Governo introduz portagens em três Scut

Incrivel, estes governantes xuxalistas de treta ainda ameaçam andar a cobrar em vez de terem alguma humildade e adiarem já tudo. [8b][8b][8b]

Vão continuar a gastar dinheiro na implementação do sistema para deitar tudo ao lixo. Ainda não aprenderam com os erros que já cometeram nesta história toda. [8b]

Cuidado com uma coisa que me parece importante, pelo menos do meu ponto de vista. O que foi chumbado foi a abrigatoriedade de Chip. No entanto, o Estado continua a poder cobrar a partir de 1 de Julho a quem passar nessas estradas. A meu ver de forma fácil:s fotografa, e envia a conta para casa. Essa situação já estava prevista. Posto isso, eu a partir de dia 1 de Julho, com o sem chip, não vou passar nessas estradas.

Não me parece que seja uma solução viável.

Boa noite,

Uma questão, não sei se já existe alguma informação sobre isto, mas se uma pessoa for residente na Povoa de Varzim, e trabalhar no fim da A41 Lousada, como é que taxado percurso?

Cumprimentos

Há que aguardar mais um pouco, porque esse assunto está cada vez mais confuso e penso que neste momento ninguém saberá responder.

Antes de mais deixem-me dizer que sou completamente contra as portagens, seja em que estrada ou auto-estrada for. Acho que esse custo deveria ser suportado por todos os proprietarios de veiculos com o imposto de circulação. Nunca se sabe quando temos que passar numa auto-estrada tal como não sabemos quando vamos necessitar do serviço de saúde e todos descontamos para ele.

Posto isto, vamos falar do sistema electronico de cobrança. Faz-me confusão ver deputados e mesmos outro qualquer cidadão com opinião condicionada ou manipulada dizendo que o sistema é um autentico big-brother.

Pois é, mas será que não usam telemovel? não usam mutibanco? Querem maior controlo que este? Qual é o problema de mais um chip???

Mas pior que isso é dizerem mal so sistema. A já existente via verde foi o primeiro sistema do mundo que permitiu que um automovel nunca parasse nem à entrada nem à saída de uma AE e a funcionar como um cartão de debito (multibanco). É simplesmente o sistema de pagamento electronico de portagens mais avançado do mundo e criado por portugueses para uma empresa portuguesa. A ideia já foi vendida para diversos países.

De momento ninguém sabe como este assunto vai evoluir, pelo que não vale muito a pena fazer grande especulações.

A via verde foi considerada uma inovação fantástica e nós, portugueses, sempre nos orgulhámos dela - e muito justamente. Já o identificador é considerado obra do diabo, algo que vai devassar as nossas vidas e colocar-nos permanentemente sob observação. Curioso isto, porque se trata de produtos equivalentes.

Big-brother é o nosso telemóvel, que permite obter a nossa localização em cada momento (com um erro razoável).

Antes de mais deixem-me dizer que sou completamente contra as portagens, seja em que estrada ou auto-estrada for. Acho que esse custo deveria ser suportado por todos os proprietarios de veiculos com o imposto de circulação. Nunca se sabe quando temos que passar numa auto-estrada tal como não sabemos quando vamos necessitar do serviço de saúde e todos descontamos para ele.

Posto isto, vamos falar do sistema electronico de cobrança. Faz-me confusão ver deputados e mesmos outro qualquer cidadão com opinião condicionada ou manipulada dizendo que o sistema é um autentico big-brother.

Pois é, mas será que não usam telemovel? não usam mutibanco? Querem maior controlo que este? Qual é o problema de mais um chip???

Mas pior que isso é dizerem mal so sistema. A já existente via verde foi o primeiro sistema do mundo que permitiu que um automovel nunca parasse nem à entrada nem à saída de uma AE e a funcionar como um cartão de debito (multibanco). É simplesmente o sistema de pagamento electronico de portagens mais avançado do mundo e criado por portugueses para uma empresa portuguesa. A ideia já foi vendida para diversos países.

De momento ninguém sabe como este assunto vai evoluir, pelo que não vale muito a pena fazer grande especulações.

A via verde foi considerada uma inovação fantástica e nós, portugueses, sempre nos orgulhámos dela - e muito justamente. Já o identificador é considerado obra do diabo, algo que vai devassar as nossas vidas e colocar-nos permanentemente sob observação. Curioso isto, porque se trata de produtos equivalentes.

