Fórmula 1 2025

Eu acho o LEC mais rápido que o Sainz e percebo que a Ferrari a escolher um seja o monegasco (até pelo histórico já na equipa e ter quase começado na equipa italiano).

Agora o Sainz não é como o pintas e, mesmo que com alguma sorte, a verdade é que mesmo a ser mau vê lá que ficou à frente do LEC em 2021:

https://en.wikipedia.org/wiki/2021_Formula_One_World_Championship#Results_and_st andings

E na sua primeira época onde ele costumo demorar a se habituar como se tem visto na Williams (primeira parte da época).

Para mim esta época prova acima de tudo que o Hamilton não é nenhum GOAT, simples.

Ah nunca se habituou bem aos carros de ground effect. Ok.

Ah, agora está numa equipa nova.

Ah, não está no prime pq já tem 40 anos.

Tudo certo, e aceitava em parte estas desculpas por parte de certos pilotos bons mas não de supostos talentos geracionais.

Agora quando tens 7 WDC, quando tens o record de poles, vitórias etc. é normal que a exigência seja elevada. Tal como não aceito um suposto GOAT ficar tanta vez atrás de colegas de equipa, sobretudo se tirarmos da equação as épocas com o Bottas nas quais ficar à frente do colega nem conta IMHO pq foi definido pela equipa que era para ser assim. Tirando essas épocas o Hamilton ficou atrás dos colegas de equipa aí 40% das vezes.

Isto é um GOAT?

Isto é o piloto mais overated de sempre em títulos e records vs valor real como piloto. Nem sequer é melhor que o Alonso e o Max e até diria que nem é melhor que o LEC.

E ele tem provado nas últimas épocas que não é nada do que faziam dele no passado.

É um tipo que sempre teve tudo desde o dia 1 que começa a carreira na F1 com o melhor carro nas mãos com centenas de horas nesse mesmo carro.

E é um tipo que em 8 épocas na Mercedes teve de longe o melhor carro (que além de dominante era muito mais fácil de conduzir rápido e no limite que os carros modernos), 5 delas com estatuto assumido de piloto número 1. E mesmo assim em 8 épocas com o melhor carro perde dois campeonatos, um deles para o colega que ng acha que é nenhum GOAT.

Precisamente por ng achar o Sainz um piloto topo dos topos é que o Hamilton fica ainda pior na foto, pq nem melhor do que o Sainz ele consegue fazer.

Por amor de deus, olha bem onde está o LEC e onde está o Hamilton na tabela. O LEC tem mais 80 pts que o rapper.

Eu se fosse fã do Hamilton tinha vergonha de continuar a apregoar que ele é alguma espécie de GOAT. Ele é mais é o mais overated de sempre.

Até o Jeremy Clarkson (inglês de gema) já diz coisas como achar que o Max pode até ser visto como o GOAT.

Bem, quanto ao Hamilton, eu não sou própriamente um admirador da personagem, mas reduzir a carreira dele apenas a esta época, digamos que é (para não ser um bom bocado indelicado e levar com alguma penalização aqui da moderação)[:D] um pouco limitativo ... não sei se me faço entender ... [:D]

O Hamilton. é por todo o seu histórico um dos melhores de sempre.

Quanto ao Sainz não tenho qualquer dúvida de que é um piloto de elevadíssimo nível e não merceia o que a Ferrari lhe fez. Mas faz parte do jogo que eles jogam e ele sabe muito bem disso e a seu tempo conseguirá dar a volta à sua situação. Aliás os resultados dele comparativamente ao Albon (que também é excelente e independente dos pontos que tem a mais) são a prova de que ele está a dar a volta bem por cima. Quanto mais não seja colocou a equipa num patamar se ambição que estava um "pouco esquecido..."

Só vi a corrida agora.
Mais uma vez as PalhaçadaRules a estragarem a corrida aos pilotos da McLaren. A equipa não aprende! Não tem ambição!
É uma vergonha ganharem dois WCC e zero WDC! Preferem matar 1 coelho com 20 cajadadas.

Bem, quanto ao Hamilton, eu não sou própriamente um admirador da personagem, mas reduzir a carreira dele apenas a esta época, digamos que é (para não ser um bom bocado indelicado e levar com alguma penalização aqui da moderação)[:D] um pouco limitativo ... não sei se me faço entender ... [:D]

Quanto ao Sainz não tenho qualquer dúvida de que é um piloto de elevadíssimo nível e não merceia o que a Ferrari lhe fez. Mas faz parte do jogo que eles jogam e ele sabe muito bem disso e a seu tempo conseguirá dar a volta à sua situação. Aliás os resultados dele comparativamente ao Albon (que também é excelente e independente dos pontos que tem a mais) são a prova de que ele está a dar a volta bem por cima. Quanto mais não seja colocou a equipa num patamar se ambição que estava um "pouco esquecido..."

