Eu moro junto às portagens de Carcavelos na A5, e sempre que me meto no carro para ir a Lisboa, pago 0,55 na ida, e mais 0,55 na volta. A Marginal é alternativa, mas acabo por perder mais tempo e gasolina, porque na sua entrada e saída tenho que passar por bastante tráfego urbano.
Compreendo o sentimento de injustiça das pessoas a quem prometeram algo e depois voltaram atrás com a palavra. E também aceito indignação por todo este processo de palhaçada em volta do DEM, e do facto de as tarifas não terem em consideração os quilómetros percorridos.
Mas têm que ver que, embora de forma enjeitada, acabou por se equilibrar um prato da balança. É que se eu sou do Sul (conforme me chamam), e ando de carro, e não ganho o que os do Norte apregoam, porque é que eu quando me desloco nas vias rápidas tenho sempre de pagar e eles não?
Nem ponho isso em questão.
A questão aqui é de fundo, isto tudo acontece porque um senhor que gostava de fazer estradas se lembrou de espalhar estradas por todo o lado. E não esquecer que todas estas SCUT's foram pagas pela UE!
Não seria mais interessante ter esse dinheiro da UE a ajudar as empresas e parque industrial em vez de fazerem betão que agora vou pagar por ele? Para isso faziam estradas normais sem fundos da UE desde o inicio e encaminhavam o dinheiro da UE para coisas realmente interessantes... agora ficamos sem vantagem a nivel industrial e sem vantagem rodoviaria! Ficamos sem nada!
Com isto também quero dizer que a culpa disto tudo não é dos ultimos 4 ou 8 anos, mas sim dos ultimos 20/30 em que nada se fez.
Estes ultimos 4 ou 2 ou 1 o que posso criticar é que continuam sem fazer nada! O problema continua a existir sem nada ser feito! E agora pensam que vão resolver sacando dinheiro dos contribuintes...
Para mim, hoje é o inicio da falência de Portugal.
Continuo com a minha veia federalista da UE, em que todos os orçamentos dos países deviam ser vistos pela UE, em que deviamos ser geridos pela UE.
Talvez não adiante nada, mas acho que com os Politicos Portugueses, Portugal não vai para a frente!
Nota: De referir que a tua comparação com a A5, existe por exemplo com a A3 ou A1 ou A4. A questão das Scuts é que foram feitas 100% e pagas a 100% pela UE, ao contrário das primeiras. Com isto digo, estamos a pagar o quê? Quando é que vou ter um portico à saída da minha garagem?
Já agora, pago impostos para quê? Por causa da Saúde e educação? O que é que o país me dá para eu dar tanto a ele?