Gasolina ou Gasóleo?

pmna

New member
Temos vindo a reparar num aumento substancial dos preços dos combustiveis. Embora esses aumentos tenham consequencias na gasolina e no gasóleo, verifica-se que a diferença entre ambos cada vez é mais curta. As próprias marcas de automoveis têm vindo a desenvolver novos motores a gasolina, com baixa cilindrada, apoiados por um turbo, com o intuito de baixar consumos, CO2 e disponibilizar uma potência razoável, que permita competir directamente com os automóveis a diesel mais vendidos do mercado. Como por exemplo o novo motor 1.4T de 125cv disponibilizado no Audi A3 e no Seat Leon, ou mesmo o 1.2TCE do Clio.
Parece que tendência dos aumentos nos combustiveis pode num futuro proximo colocar o gasóleo ao nivel da gasolina. Em espanha a diferença é minima, estive lá este último verão e a diferença era de 3 centimos, na suiça a gasolina é mais barata que o gasóleo. Será que em portugal podemos vir a ter uma panorama idêntico? A manter-se esta tendência, será que faz sentido dar mais 8000€ (por exemplo) por um carro a gasóleo? Claro que esta situação é sempre subjectiva na medida em que a opção de escolha vai variar dependendo da utilização que se quer dar ao carro, todavia os carros a gasolina também fazem muitos kms. (existe alias um tópico criado pelo "V7" sobre esse tema) e depois, normalmente o custo de manutenção é mais económico num carro a gasolina.
Qual é vossa opinião sobre este tema?

Encontrei um site interessante que pode ajudar a avaliar melhor esta situação: http://autos.acp.pt/combustivel.php?activo=combustivel

Cumpts [;)]

o preço do gasoleo e capaz de subir para o preço da gasolina pois como todos os nossos belos governos tem feito, onde veem que podem ir buscar mais vao.. como o nosso parque e maioritariamente a gasoleo e bem possivel que todos vao pagar mais.

cumps

Tb já pensei no mesmo. A médio e longo prazo é natural k os preços se equivalam. E o desenvolvimento destes novos motores a gasolina de baixa cilindrada c/consumos comedidos e performances interessantes ainda vem baralhar + as contas.

A longo prazo convém mm já pensar melhor na eterna questão da escolha entre gasóleo/gasolina, a não ser quem faça efectivamente muitos km/ano, aí o gasóleo, pelo menos durante os próximos anos, compensará sempre.

O que me faz alguma confusão é o seguinte, tudo tem uma razão de ser, ou seja a gasolina é mais cara que o gasóleo, porque o seu processo de refinaria é mais dispendioso, uma vez que a gasolina é mais pura que o gasóleo. (Se estiver errado corrijam-me p.f.) Mas se estiver certo, como é que o gasóleo pode cada vez mais se aproximar da gasolina? Será que o facto de actualmente termos mais condutores a adquirir carros a gasóleo, faz com que o estado utilize esse aspecto a seu favor?

Cumpts [;)]

O que me faz alguma confusão é o seguinte, tudo tem uma razão de ser, ou seja a gasolina é mais cara que o gasóleo, porque o seu processo de refinaria é mais dispendioso, uma vez que a gasolina é mais pura que o gasóleo. (Se estiver errado corrijam-me p.f.) Mas se estiver certo, como é que o gasóleo pode cada vez mais se aproximar da gasolina? Será que o facto de actualmente termos mais condutores a adquirir carros a gasóleo, faz com que o estado utilize esse aspecto a seu favor?

Cumpts [;)]

A carga fiscal é que é a responsável pela diferença de preços. Sem impostos, o gasóleo em Portugal até seria mais caro que a gasolina.

A formula de sucesso de qualquer Governo

A formula de sucesso de qualquer Governo

Saudações!

Sem impostos, a gasolina é mais barata que o gasóleo.
Por cada litro de gasolina, o estado arrecada 60% em impostos.
Por cada litro de gasóleo, o estado arrecada 50% em impostos.

Mediante isto, meus caros, é fácil perceber porque é que o estado (e não um governo em particular) se retrai tanto em mudar as regras do jogo. E não é só nos combustiveis, basta pensar na questão da dupla tributação com o IA e o IVA (resumidamente, o estado calcula o IVA de um carro depois de ter atribuido a este o valor do IA, atitude pela qual a UE já interpôs várias acções em tribunal).

Resumindo, é uma luta desigual... as regras do jogo vão ser sempre alteradas consoante a "onda" do mercado. Comprar um carro a gasóleo compensa cada vez menos, só mesmo no caso de terem uma quilometragem anual a partir dos 35000km e só ao fim de 4 anos é que recuperam o valor pago a mais por terem comprado gasóleo em vez de gasolina.

Cumrps,
PL

Tb já pensei no mesmo. A médio e longo prazo é natural k os preços se equivalam. E o desenvolvimento destes novos motores a gasolina de baixa cilindrada c/consumos comedidos e performances interessantes ainda vem baralhar + as contas.

A longo prazo convém mm já pensar melhor na eterna questão da escolha entre gasóleo/gasolina, a não ser quem faça efectivamente muitos km/ano, aí o gasóleo, pelo menos durante os próximos anos, compensará sempre.