Mesmo a propósito ...

image.png

Sejam honestos, em 4 anos na Ferrari 90% do tempo foi só mediocre e a Ferrari tinha carro em algumas das epocas.
Por exemplo em 2021 no primeiro ano do Sainz na Ferrari ele fez 164pts e o carro não era nem de perto tão mau como o deste ano, o Ham tem 152 este ano e vocês estão sempre a cair-lhe em cima...
Em 2022 o Ferrari era excelentes e nas primeiras 6 ou 7 corridas limpou tudo, o Sainz fez 200pts na epoca toda, pessimo.
Mas.... agora o Sainz é o melhor piloto do mundo, please.
Eu sou adepto da Ferrari e quantas vezes me enervou o Sainz por ser tão average e sem garra nenhuma, andava pra ali no meio do pelotão sem ambição nenhuma, isto num carro ganhador de corridas... não numa carroça como este ano.

Não sei se é de prepósito ou se é mesmo esquecimento, mas e a quantidade de vezes que a Ferrari lhe lixou a corrida, inclusivé o auge do "stop inventing"?
Além de que no ano que falas, em 2021, o primeiro do Sainz ficou à frente do Leclerc.
Claro que não é o melhor piloto do mundo, mas fez mais que suficiente para não sair da equipa.

Eu acho o LEC mais rápido que o Sainz e percebo que a Ferrari a escolher um seja o monegasco (até pelo histórico já na equipa e ter quase começado na equipa italiano).

Agora o Sainz não é como o pintas e, mesmo que com alguma sorte, a verdade é que mesmo a ser mau vê lá que ficou à frente do LEC em 2021:

https://en.wikipedia.org/wiki/2021_Formula_One_World_Championship#Results_and_st andings

E na sua primeira época onde ele costumo demorar a se habituar como se tem visto na Williams (primeira parte da época).

Para mim esta época prova acima de tudo que o Hamilton não é nenhum GOAT, simples.

Ah nunca se habituou bem aos carros de ground effect. Ok.

Ah, agora está numa equipa nova.

Ah, não está no prime pq já tem 40 anos.

Tudo certo, e aceitava em parte estas desculpas por parte de certos pilotos bons mas não de supostos talentos geracionais.

Agora quando tens 7 WDC, quando tens o record de poles, vitórias etc. é normal que a exigência seja elevada. Tal como não aceito um suposto GOAT ficar tanta vez atrás de colegas de equipa, sobretudo se tirarmos da equação as épocas com o Bottas nas quais ficar à frente do colega nem conta IMHO pq foi definido pela equipa que era para ser assim. Tirando essas épocas o Hamilton ficou atrás dos colegas de equipa aí 40% das vezes.

Isto é um GOAT?

Isto é o piloto mais overated de sempre em títulos e records vs valor real como piloto. Nem sequer é melhor que o Alonso e o Max e até diria que nem é melhor que o LEC.

E ele tem provado nas últimas épocas que não é nada do que faziam dele no passado.

É um tipo que sempre teve tudo desde o dia 1 que começa a carreira na F1 com o melhor carro nas mãos com centenas de horas nesse mesmo carro.

E é um tipo que em 8 épocas na Mercedes teve de longe o melhor carro (que além de dominante era muito mais fácil de conduzir rápido e no limite que os carros modernos), 5 delas com estatuto assumido de piloto número 1. E mesmo assim em 8 épocas com o melhor carro perde dois campeonatos, um deles para o colega que ng acha que é nenhum GOAT.

Precisamente por ng achar o Sainz um piloto topo dos topos é que o Hamilton fica ainda pior na foto, pq nem melhor do que o Sainz ele consegue fazer.

Por amor de deus, olha bem onde está o LEC e onde está o Hamilton na tabela. O LEC tem mais 80 pts que o rapper.

Eu se fosse fã do Hamilton tinha vergonha de continuar a apregoar que ele é alguma espécie de GOAT. Ele é mais é o mais overated de sempre.

Até o Jeremy Clarkson (inglês de gema) já diz coisas como achar que o Max pode até ser visto como o GOAT.

