Governo introduz portagens em três Scut

Podes fazer esse caminho ou por Francelos (mas aqui tens que passar a linha de comboio e pode estar fechada).

Já passei aí várias vezes e passa-se bem, caso não haja muito trânsito. há zonas em que 2 carros podem não se cruzar. E passas mesmo pelo centro de Gulpilhares.

Se fores por Francelos tens que passar a marginal e ir até à rotunda de Miramar e depois subir uma "avenida".

Podem existir outros caminhos, mas o melhor devem ser esses, isto é, sem passar por vivendas e estradas de acesso a urbanizações.

De Espinho a Gaia sem portagem só se fores pela linha da praia. Já cheguei a fazer várias vezes também, em passeio, ainda antes das CCUT [:D]

Mas alguém da zona que se pronuncie. Julgo que o ManymilesR, o BrunoTRF e o Porco são de perto daí...

Última edição:
Ontem fiz o trajecto A3 - A28 através do IC24 -> 12 km e €1,05! é um bocado caro

Uma estrada que desde que me lembro existe ali! Mais valia não terem feito o alargamento.

Já o novo troço da A4 era muito útil para escoar o trânsito à saída do Porto/Matosinhos.

Tudo piorou nesse sentido. Por mim vou voltar a fazer a VCI/Circunvalação excepto se tiver mesmo pressa.

O problema para mim não é tanto a existência de portagens, também as pago qualquer que seja o destino para sair de Guimarães e as alternativas são tão boas ou piores que as existentes no grande Porto. Mas a expectativa criada nas pessoas com a implantação dessas vias supostamente gratuitas é condenável.

Ainda por cima o sistema de pagamento é ridículo. São estradas revistas/reconstruídas recentemente, podiam ter construido logo as praças de portagem. Mas já se sabe que foi tudo feito em cima do joelho [8b]

É o futuro... não tardará muito, as antigas cabines serão história do passado em todas as AE...

Há mais algum país com este sistema de roubo, desculpem, cobrança electrónica?:confused:

Pelo que li no PDF postado aqui pelo vsfce (muito obrigado [;)]), a isenção é por viagem, pelo que já terei gasto um décimo das isenções a que tenho direito este mês (espero que a mudança da A25 para a A29 não"corte" a viagem, pois são na mesma dois pórticos sucessivos).

Pois, eu mudo 3 vezes de itinerário (uso a A28, A4 e A41) mas espero que conte como uma só viagem, caso contrário, estou fdd. :sh)

Btw, continuo à espera da m€rda do identificador. Porra, um gajo quer andar descansado e não pode.
Lá vou ter que recorrer outra vez à nacional. [8b]

Hoje na TVI deu que o mesmo trajecto (partindo de Vila do Conde) demora 60min pela EN, e pela CCUT 15min .

Quando não é mais, logo quando for para a faculdade vou contar o tempo que perco de Vila do Conde ao Porto pela nacional.

Também não conheço a zona assim tão bem [;)]

Sei as ruas principais de ir à praia nessa zona. Essas pelo meio das casas são mais tricky.

Por acaso também conheço essa rua mas só até à estação de comboio. Nesse caminho tens que passar pelo menos numa rua estreita

Não consigo ver o mapa, mas saíndo para a rotunda depois das bombas da BP, é fácil ir dar ao Pingo Doce em arcozelo e entrar na "CCUT" novamente. E daí até à Feira é sem pagar...

Hoje lá fui eu pela nacional (eu é que sou crente [:D]), demorei aproximadamente 1 Hora a chegar ao Porto.
Sinceramente pensei que fosse mais mas afinal foi "só" 1 Hora quando demoro aproximadamente 15 minutos a fazer o mesmo percurso na antiga Scut.

Saí de Vila do Conde às 18:15 e utilizei apenas o troço da A28 que não é taxado, evitando assim a ponte e a Zona Industrial e cheguei ao Porto às 19:30H.
Os pontos críticos são os do costume, começa logo na saída de Mindelo onde a fila vai até ao semáforo mais à frente, depois existem mais uns quantos semáforos e chegamos a mais um ponto crítico (o pior deles todos), a zona de Guardeiras na Maia, bem aquilo é um pára arranca que dá cabo dos nervos. [8b] Por fim, temos o já habitual trânsito condicionado na Via Norte, enfim, um desespero. [:D]

O percurso para casa foi muito mais tranquilo e o mais certo é utilizar a nacional no regresso a casa.

Entretanto já me avisaram que posso utilizar as Ccut's porque posso efectuar o pagamento das viagens nos CTT nos 5 dias seguintes. E pelos vistos aparece lá as viagens efectuadas, portanto, é só dizer qual é a matrícula e pagar.
Por isso, amanhã já não me apanham lá (também não tenho aulas [:D]) mas pelo menos, enquanto não vem o identificador, já posso andar à vontade sem pagar multas por isso.
Ahh, ao valor da portagem acresce um custo de 0,30 €. [;)]

Dúvidas

Dúvidas

Bem acho que esta discussão Norte Sul já deu o que tinha a dar. Já chateava os porquês de um lado e do outro.

