Tu não podes ler na diagonal o que os outros escrevem, convém ler tudo...
Eu também disse isto:
Com isto eu não estou a dizer que ao circular a 75 corresponda a 65 no radar. Mas vou tentar ser o mais explicito possível na explicação, já que para ti acho que só com um desenho, mas vou tentar.
Se circulas a 75 e retirares o erro de velocímetro (no meu carro eu confirmei que o erro é 5 km/h, mas em outros carros pode ser menos ou mais que 5, mas se 5 for a média), já fica a marcar no radar 70 que supostamente é a velocidade real que vais a circular, no entanto eles a esses 70 de radar retiram mais a tolerância de erro do radar que para arredondar valores são cerca de 5, com isto já dá uma velocidade real de
65 km/h (que já incluí a tolerância do erro de radar), mas como eles toleram cerca de 15 km/h de velocidade acima do máximo permitido, logo 65-15=
50 km/h que é a velocidade máxima e com isto eles não multam.
No entanto como afirmei no post anterior a este, existe sempre as excepções e podes ser multado a 51 km/h sem tolerância nenhuma, basta para isso cruzares com um policia que por algum motivo entenda que não tens direito a tolerância nenhuma, embora eu acho que a do erro do radar é sempre obrigatória, mas não tenho a certeza.
Edit:
Para tornar o post mais completo e para ficares também com a tua razão, no caso do erro de velocímetro do teu carro a essa velocidade ser apenas de 3 km/h, podes circular a 73 km/h e não 75 km/h, assim ficas mais feliz [

]
Eu baseei-me no erro do meu que são os 5 km/h, mas também deve haver carros que o erro é superior a 5.