Depois partilha aqui o contacto do dealer, que o produto é dos bons! 🤣🤣🤣🤣🤣

Looooool[:D][:D][:D]

Há largos meses que 90% dos teus posts por aqui neste fórum são lol* e gargalhadas sem contrapor nada nem ng.

Se discordas estás no teu pleno direito, mas responder apenas "lol" é basicamente nada e na verdade quem faz figuras tristes és tu.

*btw eu também usava a expressão "lol" há 15 anos, entretanto passei a fase da adolescência.

O teu lol foi ao post anterior ao teu?
Se foi concordo em absoluto!
Acho que o Hamilton desde 2021 foi muito abaixo mentalmente, mas ignorar tudo o que ele fez na carreira, mesmo antes da Mercedes, é duma falta de noção do outro mundo.

Eu não ignorei tudo o que ele fez antes e já vi e revi toda a carreira dele em posts neste fórum no passado e mantenho tudo o que acho baseado em factos.

Se quiserem vão procurar que não tenho culpa que a pesquisa não funcione e não vou repetir estes posts e não vou repetir a pesquisa que fiz na altura.​

Vais-me desculpar mas eu acho que toda a gente aqui está com enorme falta de capacidade de interpretação português do mais simples que existe.

Primeiro eu nem sequer nego que não gosto do Hamilton (e podia ser sonso e fazê-lo), no entanto uso dados reais para as minhas análises, não invento nada.

Segundo, eu não reduzi a carreira dele a este época (e podes ir rever o post), tal como nunca disse que é um mau piloto. Obviamente que é um piloto muito bom.

Aliás se formos por aí e retirarmos casos flagrantes de nepos babys mais óbvias como o Stroll é óbvio que quem está na F1 é só pilotos de topo, prova disso é que muitos que por lá passaram (até pilotos vistos como medianos) vão para outras categorias e ganham prvas títulos e tudo mais. E o Hamilton obviamente não é diferente.

Agora, pela segunda vez, eu simplesmente acho e mantenho que ele não é nenhum GOAT e acho que os records são 95% uma decisão feliz de carreira e 5% mérito dele. E ofendam-me à vontade, riam etc. Não vou mudar esse opinião, tal como não vi ng aqui a rebater a minha opinião com factos.

Foi é muita sorte, das maiores alguma vez vista na F1. Sim pq podemos argumentar que o Schumi teve um carro dominante várioas anos seguidos e com estatuto número 1. Tudo verdade, a diferença é que Schumi construiu o seu sucesso com esforço e dedicação e anos a lutar para construir uma Ferrari forte. Quando lá chegou a Ferrari estava como quase sempre, uma desgraça.

Já o Hamilton não percebe nada de desenvolvimentos de carros nem de construção de equipas vencedoras. É um tipo que chegou à Mclaren e depois à Mercedes com tudo orientado para ganhar. Vá em 2013 ainda teve de esperar pelo canhão de 2014, coitado.

Aliás basta ver que o Nico Hulkenberg era falado para o lugar que fico para o Hamilton e esse mesmo Nico só este ano fez o primeiro pódio quando a esta altura podia ter vários WDC no seu nome. A F1 é isto, não é propriamente um desporto normal, é um desporto em que carro é 70/80% e o piloto faz o resto.

Se ele (Hamilton) fosse o GOAT teria ganho 7 campeonatos seguidos de 2014 a 2020 de forma absolutamente demolidora como o Max fez em 2023. Tal como se fosse o GOAT entre 2009 a 2013 teria feito muito mais do que fez. Não andaria a ficar atrás de colegas de equipa certamente.

Como é que tanta gente quer fazer de um tipo que é batido inumeras vezes por colegas de equipa como o GOAT? Bater o colega de equipa é o mínimo dos mínimos para se ser um bom piloto. Para mim é critério mínimo de entrada.

E basta comparar com os resultados do Max em 2os e 3os carros. É claro como a água. Again, mais ng ainda me conseguiu provar o contrário com factos.

Sobre isto: "O Hamilton. é por todo o seu histórico um dos melhores de sempre."

Estatiscamente claro que sim, mas se formos por aí o Prost é melhor que o Senna (e eu até acho o Prost melhor do que muitos fazem dele).

Tal como há inumeros pilotos com um título piores que outros pilotos que nunca ganharam.

Querem desportos com menos nuances? Claro, por exemplo o ténis que é um desporto individual em que dificilmente elementos externos influenciam, agora desportos coletivos e motorizados? Há sempre muita nuance.