Big-brother é o nosso telemóvel, que permite obter a nossa localização em cada momento (com um erro razoável).

Mas no que sempre os portugas foram bons é a inventar inovações em que envolvam dinheiro, principalmente quando se trata de ir ao bolso dos outros. A facilidade do uso propicía a utilização e por vezes as promessas de simplificação (como no caso de multas e de celeridade de alguns processos) a tentativa de convencimento de melhoria.
Afinal, é aí onde a inovação está mais concentrada...

Mas no que sempre os portugas foram bons é a inventar inovações em que envolvam dinheiro, principalmente quando se trata de ir ao bolso dos outros. A facilidade do uso propicía a utilização e por vezes as promessas de simplificação (como no caso de multas e de celeridade de alguns processos) a tentativa de convencimento de melhoria.

Nisso de cobrar não há como o tuga, venha quem vier. Portagens e pagamentos com MB dois óptimos exemplos.

Gosto de aproveitar as inovações tecnologicas até ao limite. Com a via verde nunca mais me preocupei com trocos num parque de estacionamento ou ir à caixa numa bomba de gasolina. Tenho telemovel e uso multibanco para pagar tudo e mais alguma coisa e quero lá saber que o big-brother veja onde estou. Dificilmente vai notar em mim, a não ser que me investigue por algum crime ou fraude [:cool:]

Gosto de aproveitar as inovações tecnologicas até ao limite. Com a via verde nunca mais me preocupei com trocos num parque de estacionamento ou ir à caixa numa bomba de gasolina. Tenho telemovel e uso multibanco para pagar tudo e mais alguma coisa e quero lá saber que o big-brother veja onde estou. Dificilmente vai notar em mim, a não ser que me investigue por algum crime ou fraude [:cool:]

a via verde, o telemóvel e o multibanco não são obrigatórios, só utiliza quem quer.

e todo este processo é inacreditável. desde a criação das scuts até isto que temos agora, mais a conta que ainda aí vem (acho que era o cravinho que dizia que as scuts se pagavam a elas próprias, onde é que ele andará agora...). :rolleyes:

Se meterem portagem na A23 e sempre que precisar de ir à terra em vêz de 3 horas, já tive a fazer a estimativa do tempo sem usar AE's, é de 6 horas!

Fora o desvio que tem perto de 70km!

Se meterem portagem na A23 e sempre que precisar de ir à terra em vêz de 3 horas, já tive a fazer a estimativa do tempo sem usar AE's, é de 6 horas!

Fora o desvio que tem perto de 70km!

Setenta quilómetros de desvio custa para aí - com gasóleo e pelo barato - 4,50 Euros de combustível (gasóleo). Três horas a mais de viagem? Livra!

As pessoas vão pagar as novas portagens, as quais, como qualquer aumento, terão influência nos comportamentos.

Vejam como chora o Secretário de Estado Paulo Campos [s)]:

SCUT: sem chips, portagens adiadas por três anos > Geral > TVI24

SCUT: sem chips, portagens adiadas por três anos

Alternativa aos chips nas matrículas causa um sobrecusto de 450 milhões de euros aos cofres do Estado e adia projecto por mais três anos, diz Governo

Por: Redacção /RL | 24-06-2010 19: 20

«A alternativa à cobrança electrónica é só uma: a cobrança física». Uma medida que adia a introdução de portagens nas SCUT por três anos. Quem o diz é o secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, que justifica este prazo com a necessidade de realizar estudos de impacto ambiental.
«É assim que se faz em Portugal. Terá de ser feita uma avaliação de impacto ambiental o que se traduz em mais três anos de atraso na introdução de portagens», disse o governante.
Paulo Campos falou aos jornalistas depois da Oposição ter votado contra a introdução de chips nas matrículas, pondo em causa a introdução de portagens nas SCUT (auto-estradas até agora sem custos para o utilizador) a 01 de Julho.
Mais 450 milhões aos cofres do Estado

Além disso, este modelo «cria um sobrecusto para o Estado de 450 milhões de euros», ao mesmo tempo que reduz o número de entradas e saídas.
«Das cerca de 92 entradas e saídas, cerca de dois terços terá de ser neutralizada, para cerca de 31 entradas e saídas», explicou Paulo Campos.
Ao mesmo tempo, «durante os últimos 13 meses foram alterados contratos de concessão, realizados elevados investimentos em infra-estruturas para a cobrança de portagens, foram executados procedimentos logísticos para cobrança de portagens. Passos que serão postos agora em causa», disse o governante, numa reacção aos votos da Oposição.

