Função Pública... Funcionários públicos com privacidade ameaçada...

Conheces a expressão "quem me comeu a carne que me roa os ossos"?

Pois é, apostei muito na minha carreira, passei muitos obstáculos, muitas exigências e hoje atingi um patamar elevado, que honro todos os dias!

Deitar fora vinte e um anos de serviço? Tu deitavas?

Pois, também me parecia...

O que eu digo é que ainda podia compatibilizar a minha carreira principal com outra, ganhar mais uns "trocos", afinal os aumentos na função pública são ridículos (mas disso ninguém fala...) e os bens de consumo aumentam com frequência!...

Se não estivesse contente é obvio que largava a FP!
Aliás, acho impensavel ficar tanto tempo sob o mesmo patrão..... gosto de dinamismo!
Não me digas que vais ficar o resto da tua vida laboral agarrado à FP só porque já investistes 20 anos ? :confused:
Tenho colegas, ou melhor, tinha colegas com muito anos de serviço e ordenados superiores a 6.000 Euros que abandonaram o serviço para rumar a novo desafio!
O que provavelmente tu não queres é perder esse porto de segurança que se chama FP! Como tu existem muitos....

Quanto ao compatibilizar carreiras, é algo que não me agrada....
Uma coisa é trabalhar como consultor, outra é ocupar o lugar de alguém que está no desemprego!
Compatibilizar carreiras é algo que deve ser muito bem analisado, ainda para mais quando existe "sangue novo" (bem qualificado) no desemprego.
Não vamos cometer mais uma vez a politica da "mama". Quando os outros acumulam cargos, nós criticamos... mas quando somos nós, até sabe bem :sh)

Não estou a perceber qual a lógica. Explica melhor [;)]

Falas muito Pé Leve mas eu tenho o exemplo cá em casa [:p] por isso teorias já sabes que não são engolidas [:D]

De um FP que chegou a chefe de divisão, director de serviço, subdirec geral tudo isto ainda antes dos 35, e que quando foi mandado para a prateleira por não ter cartão e ser tempo deles, se pôs a milhas da dita FP, rescindiu o vínculo unilateralmente e hoje está no privado.

Se isto não é uma carreira mais que substancial e que fazia qualquer um pensar duas vezes antes de abandonar a segurança do emprego público não sei [:p]

Diz lá onde é que é isto que eu peço já transferencia.

Hum .....Interessante .....[:blush:]
Na minha área nem que entrásse para lá aos 15 chegava a chefe de divisão aos 35 quanto mais a subdirector geral .....

Foi posto na prateleira por não ter cartão ?!?!? Qual é a área de trabalho na função pública onde isso é prossivel que eu salto já para lá ?

Última edição:
Também gostava que me explicasses melhor a lógica da mudança e dos pauzinhos .....Diz lá em concreto qual é a tua dúvida que eu, reles funcionário público, com os meus parcos conhecimentos tentarei esclarecer-te....[:D]
Infelizmente as dúvidas que eu tenha não podem ser esclarecidas por ti, mas obrigado que qualquer forma.

Valha-nos a espectativa (como método) de arranjarmos outros Paulo Macedo para colocar os FP a trabalhar.

Porque apesar de tudo a fraude e evasão fiscal continua em alta, apesar da dedicação extrema dos FP envolvidos.

Não são teorias! O que perguntei, a ti que estás a começar a vida (e eu já vou a meio...), é se eras capaz, teoricamente, mesmo agora que estás a começar, de deitar fora, por assim dizer, esse curso (que é, quanto a mim, o melhor que se pode ter) de medicina e recomeçar do zero!...[:cool:]

Não és, pois não? Pois, imagina-te daqui a vinte anos a trabalhar no sector público e a ouvir um "porque não deixas o público e vais para o privado?"!...
Pé Leve, não compares formação = Realização Pessoal com trabalho!

Tal como tu e eu fizemos há alguns anos, o André procura na sua formação (uma realização pessoal e,) uma "ferramenta" de futuro para que possa escolher a sua área de trabalho.
Tanto eu como tu podiamos ter optado por outros caminhos. Tu, após a formação, optaste pela FP mas ainda tens outras alternativas....
Será que o André, por ter sido obrigado a optar pela FP durante os seus primeiros anos de serviço vai dedicar o resto da sua vida laboral à FP ?
Provavelmente vai querer alargar os horizontes e colocar de parte todo o mau funcionamento da maquina estatal.