Há duas coisas na F1 que são verdade verdadeira, não há campeões sem qualidade e um bom carro, o resto é conversa de encher chouriços. [:D]

Obviamente. Tal como normalmente o mais comum é os melhores pilotos eventualmente conseguirem os melhores carros pq as equipas com o melhor carro querem os melhores pilotos. Agora há exceções à regra e a F1 é um desporto em que a política e nacionalidade dos pilotos tem muito peso na equação.

Agora há ganhar com um carro um pouco melhor, melhor e muito melhor.

Há ganhar com estatudo de piloto número 1 e ganhar "contra tudo e contra todos".

Tal como há andar com 2os e 3os carros e fazer imensos pódios e sacar vitórias, já outros só conseguem pódios e algumas vitórias com o melhor carro de forma clara como o Norris e Piastri.

E é aí que se distingue os muito bons dos excelentes. E o Hamilton para mim não é dos excelentes.

Depois partilha aqui o contacto do dealer, que o produto é dos bons! 🤣🤣🤣🤣🤣

Outro das risadas sem um único argumento apr:)

Last edited:
https://f1bytes.com/2021-h2h-lec-v-sai/
Resultados de 2021.
So falei do Sainz porque realmente muitas vezes na Ferrari, tinham um excelente carro e ele andava pelo meio do pelotão sem nenhum laivo de ganancias de vencer ou sequer subir na classificação.
Obvio que o mindset da Ferrari este ano e particularmente o Ham é pessimo e aquilo anda tudo aos cacos.
Nunca achei o Sainz um fantastico piloto e teve a sua oportunidade numa equipa de topo em em anos bons até.
O Ham como qualquer piloto precisa de um carro decente, ate o Lec tem tido resultados pessimos este ano.
Que ano terrivel pra Scuderia.

Mas leste o meu post com atenção?

Eu fui o primeiro a dizer que acho o LEC mais rápido e que percebo a decisão da Ferrari a abdicar do Sainz em vez o LEC para lá meter o Hamilton.

Tal como em 2021 o LEC ficou próximo e o ter ficado atrás foi um bocado azar.

O Sainz nunca teve esse perfil tipo Max, mas é um piloto que acho que qlq equipa gostaria de ter [;)]

Eu mantenho que o Hamilton para o estatuto que tem teria de fazer mais. O problema dele é andar mal habituado. Sempre teve tudo fácil e ir para Itália é preciso perceber que aprender a lingua é importante, mas ele não está para isso.

Depois o carro não é fácil de retirar a performance toda? Não duvido, mas o mesmo é válido para o LEC. LEC esse que não tem 7 WDCs nem montes de records.

Não podemos andar por aí a pavonearmos a criar hype e ganhar uma fortuna e depois andarmos ali feitos c0n@s só com queixas. Aliás outra coisa que faz que ele não seja GOAT nenhum, não tem uma mentalidade à prova de bala como os maiores campeões dos mais variados desportos.

Podes gostar do LEC e da tua Ferrari tal como discordar de mim e não gostar do Max e da RB. Aceito isso tudo.

Agora mesmo carro não seja propriamente o melhor e que este fim de época esteja a ser particularmente complicado, como Ferrarista não esperavas mais do Hamilton?

BTW: site interessante, vou guardar.

ClioIIIRS, jovem, tudo pacifico. Opiniões todos temos a nossa. Não precisavas de te "justificar" tanto.

O Hamilton tem histórico. E o seu histórico é um dos melhores de sempre, construído da maneira que foi. Tal como o dos outros.

O Hulkenberg também tem histórico. Infelizmente, não foi um dos melhores de sempre. Mas noutras circunstâncias talvez até pudesse ser. Nunca saberemos. É um dos pilotos de que gosto bastante.
E não, não acho que andes a tomar qualquer produto da mesma qualidade que outros aindam por aí a tomar ... [:)][;)]

Acabei de ver a corrida, e acho surreal a forma como a McLaren perde a oportunidade, fico sempre com a duvida que se o Norris fosse na frente se eles teriam tomado a mesma opção, que raio, só têm que seguir o que faz a RB para ganharem isto.
Já a RB e o Max só fizeram os mínimos, uma seca de corrida onde basta não fazer erros para levar o caneco, parece facil...

Acabei de ver a corrida, e acho surreal a forma como a McLaren perde a oportunidade, fico sempre com a duvida que se o Norris fosse na frente se eles teriam tomado a mesma opção, que raio, só têm que seguir o que faz a RB para ganharem isto.
Já a RB e o Max só fizeram os mínimos, uma seca de corrida onde basta não fazer erros para levar o caneco, parece facil...

