Gasolina ou Gasóleo?

Relembro que o ISP representa €0,364 por litro de gasóleo, e €0,583 por litro de gasolina sem chumbo 95. Sabendo que a diferença entre os preços de venda é menor que a diferença entre estes valores de ISP, então verifica-se que o gasóleo está mais caro que a gasolina, em termos de mercado.

a gasolina eh mais barata de produzir que o gasoleo...nao e' de espantar que sem imposto esta seja mais barata...

Só para acrescentar.. penso que o litro de GPL sem impostos é mais caro que o gasóleo ,ou seja, na realidade o preço para o consumidor sai invertido!!!

Relembro que o ISP representa €0,364 por litro de gasóleo, e €0,583 por litro de gasolina sem chumbo 95. Sabendo que a diferença entre os preços de venda é menor que a diferença entre estes valores de ISP, então verifica-se que o gasóleo está mais caro que a gasolina, em termos de mercado.

Isso é verdade neste momento, mas na Primavera o preço base do gasóleo desce abaixo do da gasolina.

Mas para as contas em causa o que interessa é o preço final e não o preço base, e o preço final é favorável ao gasóleo.

Nada mais errado de se dizer quando se fala de forma abstracta!

Quanto á eterna questão aqui discutida, é certo que a diferença cada vez é menor, mas ainda há coisas que se mantêm. Curiosamente ando actualmente com um Clio 1.2 alugado e para os mesmos percursos e estilo de condução, o meu C4 1.6 Hdi faz 5,9 l/100, a minha Grand Scenic 1.9 Dci faz 7,4 l/100 e o Clio está a fazer.............8,2 l/100! Mais, o C4 tem 110cv, a Scenic tem 120cv e o Clio tem.............75cv!

É certo que este motor não tem a tecnologia do TCE, mas a mim continua a parecer-me ainda muito difícil um otto gastar a mesma quantidade de litros que um diesel para iguais circunstâncias.

Cumprimentos

PS: Já para não falar na agradabilidade e conforto de utilização muitíssimo superior no C4 ou na Scenic do que no Clio.

Sem ofensa mas essa comparação não faz sentido.
São potências completamente diferentes, no 1.2 16v de 75cv (tendo em conta os outros carros mencionados) é necessario recorrer mais vezes a caixa, como por exemplo em subidas e ultrupassagens por isso não espanta esses mesmos consumos. Falando de um motor actual que é o 1.2 TCE já consome menos e tem uma performance superior, é destas novas motorizações que eu falo!!!

Aqui fica um exemplo de um carro da mesma marca, do mesmo modelo e com caracteristicas semelhantes: (Isto é que é uma comparação justa e actual)

audia3ii7.gif

Em suma:

1. A diferença não é nada menor, está igual à que era há 3 anos atrás quando comprei o meu carro e já as pessoas diziam o mesmo;

2. A calculadora do ACP é uma treta, em vez de considerar os custos de desvalorização dos carros (compra-retoma) faz as contas aos km necessários para repor a diferença do custo inicial;

3. A diferença de preço entre carros a gasolina e a gasóleo também tem diminuido em muitos casos, fruto dos motores a gasóleo de baixa cilcindrada;

4. Cada caso é um caso e as contas devem ser feitas sempre com dados concretos e e não com generalidades.

p.s.- inacreditável como uma instituição reputada presta um tão mau serviço com a dita calculadora. Alguém lhes devia ensinar umas questões elementares de contas.

A diferença é a mesma de à três anos átras??? :confused:
Vou guiar-me pelos preços da galp até ao dia de ontem.
Gasóleo - 1.206 por litro
Gasolina - 1.364 por litro
Consegue-me explicar como é que a diferença é mesma?

Cumpts

Em suma:

1. A diferença não é nada menor, está igual à que era há 3 anos atrás quando comprei o meu carro e já as pessoas diziam o mesmo;

2. A calculadora do ACP é uma treta, em vez de considerar os custos de desvalorização dos carros (compra-retoma) faz as contas aos km necessários para repor a diferença do custo inicial;

3. A diferença de preço entre carros a gasolina e a gasóleo também tem diminuido em muitos casos, fruto dos motores a gasóleo de baixa cilcindrada;

4. Cada caso é um caso e as contas devem ser feitas sempre com dados concretos e e não com generalidades.

p.s.- inacreditável como uma instituição reputada presta um tão mau serviço com a dita calculadora. Alguém lhes devia ensinar umas questões elementares de contas.

Após aceder ao link http://autos.acp.pt/combustivel.php?activo=combustivel no final da pagina diz o seguinte, e passo a citar:

"Há que ter em atenção também aos intervalos de manutenção dos carros a gasolina e dos diesel, e o custo da manutenção da mesma, que generalizadamente é superior nos carros a gasóleo. No entanto, é normalmente mais valorizado e fácil de vender um carro a gasóleo usado."

