Icedevice
Well-known member
E ao mesmo tempo não criar alternativas. Rico país... Vai custar voltar... Só de saber que pago menos de 30 euros por ano para andar livremente em qualquer AE e durante todo o ano.....
eh eh... mas nos temos o bacalhau.
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
E ao mesmo tempo não criar alternativas. Rico país... Vai custar voltar... Só de saber que pago menos de 30 euros por ano para andar livremente em qualquer AE e durante todo o ano.....
Cuidado com uma coisa que me parece importante, pelo menos do meu ponto de vista. O que foi chumbado foi a abrigatoriedade de Chip. No entanto, o Estado continua a poder cobrar a partir de 1 de Julho a quem passar nessas estradas. A meu ver de forma fácil:s fotografa, e envia a conta para casa. Essa situação já estava prevista. Posto isso, eu a partir de dia 1 de Julho, com o sem chip, não vou passar nessas estradas.
Boa noite,
Uma questão, não sei se já existe alguma informação sobre isto, mas se uma pessoa for residente na Povoa de Varzim, e trabalhar no fim da A41 Lousada, como é que taxado percurso?
Cumprimentos
Antes de mais deixem-me dizer que sou completamente contra as portagens, seja em que estrada ou auto-estrada for. Acho que esse custo deveria ser suportado por todos os proprietarios de veiculos com o imposto de circulação. Nunca se sabe quando temos que passar numa auto-estrada tal como não sabemos quando vamos necessitar do serviço de saúde e todos descontamos para ele.
Posto isto, vamos falar do sistema electronico de cobrança. Faz-me confusão ver deputados e mesmos outro qualquer cidadão com opinião condicionada ou manipulada dizendo que o sistema é um autentico big-brother.
Pois é, mas será que não usam telemovel? não usam mutibanco? Querem maior controlo que este? Qual é o problema de mais um chip???
Mas pior que isso é dizerem mal so sistema. A já existente via verde foi o primeiro sistema do mundo que permitiu que um automovel nunca parasse nem à entrada nem à saída de uma AE e a funcionar como um cartão de debito (multibanco). É simplesmente o sistema de pagamento electronico de portagens mais avançado do mundo e criado por portugueses para uma empresa portuguesa. A ideia já foi vendida para diversos países.
De momento ninguém sabe como este assunto vai evoluir, pelo que não vale muito a pena fazer grande especulações.
A via verde foi considerada uma inovação fantástica e nós, portugueses, sempre nos orgulhámos dela - e muito justamente. Já o identificador é considerado obra do diabo, algo que vai devassar as nossas vidas e colocar-nos permanentemente sob observação. Curioso isto, porque se trata de produtos equivalentes.
Big-brother é o nosso telemóvel, que permite obter a nossa localização em cada momento (com um erro razoável).
Mas no que sempre os portugas foram bons é a inventar inovações em que envolvam dinheiro, principalmente quando se trata de ir ao bolso dos outros. A facilidade do uso propicía a utilização e por vezes as promessas de simplificação (como no caso de multas e de celeridade de alguns processos) a tentativa de convencimento de melhoria.
Afinal, é aí onde a inovação está mais concentrada...
Mas no que sempre os portugas foram bons é a inventar inovações em que envolvam dinheiro, principalmente quando se trata de ir ao bolso dos outros. A facilidade do uso propicía a utilização e por vezes as promessas de simplificação (como no caso de multas e de celeridade de alguns processos) a tentativa de convencimento de melhoria.
Afinal, é aí onde a inovação está mais concentrada...
Gosto de aproveitar as inovações tecnologicas até ao limite. Com a via verde nunca mais me preocupei com trocos num parque de estacionamento ou ir à caixa numa bomba de gasolina. Tenho telemovel e uso multibanco para pagar tudo e mais alguma coisa e quero lá saber que o big-brother veja onde estou. Dificilmente vai notar em mim, a não ser que me investigue por algum crime ou fraude []
Se meterem portagem na A23 e sempre que precisar de ir à terra em vêz de 3 horas, já tive a fazer a estimativa do tempo sem usar AE's, é de 6 horas!