Última edição:
(...)De um FP que chegou a chefe de divisão, director de serviço, subdirec geral tudo isto ainda antes dos 35, e que quando foi mandado para a prateleira por não ter cartão e ser tempo deles, se pôs a milhas da dita FP, rescindiu o vínculo unilateralmente e hoje está no privado.

Pois não sei como foi, se tu o dizes acredito (nem tenho razões para duvidar).

Tb já tive um colega assim (parecido, mas para pior) entrou com cunha de ministro, foi requisitado, para assessor da direcção, foi promovido sem concurso, mudou de carreira (para ganhar mais), acabou um curso de relações internacionais (só fala Português e arranha muito mal o Inglês), foi novamente promovido, tem 29 anos, provavelmente vai acabar como subdirector de um departamento qql antes dos 35.

Quando sair vai com um curso e um curriculum bem recheado, mas todos sabemos como lá chegou.

Não é má pessoa, mas não o contratava para tirar fotocopias.

.

Peço desculpa por não ter acompanhado este tema, mas o que é preciso dizer é simples e em poucas palavras.

A população activa em Portugal é de 5,587,300 pessoas, sendo que dessas 737,774 são FP. Ou seja, 13.2%.

Significa que há 4,849,526 pessoas, 86.8% da população activa que tem uma situação de trabalho a caminho da precaridade.

Contrariamente ao argumento aqui usado, a tal cassete, a maioria são pessoas de bem. Trabalhadores e Empresários.

Porque razão, estão todos eles sujeitos às normais regras de mercado?

Porque razão uma minoria, tem condições que mais ninguém tem?

Em especial quando o seu próprio trabalho é posto em causa por tudo e por todos?

Porque razão, essa minoria que vive com o único objectivo de servir os outros, vive como se estivessem no reino da fantasia?

Porque razão, sabendo da crise do Estado em rentabilizar essa imensa minoria, se julgam ao abrigo de todas as intempérides?

Porque razão, serão os outros a aguentar tudo isto, porque ao fim e ao cabo são eles a SUSTENTAR esta enorme massa que muitas vezes se mostra ineficiente?

Gostava que um típico FP como o Pé Leve pudesse explicar a um funcionário com 20 anos de casa de uma empresa que subitamente fechou, que uns estão sujeitos às novas regras de mercado, mas outros continuam a viver num regime que lhes garante pertencer à tal casta de intocáveis.

Gostava de ver esses argumentos, despidos da tal cassete habitual.

Eu sei que estou a pedir demais, mas gostava que um dia se caminhasse para a tal justiça social.

Acabar com os previlégios.

E acreditem, que ter um emprego garantido para a vida, hoje em dia é um previlégio que em poucos países modernos se encontra.

Ora o moral da estória parece resumir-se a isto:
Justiça Social=acabar com privilegios
É uma forma de ver as coisas, de facto.
Respondeno ao Foo, ninguem disse que se tirares ferias qd queres na privada és despedido (ONDE VISTE ISSO?) mas podes querer que, pode pesar numa reunião de avaliação para discutir eventuais aumentos, atraves da disponibilidade e flexibilidade que o funcionário apresenta ou não.

A maior fatia de descontos de IRS é feita pelos FP...pelos seus excelentes salários? Quem está no topo da carreira concerteza que sim mas não por toda a clase intermédia, cujos salarios são globalmente mais baixos que na privada. E desculpem lá mas é certo e sabido os esquemas habituais das empresas privadas no que diz respeito a vencimentos para fujir a impostos, em que engenheiros, arquitectos e economistas meus conhecidos declaram 150 contos mensais...pois sim!
Os escalões IRS que nos ultimos anos mais levaram um rombo foram os intermedios, exactamente aqueles dos funcionarios por conta de outrem, FP que não conseguem escapar as esquemazinhos tipicos: recebe XYZ mas vamos declarar só X, o Y é pago em deslocações e o Z em ajudas não sei de quê...
Existem mtas situações a rever e mto que funcionou mal até aqui (reformas exorbitantes de FP e politicos...pq é que todos os presidentes, 1ºs ministros e ministros desde a constituição da Républica tem direito a motorista e segurança pessoal se o desejarem? Pelos serviços prestados ao pais, claro...)

Pois não sei como foi, se tu o dizes acredito (nem tenho razões para duvidar).

