Ginásio ou piscina?

O treino fisico regular é daquelas coisas q dispensa a direcçao por terceiros, se estiveres atento percebes como o teu corpo reage às tuas solicitaçoes.
Relativamente às repetiçoes é relativo no sentido de que depende como as fazes:
A carga/peso que utilizas(em funçao da tua capacidade maxima de 1 rep);
O metodo utilizado - Linear, degrau, piramide, descendente, especifico;
Intensidade;
Duraçao.

10 repetiçoes podem ser exercidas em diversas combinaçoes pelos factores acima mencionados e com resultados mt distintos, daí a sua relatividade.
Aproveito o teu comentário para reforçar a ideia que não basta ir ao ginásio para ficar grande (ou ter "medo" de ficar grande).

Como bem dizes, existe um conjunto de variáveis (e estás só a falar de uma parte do treino) que alteram completamente o resultado final.

Depois existem outras variáveis, das quais anteriormente salientei a alimentação, que também influência o resultado final.

Há apenas uma sobre a qual nada se pode fazer: a genética. Uns são beneficiados por ela, outros nem por isso.

(...)Eu tenho gordura localizada na barriga, coisa tipica nos homens (...)

Quanto à gordura, tem vindo a reduzir ainda que lentamente, não há milagres.....tenho que praticar desporto todo ano e não só para o verão como muita gente faz!
É bem verdade, a zona da barriga é um problema típico e difícil de resolver.

A forma de combater a gordura, para além do treino, passa pela alimentação. Acredita que por mais que treines se não cuidares da alimentação, não vai resultar!

E deves praticar de forma continuada. Treinares e parares, depois voltares a treinar e voltares a parar, não é nada saudável. Tens que encontrar uma forma que te permita manteres uma actividade constante. Antes uma vez por semana sempre que 2 ou 3 e depois parar e voltar, etc.

Aproveito o teu comentário para reforçar a ideia que não basta ir ao ginásio para ficar grande (ou ter "medo" de ficar grande).

Como bem dizes, existe um conjunto de variáveis (e estás só a falar de uma parte do treino) que alteram completamente o resultado final.

Depois existem outras variáveis, das quais anteriormente salientei a alimentação, que também influência o resultado final.

Há apenas uma sobre a qual nada se pode fazer: a genética. Uns são beneficiados por ela, outros nem por isso.
Eu subscrevo o q dizes, apenas me tenho cingido ao treino propriamente dito(q ja da muito que falar), pq em termos de nutriçao e descanso ha pano para mangas para se debater.
Remetendo para o teu ultimo paragrafo, tb a genetica é manipulavel de certa forma- neste dominio atraves de somatotrofina p. ex. , mt utilizada por atletas de alta competiçao.

Posso deduzir entao q sejas um anfibio? [:)]
Brinco.

Nataçao, Rugby e Kick-Boxe sempre foram os meus desportos de eleiçao.

Pra teres uma noção, chegava a ter 3 ou 4 insolações por ano...
durante o período de aulas, era das 14h as 20h, nas férias chegava a ser das 8h as 20h... isso no Brasil... :>

Assim mais a sério jogava hóquei inline e fiz Capoeira durante uns quantos anos... bons tempos :>

Pra teres uma noção, chegava a ter 3 ou 4 insolações por ano...
durante o período de aulas, era das 14h as 20h, nas férias chegava a ser das 8h as 20h... isso no Brasil... :>
Mas competias entao, ou era so por gosto?

Nem barriga, nem nada, mas mal faça umas quantas flexões e abdominais durante uns dias os músculos começam logo a notar-se mais[:D][:D]
Son Gokuu ? [:D]
Brinco.

Para quem souber me responder.....

1 hora de cardio no ginásio a 1 ritmo médio

ou

30 minutos a nadar não muito depressa e sem paragens

Qual é que gasta mais calorias?[:cool:]

ou

boa pergunta. Que tipo de cardio no ginásio? só correr?

Que animação que para aqui vai [:D]

Eu não estou com muito peso a mais, tenho 1.88m e 92kg, para a estrutura óssea que tenho está bom, muito menos que isso fico um "pau de virar tripas".

As hipóteses que tenho, nao se trata de perder peso/ganhar musculo, mas sim manter a forma fisica, que anda muito em baixo.

Desde já digo que não tenho paciência para andar a correr, a indecisão é se volto novamente para o ginásio (que por sinal até gosto) ou iniciar na natação, visto que nunca tive oportunidade de aprender a nadar.