É a regra nº1 que se aprende na primária, estando na frente do campeonato é não inventar e seguir o que o outro faz (o Norris estava atrás do Max).

Mas leste o meu post com atenção?

Eu fui o primeiro a dizer que acho o LEC mais rápido e que percebo a decisão da Ferrari a abdicar do Sainz em vez o LEC para lá meter o Hamilton.

Tal como em 2021 o LEC ficou próximo e o ter ficado atrás foi um bocado azar.

O Sainz nunca teve esse perfil tipo Max, mas é um piloto que acho que qlq equipa gostaria de ter [;)]

Eu mantenho que o Hamilton para o estatuto que tem teria de fazer mais. O problema dele é andar mal habituado. Sempre teve tudo fácil e ir para Itália é preciso perceber que aprender a lingua é importante, mas ele não está para isso.

Depois o carro não é fácil de retirar a performance toda? Não duvido, mas o mesmo é válido para o LEC. LEC esse que não tem 7 WDCs nem montes de records.

Não podemos andar por aí a pavonearmos a criar hype e ganhar uma fortuna e depois andarmos ali feitos c0n@s só com queixas. Aliás outra coisa que faz que ele não seja GOAT nenhum, não tem uma mentalidade à prova de bala como os maiores campeões dos mais variados desportos.

Podes gostar do LEC e da tua Ferrari tal como discordar de mim e não gostar do Max e da RB. Aceito isso tudo.

Agora mesmo carro não seja propriamente o melhor e que este fim de época esteja a ser particularmente complicado, como Ferrarista não esperavas mais do Hamilton?

BTW: site interessante, vou guardar.
Acho que todos os Tiffosi esperavam mais do Ham e da equipa.
Mas tambem entendo que no ano de adaptação ao carro e á equipa sai o pior limão dos ultimos anos e isso torna todo o processo bem mais dificil.
Este ano é pra esquecer sem duvida, para o Ham, para o Lec e pra Ferrari.

Acho que todos os Tiffosi esperavam mais do Ham e da equipa.
Mas tambem entendo que no ano de adaptação ao carro e á equipa sai o pior limão dos ultimos anos e isso torna todo o processo bem mais dificil.
Este ano é pra esquecer sem duvida, para o Ham, para o Lec e pra Ferrari.

Este e os 16 anteriores ... :sh)

Não lhe tirando o mérito, esta vitória foi oferta da Mclaren.
Sempre que o Zac, ou alguém da Mclaren, falasse das papaya rules o carro devia perder 0,1s por volta.

O estratega da Mclaren falhou redondamente, enquanto a estratega da RB viu claramente o que tinha que fazer.

Mais do que oferta, é competência, e que já a diferenciou por diversas vezes.

Click image for larger version  Name:	Screenshot_20251201_211351_Facebook.jpg Size:	187.1 KB ID:	14659572

Last edited:
O estratega da Mclaren falhou redondamente, enquanto a estratega da RB viu claramente o que tinha que fazer.

Mais do que oferta, é competência, e que já a diferenciou por diversas vezes.

filedata/fetch?id=14659572&d=1764624428
Honestamente acho que era uma situação demasiado óbvia para que a McLaren não mandasse parar pelo menos um deles.

O único que não entrou além dos dois McLaren foi um Haas que estava só à espera do castigo e entrou na conta seguinte para servir os 5 segundos ainda atrás do safety car, portanto, nem sequer havia grande discussão. Todos, fora a McLaren pararam.

A meu ver, o que os bloqueou na decisão foi precisamente as papaya rules e o problema que é gerir uma equipa e a mídia quando há dois pilotos principais. Fosse qual fosse a decisão alguém ia ser prejudicado e ao longo da semana não se ia falar de mais nada. Paravam só um, era uma desgraça porque o outro tinha sido prejudicado, se fosse o Norris a parar então havia malta a suicidar-se com a revolta. Se param os dois, obviamente o Norris ia ser um pouco prejudicado e podia perder o 3º lugar e ficar num comboio de DRS e então era porque tinham tirado o título ao rapaz e ninguém aturava a imprensa inglesa.

Como é óbvio tudo seria simples e claro se a determinada altura dissessem: "este piloto posicionou-se melhor até esta fase e portanto a partir de hoje não há mais canibalização de pontos e de esforços dentro da equipa, estamos a lutar para este piloto em concreto ser campeão e o outro piloto vai ter de se aguentar até ao fim da época. No próximo ano terá uma nova oportunidade."... Mas escolheram um caminho bem diferente.

Enfim, só estão a beber do veneno que escolheram.

Back