função da "pesquisa"

O 25 de Abril já aconteceu, mas, infelizmente, nada conseguiu fazer contra a burrice.

Pois sou burro, parvo e ignorante mas fui dos poucos a reparar em tópicos pouco convenientes a desaparecerem daqui do fórum.

Só não tenho é como o provar pois foram apagados mas que isto já aconteceu mais do que uma vez já aconteceu. E sei que já houve mais users a reparem no mesmo. Mas sim eu é que sou burro.

Enfim como se é administrador pode-se ofender só porque sim. Lá está a net tem destas coisas.

Obviamente não vou descer ao mesmo nível.

Cumprimentos

Tenho tido algumas dificuldades na pesquisa.

Vou dar o exemplo mais flagrante:

Queria procurar o tópico do IRS, fui à pequisa, selecionei pesquisar por titulo, e introduzi "irs" e posteriormente, noutra tentativa "IRS".
Apareceram vários tópicos (como seria de esperar) mas não o desejado.

Sabia que era do off topic, mas mesmo assim nao ajudou.

Por acaso lembrei-me que o criador do tópico tinha sido o Omega e assim foi mais fácil de encontrar.

Fiz algo mal no processo da pesquisa ou há qualquer coisa que nao esta a funcionar bem?

Já agora, o topico é este:

http://forum.autohoje.com/off-topic/26020-irs-todas-duvidas-senha-de-acesso-papeis-etc-etc.html

Tenho tido algumas dificuldades na pesquisa.

Vou dar o exemplo mais flagrante:

Queria procurar o tópico do IRS, fui à pequisa, selecionei pesquisar por titulo, e introduzi "irs" e posteriormente, noutra tentativa "IRS".
Apareceram vários tópicos (como seria de esperar) mas não o desejado.

Sabia que era do off topic, mas mesmo assim nao ajudou.

Por acaso lembrei-me que o criador do tópico tinha sido o Omega e assim foi mais fácil de encontrar.

Fiz algo mal no processo da pesquisa ou há qualquer coisa que nao esta a funcionar bem?

Já agora, o topico é este:

http://forum.autohoje.com/off-topic/26020-irs-todas-duvidas-senha-de-acesso-papeis-etc-etc.html
A pesquisa deve ser usada 99,99% das vezes em modo avançado.

Vais a Pesquisa, e escolhes Pesquisa Avançada!

Depois metes IRS no campo de pesquisa, e na box que tens em baixo escolhes "Pesquisar apenas por títulos"

E na caixa da direita em baixo "Pesquisar em Forum(s)" escolhes a opção OFF-TOPIC.

O resultado é este:

FÓRUM AUTOHOJE ONLINE - Resultados da Pesquisa

Em que o tópico do IRS está logo em 1º.

Se souberem uma palavra do título usem sempre esta opção, porque a pesquisa normal procura dentro dos tópicos.

Se procurarem por "carro" vão encontrar milhares de tópicos!

Mesmo utilizando a pesquisa avançada, existem bugs claros.

Exemplo: pesquisar por "C4" dá zero resultados.

Por "Citroën C4" já aparecem dezenas.

isso não é um bug, o site não está preparado para pesquisar palavras de 2 letras... até me admiro que deixe procurar palavras de 3 letras, noutros foruns dizem que faz bastante carga no servidor permitir esse tipo de pesquisa tão abrangente.

Mesmo utilizando a pesquisa avançada, existem bugs claros.

Exemplo: pesquisar por "C4" dá zero resultados.

Por "Citroën C4" já aparecem dezenas.
Como o capelo já explicou a pesquisa só funciona com um mínimo de 3 letras.

O vbulletin até só permite de origem palavras com 5 letras. Mas no AH decidimos descer até às 3 letras porque algumas marcas têm nomes com 3 letras e muitos modelos apenas de 3 caracteres.
Mas cada nível que descemos aumenta exponencialmente as indexações à base de dados e causa grandes cargas nos servidores. Já que a pesquisa teria de procurar 2 letras em todos os post's ou tópicos de todo o fórum.

De qualquer modo o resultado disso é que a pesquisa fica inespecífica, porque com "Citroën C4", aparece tudo o que tenha "Citroën", desde C1, C2, C3, C5, C6, C8 e, lá está, C4.

Por outro lado, se nós supostamente podemos gravar as preferências de pesquisa, ter que ir à pesquisa avançada para qualquer pesquisa que se faça também é chato.

