função da "pesquisa"

O 25 de Abril já aconteceu, mas, infelizmente, nada conseguiu fazer contra a burrice.

Pois sou burro, parvo e ignorante mas fui dos poucos a reparar em tópicos pouco convenientes a desaparecerem daqui do fórum.

Só não tenho é como o provar pois foram apagados mas que isto já aconteceu mais do que uma vez já aconteceu. E sei que já houve mais users a reparem no mesmo. Mas sim eu é que sou burro.

Enfim como se é administrador pode-se ofender só porque sim. Lá está a net tem destas coisas.

Obviamente não vou descer ao mesmo nível.

Cumprimentos

Tenho tido algumas dificuldades na pesquisa.

Vou dar o exemplo mais flagrante:

Queria procurar o tópico do IRS, fui à pequisa, selecionei pesquisar por titulo, e introduzi "irs" e posteriormente, noutra tentativa "IRS".
Apareceram vários tópicos (como seria de esperar) mas não o desejado.

Sabia que era do off topic, mas mesmo assim nao ajudou.

Por acaso lembrei-me que o criador do tópico tinha sido o Omega e assim foi mais fácil de encontrar.

Fiz algo mal no processo da pesquisa ou há qualquer coisa que nao esta a funcionar bem?

Já agora, o topico é este:

http://forum.autohoje.com/off-topic/26020-irs-todas-duvidas-senha-de-acesso-papeis-etc-etc.html

Tenho tido algumas dificuldades na pesquisa.

Vou dar o exemplo mais flagrante:

Queria procurar o tópico do IRS, fui à pequisa, selecionei pesquisar por titulo, e introduzi "irs" e posteriormente, noutra tentativa "IRS".
Apareceram vários tópicos (como seria de esperar) mas não o desejado.

Sabia que era do off topic, mas mesmo assim nao ajudou.

Por acaso lembrei-me que o criador do tópico tinha sido o Omega e assim foi mais fácil de encontrar.

Fiz algo mal no processo da pesquisa ou há qualquer coisa que nao esta a funcionar bem?

Já agora, o topico é este:

http://forum.autohoje.com/off-topic/26020-irs-todas-duvidas-senha-de-acesso-papeis-etc-etc.html
A pesquisa deve ser usada 99,99% das vezes em modo avançado.

Vais a Pesquisa, e escolhes Pesquisa Avançada!

Depois metes IRS no campo de pesquisa, e na box que tens em baixo escolhes "Pesquisar apenas por títulos"

E na caixa da direita em baixo "Pesquisar em Forum(s)" escolhes a opção OFF-TOPIC.

O resultado é este:

FÓRUM AUTOHOJE ONLINE - Resultados da Pesquisa

Em que o tópico do IRS está logo em 1º.

Se souberem uma palavra do título usem sempre esta opção, porque a pesquisa normal procura dentro dos tópicos.

Se procurarem por "carro" vão encontrar milhares de tópicos!

Mesmo utilizando a pesquisa avançada, existem bugs claros.

Exemplo: pesquisar por "C4" dá zero resultados.

Por "Citroën C4" já aparecem dezenas.

isso não é um bug, o site não está preparado para pesquisar palavras de 2 letras... até me admiro que deixe procurar palavras de 3 letras, noutros foruns dizem que faz bastante carga no servidor permitir esse tipo de pesquisa tão abrangente.

Mesmo utilizando a pesquisa avançada, existem bugs claros.

Exemplo: pesquisar por "C4" dá zero resultados.

Por "Citroën C4" já aparecem dezenas.
Como o capelo já explicou a pesquisa só funciona com um mínimo de 3 letras.

O vbulletin até só permite de origem palavras com 5 letras. Mas no AH decidimos descer até às 3 letras porque algumas marcas têm nomes com 3 letras e muitos modelos apenas de 3 caracteres.
Mas cada nível que descemos aumenta exponencialmente as indexações à base de dados e causa grandes cargas nos servidores. Já que a pesquisa teria de procurar 2 letras em todos os post's ou tópicos de todo o fórum.

