Claro, e eu também disse que era uma evolução bem vinda. Finalmente está à vista o acabar de uma geração de carros submotorizados que circulou e ainda circula nas nossas estradas.
Agora no que respeita ao famoso problema do compensar ou não, é preciso notar que estes motores não têm muito de económico, pelos consumos médios que tenho visto em ensaios estão na média ou acima dos motores atmosféricos a gasolina. Por outro lado, em Janeiro o IA vai ter uma significativa alteração, perdendo peso no cálculo do imposto a cilindrada e ganhando as emissões de CO2, o que vai penalizar um pouco estes carros e beneficiar motores como por exemplo o 2.0 diesel da BMW, que tem consumos excelentes. E para concluir, a introdução da tecnologia turbo nos motores a gasolina vai também trazer os tais problemas que se apontam aos diesel como aumentando os custos de utilização...
Assim não me parece que tenhamos grandes alterações de mercado no curto prazo, o que vamos ter é adeptos de motores a gasolina bem mais contentes do que agora com os cavalos extra debaixo do pé...[

]