bull em termos competitivos vai ser em 2026, nova parceria com a Ford, dificilmente será um projecto vencedor.

Ferrari e Mercedes serão as equipas onde se quer estar a partir desse ano.

Os travões é tinham temperatura diferente.

O que eu não percebo é como é que uma coisa destas pode acontecer numa equipa de F1, ainda para mais depois de terem trocado algumas peças! Há coisas que parece que só acontecem na Ferrari: é velas partidas, são sacos nas condutas de arrefecimento dos travões ou do motor....[8b]

Quanto à questão da falta de
​​​ presença da equipa na chegada/podium é simplesmente falsa. Eles estavam lá como sempre e isso vê-se em muitas imagens. Simplesmente o Sainz não os localizou logo pois a malta da RB ocupou praticamente toda a barreira - foi o pai Sainz que o "relocalizou geograficamente"...[:D]​​​​​​​

Pelo que li até agora, a situação na Red Bull parece ser esta.

Vou tentar resumir aqui por pontos:

- Marko é um segundo pai para o Max;
- Foi o Marko que o levou para a Alpha Tauri;
- Mais tarde, contra a vontade do Horner, foi o Marko que conseguiu que o teenager Max subisse à equipa principal, a Red Bull;
- A Red Bull é detida por duas famílias: uma tailandesa que detém 51% e uma Austríaca com 49%;
- Quando estavam a negociar com a Porsche, a parte Austríaca queria vender, para garantir o futuro da equipa de F1, apoiada pela família Verstappen e pelo Marko;
- Horner não tinha interesse neste negócio e convenceu o lado tailandês a não vender;
- Esta situação piorou as relações internas entre ambas as partes;
- Com a morte de Masteschitz (que apesar de representar 49% apenas, tinha uma procuração dos tailandeses não-sucessória, que o permitia gerir sozinho), Horner aproximou-se mais da família tailandesa e tentou ocupar o espaço deixado pelo falecido, ganhando mais força nas contratações com os juniores e nas decisões principais da equipa;
- O lado Austríaco e principalmente o Marko não gostaram;
- Mais tarde o Horner tentou mesmo retirar o Marko da equipa;
- O Max mostrou à família tailandesa que é absolutamente fiel ao Marko e se este sair, o Max também sai da equipa;
- Marko ficou mas as relações pioraram;
- Entretanto este leak do Horner aconteceu e foi uma oportunidade/desculpa para se tornarem públicas as relações internas.

É uma verdadeira novela. No fundo quem manda é uma família oriental que apoia o Horner, que está praticamente isolado dentro da equipa.

Custa-me acreditar nisto tudo mas também nunca pensei que o Jos viesse dizer o que disse sobre o Horner publicamente.

A família tailandesa é a origem da Red Bull, a Red Bull é uma cópia da bebida tailandesa chamada Krating Daeng e até o símbolo é exactamente igual.

Notei aí algum desprezo pela forma como falas da família tailandesa por isso acrescentei isto.

O fim da Red Bull em termos competitivos vai ser em 2026, nova parceria com a Ford, dificilmente será um projecto vencedor.

A Ford vai ajudar apenas no desenvolvimento do motor elétrico, o resto é a RB Power Trains que já vêm com o andamento da Honda.

Também ninguém sabe se a Mercedes e a Ferrari vão ser boas a desenvolver o motor elétrico, até porque experiência nesse tipo de motores também não abunda para o lado deles.

Posso estar em erro mas o Sainz era dos pilotos mais críticados e também por aqui…..agora como vai embora cria aquela pena? Não falando disso de não ter a equipa a dar apoio que é mau demais, mas parece que muda tudo muito rápido….

Cita um post meu em que deito abaixo o Sainz;

Cita um!

[:D]

Eu sempre gostei do Carlitos. É meio que um patinho feio, está-se sempre toda a gente a deitar o gajo abaixo...

Diamond, meu rapaz... vou dar-te uma novidade fresquinha:

A mercedes não vê um boi de motores de F1;

Deverá perceber tanto, quanto a Ford, diria até...

Quem faz os motores que equipam os mercedes é a Ilmor que agora for renomeada, e sediada em Brixworth, Inglaterra. Não há ali nada de mercedes, a não ser o dinheiro...

A família tailandesa é a origem da Red Bull, a Red Bull é uma cópia da bebida tailandesa chamada Krating Daeng e até o símbolo é exactamente igual.

Notei aí algum desprezo pela forma como falas da família tailandesa por isso acrescentei isto.

Eu sei disso. Coloquei este post porque sei que nem todos conhecem a história e tive de fazer um enquadramento.

Desprezo? [:D]

A Ford vai ajudar apenas no desenvolvimento do motor elétrico, o resto é a RB Power Trains que já vêm com o andamento da Honda.

Também ninguém sabe se a Mercedes e a Ferrari vão ser boas a desenvolver o motor elétrico, até porque experiência nesse tipo de motores também não abunda para o lado deles.

Mas vai ser o primeiro motor da RBPT. Roubaram muito talento noutras equipas e até à Honda, mas vai ser sempre o primeiro motor deles.

O da Audi também vai ser o primeiro.

Seria quase um milagre alguma destas duas equipas, conseguir o melhor motor para 2026.

Há mais probabilidade para o lado da Aston Martin (Honda), Mercedes e Ferrari.

Voltar
Superior