Se ainda houver petroleo a longo prazo, nada mau..[:p]

Efectivamente a partir de "agora" um carro a Diesel tem que ser instrumento de MUITOS km anuais para compensar a diferença que algumas marcas pedem pelos seus carros!

Na minha opinião se a diferença de preço rondar os 1000/1500€ continuará a valer a pena o Diesel, caso contrário a balança está mais equilibrada do que nunca!

eu não percebo esse Audi 3 de 125 cv... na config mínima custa 25 500, mas não tráz ar condicionado?... se quisermos isso já temos que dar mais 4000 euros. Roubalheira.

Qd falei em longo prazo referia-me a 1 prazo +/- de 10-15 anos [:p]. Nesta altura tb haverão outras alternativas certamente; híbridos + eficazes, hidrogénio, etc.

AToyota vai or cá fora, em 2010, o Prius com sistema plug-in e a MB o classe B a hidrogénio. Já não está assim tão distante.[:p]

4000eur por um AC?

Ac auto no A3 custa 421eur. não é 4000!

Bem, no site da audi vem 25 500 na config base e 29 500 pack ambiente (inclui AC). Claro que se pode tentar sempre comprar a config base com AC como extra, mas só isso de extras. É preciso é que o concessionário vá na conversa.. lol.

Bem, no site da audi vem 25 500 na config base e 29 500 pack ambiente (inclui AC). Claro que se pode tentar sempre comprar a config base com AC como extra, mas só isso de extras. É preciso é que o concessionário vá na conversa.. lol.

Já dei comigo a pensar nesse A3 com motor 1.4 FSI, tem performance maneirinhas e não gasta muito. Não sei se esse preço é razoável. Já experimentaste?

Resumindo, é uma luta desigual... as regras do jogo vão ser sempre alteradas consoante a "onda" do mercado. Comprar um carro a gasóleo compensa cada vez menos, só mesmo no caso de terem uma quilometragem anual a partir dos 35000km e só ao fim de 4 anos é que recuperam o valor pago a mais por terem comprado gasóleo em vez de gasolina.

Cumrps,
PL

Isso não é bem assim. Há carros em que praticamente compensa quase logo.

Na maior parte dos casos uma kilometragem de 20 mil anuais chega para cobrir as diferenças. Noutros casos mais, noutros menos..

Isso não é bem assim. Há carros em que praticamente compensa quase logo.

Na maior parte dos casos uma kilometragem de 20 mil anuais chega para cobrir as diferenças. Noutros casos mais, noutros menos..

No entanto verifica-se que a tendência de aumentos nos combustiveis, cada vez mais, aproxima o gasóleo da gasolina. Se assim continuar, e parece que o rumo vai ser esse, vão ser poucos os carros, ou mesmo nenhuns em que a diferença compensa ao fim de 20.000km.
Vamos falar de carros novos, comparem carros com performance semelhante a diesel e gasolina, verifiquem a diferença de preço no momento da aquisição, e calculem quantos kms tem que fazer para cobrir a diferença paga inicialmente. Actualmente a diferença entre o gasoleo e gasolina situasse no 0,16€\L. É so fazer calculos, e depressa se conclui que é necessario fazer muitos mais kms...
Ou se preferirem utilizem o site que mencionei na criação do tópico.

Cumpts[;)]

No configurador do site da siva aparece um preço de 25.833 e inclui AC (manual).

Comprar um carro a gasóleo compensa cada vez menos, só mesmo no caso de terem uma quilometragem anual a partir dos 35000km e só ao fim de 4 anos é que recuperam o valor pago a mais por terem comprado gasóleo em vez de gasolina.

Nada mais errado de se dizer quando se fala de forma abstracta!

Quanto á eterna questão aqui discutida, é certo que a diferença cada vez é menor, mas ainda há coisas que se mantêm. Curiosamente ando actualmente com um Clio 1.2 alugado e para os mesmos percursos e estilo de condução, o meu C4 1.6 Hdi faz 5,9 l/100, a minha Grand Scenic 1.9 Dci faz 7,4 l/100 e o Clio está a fazer.............8,2 l/100! Mais, o C4 tem 110cv, a Scenic tem 120cv e o Clio tem.............75cv!

É certo que este motor não tem a tecnologia do TCE, mas a mim continua a parecer-me ainda muito difícil um otto gastar a mesma quantidade de litros que um diesel para iguais circunstâncias.

Cumprimentos

PS: Já para não falar na agradabilidade e conforto de utilização muitíssimo superior no C4 ou na Scenic do que no Clio.

Em suma:

1. A diferença não é nada menor, está igual à que era há 3 anos atrás quando comprei o meu carro e já as pessoas diziam o mesmo;

2. A calculadora do ACP é uma treta, em vez de considerar os custos de desvalorização dos carros (compra-retoma) faz as contas aos km necessários para repor a diferença do custo inicial;

3. A diferença de preço entre carros a gasolina e a gasóleo também tem diminuido em muitos casos, fruto dos motores a gasóleo de baixa cilcindrada;

4. Cada caso é um caso e as contas devem ser feitas sempre com dados concretos e e não com generalidades.

p.s.- inacreditável como uma instituição reputada presta um tão mau serviço com a dita calculadora. Alguém lhes devia ensinar umas questões elementares de contas.

Back