Em princípio vou para a natação, mas tudo dependerá do horário das aulas, visto que teriam de ser por volta das 18h. Amanhã já me vou informar sobre isso.

30 passadeira
15 remo
15 bike
Penso n ser facil precisar pois dependerá de alguns factores como o estilo nadado, o peso, a temperatura ambiente etc.
De qq forma grosso modo, e atendendo a q o corpo tende a queimar gordura a partir dos 30min de exercicio, eu diria q a opçao ginasio (as 3 vertentes por essa ordem) queima mais calorias.

edit: Mas temos de comparar o mesmo tempo pelas 2 opçoes, e nao como sugeriste - 30min. nataçao, 1h cardio.
Nessa opçao certamente so a nadar mariposa 30min. ou livre(4 estilos) conseguirá gastar mais calorias q a descriçao de cardio.

Last edited:

ou

Ginásio, claro. Para além de ser o dobro do tempo, a nadar a ritmo constante é muito raro eu ficar cansado.

Last edited:
Ginásio, claro. Para além de ser o dobro do tempo, a nadar a ritmo constante é muito raro eu ficar cansado.
O facto de n ficares cansado n significa q n queimes calorias, alias, como deves saber, a nataçao pode ser traiçoeira, na medida q n tens uma boa percepçao do desgaste/suor/desidrataçao enquanto estás dentro de agua.
Alem disso a dormir tb n te cansas e queimas calorias. [:D]

O facto de n ficares cansado n significa q n queimes calorias, alias, como deves saber, a nataçao pode ser traiçoeira, na medida q n tens uma boa percepçao do desgaste/suor/desidrataçao enquanto estás dentro de agua.
Alem disso a dormir tb n te cansas e queimas calorias. [:D]

A minha percepção (que pode estar errada), é que para gastar uma quantidade razoável de energia a nada é necessário estar em boa forma e ter boa técnica. Senão o mais certo é andar para ali a descansar a cada 50 metros e pensar que aquilo é a maior chatice à face da terra.

Agora vou eu para a natação com umas destas:
73312_9197.JPG

Isso sim, queima calorias. Antigamente n tinham furos pelo q exigia mais tecnica e força, era quase sobre-humano fazer 1h de bruços com isso.
Agora sao todas xpto e aquadinamicas.

muitos falam das lesoes no ginasio...

convem aquecer sempre...se entrares a maluca numa piscina de certeza que as articulacoes a frio nao vao la ficar muito boas...

os exercicios tem de ser feitos de maneira correcta...como em qualquer desporto...

treinar bem costas e os musculos que suportam os grandes musculos...

2 anos de ginasio e ja a puxar ferro elevado..e sem lesoes
Isso é sem dúvida necessário bem como alongar antes e depois do treino.

Mas diogo, falei em lesões no ginásio porque como tu também ando neste desporto e às vezes, quando a confiança está em alta temos tendência a abusar um pouco mais no peso e quem sai prejudicado é a técnica. Eu próprio tenho consciência que já o fiz.

Conclusão disto tudo é mesmo dar GRANDE importância à técnica de execução dos exercícios, pois pode ser determinante para a saúde das articulações.

Esqueci-me de uma coisa importante e que muita gente desconhece: o crescimento muscular dá-se na fase do descanso pelo que descansar é muito importante.

Muita gente acha que quanto mais fizerem mais crescem. Errado! Deve existir um equilibrio entre o exercício e o descanso.

Por isso, o facto de reduzires o número de vezes pode surtir um efeito diferente do que aquele que estás à espera.

O ideal é reveres as cargas que usas e as repetições (se tens dúvidas, fala com o instructor) e fazeres as 2 sessões na mesma mas com diferentes grupos musculares.

Mas é difícil estar a sugerir qualquer coisa sem conhecer a tua realidade...

Tens cuidado com a alimentação?
É que o treino físico (seja em ginásio ou outro qualquer) geralmente dá fome (pela necessidade em repor as calorias gastas) e principalmente o que se come logo a seguir ao treino é fundamental... para o bem e para o mal.
Também tem influência a genética e pode ser que a tua seja propensa a facilitar o aumento... já agora aumentas o quê? Massa muscular ou gordura?
Se esse aumento é algo que te preocupa, convém fazeres um teste de massa gorda uma vez por mês para teres controlo sobre o que te está a acontecer (alguns ginásios tem aparelhos para isso).

Bons posts Rui.[;)] Apenas acrescento uma variável..Dedicação!

Back