Parece que temos é que pagar e não bufar por isso tinha duas dúvidas:

1ª Posso adquirir um DEM e depois transformá-lo em via verde!?? è que não percebo porque é que tanta gente tem estado na via verde a adquirir um DECP pois diz que entre o DEM e O DECP preferem o DECP porque assim dá para todas as auto-estradas. mas se der para passar DEM para DECP mais vale ir aos CTT e qd isto acalmar passá-lo para DECP depois.

2ª O que tb ouvi falar é que os CTT iam começar a vender via verde(DECP).
Alguém sabe de alguma coisa??

Dica: Quem sair da Maia em direcção à A3 mais vale entrar na entrada do Vivaci (ou lá como se chama aquilo) do que na Zona do Jumbo porque assim não paga portagem.

Tenho uma dúvida: preciso de um DEM, aquilo onde é que se coloca? É no vidro?

Eles querem tanto sacar dinheiro, que não viram a má imagem que estão a dar do país. Com estas notícias já a aparecerem em Espanha, e provavelmente vão aparecer noutros países, e mesmo que não apareçam, com o tempo quem cá vem vai espalhando a palavra da roubalheira que fazem aos estrangeiros que cá entram de carro.
Resultado, vamos ficar com fama de ladrões por essa Europa fora... e ainda por cima muitos turistas vão deixar de vir devido à roubalheira oficial do governo português. Como é que é possível pedir a um estrangeiro que entre em Portugal que pague 77 € à cabeça, e tem que gastar os 50€ de portagem em 3 meses...

(...)

O gajo que pariu essa ideia deve ter pensado que era um grande D. Álvares Pereira e que tinha descoberto maneira de lixar bem os espanhóis. Infelizmente, e face à fama com que vamos ficar no estrangeiro, o gajo não passa é de um burro. [8b]

É o futuro... não tardará muito, as antigas cabines serão história do passado em todas as AE...

Há mais algum país com este sistema de roubo, desculpem, cobrança electrónica?:confused:

Hoje li esta crónica no JN (só vou pôr um excerto)

"A multidão anestesiada que matinalmente se amontoava nas filas para conseguir pagar aquilo que nunca lhes deveria ser exigido, espelha, infelizmente, o país que somos e já sem hipótese de remédio à vista. É a ilustração perfeita para o adágio com que o Rei D. Carlos nos definiu há mais de um século: um país de bananas governado por sacanas"

[:)]

pensava que as pessoas fora de lisboa tambem votavam para o governo, e que era o governo de portugal, mas afinal é só o pessoal de lisboa que vota, eu não voto porque moro a 15 kms de lisboa:sh):sh):sh)
Ópa depois de dizeres um disparate destes queres que te responda como? Não vale a pena... esquece!

Hoje li esta crónica no JN (só vou pôr um excerto)

"A multidão anestesiada que matinalmente se amontoava nas filas para conseguir pagar aquilo que nunca lhes deveria ser exigido, espelha, infelizmente, o país que somos e já sem hipótese de remédio à vista. É a ilustração perfeita para o adágio com que o Rei D. Carlos nos definiu há mais de um século: um país de bananas governado por sacanas"

[:)]

Somos governados por sacanas porque queremos.
Quando o povo teve oportunidade de tirar este sacana do poder ficou em casa a dormir, por isso, agora arcam com as consequências.
Vão mais depressas para as filas comprar o DEM/Via Verde do que votar nas legislativas.

O Drama da N13

Também eu voltei à N13.

Falando só Mindelo - Porto, porque acabou por ficar o trajecto Póvoa - Mindelo grátis (já existia o troço desde os 80's).

Ora a N13 está muito pior do que à muitos anos quando se tinha que passar aqui:
- Mais buracos (então na Via Norte :sh))
- Muito mais casas;
- Um Centro Comercial a "esmagar" a estrada na zona do Lidador;
- Muito sinal
- Muita rotunda
- Alteração da "pintura" que impede a ultrapassagem como era antes em duas faixas a subir, pelo menos em 3 bons pedaços.

Única melhoria: duas faixas na recta da Sonae na freguesia da Maia já.
(Resta saber quando metem lá um radar a ver quem vai a mais de 50) [:D]

Pontos Negros:

- Semáforos e pequena rotunda em Modivas.
- Guardeiras (desde sempre um ponto negro a nível nacional... agora :sh))
- Aumento do trânsito já de si elevado da Via Norte e VCI por tabela da implementação das SCUTS.
A circunvalação também vai sofrer.

Nota: a Via Norte, para quem não sabe, tem 4,7 kms.

Voltar
Superior