É realizada uma menção a esse aspecto!!!

Cumpts

Nada mais errado de se dizer quando se fala de forma abstracta!

Quanto á eterna questão aqui discutida, é certo que a diferença cada vez é menor, mas ainda há coisas que se mantêm. Curiosamente ando actualmente com um Clio 1.2 alugado e para os mesmos percursos e estilo de condução, o meu C4 1.6 Hdi faz 5,9 l/100, a minha Grand Scenic 1.9 Dci faz 7,4 l/100 e o Clio está a fazer.............8,2 l/100! Mais, o C4 tem 110cv, a Scenic tem 120cv e o Clio tem.............75cv!

É certo que este motor não tem a tecnologia do TCE, mas a mim continua a parecer-me ainda muito difícil um otto gastar a mesma quantidade de litros que um diesel para iguais circunstâncias.

Cumprimentos

PS: Já para não falar na agradabilidade e conforto de utilização muitíssimo superior no C4 ou na Scenic do que no Clio.

Esse 1.2 é muito fraco e tens que recorrer muito a cx de certeza.

Imagina, que eu com o MINI em condução mista, estou a fazer medias de 8.4 e é 1.6 175 cv turbinado.

Tenho um amigo num fiesta 1.25 i a fazer os mesmo consumos que o meu carro, ou ainda mais.

Sem ofensa mas essa comparação não faz sentido.
São potências completamente diferentes, no 1.2 16v de 75cv (tendo em conta os outros carros mencionados) é necessario recorrer mais vezes a caixa, como por exemplo em subidas e ultrupassagens por isso não espanta esses mesmos consumos. Falando de um motor actual que é o 1.2 TCE já consome menos e tem uma performance superior, é destas novas motorizações que eu falo!!!

Aqui fica um exemplo de um carro da mesma marca, do mesmo modelo e com caracteristicas semelhantes: (Isto é que é uma comparação justa e actual)

audia3ii7.gif

Não faz sentido? Ok, até pode não fazer, mas é uma constatação real e não uma utopia baseada em dados dos fabricantes os quais, no que diz respeito a consumos, são normalmente bem optimistas.

Eu salvaguardei a antiguidade do 1.2 16v face ao 1.2 TCE não salvaguardei??!!!!!

Após aceder ao link http://autos.acp.pt/combustivel.php?activo=combustivel no final da pagina diz o seguinte, e passo a citar:

"Há que ter em atenção também aos intervalos de manutenção dos carros a gasolina e dos diesel, e o custo da manutenção da mesma, que generalizadamente é superior nos carros a gasóleo. No entanto, é normalmente mais valorizado e fácil de vender um carro a gasóleo usado."

É realizada uma menção a esse aspecto!!!

Cumpts

Os intervalos de manutenção são, de uma forma geral, idênticos para os otto e para os diesel. Quanto aos custos de manutenção, ainda estou para saber onde são superiores os do diesel!

E não me venham com a história dos turbos e dos sofisticados sistemas de injecção pois hoje em dia os otto modernos tambem já os têm!!

Esse 1.2 é muito fraco e tens que recorrer muito a cx de certeza.

Imagina, que eu com o MINI em condução mista, estou a fazer medias de 8.4 e é 1.6 175 cv turbinado.

Tenho um amigo num fiesta 1.25 i a fazer os mesmo consumos que o meu carro, ou ainda mais.

Admito que sim Ricardo, mas no fundo o que pretendo transmitir é que na minha opinião os otto ainda, ressalvo o ainda, não conseguem bater os diesel em termos de litros consumidos.[;)]

Admito que sim Ricardo, mas no fundo o que pretendo transmitir é que na minha opinião os otto ainda, ressalvo o ainda, não conseguem bater os diesel em termos de litros consumidos.[;)]

Acredito que sim, e eu se fosse a andar todos os dias com o meu carro, não pensava sequer em comprar a gasolina.

O diesel ainda é mais barato e vai ser durante algum tempo.

A diferença é a mesma de à três anos átras??? :confused:
Vou guiar-me pelos preços da galp até ao dia de ontem.
Gasóleo - 1.206 por litro
Gasolina - 1.364 por litro
Consegue-me explicar como é que a diferença é mesma?

Cumpts
No inverno a diferença de preço entre o gasóleo e a gasolina diminui por causa dos aquecimentos a gasóleo. Vejamos se daqui a 6 meses não volta a cerca de 25 cêntimos. [;)]

os valores de cilindrada e cv continua diferente

Tendo em conta a semelhança nas performances e emissões e c/a diferença nos consumos a ser cada vez menor, acho k isso pouco interessa.