---

"Mais 450 milhões"??? Desculpa... NINGUÉM mandou construir os pórticos ou encomendar DEMs!!! Isso sim, foi dinheiro mal gasto! Os custos com a instalação de portagens manuais são perfeitamente normais... ninguém mandou o PS pôr o carro à frente dos boys [;)]

É bem feito. Façam as coisas como deve ser, com portagens manuais e a OPÇÃO das pessoas usarem cobrança electrónica: Via Verde.

Antes tarde e bem do que cedo e MAL FEITO.

O Lacão é um anormal. (Por alguma razão o homem tem a alcunha que tem). O secretário de estado também é um anormal. Nesta hora deveriam ter tido o senso de ficar calados.

O CHIP Nazi do Pinóquio foi reprovado.

Que ponham portagens físicas.

Isto é assim:

- O ideal era não haver nehuma portagem em Portugal
- Havendo devia haver em todo o lado desde que exista alternativa (não é a certas partes de troços das chamadas Scuts serem chamadas agora de Auto Estradas, quando já existia uma estrada lá).
- Se fosse a pagar desde a construção era uma coisa, agora inventar pagamento?
- Afinal para que se fizeram tantas estradas? Com o dinheiro de todos para agora se pagar e a massa ir parar aos bolsos dos Xuxas do costume?
- Solução equilibrada era a que é feita na Suiça; pagamento anual de um SELO que permite a essas pessoas circular nas Autoestradas todas as vezes que quiserem.
(Aliás, já pagamos SELO, logo... corrijam o valor e metam o seguinte: "estrada reservada aos utilizadores; em caso de não possuir dístico e ser apanhado pelas autoridades, teria que o adquirir na altura ás autoridades)
Um valor de 100€ ou 200 € seria justo.

No caso da "A28" volto a lembrar 4 coisas:

- Até ao Aeroporto a estrada chamava-se VIA RÁPIDA e tem quase 50 anos tendo desde o início 2+1 = 3 x 2 = 6 faixas de rodagem.
- Entre Mindelo e A-ver-o-Mar (existia desde o final dos anos 80) uma variante de 15 Kms que evitava passar em Vila do Conde e Póvoa.

(Estes dois troços estão incluídos e foram engolidos pelo que agora decidiram chamar A28).

- A N13 desde que existe a A28 foi transformada e cheia de rotundas, levando ainda no espaço de 10/15 Kms com a 2 maiores ZI de Portugal

- A N13 em Esposende tem uma ponte (Ponte de Fão / Ofir) que não permite pesados, logo ou passa a permitir ou não é possível alternativa para atravessar o Rio Cávado.

No final o que vai acontecer é: vai pagar-se em todo o lado, excepto nos troços que levantem muita polémica ou barulho.
Só que vai emperrar para já e que ponham portageiros em cabines e sempre dão mais empregos.

Nota: está na altura da malta da margem sul exigir uma ponte grátis, como foi dito pelo Salazar; "Será feita uma ponte muito cara e a maior da Europa, mas terá que ser paga, "5$00". Quando acabar de ser paga, será grátis".
Ora estive ao lado da malta quando foi da Ponte, mas como o governo é Rosa, não houve mais barulho.
Ainda me Lembro do Louçã num Rover no garrafão da ponte a aparecer na TV a dizer que não pagava.
A Ponte Salazar ficou paga logo no início dos anos 90.
Havendo a Vasco da Gama, devia ser mesmo grátis.

O Pinóquio não verga as gentes rijas do Norte.
Ele que cá venha, não se esqueça do Nikki Lauda na lota de Matosinhos.

Assis: já quis ser Presidente da CM do Porto,
chorarir.gif
Um Judas, "Morgado de Fafe", cujos olhos brilham com sede do poder, com fome de um dia sentar a tranca no trono que hoje é do Pinóquio.
Alguns, muito poucos deputados PS do Norte que ainda têm uma pinga de dignidade, quer este Assis OBRIGAR os mesmos a votar obrigados.
Democracia?
Vão pentear macacos.