Tb já tive um colega assim (parecido, mas para pior) entrou com cunha de ministro, foi requisitado, para assessor da direcção, foi promovido sem concurso, mudou de carreira (para ganhar mais), acabou um curso de relações internacionais (só fala Português e arranha muito mal o Inglês), foi novamente promovido, tem 29 anos, provavelmente vai acabar como subdirector de um departamento qql antes dos 35.

Quando sair vai com um curso e um curriculum bem recheado, mas todos sabemos como lá chegou.

Não é má pessoa, mas não o contratava para tirar fotocopias.

.

Ou seja, esses são os únicos que têm motivos para ficarem agarrados à disFUNÇÃO PUBLICA.
Por isso faz-me confusão ver FP's que se queixam desses casos e continuam a investir na FP.....
Se são bons funcionarios, procurem algo no privado e deixem a escória afundar-se, não se afundem com eles. Ainda vão a tempo [;)]

Infelizmente as dúvidas que eu tenha não podem ser esclarecidas por ti, mas obrigado que qualquer forma.

Valha-nos a espectativa (como método) de arranjarmos outros Paulo Macedo para colocar os FP a trabalhar.

Porque apesar de tudo a fraude e evasão fiscal continua em alta, apesar da dedicação extrema dos FP envolvidos.

....cof, cof, cof ......[:D] [:D] [:D]

bayard.gif

[;)]

Tal como tu e eu fizemos há alguns anos, o André procura na sua formação (uma realização pessoal e,) uma "ferramenta" de futuro para que possa escolher a sua área de trabalho.
Tanto eu como tu podiamos ter optado por outros caminhos. Tu, após a formação, optaste pela FP mas ainda tens outras alternativas....
Será que o André, por ter sido obrigado a optar pela FP durante os seus primeiros anos de serviço vai dedicar o resto da sua vida laboral à FP ?
Provavelmente vai querer alargar os horizontes e colocar de parte todo o mau funcionamento da maquina estatal.

Pois é ...... depois queixam-se!

A mim ninguém me obrigou a ir para a função pública. Fui porque quis.
Entre o privado e o publico, ao fim de 9 anos de privado optei pelo publico.

Mau funcionamento da máquina Estatal ?!?!?!? Essa é para rir não é ?
Na minha área, naquilo que me diz respeito, podes estar certo que a máquina Estatal funcionará não de forma excelente, mas de sim de forma BRILHANTE!
Quem faz os lugares é quem os ocupa!
O problema é este tipo de mentalidade. O Estado interessa a algumas pessoas para se servirem dele. Quando é para trabalharem para o bem do Estado já não interessa porque a máquina Estatal,que lhes pagou a formação teórica e prática e lhes garantiu emprego, lhes pagou os salários, lhes permitiu ir a congressos............ já não interessa, funciona mal .......[8b] [8b] [8b] [8b] [8b]
Impressionante!

Ou seja, esses são os únicos que têm motivos para ficarem agarrados à disFUNÇÃO PUBLICA.
Por isso faz-me confusão ver FP's que se queixam desses casos e continuam a investir na FP.....
Se são bons funcionarios, procurem algo no privado e deixem a escória afundar-se, não se afundem com eles. Ainda vão a tempo [;)]
Esse desejo imenso de ter ex-funcionários públicos a trabalhar no privado era a realização dos sonho empresarial tuga, funcionários habituados a fazer magia com poucos meios e preocupados por saber que há 20 gajos desempregados que fazem o mesmo por metade.

Acho mais lógico denunciar e combater as injustiças do que fugir delas com medo.

.

Não és, pois não? Pois, imagina-te daqui a vinte anos a trabalhar no sector público e a ouvir um "porque não deixas o público e vais para o privado?"!...

Pq tu sabes que agoras não te safavas tão bem no privado.
Jamais conseguirias o que tu com o teu extraordinário esforço conseguiste que é igual ao teu colega calão.

MAS QD SE FALA EM TENTSR TORNAR O SISTEMA MAIS JUSTO AÍ QUE CAIEM OS PARENTES NA LAMA.

E lá se vai a coerência......

