Gasolina ou Gasóleo?

Citação:
Originalmente Colocado por rca33
Vamos ver: O gasóleo não é mais caro em vários países europeus. Isso acontece num ou noutro. São casos perfeitamente isolados.

Se é mais que um, são vários, por mais voltas que lhe queiras dar.[:p]

Se forem 2 ou mesmo 3, demonstra uma clara tendência...[:D]

Citação:
O custo de produção não interessa, porque não consegues fugir a pagar os impostos sobre os combustíveis, e esses não me parece que venham a mudar.

Mais uma vez, não te parece porquê?!:rolleyes:

Porque tens todo o sistema fiscal adaptado a esta realidade. Achas que o estado vai abdicar das receitas do imposto sobre a gasolina ?

Citação:
Para que a gasolina ficasse ao preço do gasóleo mantendo os impostos, imagina o valor por litro que a gasolina tinha de ter...

O mesmo que o gasóleo. Qual é a dificuldade?![:D]

Não. Teria de ficar substancialmente mais barato do que o gasóleo, para compensar a diferença no imposto.

Citação:
Se não fosse assim, ainda te ias deliciando a ver uns M3 a passar, só que a realidade é que ficas a ver os 335d a passar....[;)]

Curiosamente, vejo mais M3. Deve ser sorte![;)]

Concordo, deves mesmo ter muita sorte.
Ando em lisboa todos os dias e é raro ver um M3.

É 1 facto. Mas às vezes há k reconhecer k mete dó ver anúncios de carros a gasolina c/altas cilindradas a preços da "chuva" equivalentes aos de segmento A e B novos, e ainda menos.

Por ex. fazendo uma pesquisa rápida pelos sites de vendas, vemos Accords 2.0 e mm 2.4 (a gasolina) c/cerca de 4 anos a custarem 15.000-16.000€...!

O que mete dó não é só isso.

É que mesmo com esses preços, são difíceis de vender...

Perdem-se vendas para carros a diesel, mais caros e com mais do dobro dos quilómetros.

Isto é lógico ? Não.

Mas é a mais pura realidade...

E no caso da Honda, até são dos motores a gasolina mais procurados, imagina se não fossem...:(

Tendência ou não, é uma realidade![;)]

Mas o que é que isso interessa ? :confused:

Nos estados unidos metes gasolina a 60 cêntimos, e não me lembro qual é o país, mas há um onde metes a menos de 10 cêntimos.

De que me adianta isso em Portugal ?

Mas o que é que isso interessa ? :confused:

Nos estados unidos metes gasolina a 60 cêntimos, e não me lembro qual é o país, mas há um onde metes a menos de 10 cêntimos.

De que me adianta isso em Portugal ?

Rigorosamente nada! Da mesma forma que não era isso que estava em discussão. O facto é que não há nenhuma razão válida para a gasolina ser mais cara que o gasóleo (particularmente em Portugal).:rolleyes:

Rigorosamente nada! Da mesma forma que não era isso que estava em discussão. O facto é que não há nenhuma razão válida para a gasolina ser mais cara que o gasóleo (particularmente em Portugal).:rolleyes:

Aí concordo contigo.

Inicialmente havia.

O gasóleo era utilizado fundamentalmente pelas empresas, para uso profissional.
Ficavas com os transportes públicos mais baratos e todos os bens de consumo com menor custo de transportes, logo mais baratos.

Hoje o gasóleo é muito utilizado com a mesma finalidade que a gasolina era aqui há umas décadas, logo não faz muito sentido.

Só que colocar o gasóleo com o mesmo imposto da gasolina iria ter um profundo impacto na economia do país, e baixarem os impostos da gasolina significava diminuir receitas e o estado nunca faria isso.

A outra forma era as petrolíferas ganharem menos na gasolina, mas isso é outra coisa que eu não acredito que aconteça.

Ou seja, a realidade é que a gasolina vai acabar por ficar destinada a carros desportivos e motas, porque de resto a tendência será para o consumo desta continuar a diminuir.

Ou seja, a realidade é que a gasolina vai acabar por ficar destinada a carros desportivos e motas, porque de resto a tendência será para o consumo desta continuar a diminuir.

