Fórmula 1 2025

Estive a ver o resumo do FP2 e a pergunta não pode deixar de ser: como é que um piloto sénior, na 5ª temporada de F1 e com cerca de 100 GPs no currículo destrói um carro como ontem fez o Tsunoda?

Por muita simpatia e compreensão que exista pela situação complicada em que ele foi colocado, acho difícil de entender que num treino livre, quando está a fazer um stint de médios em simulação de long run, cometa um erro daqueles.

Ao ver o onboard parece que ele já na zona de travagem dá uma guinada para fora antes de começar a virar para o interior da curva, o que na minha ignorância, me parece uma técnica adequada no WRC, mas para estes carros com efeito de solo, que são imensamente sensíveis às transferências de massas, é algo um bocado estúpido de se fazer e poderá ter sido por aí que ele acabou por ter a traseira a rodar mais do que previa e a frente a bater no interior.

Eu não sou tão "duro" na avaliação do erro de Tsunoda. 😉

Um toque ligeiro com a roda esquerda no rail e o tirante da direcção partiu e ficou sem direcção.

Tivesse sido com a roda traseira e seria apenas um toque como outros pilotos tiveram.

A razão para o erro?

Perder o mínimo para o Max

Qual a previsão da pole?
No FP3 os Mclaren estão numa liga á parte, basicamente quase 1s para os restantes em volta de simulação de qualificação...
Incrível este fosso gigante e qual a origem dele, a este nivel estas margens são surreais.

Eu não sou tão "duro" na avaliação do erro de Tsunoda. 😉

Um toque ligeiro com a roda esquerda no rail e o tirante da direcção partiu e ficou sem direcção.

Tivesse sido com a roda traseira e seria apenas um toque como outros pilotos tiveram.

A razão para o erro?

Perder o mínimo para o Max
É uma coisa que o Tsunoda tem e eu não entendo... Com ele parece que nunca ninguém é duro na avaliação e tudo se perdoa 🤷

Ele ali só pode ir distraído, ou então vai completamente desposicionado corrige para fora imediatamente antes da curva e com isso compromete toda a abordagem à curva e acaba por tocar por dentro.

Estamos a falar de um piloto com tantos GPs de experiência, como teve o Montoya em toda a sua carteira, ou o Kubica, muitos mais do que tinha o Hamilton ou o Alonso quando foram campeões... Já não devia haver desculpas.

Agora a sério e com temperaturas mais "temperadas" a diferença dos McLaren é um bocado menos chocante...

O Hamilton com um tempo que arrisca deixa-lo fora da Q2... Vai ser muito à justa.

Sempre achei este circuito um pouco fora dos padrões de segurança, isso nota-se nessas imagens, espetaculares, mas...

Sim, também não é propriamente o tipo de circuito que me agrada mais... Mas que as imagens de dentro dos carros são absolutamente impressionantes, lá isso não...

Entretanto o Sainz parece estar a atinar finalmente, bom fim de semana até agora.

O Norris hoje pode ter dito adeus às suas hipóteses de ser campeão alguma vez na vida. Se deixa o Piastri ganhar uma vantagem decisiva pode ser difícil recuperar e acho que se perder o campeonato para um miúdo com muito menos experiencia, nunca mais será visto e respeitado como um potencial grande campeão.

Grande tiraço mesmo no meio do pé e hoje acho que o Piastri nem sequer estava a atinar muito bem com este circuito, as voltas eram sempre em esforço e com imensas correcções, pelo que o Norris não deveria ter dificuldades em sair à frente...

Eu acho que no lugar do Norris agora estava a torcer pelo Max. 😂

Última edição:
Voltar
Superior