Pois, mas aí é que está, para além da formação normal eu tenho formação específica para aquilo que faço, que não interessa para o caso, apostei nela e dediquei-lhe uma vida![;)]

Parece-me que mto pessoal que por cá anda está como a raposa da fabula "não prestam! Estão verdes! Mas se cair uma folha ou aparecer uma oportunidade..." Em relação ao mudar só pq o sistema é injusto...helloooo! O sistema empresarial privado é justo? Ah, não tem privilegios, é o que importa...
E sim vou deitar for 1 ou 2 decadas de carreira sem uma boa contrapartida, apenas para mostrar a minha indignação pelo facto do sistema funcionar mal. Largo o "tacho" e parto num barco à vela a percorrer mundo, sinonimo de dinamismo, enquanto me estabeleço como empresario e dou consultas pela net.
E, se não fossem os FP do serviço onde trabalho (como em outros onde trabalhei) na área da saúde, a fazerem mais n horas a mais do que o que são obrigados por lei, sem verem um tostão, tendo esses turnos apenas contabilizado em tempo, tempo esse que não o veem retribuido tão cedo pq há falta de pessoal (publico e privado), queria ver como eram atendidos, como eram tratados, como eram limpos, como faziam algo tão simples como respirar, sim pq os ventiladores não trabalham sozinhos...
E qd saio numa chamada de Inem, faltando 5 minutos para acabar o meu turno, sabendo que posso estar 2 ou 3 horas em qualquer lado e não vejo um tostão, talvez deva pensar "que se lixem, a malta das ambulancias privadas que os vão buscar...se morrerem paciencia. Nem me pagam mais para isso!)

Pq tu sabes que agoras não te safavas tão bem no privado.
Jamais conseguirias o que tu com o teu extraordinário esforço conseguiste que é igual ao teu colega calão.

MAS QD SE FALA EM TENTSR TORNAR O SISTEMA MAIS JUSTO AÍ QUE CAIEM OS PARENTES NA LAMA.

E lá se vai a coerência......
Errado, lê de novo e vê que já referi que já fui convidado para trabalhar no privado, já por várias vezes, pois felizmente tenho formação que tem aplicação fora da função pública!...[;)]

Parece-me que mto pessoal que por cá anda está como a raposa da fabula "não prestam! Estão verdes! Mas se cair uma folha ou aparecer uma oportunidade..." Em relação ao mudar só pq o sistema é injusto...helloooo! O sistema empresarial privado é justo? Ah, não tem privilegios, é o que importa...
E sim vou deitar for 1 ou 2 decadas de carreira sem uma boa contrapartida, apenas para mostrar a minha indignação pelo facto do sistema funcionar mal. Largo o "tacho" e parto num barco à vela a percorrer mundo, sinonimo de dinamismo, enquanto me estabeleço como empresario e dou consultas pela net.
E, se não fossem os FP do serviço onde trabalho (como em outros onde trabalhei) na área da saúde, a fazerem mais n horas a mais do que o que são obrigados por lei, sem verem um tostão, tendo esses turnos apenas contabilizado em tempo, tempo esse que não o veem retribuido tão cedo pq há falta de pessoal (publico e privado), queria ver como eram atendidos, como eram tratados, como eram limpos, como faziam algo tão simples como respirar, sim pq os ventiladores não trabalham sozinhos...
E qd saio numa chamada de Inem, faltando 5 minutos para acabar o meu turno, sabendo que posso estar 2 ou 3 horas em qualquer lado e não vejo um tostão, talvez deva pensar "que se lixem, a malta das ambulancias privadas que os vão buscar...se morrerem paciencia. Nem me pagam mais para isso!)
[;)]apr:)

Pois é ...... depois queixam-se!

A mim ninguém me obrigou a ir para a função pública. Fui porque quis.
Entre o privado e o publico, ao fim de 9 anos de privado optei pelo publico.

Mau funcionamento da máquina Estatal ?!?!?!? Essa é para rir não é ?
Na minha área, naquilo que me diz respeito, podes estar certo que a máquina Estatal funcionará não de forma excelente, mas de sim de forma BRILHANTE!
Quem faz os lugares é quem os ocupa!
O problema é este tipo de mentalidade. O Estado interessa a algumas pessoas para se servirem dele. Quando é para trabalharem para o bem do Estado já não interessa porque a máquina Estatal,que lhes pagou a formação teórica e prática e lhes garantiu emprego, lhes pagou os salários, lhes permitiu ir a congressos............ já não interessa, funciona mal .......[8b] [8b] [8b] [8b] [8b]
Impressionante!

É para rir e só pões as mãos no fogo naquilo que te diz respeito ? [:D]

Máquina Estatal que pagou formação teórica, prática e congressos ?
Isso é em que ramo, mesmo ? :eek: :rolleyes:

Pois, o mal é esse, emprego garantido.... por isso é que eles(FP's) não querem largar a FP [:D] [:p]

Voltar
Superior