Continua a não se justificar pagar mais pela gasolina que pelo gasóleo.[:p]

Mete dó porquê?! Queres melhor?[:D]

Mete dó p/quem os comprou novos [:D]

E tb não sei bem pk, mas custa-me 1 pouco ver carros a gasolina "nobres" do calibre dos Volvos por ex. serem vendidos ao desbarato, pelo mesmo preço ou inferiores aos comuns diesel de segmento B ou C...

Mas isto sou eu, meio nostálgico... [:D]

O que mete dó não é só isso.

É que mesmo com esses preços, são difíceis de vender...

Perdem-se vendas para carros a diesel, mais caros e com mais do dobro dos quilómetros.

Isto é lógico ? Não.

Mas é a mais pura realidade...

E no caso da Honda, até são dos motores a gasolina mais procurados, imagina se não fossem...:(

É verdade, mas pensemos 1 pouco no caso do Accord por ex.

A versão diesel (o 2.2) c/cerca de 3-4 anos está c/preços +/- entre os 23.000€-25.000€, ou seja, + cerca de 8.000€ k o seu "irmão" a gasolina.

Será k nestes casos de usados a gasolina c/3-4 anos já não compensará a diferença, comprando a versão a gasolina, pois a desvalorização já irá ser + residual? Tendo em conta k se pretende manter o carro por + 8 ou 10 anos, digamos.
Nestes casos é capaz de compensar p/o tipo de compradores k referi, mas o k vemos constantemente é realmente uma procura altíssima das versões diesel, e as versões a gasolina serem "abandonadas" nos stands e nas mãos dos particulares...

Será k nestes casos de usados a gasolina c/3-4 anos já não compensará a diferença, comprando a versão a gasolina, pois a desvalorização já irá ser + residual? Tendo em conta k se pretende manter o carro por + 8 ou 10 anos, digamos.
Nestes casos é capaz de compensar p/o tipo de compradores k referi, mas o k vemos constantemente é realmente uma procura altíssima das versões diesel, e as versões a gasolina serem "abandonadas" nos stands e nas mãos dos particulares...

Ele próprio reconheceu que não faz sentido. Só demonstra que a maioria não sabe o que quer. Limita-se a ir na conversa de que Diesel é que é bom, sem se interrogarem porquê?:sh)

Aí concordo contigo.

Inicialmente havia.

O gasóleo era utilizado fundamentalmente pelas empresas, para uso profissional.
Ficavas com os transportes públicos mais baratos e todos os bens de consumo com menor custo de transportes, logo mais baratos.

Hoje o gasóleo é muito utilizado com a mesma finalidade que a gasolina era aqui há umas décadas, logo não faz muito sentido.

Só que colocar o gasóleo com o mesmo imposto da gasolina iria ter um profundo impacto na economia do país, e baixarem os impostos da gasolina significava diminuir receitas e o estado nunca faria isso.

A outra forma era as petrolíferas ganharem menos na gasolina, mas isso é outra coisa que eu não acredito que aconteça.

Eu não compreendo o porquê de ser tão dramático essa situação.
Eu já nem falo da gasolina igualar o preço do gasóleo falo pelo menos de uma diferença mínima, como existe em espanha e nesse país isso não desencadeou nenhuma catástrofe económica. Na Suiça a gasolina é mais barata que o gasóleo e também não sofrem nenhuma depressão económica, Portugal é que está constantemente com esse tipo de depressões!!! Como já disse anteriormente, se não te parece que o estado baixe o ISP sobre a gasolina devido a perder lucros fiscais, o que te parece de aumentar o ISP sobre o gasóleo? Já iria ganhar lucros fiscais, isso para o estado é uma boa medida, pois iriam rechear ainda mais os bolsos, se assim é, não fiques muito reticente que o estado a possa implementar.
Agora parece-me certo que se isso acontecer, pode ser uma calamidade não para a economia, mas sim para a lógica de muitas pessoas que decidiram optar por um carro a gasóleo e repentinamente aquilo que se julgava ser lucro sofre um retorno. Quem tem carro a gasolina ainda pode contornar a situação colocando GPL, quem tem carro a gasóleo não tem soluções.

Cumpts [;)]

Meus amigos, andam aqui a lamber tampas de iogurtes e a descascar amendoins...por favor o que o povo quer é "Gasoil"! [:D]

Back