Curiosamente a pesquisa intra-tópico já não é necessário, até funciona razoavelmente bem [:D]

A pesquisa avançada serve para a aprimorares. Podes usar simples, mas tens mais trabalho.

Nós temos culpa que a Citroën dê esses nomes aos carros. [:p]

Na, não é uma questão de aprimorar com a avançada...dado que...

...a normal não funciona [:p]

Exemplo de uma pesquisa por "BMW".

Exemplo de uma pesquisa por "Clio".

Como se pode observar, os resultados são inúteis...face ao que se pesquisou.

Na, não é uma questão de aprimorar com a avançada...dado que...

...a normal não funciona [:p]

Exemplo de uma pesquisa por "BMW".

Exemplo de uma pesquisa por "Clio".

Como se pode observar, os resultados são inúteis...face ao que se pesquisou.
Funcionar funciona.

Já que ele procurou todos os POST's que têm a palavra BMW!

A pesquisa deve ser usada 99,99% das vezes em modo avançado.

Vais a Pesquisa, e escolhes Pesquisa Avançada!

Depois metes IRS no campo de pesquisa, e na box que tens em baixo escolhes "Pesquisar apenas por títulos"

E na caixa da direita em baixo "Pesquisar em Forum(s)" escolhes a opção OFF-TOPIC.

O resultado é este:

FÓRUM AUTOHOJE ONLINE - Resultados da Pesquisa

Em que o tópico do IRS está logo em 1º.

Se souberem uma palavra do título usem sempre esta opção, porque a pesquisa normal procura dentro dos tópicos.

Se procurarem por "carro" vão encontrar milhares de tópicos!

Ok, obrigado.[;)]

Falhou-me esse pormenor de pesquisar no titulo, pensei que estivesse seleccionado por defeito.:sh)[:D]

Percebido.[;)][;)]

Se as preferências de pesquisa dizem "Pesquisar Apenas por Títulos"...não devia.
captureyy.jpg

se te referes ao "mostrar tópicos" como sendo pesquisar por títulos, estás a interpretar mal a coisa.

na pesquisa avançada a parte de pesquisar por títulos funciona perfeitamente.

Não me refiro ao mostrar tópicos.

Refiro-me ao facto de só se poder pesquisar por títulos na pesquisa avançada.

Apesar de se guardar nas preferências de pesquisa a pesquisa apenas por títulos, o certo é que utilizando a pesquisa "não avançada" (veja-se a "normal"), ela não funciona nesses critérios (veja-se os critérios que a tornam útil...).

Caso realmente se guardasse as preferências (para a pesquisa normal), não seria necessário ter que abrir a página da pesquisa avançada.

Não me refiro ao mostrar tópicos.

Refiro-me ao facto de só se poder pesquisar por títulos na pesquisa avançada.

Apesar de se guardar nas preferências de pesquisa a pesquisa apenas por títulos, o certo é que utilizando a pesquisa "não avançada" (veja-se a "normal"), ela não funciona nesses critérios (veja-se os critérios que a tornam útil...).

Caso realmente se guardasse as preferências (para a pesquisa normal), não seria necessário ter que abrir a página da pesquisa avançada.
Isso já é um "feitio" do vbulletin.

Bem, vou retirar este tópico do fundo do baú.

Há já algum tempo que a pesquisa me dá "Sorry - no matches. Please try some different terms." para pesquisas de tópicos que sei que existem.

Recentemente foi-me atribuída uma infracção por, e passo a citar: "É favor usar a pesquisa".

Não contestei a infracção, apesar de achar estranho por a pesquisa não funcionar correctamente, todavia, o tópico existia, eu é que não o encontrei, ok, culpado, apesar de razões que me são alheias.
Agora, não consigo é ficar indiferente, ao ver que a moderação não tem sido coerente.

Das duas, uma. Ou põem a pesquisa a funcionar de forma correcta ou passam a agir da mesma forma com todos os users. É apenas a minha opinião.

A pesquisa funciona perfeitamente!

Diz lá qual é o tópico que não consegues encontrar. [;)]

Também não tenho tido problemas a usá-la.

Mas para podermos fazer um teste, indica sff o termo que usaste na pesquisa e o que querias achar/tópico.

Se uns acham e outros não acham...usando a mesma pesquisa...é estranho

Back