De qualquer modo o resultado disso é que a pesquisa fica inespecífica, porque com "Citroën C4", aparece tudo o que tenha "Citroën", desde C1, C2, C3, C5, C6, C8 e, lá está, C4.

Por outro lado, se nós supostamente podemos gravar as preferências de pesquisa, ter que ir à pesquisa avançada para qualquer pesquisa que se faça também é chato.

Curiosamente a pesquisa intra-tópico já não é necessário, até funciona razoavelmente bem [:D]

A pesquisa avançada serve para a aprimorares. Podes usar simples, mas tens mais trabalho.

Nós temos culpa que a Citroën dê esses nomes aos carros. [:p]

Na, não é uma questão de aprimorar com a avançada...dado que...

...a normal não funciona [:p]

Exemplo de uma pesquisa por "BMW".

Exemplo de uma pesquisa por "Clio".

Como se pode observar, os resultados são inúteis...face ao que se pesquisou.

A pesquisa deve ser usada 99,99% das vezes em modo avançado.

Vais a Pesquisa, e escolhes Pesquisa Avançada!

Depois metes IRS no campo de pesquisa, e na box que tens em baixo escolhes "Pesquisar apenas por títulos"

E na caixa da direita em baixo "Pesquisar em Forum(s)" escolhes a opção OFF-TOPIC.

O resultado é este:

FÓRUM AUTOHOJE ONLINE - Resultados da Pesquisa

Em que o tópico do IRS está logo em 1º.

Se souberem uma palavra do título usem sempre esta opção, porque a pesquisa normal procura dentro dos tópicos.

Se procurarem por "carro" vão encontrar milhares de tópicos!

Ok, obrigado.[;)]

Falhou-me esse pormenor de pesquisar no titulo, pensei que estivesse seleccionado por defeito.:sh)[:D]

Percebido.[;)][;)]

Se as preferências de pesquisa dizem "Pesquisar Apenas por Títulos"...não devia.
captureyy.jpg

se te referes ao "mostrar tópicos" como sendo pesquisar por títulos, estás a interpretar mal a coisa.

na pesquisa avançada a parte de pesquisar por títulos funciona perfeitamente.

Não me refiro ao mostrar tópicos.

Refiro-me ao facto de só se poder pesquisar por títulos na pesquisa avançada.

Apesar de se guardar nas preferências de pesquisa a pesquisa apenas por títulos, o certo é que utilizando a pesquisa "não avançada" (veja-se a "normal"), ela não funciona nesses critérios (veja-se os critérios que a tornam útil...).

Caso realmente se guardasse as preferências (para a pesquisa normal), não seria necessário ter que abrir a página da pesquisa avançada.

Não me refiro ao mostrar tópicos.

Refiro-me ao facto de só se poder pesquisar por títulos na pesquisa avançada.

Apesar de se guardar nas preferências de pesquisa a pesquisa apenas por títulos, o certo é que utilizando a pesquisa "não avançada" (veja-se a "normal"), ela não funciona nesses critérios (veja-se os critérios que a tornam útil...).

Caso realmente se guardasse as preferências (para a pesquisa normal), não seria necessário ter que abrir a página da pesquisa avançada.
Isso já é um "feitio" do vbulletin.

Bem, vou retirar este tópico do fundo do baú.

Há já algum tempo que a pesquisa me dá "Sorry - no matches. Please try some different terms." para pesquisas de tópicos que sei que existem.

Recentemente foi-me atribuída uma infracção por, e passo a citar: "É favor usar a pesquisa".

Não contestei a infracção, apesar de achar estranho por a pesquisa não funcionar correctamente, todavia, o tópico existia, eu é que não o encontrei, ok, culpado, apesar de razões que me são alheias.
Agora, não consigo é ficar indiferente, ao ver que a moderação não tem sido coerente.

Das duas, uma. Ou põem a pesquisa a funcionar de forma correcta ou passam a agir da mesma forma com todos os users. É apenas a minha opinião.

Também não tenho tido problemas a usá-la.

Mas para podermos fazer um teste, indica sff o termo que usaste na pesquisa e o que querias achar/tópico.

Se uns acham e outros não acham...usando a mesma pesquisa...é estranho

Voltar
Superior