É mas é altura do povo se revoltar de vez, é mas é acabar de vez com TODAS as portagens e com a vergonha dos impostos na gasolina.

Se estamos mesmo à rasca, que ponham um, SELO a preço justo para quem quer andar nas AE's pagar anuídade. 100 ou 200 € acho que quase toda a gente dava.

Aliás o quie já se paga de impostos na gasolina devia dar para isso mesmo.

Até porque estes Xuxas logo em 2005 já desviaram VERBAS disso para as SCUTS.
Pensam que estamos a dormir?
Não nos vai cobrar duas vezes pela mesma coisa, não?

Aumentos do ISP e do imposto sobre o tabaco financiam Scut e sector da saúde - Economia - PUBLICO.PT

Última edição:
Mais valiam estar quietos porque agora as pessoas de todo Portugal deviam pedir o mesmo.

O que estava definido e em certa medida era justo era que as pessoas de zonas abaixo do PIB médio Nacional não pagavam.
Ora em todo o Norte do Porto a Espanha, só Porto e Matosinhos têm, PIB superior à média nacional.

Mais justo era o rendimento das pessoas mesmo, sei lá, escalão IRS XPTO para baixo, era isento.

Dizia à pouco o Lacão que vão tentar fazer o que se propuseram.
chorarir.gif

Mas afinal estamos onde? Está tudo maluco?

Eles propuseram criar estradas sem custos para os utilizadores, foi isso que fizeram.
Diziam que era o património do PS.
O que querem agora?

Afinal qual o objectivo dos governos?
Melhorarem Portugal e as condições de vida ou governarem-se a eles próprios roubando sempre os mesmos.

Onde está a lenga lenga de que as regiões mais pobres deviam ser ajudadas?

É para essa malta que está instalada no poleiro entender que com as pessoas do Norte não se brinca.

Esta é principalmente para um Nortenho: Judas Assis.

Fica o meu respeito para com 7 deputados do PS que são contra.

E uma coisinha para Pinóquio, Lacão e Assis: antes de dizerem que a oposição só quer atrapalhar o governo, expliquem então porque 7 dos deputados do seu partido (PS) pensam como a oposição???

Já esta noite o S.E. Obras Públicas foi incendiar, a virar o Norte contra o Sul com a frase:

em Lisboa entram 240.000 carros por dia portajados e no Porto só 40.000.

Olhem que esta... são 6 vezes mais e quantas vezes existem mais carros em Lisboa do que no Porto?

Mais, o Porto tem 4 entradas principais: A1, A3, A4 e A28. Só a A28 é grátis; tal como a maior entrada de Lisboa, a IC19.

Com excepção das pontes, todas as AE's pagas em Lisboa tem alternativa (algumas mesmo nos troços gratuitos):

A1 - Gratuita até Alverca com IC2 como alternativa, a partir de alverca tens a N10.
A2 - Gratuita até Fogueteiro, a partir daí tens a N10
A5 - Gratuita até Estádio Nacional. Alternativa até Cascais tens a Marginal.
A9 - Alternativa: A1+2ªCircular+IC19 (em breve pelo IC17)
A12 - Gratuita até Pinhal Novo
A16 - Alternativa: IC19

Depois existem todas as outras infraestruturas que por aqui temos falado, bem como uma relativamente eficaz rede de transportes públicos. Não é perfeita, mas é certamente muito melhor do que nas populações servidas pelas SCUT do interior (aliás, como certamente também deves saber).
A A1 deveria ser gratuita até Vila Franca de Xira e não até Alverca, porque o troço da EN 10 entre Alverca e Vila Franca de Xira não é uma alternativa viável (rotundas, semáforos, rua principal em Alverca e em Vila Franca de Xira, muito trânsito, etc...)[8b][8b]

A A1 deveria ser gratuita até Vila Franca de Xira e não até Alverca, porque o troço da EN 10 entre Alverca e Vila Franca de Xira não é uma alternativa viável (rotundas, semáforos, rua principal em Alverca e em Vila Franca de Xira, muito trânsito, etc...)[8b][8b]

O que descreveste aplica-se de igual forma a todas as outras EN que por aqui foram sendo faladas.

A N10 entre Alverca e Vila Franca faz-se bem em ~15min (talvez um pouco mais em hora de ponta).

Voltar
Superior