Estes novos motores a gasolina vêm efectivamente baralhar as regras do jogo e p/quem pretender comprar 1 carro novo vai ter k equacionar bem melhor qual o combustível k compensará +, pois as contas, tendo em conta todos estes cenários, já não são assim tão evidentes como o eram no passado recente.

Dando outro exemplo:

VW Golf 1.4 TSI 140cv Confortline
Preço: 25.850€
Vel. Máx.: 205 km/h
Aceleração (0-100km/h): 8,8 s
Consumos: 9,3/5,8/7,1
Emissões CO2: 169

VW Golf 2.0 TDI 140cv Confortline
Preço: 32.647€
Vel. Máx.: 205 km/h
Aceleração (0-100km/h): 9,3 s
Consumos: 6,9/4,7/5,5
Emissões CO2: 145

Mesmo k a diferença de preço se situe acima dos 16 cênt./L actuais, digamos por ex. 1 valor intermédio dos últimos anos, 21 cênt./L, será k 7000€ de diferença no preço inicial compensam 1,6L/100km de diferença nos consumos ao longo do prazo de utilização do carro?

Por ex., em termos de consumo médio: 55L k o TDI gasta a cada 1000km correspondem a 63,25€ (considerando o preço do gasóleo a 1,15€/L).
Já o TSI gastará 71L a cada 1000km correspondendo a 96,56€ (considerando o preço da gasolina a 1,36€/L).

Ou seja, por cada 10.000km o TDI gastará menos 333€ de combustível, mm considerando uma diferença maior (os tais 21 cênt./L) entre o preço da gasolina e gasóleo. Ou seja, neste caso, só depois dos 210.000km é k compensaria o TDI face ao TSI.

O último factor a entrar seria o valor de retoma. Certo k actualmente a retoma dos diesel é superior aos gasolina tradicionais. Mas duvido mt k a diferença nestes preços k hoje se verifica, se mantenha daqui a 7 ou 8 anos c/estas novas motorizações a gasolina. Pode o gasóleo ainda ser + valorizado certamente, mas a diferença será, a meu ver, consideravelmente inferior.

Já p/não falar como se poderiam aplicar financeiramente os tais 7.000€ k se poupam à partida e k, passados os tais 7/8 anos poderiam valer mt +, mas isso já são outras contas.

Já p/não falar como se poderiam aplicar financeiramente os tais 7.000€ k se poupam à partida e k, passados os tais 7/8 anos poderiam valer mt +, mas isso já são outras contas.

Fala se aqui muito em aplicar o dinheiro que sobra mas a verdade que acontece se calhar em 90% dos casos é que a pessoa individa se com o banco para comprar um carro logo nao tem essa diferença disponivel para fazer qualquer investimento.

Eu apenas referi que no quadro as diferenças nos carros continuavam porque tem se o habito de dizer que as comparaçoes sao injustas para os carros a gasolina mas depois poe se carros 1.4 otto contra 2.0 a gasoleo e ja se axa que ta bem. Alem do mais com potencias a variar dos 125cv para os 140.
Continuo a dizer, prefiro gasolina mas o rendimento de um gasoleo nao me parece ter par no mundo otto. Mesmo que o gasoleo fique igual á gasolina a diferença entre versoes diesel e gasolina em alguns modelos ja é bastante pequena.

O preço dos combustíveis tem vindo a aproximar-se e a tendência é exactamente essa. Quem tiver a ideía do contrário, verifique o tópico do preço dos combustíveis dado que estão lá os valores registados com as datas.

Quanto à questão diesel vs gasolina, temos de compreender alguns factores.

Mesmo que se faça o pino, a realidade é que a gasolina aproveita cerca de 30% do seu rendimento, e o diesel 50%, logo é impossível colocar dois motores iguais (um diesel e outro gasolina) com o mesmo consumo.

Em termos reais, onde (por exemplo) um C4 HDI gasta 6,5 litros, o equivalente a gasolina gastará 8 no mínimo.

Ou seja:

6,5 litros diesel (1,21 €) = 7.86 €

8 litros gasolina (1,38 €) = 11.04 €

É por isto que é complicado o gasolina compensar.
Em retoma, o facto é que o carro a gasolina desvaloriza sempre mais. Em muitos casos, a diferença é que, apesar do gasóleo ser mais caro, a desvalorização em valor absoluto é igual ao da gasolina (que é maior percentualmente).

Nestes casos, a poupança efectiva começa no 1º km. A única excepção seria se o carro fizesse poucos kms e nunca fosse vendido. Se bem que ao nunca ser vendido, pode fazer 200.000 kms (nem que fosse em 15 anos) e lá se foi a poupança.

Por isso, a única forma de o diesel deixar de compensar é ficar um bocado mais caro do que a gasolina, o que sendo possível, ainda me parece longe de acontecer.

A vantagem do diesel é mesmo o consumo inferior em termos absolutos.

Back