Fórmula 1 2024

A Mclaren está a viver um momento fantástico mas a minha pergunta é... até quando?
Ou muito me engano ou no inicio da proxima epoca dão uma de Aston Martin e dão um trambolhão.

Ainda a semana passada nem para o Piastri chegava 😂😂

Um dia besta outro dia bestial.
E não vai chegar. O Piastri está apenas na 2ª época, este circuito é muito específico e na Q3 o Piastri de facto estragou um pouco o fim de semana, mas no domingo fez uma corrida brilhante, acho que foram dele as únicas ultrapassagens que me lembro de ter visto e foram ambas extremamente bem executadas, de forma incisiva e eficaz, sem perder grande tempo e sem dar hipótese de defesa.

Continuo perfeitamente confortável a repetir o palpite que já aqui disse há alguns meses: o Norris este ano ainda luta pelo título, no próximo não vai ter hipótese, o Piastri vai ser superior.

O lando se não comete aqueles dois erros na corrida o Max ia ficar a mais de 30 segundos.

É esperado um upgrade na RedBull para Austin mas nenhum upgrade consegue recuperar tal diferença de andamento e depois é preciso que esse upgrade funcione.

Será mais provável que o Lando ganhe todas as corridas até final do que o Max fazer P2 nas restantes corridas. Depois temos uma Ferrari mais rápida que a RedBull, nesta corrida não fosse a uma péssima qualificação da pelo menos o Leclerc ficava á frente do Max.

E não vai chegar. O Piastri está apenas na 2ª época, este circuito é muito específico e na Q3 o Piastri de facto estragou um pouco o fim de semana, mas no domingo fez uma corrida brilhante, acho que foram dele as únicas ultrapassagens que me lembro de ter visto e foram ambas extremamente bem executadas, de forma incisiva e eficaz, sem perder grande tempo e sem dar hipótese de defesa.

Continuo perfeitamente confortável a repetir o palpite que já aqui disse há alguns meses: o Norris este ano ainda luta pelo título, no próximo não vai ter hipótese, o Piastri vai ser superior.

Só por curiosidade, qual era o teu palpite no início da época?! [:D][:D]

Ninguém imagina o que se passa daqui a 1 mês, quanto mais em Março de 2025.

Mesmo com os dois toques, Norris esmaga a concorrência. Piastri arranca no meio do pelotão e anda não sei quantas voltas atrás do Russel. Mas após se livrar dele alguém explica porque não se aproximou do Max? É que o Norris voava e a desculpa de ter arrancado tão atrás não justifica o atraso e a não recuperação para o Max. Neste momento, Norris é mais completo e foi o que se tem falado lá para trás. Ele tem "obrigação" de ajudar o colega porque neste momento não é ele que luta pelo campeonato.

GYOEwzoakAEXWqe
.

Faltam 6 corridas e 3 sprints.
Se o Norris ganhasse todas as provas (+ voltas rápidas) e o Verstappen ficasse em 2º:
(cenário altamente improvável mas vale o que vale)

Norris:
1º em 6 GPs + 6 voltas mais rápidas
1º em 3 Sprints
279 + 180 = 459

Verstappen:
2º em 6 GPs
2º em 3 Sprints
331 + 129 = 460 (+1)

Faltava mais 2 pontos dos 10 que o Norris já devia ter ganho na Hungria e Monza.

Num cenário mais "realista" 🔮:

Norris:
1º em 3 GPs + 3 voltas mais rápidas
2º em 2 GPs
3º em 1 GPs
1º em 1 Sprints
2º em 2 Sprints
279 + 151 = 430 (+10 (Hungria+Monza) = 440 = 🏆)

Verstappen
:
2º em 2 GPs
3º em 2 GPs
4º em 2 GPs
2º em 1 Sprints
3º em 1 Sprints
4º em 1 Sprints

331 + 108 = 439(+9)

Ainda fica a rainha da estratégia mas sim o Jos tinham toda a razão quando disse que a equipa ia implodir.

Ainda fica a rainha da estratégia mas sim o Jos tinham toda a razão quando disse que a equipa ia implodir.
Isso terá ajudado, mas não é só isso. O teto orçamental tem sido o principal culpado da constante dança de cadeiras. A Ferrari e a Mercedes também perderam imensos engenheiros chave para a concorrência nos últimos anos.

Embora acredite que para alguns, o mau ambiente possa ter dado o empurrãozinho que faltava.

Aconselho-te a ir ver corridas de crianças para veres a influência que um piloto como o Max tem na maneira de ser, pensar e executar as coisas em pista.
Quem diz o Max diz todos os pilotos do grid.
Verdade que já muitos outros disseram asneiras e nada foi feito. Neste ponto de vista acho errada a penalização.

Dizer asneiras é mau e deve ser repreendido, mas pior do que isso é ouvi-lo dizer coisas sobre os colegas, como na última qualificação, do estilo "bando de idiotas". Não tem respeito por nada nem ninguém, o ego é o único em pista. Campeões destes dispenso.

OS PROFISSIONAIS QUE SAÍRAM DA RED BULL RACING

1 - Peter Prodromou (McLaren)

2 - Rob Marshall (McLaren)

3 - Adrian Newey (Aston Martin)

4 - Jonathan Wheatley (Audi Sport)

5 - Adam Wootton (Audi Sport?)

6 - Will Courtenay (McLaren)

Do staff técnico, apenas resta o Paul Monaghan.

São muitos elementos chave...

Back