Fora o desvio que tem perto de 70km!
Vejam como chora o Secretário de Estado Paulo Campos [s)]:
SCUT: sem chips, portagens adiadas por três anos > Geral > TVI24
SCUT: sem chips, portagens adiadas por três anos
Alternativa aos chips nas matrículas causa um sobrecusto de 450 milhões de euros aos cofres do Estado e adia projecto por mais três anos, diz Governo
Por: Redacção /RL | 24-06-2010 19: 20
«A alternativa à cobrança electrónica é só uma: a cobrança física». Uma medida que adia a introdução de portagens nas SCUT por três anos. Quem o diz é o secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, que justifica este prazo com a necessidade de realizar estudos de impacto ambiental.
«É assim que se faz em Portugal. Terá de ser feita uma avaliação de impacto ambiental o que se traduz em mais três anos de atraso na introdução de portagens», disse o governante.
Paulo Campos falou aos jornalistas depois da Oposição ter votado contra a introdução de chips nas matrículas, pondo em causa a introdução de portagens nas SCUT (auto-estradas até agora sem custos para o utilizador) a 01 de Julho.
Mais 450 milhões aos cofres do Estado
Além disso, este modelo «cria um sobrecusto para o Estado de 450 milhões de euros», ao mesmo tempo que reduz o número de entradas e saídas.
«Das cerca de 92 entradas e saídas, cerca de dois terços terá de ser neutralizada, para cerca de 31 entradas e saídas», explicou Paulo Campos.
Ao mesmo tempo, «durante os últimos 13 meses foram alterados contratos de concessão, realizados elevados investimentos em infra-estruturas para a cobrança de portagens, foram executados procedimentos logísticos para cobrança de portagens. Passos que serão postos agora em causa», disse o governante, numa reacção aos votos da Oposição.
---
"Mais 450 milhões"??? Desculpa... NINGUÉM mandou construir os pórticos ou encomendar DEMs!!! Isso sim, foi dinheiro mal gasto! Os custos com a instalação de portagens manuais são perfeitamente normais... ninguém mandou o PS pôr o carro à frente dos boys []
É bem feito. Façam as coisas como deve ser, com portagens manuais e a OPÇÃO das pessoas usarem cobrança electrónica: Via Verde.
Antes tarde e bem do que cedo e MAL FEITO.
Pode ser que dê para reciclar. []
Lá se foram mais uns cobres dos contribuintes... [8b]
Quantos % é que pagas de IRS?
A A1 deveria ser gratuita até Vila Franca de Xira e não até Alverca, porque o troço da EN 10 entre Alverca e Vila Franca de Xira não é uma alternativa viável (rotundas, semáforos, rua principal em Alverca e em Vila Franca de Xira, muito trânsito, etc...)[8b][8b]Com excepção das pontes, todas as AE's pagas em Lisboa tem alternativa (algumas mesmo nos troços gratuitos):
A1 - Gratuita até Alverca com IC2 como alternativa, a partir de alverca tens a N10.
A2 - Gratuita até Fogueteiro, a partir daí tens a N10
A5 - Gratuita até Estádio Nacional. Alternativa até Cascais tens a Marginal.
A9 - Alternativa: A1+2ªCircular+IC19 (em breve pelo IC17)
A12 - Gratuita até Pinhal Novo
A16 - Alternativa: IC19
Depois existem todas as outras infraestruturas que por aqui temos falado, bem como uma relativamente eficaz rede de transportes públicos. Não é perfeita, mas é certamente muito melhor do que nas populações servidas pelas SCUT do interior (aliás, como certamente também deves saber).
A A1 deveria ser gratuita até Vila Franca de Xira e não até Alverca, porque o troço da EN 10 entre Alverca e Vila Franca de Xira não é uma alternativa viável (rotundas, semáforos, rua principal em Alverca e em Vila Franca de Xira, muito trânsito, etc...)[8b][8b]