Disclaimer sobre o Alonso: eu não tenho acesso aos dados da telemetria como os comissários, por isso para ter havido penalização estou a supor, ou melhor, ESPERO que a desaceleração tenha sido considerável.
Podes ver aqui lado a lado com telemetria:
É evidente que ele trava mais cedo e mais forte, na aproximação à curva a determinado ponto chega a ter uma diferença de quase 40 kms\h para a volta anterior, e depois faz o apex a 200, quando na volta anterior fez a 218.
Mas o que ele estava a fazer foi o que o Magnussen fez no GP anterior e foi visto como um herói na defesa do pontinho que a Haas ganhou. Ou o que o Perez fez em 2021 para ajudar o Max e lhe valeu o título de Ministro da Defesa. Ou seja, não estava a fazer a curva o mais rápido possível, como ele estava a fazer nas voltas anteriores quando o objectivo era não ser apanhado, mas sim a posicionar-se o melhor possível sacrificando a velocidade nas zonas onde obviamente ninguém consegue ultrapassar, para depois se posicionar o melhor possível na saída das curvas e dificultar a ultrapassagem na reta seguinte.
A diferença entre o Alonso e o Magnussen ou o Perez, é que atrás do Alonso vinha um piloto a conduzir uma carroça e que para ser rápido anda sempre no fio da navalha e sem a mínima margem de segurança. Bastou apanhar um pouco de ar sujo e perdeu completamente o controlo do carro.
Eu não sei se a penalização é justa ou não, nem sequer sei se o Alonso fez aquilo de forma maldosa ou não, afinal estamos a falar do piloto que se safou incolume do crashgate, apesar de ter feito tudo certinho e direitinho para beneficiar de algo que supostamente ele não sabia que ia acontecer.
Mas o precedente que a FIA aqui abriu é uma caixa de pandora. Se vão penalizar sempre que um piloto aborda de forma diferente as curvas quando está a defender ou quando está atacar, bem se podem preparar, porque vamos ter MUITOS castigos e muita tinta a correr todos os fins de semana. Se quiseram só castigar o Alonso e a seguir vão ser inconsistentes, só estão a contribuir para criar ruído e para alimentar o discurso dos maluquinhos das teorias da conspiração.